18º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 348 dias para acabar o ano.
Eventos históricos
- 336 – É eleito o Papa Marcos, 34º papa, que sucedeu o Papa Silvestre I.
- 474 – Leão II torna-se Imperador do Império Bizantino
Isabel de Iorque (11 de Fevereiro de 1466 – 11 de Fevereiro de 1503) foi a rainha consorte de Henrique VII de Inglaterra, filha do rei Eduardo IV e da sua consorte Isabel Woodville. É também a única mulher na história de Inglaterra a ter sido filha, irmã, mulher e sobrinha de monarcas reinantes. Foi considerada uma das beldades de seu tempo. Isabel nasceu Westminster, como filha primogénita da casal real. Depois da morte do marido Eduardo e do desaparecimento dos filhos – os Príncipes na Torre – Isabel Woodville apostou na sua filha mais velha para salvaguardar posição da família. Aparentemente, o primeiro noivo de Isabel foi o próprio tio, o rei Ricardo III de Inglaterra, então casado com Anne Neville, sem interesse político e de saúde frágil. Depois da derrota de Ricardo III e do fim da Guerra das Rosas a favor de Henrique VII de Inglaterra (um Lancaster, fundador da dinastia de Tudor), Isabel foi prometida ao novo rei, como herdeira da casa de Iorque. A união iria reunir as duas famílias e trazer paz à Inglaterra. Henrique VII comprometeu-se publicamente a casar-se com Isabel, mas foi adiando a data do casamento. Foi preciso uma intervenção do Parlamento a lembrar o rei da promessa feita à filha do popular Eduardo IV, para o convencer. O casamento foi celebrado a 18 de Janeiro de 1486, mas Henrique VII insistiu em esperar o nascimento do primeiro filho, Artur Tudor, para coroar Isabel como rainha de Inglaterra. Isabel não desempenhou nenhum papel político importante e morreu, na sequência do seu último parto, no dia do seu 37.º aniversário, em 1503. Está sepultada na Abadia de Westminster.
- 1535 – Francisco Pizarro funda a cidade de Lima, no Peru.
- 1701 – Frederico I assume o trono da Prússia
- 1778 – O explorador britânico James Cook é o primeiro europeu a desembarcar em terras havaianas.
- 1788 – A primeira frota organizada para colonizar a Austrália chega em Botany Bay (v. Colonização da Austrália)
José Bonifácio de Andrada e Silva (Santos, 13 de junho de 1763 — Niterói, 6 de abril de1838) foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência" por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil. Pode-se resumir brevemente sua atuação dizendo que foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823. De início, colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal, e comandou uma política centralizadora. Durante os debates da Assembleia Constituinte, deu-se o rompimento dele e de seus irmãos Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva com o imperador. Em 16 de julho de 1823, D. Pedro I demitiu o ministério e José Bonifácio passou à oposição. Após o fechamento da Constituinte, em 11 de novembro de 1823, José Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. De volta ao Brasil, e reconciliado com o imperador, assumiu a tutoria de seu filho quando Pedro I abdicou, em1831. Permaneceu como tutor do futuro imperador até 1833, quando foi demitido pelo governo da Regência. Ainda assim, influiu junto ao príncipe D. Pedro, influenciando-o nos acontecimentos que levaram o adolescente a pronunciar a frase "Sim, eu quero!", ao ser consultado sobre se desejaria a antecipação de sua maioridade (aos 16 anos) para assumir definitivamente o governo, acabando com o período das regências. Abaixo, José Bonifácio, pelo pincel de Benedito Calixto. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
- 1871 – Unificação e Proclamação do Império Alemão sob a liderança do Primeiro-Ministro da Prússia Otto von Bismarck. Inicia-se o período político conhecido como o Segundo Reich (v. também História da Alemanha).
