terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 18 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

18 de Janeiro de 2012.
18º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 348 dias  para acabar o ano.

Eventos históricos

18/01/1486 – Casamento de Henrique VII de Inglaterra com Isabel de York, herdeira da casa de York.
Isabel de Iorque (11 de Fevereiro de 1466 – 11 de Fevereiro de 1503) foi a rainha consorte de Henrique VII de Inglaterra, filha do rei Eduardo IV e da sua consorte Isabel Woodville. É também a única mulher na história de Inglaterra a ter sido filha, irmã, mulher e sobrinha de monarcas reinantes. Foi considerada uma das beldades de seu tempo. Isabel nasceu Westminster, como filha primogénita da casal real. Depois da morte do marido Eduardo e do desaparecimento dos filhos – os Príncipes na Torre – Isabel Woodville apostou na sua filha mais velha para salvaguardar posição da família. Aparentemente, o primeiro noivo de Isabel foi o próprio tio, o rei Ricardo III de Inglaterra, então casado com Anne Neville, sem interesse político e de saúde frágil. Depois da derrota de Ricardo III e do fim da Guerra das Rosas a favor de Henrique VII de Inglaterra (um Lancaster, fundador da dinastia de Tudor), Isabel foi prometida ao novo rei, como herdeira da casa de Iorque. A união iria reunir as duas famílias e trazer paz à Inglaterra. Henrique VII comprometeu-se publicamente a casar-se com Isabel, mas foi adiando a data do casamento. Foi preciso uma intervenção do Parlamento a lembrar o rei da promessa feita à filha do popular Eduardo IV, para o convencer. O casamento foi celebrado a 18 de Janeiro de 1486, mas Henrique VII insistiu em esperar o nascimento do primeiro filho, Artur Tudor, para coroar Isabel como rainha de Inglaterra. Isabel não desempenhou nenhum papel político importante e morreu, na sequência do seu último parto, no dia do seu 37.º aniversário, em 1503. Está sepultada na Abadia de Westminster.
18/01/1822José Bonifácio é nomeado chanceler brasileiro. Era o início do processo da Independência do Brasil, tendo o Patriarca como sua figura maior.
José Bonifácio de Andrada e Silva (Santos13 de junho de 1763 — Niterói6 de abril de1838) foi um naturalistaestadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência" por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil. Pode-se resumir brevemente sua atuação dizendo que foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823. De início, colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal, e comandou uma política centralizadora. Durante os debates da Assembleia Constituinte, deu-se o rompimento dele e de seus irmãos Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva com o imperador. Em 16 de julho de 1823, D. Pedro I demitiu o ministério e José Bonifácio passou à oposição. Após o fechamento da Constituinte, em 11 de novembro de 1823, José Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. De volta ao Brasil, e reconciliado com o imperador, assumiu a tutoria de seu filho quando Pedro I abdicou, em1831. Permaneceu como tutor do futuro imperador até 1833, quando foi demitido pelo governo da Regência. Ainda assim, influiu junto ao príncipe D. Pedro, influenciando-o nos acontecimentos que levaram o adolescente a pronunciar a frase "Sim, eu quero!", ao ser consultado sobre se desejaria a antecipação de sua maioridade (aos 16 anos) para assumir definitivamente o governo, acabando com o período das regências. Abaixo, José Bonifácio, pelo pincel de Benedito Calixto. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
18/01/1943 – Eclode a primeira Revolta do Gueto de Varsóvia.
Levante do Gueto de Varsóvia foi uma insurreição no Gueto de Varsóvia, na Polónia em 1943, contra a ocupação nazi alemã. Nessa altura já se tinham dado os transportes da maioria dos habitantes do gueto. Cerca de 300.000 das 380.000 pessoas no gueto tinham sido levadas para o campo de extermínio de Treblinka, onde foram assassinadas imediatamente após a sua chegada, no final do verão de 1942. Os restantes habitantes do gueto sabiam agora o que os esperava e muitos deles preferiam morrer lutando, em vez de morrer numa câmara de gás. A revolta foi esmagada pelo Gruppenführer da SS (então apenas BrigadeführerJürgen Stroop. (Quer saber mais?)  Abaixo, foto anexada ao Relatório Stroop por Jürgen Stroop para Heinrich Himmler, de maio de 1943. A legenda em alemão diz: "Retirados à força dos covis".

