sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 7 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


 7 de Janeiro de 2011.
7º dia do ano no calendário gregoriano
 Faltam 359 dias para acabar o ano 

Eventos históricos

07/01/1549 – Criação de um governo central no Brasil, o chamado Governo-Geral, sendo Tomé de Sousa o primeiro Governador-Geral. (Veja relação de Governadores Gerais)

07/01/1610Galileo Galilei observa as quatro maiores luas de Júpiter pela primeira vez (as quais são conhecidas como luas galileanas: Calisto, Europa, Ganímedes e Io)

Galileu não inventou o telescópio, cujo pedido de patente foi feito em 1608, por Hans Lippershey, fabricante de óculos de Middleburg, nos Países Baixos, embora o termo "telescópio" tenha sido inventado na Itália em 1611. Porém Galileu foi o primeiro a fazer uso científico do telescópio, ao fazer observações astronómicas com ele. Descobriu assim que a Via Láctea é composta de miríades de estrelas (e não era uma "emanação" como se pensava até essa época), descobriu ainda os satélites de Júpiter, as montanhas e crateras da Lua.
07/01/1835 - Começou no Pará a Guerra da Cabanagem, revolta popular com um governo revolucionário formado por moradores pobres de regiões ribeirinhas. Eles anunciaram a autonomia de sua província diante da Regência até que d. Pedro II atingisse a maioridade.
Cabanagem (1835-1840) foi uma revolta na qual negros, índios e mestiços se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder na então província do Grão-Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populações ribeirinhas e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil. De cunho popular, contou com a participação de elementos das camadas média e alta da região, entre os quais se destacam os nomes do padre João Batista Gonçalves Campos e do jornalista Vicente Ferreira Lavor ("Papagaio").  O movimento foi praticamente debelado em 1836 quando quatro navios de guerra chegaram a Belém, bombardeando impiedosamente a cidade, pondo em fuga os cabanos. Os cabanos, internados na selva, lutaram até 1840, até serem completamente exterminados (nações indígenas foram chacinadas; os murá e os mauê praticamente desapareceram). Calcula-se que de 30 a 40% de uma população estimada de 100 mil habitantes morreu. Em homenagem ao movimento Cabano foi erguido um monumento, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na entrada da cidade de Belém: o Memorial da Cabanagem. Abaixo, "O Cabano Paraense" pintura de Alfredo Norfini, 1940. Museu de Artes de Belém. Em seguida, o monumento projetado por Niemeyer e erguido em Belém.




07/01/1934 – Ilustração - O personagem de ficção científica Flash Gordon, de Alex Raymond, apareceu pela primeira vez nos quadrinhos, em tiras de jornal.
Flash Gordon criado por Alex Raymond é o segundo herói espacial das histórias em quadrinhos (o primeiro foi Buck Rogers), e foi publicado pela primeira vez em uma prancha dominical de 7 de Janeiro de 1934.  No Brasil, o primeiro capítulo (ou "prancha dominical") de Flash Gordon no Planeta Mongo foi publicado no nº 3 do Suplemento Infantil do jornal A Nação, do Rio de Janeiro, em 28 de Março de 1934 (a partir do nº 15, o Suplemento passou a circular de forma independente com o título deSuplemento Juvenil). Depois de mais de 80 capítulos publicados em página dupla no Suplemento, em 1937 decidiu-se pela publicação de um álbum de luxo, contendo as primeiras 60 prancha, do qual foram impressas três tiragens de 5000 exemplares, vendidos com absoluto êxito. Em 1987, a EBAL de Adolfo Aizen (fundador do Suplemento Juvenil) publicou uma edição comemorativa dos 50 anos do lançamento do álbum original. (Quer saber mais?)

07/01/1959 – Os Estados Unidos reconheceram o governo de Fidel Castro em Cuba, cinco dias após a tomada de Havana por um grupo de revolucionários.
O ato de reconhecimento foi protocolar, tendo em vista a derrota do presidente Fulgêncio Batista, aliado dos EUA, e a consolidação dos revolucionários no poder. Não durou muito a lua de mel, começando a discordância com os "paredões", execuções sumárias de pessoas supostamente ligadas ao governo derrotado. O golpe final veio quando Fidel Castro encampou, sem indenização, todas as companhias americanas instaladas em Cuba e, ato seguinte, começou o processo de aproximação com a da União Soviética, criando o primeiro enclave comunista nas Américas, considerado um perigo para a estabilidade do continente. Com efeito, uma série crise se instalou, três anos depois, quando os EUA detetaram navio soviético transportando uma base de mísseis para ser instalada em Cuba. Após a iminência de uma declaração formal de guerra, a nave fez um giro de 180º, retornando ao ponto de origem, mas o mundo nunca esteve tão perto do que poderia ter sido uma 3ª guerra mundial. Abaixo> Após criar uma crise internacional, o navio soviético faz meia volta e retorna à origem, baixando a temperatura.

Culturais e de Média/Mídia

07/011929 – Publicação da primeira tira de banda desenhada (história em quadrinhos) de Tarzan, por Hal Foster, pelo Metropolitan Newspaper Syndicate, baseada na personagem de Edgar Rice Burroughs.