- 1911 – Eugene Ely torna-se o primeiro piloto a aterrar num navio estacionado (v. Porta-aviões)
- 1919 – Inicia-se a Conferência de Paz de Paris
- 1920 – Erupção do vulcão São Miguel, no México, causando a morte de 6000 pessoas.
- 1934 – Início da grande revolta operária contra o regime de Salazar.
O Levante do Gueto de Varsóvia foi uma insurreição no Gueto de Varsóvia, na Polónia em 1943, contra a ocupação nazi alemã. Nessa altura já se tinham dado os transportes da maioria dos habitantes do gueto. Cerca de 300.000 das 380.000 pessoas no gueto tinham sido levadas para o campo de extermínio de Treblinka, onde foram assassinadas imediatamente após a sua chegada, no final do verão de 1942. Os restantes habitantes do gueto sabiam agora o que os esperava e muitos deles preferiam morrer lutando, em vez de morrer numa câmara de gás. A revolta foi esmagada pelo Gruppenführer da SS (então apenas Brigadeführer) Jürgen Stroop. (Quer saber mais?) Abaixo, foto anexada ao Relatório Stroop por Jürgen Stroop para Heinrich Himmler, de maio de 1943. A legenda em alemão diz: "Retirados à força dos covis".
- 1970 – Hans Küng publica no centenário da declaração da infalibilidade papal, no Concílio Vaticano I, o livro Infallible? An Inquiry em que esmiuçou e rejeitou o caráter infalível de qualquer decisão papal e da Cúria.
- 1974 – Israel e Egito assinam acordos de paz. No ano anterior, o Egito, juntamente com a Síria, atacou Israel na Guerra do Yom Kipur, que durou dezenove dias.
- 1996 – A cantora Madonna chega à Argentina para filmar Evita, filme de Alan Parker. Ela é recebida com protestos pela população.
- 2000 – Vazamento em um duto da Petrobrás derrama mais de 500 mil litros de óleo na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro.
- 2002 – Ataques de 11 de Setembro: o último sobrevivente hospitalizado do ataque ao World Trade Center recebeu alta do hospital.
- 2009 – Um desabamento do teto da Igreja Renascer, no bairro do Cambuci, Zona Sul de São Paulo deixa 7 mortos e 60 fiéis feridos.
Nascimentos
- 885 – Daigo, Imperador do Japão.
- 1519 – Isabella Jagiełło, rainha da Hungria.
- 1540 – D. Catarina de Portugal (Duquesa de Bragança).
- 1543 – Alfonso Ferrabosco, compositor italiano.
- 1659 – Damaris Cudworth Masham, filósofa inglesa.
Charles-Louis de Secondatt, ou simplesmente Charles de Montesquieu, senhor de La Brède ou barão de Montesquieu (castelo de La Brède, próximo a Bordéus, 18 de Janeiro de1689 — Paris, 10 de Fevereiro de 1755), foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais. Aristocrata, filho de família nobre, nasceu no dia 18 de Janeiro de 1689 e cedo teve formação iluminista com padres oratorianos. Revelou-se um crítico severo e irônico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero católico. Adquiriu sólidos conhecimentos humanísticos e jurídicos, mas também frequentou em Paris os círculos da boemia literária. Em 1714, entrou para o tribunal provincial de Bordéus, que presidiu de1716 a 1726. Fez longas viagens pela Europa e, de 1729 a 1731, esteve na Inglaterra. Proficiente escritor, concebeu livros importantes e influentes, como Cartas persas (1721),Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência (1734) e O Espírito das leis (1748), a sua mais famosa obra. Contribuiu também para a célebre Enciclopédia, juntamente com Diderot e D'Alembert.. Morreu em Paris, no dia 10 de Fevereiro de 1755, sem ver os ideais dos enciclopedistas concretizados, o que só ocorreu em 1789, com a Revolução Francesa. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
- 1743 – Louis Claude de Saint-Martin, o "Filósofo Desconhecido".