Nascimentos

18/01/1689Charles de Montesquieu, filósofo francês (m. 1755)
Charles-Louis de Secondatt, ou simplesmente Charles de Montesquieu, senhor de La Brède ou barão de Montesquieu (castelo de La Brède, próximo a Bordéus18 de Janeiro de1689 — Paris10 de Fevereiro de 1755), foi um políticofilósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais. Aristocrata, filho de família nobre, nasceu no dia 18 de Janeiro de 1689 e cedo teve formação iluminista com padres oratorianos. Revelou-se um crítico severo e irônico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero católico. Adquiriu sólidos conhecimentos humanísticos e jurídicos, mas também frequentou em Paris os círculos da boemia literária. Em 1714, entrou para o tribunal provincial de Bordéus, que presidiu de1716 a 1726. Fez longas viagens pela Europa e, de 1729 a 1731, esteve na Inglaterra. Proficiente escritor, concebeu livros importantes e influentes, como Cartas persas (1721),Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência (1734) e O Espírito das leis (1748), a sua mais famosa obra. Contribuiu também para a célebre Enciclopédia, juntamente com Diderot e D'Alembert.. Morreu em Paris, no dia 10 de Fevereiro de 1755, sem ver os ideais dos enciclopedistas concretizados, o que só ocorreu em 1789, com a Revolução Francesa. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
18/01/1892Oliver Norvelle Hardy, ator norte-americano, conhecido pela dupla "O Gordo e o Magro", fazendo o papel do Gordo (m. 1957).
Oliver Hardy (HarlemGeorgiaEUA18 de janeiro de 1892 – Los AngelesCalifórnia, EUA, 7 de agosto de 1957) foi um ator cômico estadunidense que formou, ao lado de Stan Laurel, a famosa dupla Laurel and Hardy (“O Gordo e o Magro”), que atuou desde a época do cinema mudo até 1957. 
18/01/1906Manuel Mendes, escritor, escultor e político português (m. 1969).
Manuel Mendes (Lisboa18 de Janeiro de 1906 — Lisboa, 7 de Maio de 1969), foi umescritorescultor e político português  Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Não terminou o seu curso em história e filosofia devido à greve estudantil de 1931Teve papel importante na formação do Movimento de Unidade Democrática (MUD), ao ser um dos organizadores da reunião efectuada em 8 de Agosto de 1945[1], que deu origem a esse movimentoPublicou diversas obras de ficção e diversos estudos sobre artistas plásticos e sobre diversos escritores.Como escultor, participou em exposições como as Exposições Gerais das Artes Plásticas  nos anos de 1946 e 1947 e também na exposição do Salão dos Independentes.