Desportivos

Nascimentos

07/01/1933Nicete Bruno, atriz brasileira.
Nicete Xavier Miess], mais conhecida como Nicette Bruno, (Niterói7 de janeiro de 1933) é uma atriz brasileira, casada com o também ator Paulo Goulart. Seus filhos são a atriz Beth Goulart, a também atriz Bárbara Bruno e o ator e dançarino Paulo Goulart Filho. (Veja filmografia)


07/011964Nicolas Cage, ator norte-americano.
Nicolas Cage (nome artístico de Nicholas Kim CoppolaLong Beach7 de Janeiro de 1964) é um premiado actor estadunidense.Cage foi escolhido pela Screen World como um dos doze "Novos Actores Mais Promissores de 1984". Em outubro de 1997, na relação dos "100 Maiores Astros de Cinema de Todos os Tempos", publicada pela revista Empire, Nicolas Cage ficou com um honroso 40º lugar. E, em 1998, numa pesquisa realizada pela Première, Cage ficou com a 37ª posição, entre as "100 Pessoas Mais Poderosas de Hollywood". Mora num castelo branco, estilo alemão, rodeado de flores tropicais, nas colinas de Hollywood  Outro endereço é a casa de campo, ao estilo inglês, do ano de 1940; uma mansão vitoriana em São Francisco e uma casa em Malibu. O palacete em Las Vegas (abaixo, foi colocado à venda para solver dívidas.

07/01/1978 – Jean Charles de Menezes, imigrante brasileiro morto no metrô de Londres (m. 2005).
Jean Charles de Menezes (GonzagaMinas Gerais7 de janeiro de 1978 - Londres22 de julho de 2005) foi um brasileiro que ficou conhecido após ser morto por engano pela SO19, unidade armada da Scotland Yard dentro de um trem do metrô de Londres. Os policiais supostamente o confundiram com Hamdi Adus Isaac (ou "Hussain Osman") suspeito de tentar fazer um fracassado atentado a bomba no metrô, na véspera. Esses fatos ocorreram duas semanas após os atentados de 7 de julho, quando uma série de explosões atingiu o sistema de transporte público de Londres, e 56 pessoas morreram.  Em 7 de janeiro de 2010, data do 32º aniversário de nascimento de Jean Charles, um memorial dedicado a ele foi inaugurado na estação do metrô de Stockwell. O memorial, criado por dois artistas locais, foi instalado na entrada da estação onde já havia um altar improvisado com flores, velas, fotografias, mensagens e recortes de notícias sobre o caso. (Quer saber mais?) Abaixo, o memorial inaugurado.

07/01/1990 - Elene Gedevanishvili, patinadora artística georgiana.

Mortes

07/01/1830Carlota Joaquina de Bourbon, infanta de Espanha e rainha de Portugal e princesa honorária do Brasil (n. 1775)

Dona Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbon e Bourbon, em castelhano Carlota Joaquina Teresa Cayetana de Borbón y Borbón, (Aranjuez25 de Abril de 1775 — Palácio de Queluz7 de Janeiro de 1830) foi uma infanta de Espanha por nascimento, e Infanta consorte de PortugalPrincesa-consorte do BrasilPrincesa-regente consorte de Portugal, Rainha consorte do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves e Rainha consorte de Portugal por seu casamento com o então Infante português D. João Maria de Bragança (futuro Dom João VI), àquela altura Senhor do Infantado e duque de Beja. Ficou conhecida como A Megera de Queluz, pela sua personalidade forte e porque foi isolada no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa, por ter conspirado contra seu marido. Também, pelo tratado do Rio de Janeiro de 1825, foi imperatriz do Brasilde jure, por alguns poucos dias.
1932André Maginot, político Francês (n. 1877)
André Maginot (17 de Fevereiro de 1877 — 7 de Janeiro de 1932) foi um soldado e membro do parlamento francês, mais conhecido por ter idealizado a Linha Maginot. A Linha Maginot (francês ligne Maginot) foi uma linha de fortificações e de defesa construída pela França ao longo de suas fronteiras com a Alemanha e a Itália, após aPrimeira Guerra Mundial, mais precisamente entre 1930 e 1936O termo linha Maginot designa às vezes o sistema inteiro, e às vezes unicamente as defesas contra a Alemanha. As defesas contra a Itália são chamadas linha AlpinaO complexo de defesa possuía várias vias subterrâneas, obstáculos, baterias blindadas escalonadas em profundidade, postos de observação com abóbadas blindadas e paióis de munições a grande profundidade. A Linha Maginot, entretanto, tornou-se um elefante branco, pois foi projetada dentro da idéia da guerra de trincheiras. Bem ao contrário, a Segunda Guerra Mundial foi um conflito de grande mobilidade, utilizando a força aérea, tanques de guerra e outros recursos modernos, que tornaram inúteis as casamatas construídas para a defesa da França. Abaixo, soldados no interior das fortificações.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

  • Dia do leitor

Religiosos

07/01 - Natal Ortodoxo – Igreja Ortodoxa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.