- 1789 – Henri Giraud, militar francês (m. 1949)
- 1835 – César Cui, compositor russo e crítico musical de ascendência francesa e lituana (m. 1918).
- 1880 – Paul Ehrenfest, físico e matemático austríaco (m. 1933).
- 1882 – A. A. Milne, escritor inglês, autor dos livros de Winnie, the Pooh.
- 1888 – Dilermando de Assis, militar, engenheiro, maçom e escritor brasileiro (m. 1951).
Oliver Hardy (Harlem, Georgia, EUA, 18 de janeiro de 1892 – Los Angeles, Califórnia, EUA, 7 de agosto de 1957) foi um ator cômico estadunidense que formou, ao lado de Stan Laurel, a famosa dupla Laurel and Hardy (“O Gordo e o Magro”), que atuou desde a época do cinema mudo até 1957.
- 1904 – Cary Grant, ator inglês (m. 1986).
Manuel Mendes (Lisboa, 18 de Janeiro de 1906 — Lisboa, 7 de Maio de 1969), foi umescritor, escultor e político português Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Não terminou o seu curso em história e filosofia devido à greve estudantil de 1931. Teve papel importante na formação do Movimento de Unidade Democrática (MUD), ao ser um dos organizadores da reunião efectuada em 8 de Agosto de 1945[1], que deu origem a esse movimento. Publicou diversas obras de ficção e diversos estudos sobre artistas plásticos e sobre diversos escritores.Como escultor, participou em exposições como as Exposições Gerais das Artes Plásticas nos anos de 1946 e 1947 e também na exposição do Salão dos Independentes.
18/01/1908 – Humberto Rosa, pintor brasileiro (m. 1948).
Humberto Rosa (Santa Cruz das Posses, 18 de janeiro de 1908 — São Paulo, 1948) foi um pintor e desenhista brasileiro. Participou do Grupo Santa Helena e da Família Artística Paulista, porém é um dos integrantes menos conhecidos destes dois movimentos. Ao contrário da maioria dos integrantes do grupo, não exerceu atividades ligadas ao meio operário, se sustentando com o salário de professor de desenho, profissão que exerceu até o final da vida. Oriundo de família italiana, começou a trabalhar cedo, ajudando o pai em seu armazém. Em 1927, passou a residir em São Paulo, ingressando na Escola de Belas Artes. Devido à saúde frágil e à morte precoce, não produziu tanto como os outros participantes do Grupo Santa Helena. Suas obras acabaram se perdendo e se dispersando, de forma que se tornaram artigos raros e preciosos para a compreensão dos movimentos artísticos das décadas de 30 e 40. Quase todas elas, especialmente as paisagens, registram a origem interiorana e a vida na São Paulo em expansão.
- 1911 - José María Arguedas, escritor e antropólogo peruano (m. 1969).
- 1912 – Evandro Lins e Silva, jurista, jornalista, escritor e político brasileiro (m. 2002).
- 1913
- Ángel Canellas López, historiador espanhol.
- Danny Kaye, ator norte-americano.
- 1914 – Arno Otto Schmidt, escritor alemão.
- 1915
- Kaúlza de Arriaga, general português da Guerra do Ultramar (m. 2004).
- Santiago Carrillo, político espanhol (secretário-geral do Partido Comunista).
- Vassilis Tsitsanis, cantor e compositor grego (m. 1984).
- 1916 – Serge Raynaud de la Ferrière, fundador da Grande Fraternidade Universal.
- 1918 – Dom Adriano Mandarino Hypólito, bispo brasileiro (m. 1996).
- 1919 – Juan Orrego-Sala, compositor chileno.