18/01/1908Humberto Rosa, pintor brasileiro (m. 1948).
Humberto Rosa (Santa Cruz das Posses18 de janeiro de 1908 — São Paulo1948) foi um pintor e desenhista brasileiro. Participou do Grupo Santa Helena e da Família Artística Paulista, porém é um dos integrantes menos conhecidos destes dois movimentos. Ao contrário da maioria dos integrantes do grupo, não exerceu atividades ligadas ao meio operário, se sustentando com o salário de professor de desenho, profissão que exerceu até o final da vida. Oriundo de família italiana, começou a trabalhar cedo, ajudando o pai em seu armazém. Em 1927, passou a residir em São Paulo, ingressando na Escola de Belas ArtesDevido à saúde frágil e à morte precoce, não produziu tanto como os outros participantes do Grupo Santa Helena. Suas obras acabaram se perdendo e se dispersando, de forma que se tornaram artigos raros e preciosos para a compreensão dos movimentos artísticos das décadas de 30 e 40. Quase todas elas, especialmente as paisagens, registram a origem interiorana e a vida na São Paulo em expansão.
18/01/1925 - Art Paul, criador do logo da Revista Playboy.
Arthur (Art) Paul (Chicago18 de Janeiro de 1925) é um designer gráfico estadunidense famoso por ser o criador do logotipo da revista Playboy, o conhecido coelho de gravata. Paul estudou no Instituto de Arte de Chicago (1940-1943) e no IIT Institute of Design (1946-1950). Trabalhou como designer frelance até que, em1953, o fundador da Revista Playboy (editor Hugh Hefner) o contatou porque precisava de um logo para sua nova revista. Levou menos de uma hora para que Paul conseguisse desenvolver o famoso coelho com gravata. Projetou a primeira edição da revista e foi empregado por Hefner como primeiro diretor de arte da Playboy em 1954, posição que manteve por 30 anos. Em 1986 foi eleito para o Hall da Fama do Clube dos Diretores de Arte de Nova Iorque.
18/01/1933 - Mauro Faccio Gonçalves (Zacarias), comediante brasileiro, famoso por seu papel nos Trapalhões (m. 1990).
Mauro Faccio Gonçalves, mais conhecido como Zacarias (Sete Lagoas18 de janeiro de1934 — Rio de Janeiro18 de março de 1990), foi um atorcomediantehumorista brasileiro locutor de rádio. Ficou conhecido do grande público e ganhou notoriedade pelo seu trabalho no grupo humorístico Os Trapalhões, no qual interpretava o personagem Zacarias.
18/01/1939 - Regina Silveira, artista plástica brasileira.
Regina Silveira (Porto Alegre1939) é uma artista plástica e arte-educadora brasileira . Iniciou sua formação em Porto Alegre, principalmente em pintura e gravura, com importantes artistas, entre eles, Iberê Camargo. Começou a trabalhar como pintora e no final da década de 1960 entrou em contato com a arte conceitual. Nos anos 70 iniciou trabalhos com malhas e perspectivas, através da série Labirintos. Começou a utilizar imagens fotográficas nas gravuras das séries Middle Class & Co. e Jogos de Arte, e passou a atuar no circuito da mail art. Neste período tornou-se importante artista multimídia e pioneira da vídeo-arte no país. Na década de 1980 realizou a importante série Anamorfas, sobre as distorções da perspectiva, um complexo de gravuras e desenhos que lhe abriram novos horizontes. Logo depois, outro importante trabalho, Simulacros, foi fruto do uso de sistemas artificiais para a construção das formas no espaço. Além do trabalho artístico, vale destacar que durante muitos anos foi professora na ECA - Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), onde ajudou a formar gerações de importantes artistas nacionais. Abaixo, painel no Aeroporto de Porto Alegre.
  • 1942 - Lima, ex-futebolista brasileiro.
18/01/1993Morgan York, atriz norte-americana.
Morgan York (BurbankCalifórnia18 de janeiro de 1993) é uma atriz norte-americanaParticipou de alguns filmes, entre eles Doze é Demais e Doze é Demais 2, nos quais interpretou a nerd "Kim Baker". Ficou conhecida por trabalhar no filme da Walt Disney PicturesOperação Babá, onde fez a personagem "Lulu Plummer" e por aparecer constantemente na série Hannah Montana como a ecológica "Sarah".

Mortes

18/01/1968Emmerico Nunes, desenhista português (n. 1888)
Emmerico Hartwich Nunes, nascido a 6 de janeiro de 1888 em Lisboa, foi um desenhista português. Morreu a 18 de janeiro de 1968, depois de ter vivido grande parte da sua vida em Sines, no Alentejo. 

Feriados e eventos cíclicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.