- 1925
Arthur (Art) Paul (Chicago, 18 de Janeiro de 1925) é um designer gráfico estadunidense famoso por ser o criador do logotipo da revista Playboy, o conhecido coelho de gravata. Paul estudou no Instituto de Arte de Chicago (1940-1943) e no IIT Institute of Design (1946-1950). Trabalhou como designer frelance até que, em1953, o fundador da Revista Playboy (editor Hugh Hefner) o contatou porque precisava de um logo para sua nova revista. Levou menos de uma hora para que Paul conseguisse desenvolver o famoso coelho com gravata. Projetou a primeira edição da revista e foi empregado por Hefner como primeiro diretor de arte da Playboy em 1954, posição que manteve por 30 anos. Em 1986 foi eleito para o Hall da Fama do Clube dos Diretores de Arte de Nova Iorque.
- Gilles Deleuze, filósofo francês (m. 1995).
- 1926 – Autran Dourado, escritor brasileiro.
- 1930
- Maria de Lourdes Pintasilgo, política portuguesa (m. 2004).
- Pedro Rodríguez, piloto mexicano de F-1 (m. 1971).
- 1933
Mauro Faccio Gonçalves, mais conhecido como Zacarias (Sete Lagoas, 18 de janeiro de1934 — Rio de Janeiro, 18 de março de 1990), foi um ator, comediante, humorista brasileiro e locutor de rádio. Ficou conhecido do grande público e ganhou notoriedade pelo seu trabalho no grupo humorístico Os Trapalhões, no qual interpretava o personagem Zacarias.
- 1937 – John Hume, político irlandês.
- 1938 – Anthony Giddens, sociólogo inglês.
- 1939
- Phil Everly, integrante da dupla The Everly Brothers.
Regina Silveira (Porto Alegre, 1939) é uma artista plástica e arte-educadora brasileira . Iniciou sua formação em Porto Alegre, principalmente em pintura e gravura, com importantes artistas, entre eles, Iberê Camargo. Começou a trabalhar como pintora e no final da década de 1960 entrou em contato com a arte conceitual. Nos anos 70 iniciou trabalhos com malhas e perspectivas, através da série Labirintos. Começou a utilizar imagens fotográficas nas gravuras das séries Middle Class & Co. e Jogos de Arte, e passou a atuar no circuito da mail art. Neste período tornou-se importante artista multimídia e pioneira da vídeo-arte no país. Na década de 1980 realizou a importante série Anamorfas, sobre as distorções da perspectiva, um complexo de gravuras e desenhos que lhe abriram novos horizontes. Logo depois, outro importante trabalho, Simulacros, foi fruto do uso de sistemas artificiais para a construção das formas no espaço. Além do trabalho artístico, vale destacar que durante muitos anos foi professora na ECA - Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), onde ajudou a formar gerações de importantes artistas nacionais. Abaixo, painel no Aeroporto de Porto Alegre.
- 1944 – Francisco Rezek, jurista brasileiro.
- 1945 – José Luis Perales, cantor e compositor espanhol.
- 1947 – Takeshi Kitano, cineasta japonês.
- 1950
- Gilles Villeneuve, piloto canadense de Fórmula 1 (m. 1982).
- Gianfranco Brancatelli, ex-piloto italiano de Fórmula 1.
- 1955 – Kevin Costner, ator norte-americano.
- 1958 - Jeffrey Nels Williams, astronauta norte-americano.
- 1959 - Nei Lisboa, músico brasileiro.
- 1963 – Hubert Stromberger, ex-piloto austríaco de corridas.
- 1965 - João Pedro Bandeira, jornalista e radialista português.
- 1966
- André Ribeiro, ex-piloto brasileiro de automobilismo.
- Alexander Khalifman, enxadrista russo.
- 1967 – Iván Zamorano, ex-futebolista chileno.
- 1969
- Dave Batista, wrestler (lutador) proffisional.
- Everth Palacios, futebolista colombiano.
- 1971
- Christian Fittipaldi, piloto de automobilismo brasileiro.
- Josep Guardiola, ex-futebolista espanhol.
- 1972 – Alisa Galliamova, enxadrista russa, ex-campeã mundial júnior de xadrez.
- 1973 – Rolando Schiavi, futebolista argentino.
- 1976
- Marcelo Gallardo, futebolista argentino.
- Pavel Mareš, futebolista tcheco.
- 1978
- Bogdan Lobonţ, futebolista romeno.
- Aguinaldo Moreira, futebolista brasileiro.
- 1979 – Paulo Ferreira, futebolista português.
- 1980
- Liah, cantora brasileira.
- Robert Green, futebolista inglês.
- 1981
- Andrei Karpovich, futebolista cazaque.
- Olivier Rochus, tenista belga.
- 1982
- Quinn Allman, guitarrista do The Used.
- Álvaro Mejía, futebolista espanhol.
- Baré, futebolista brasileiro.
- Flávia Rubim, Atriz e apresentadora da televisão brasileira.
- 1983 - Hamdi Kasraoui, futebolista tunisiano.
- 1984 - Makoto Hasebe, futebolista japonês.
- 1985 - Riccardo Montolivo, futebolista italiano.
- 1987
- Johan Djourou, futebolista suíço.
- Francino Francis, futebolista jamaicano.
- 1989 - Rubén Miño, futebolista espanhol.
- 1991 – Anja Brinker, ginasta alemã.
Morgan York (Burbank, Califórnia, 18 de janeiro de 1993) é uma atriz norte-americana. Participou de alguns filmes, entre eles Doze é Demais e Doze é Demais 2, nos quais interpretou a nerd "Kim Baker". Ficou conhecida por trabalhar no filme da Walt Disney Pictures, Operação Babá, onde fez a personagem "Lulu Plummer" e por aparecer constantemente na série Hannah Montana como a ecológica "Sarah".
Mortes
- 1367 – Rei Pedro I de Portugal (n. 1320)
- 1586 – Margarida de Parma, regente dos Países Baixos (n. 1522)
- 1789 – Gaspar de Bragança, filho (ilegítimo) do rei João V de Portugal (n. 1716)
- 1827 – José António Camões, poeta e historiógrafo açoriano (n. 1777)
- 1862 – John Tyler, décimo presidente dos Estados Unidos da América (n. 1790)
- 1873 – Edward Bulwer-Lytton, escritor e político inglês (n. 1803)
- 1936 – Rudyard Kipling, Prémio Nobel da Literatura (n. 1865)
- 1937 – Fuzilamento de Santo Irmão Jaime Hilário
- 1952 – Jerome Lester Horwitz, ou Curly Howard, um dos integrantes do grupo Três Patetas/Os Três Estarolas (n. 1903)
Emmerico Hartwich Nunes, nascido a 6 de janeiro de 1888 em Lisboa, foi um desenhista português. Morreu a 18 de janeiro de 1968, depois de ter vivido grande parte da sua vida em Sines, no Alentejo.
- 1984
- Vassilis Tsitsanis, cantor e compositor grego (n. 1915)
- Ary dos Santos, poeta português (n. 1937)
- 1985 – Manuel Antunes, professor universitário e ensaísta português (n. 1918).
- 1995 – Adolf Friedrich Johann Butenandt, bioquímico alemão (n. 1903)
- 1996 – Alberto Ruschel, ator brasileiro (n. 1918).
- 2000 – Bernardo José Nolker, bispo católico (n. 1912)
- 2009 – João Aguardela, músico, vocalista, líder e fundador dos Sitiados (n. 1969)
Feriados e eventos cíclicos
- Dia de Santo Antônio, conhecido como Antão, o abade
- Dia de Santa Prisca
- Dia de Santo Irmão Jaime Hilário, mártir de Turón
- Dia de Santa Margarida da Hungria
- Dia de Nossa Senhora da Defesa
- Dia de Nossa Senhora do Amparo, Co-padroeira de São Gonçalo dos Campos na Bahia
- Fim do mês Sharaf (honra) no Calendário bahá'í.
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.