16 de Janeiro de 2012.
16º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 350 dias para acabar o ano.
Eventos históricos
16/01/27 a.C. – O senado romano vota a atribuição do cognome Augustus a Octávio; a partir de então, este ficará conhecido como César Augusto; a data convenciona o início do Império Romano.
Caio Júlio César Otaviano (AO 1945: Octaviano) Augusto (em latim Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus; 23 de setembro de 63 a.C. — 19 de agosto de 14 d.C.) foi um patrício e o primeiro imperador romano. Herdeiro adotivo de Júlio César, chegou ao poder através do segundo triunvirato, formado comMarco Antônio e Lépido. Após a deterioração da relação entre os três homens, no entanto, e a batalha de Áccio, onde Marcos Vipsânio Agripa, seu general e amigo pessoal, derrotou Antônio, Augusto se tornou o único soberano de Roma. Tanto os escritores antigos como os mais recentes discordam quanto à importância de Augusto. Alguns condenaram sua cruel luta pelo poder. Outros, dentre os quais se inclui o fiel partidário da república, Tácito, reconhecem suas boas ações como dirigente. Às vezes, os pesquisadores atuais criticam seus métodos pouco escrupulosos e seu estilo autoritário, mas normalmente reconhecem suas realizações no estabelecimento de uma administração eficiente e um governo estável, bem como na obtenção de segurança e prosperidade para o Império Romano. (Quer saber mais?) Para ambliar, abra a imagem em janela separada.
- 929 – O emir Abd ar-Rahman III reclama o título de Califa de Córdoba
- 1547 – Ivan IV, o Terrível, se proclama czar da Rússia
- 1877 – Utilização do torpedeiro pela primeira vez em batalha, pelo almirante russo Stepan Makarov, contra um couraçado turco na guerra Russo-Turca de 1877–78.
- 1906 – A expedição liderada por Sir Ernest Henry Shackleton marca o Pólo Sul Magnético
Essa definição tornou-se famosa após sua edição nos Estados Unidos em 16 de janeiro de 1919, ratificada pela 18ª Emenda à Constituição do país, entrando em vigor um ano depois, em 16 de janeiro de 1920, promulgada durante o segundo mandato de Woodrow Wilson (28º Presidente dos EUA). Seu cumprimento foi amplamente burlado pelo contrabando e fabricação clandestina. A lei seca foi abolida em 5 de dezembro de1933, pela 21ª Emenda à Constituição,durante o primeiro mandato de Franklin Delano Roosevelt (32º presidente dos EUA). Permaneceu ativa por 13 anos, 11 meses e 24 dias. Com o agravar da crise econômica, que teve o seu auge com o "crash" da Bolsa de 1929, a proibição de fabrico, distribuição e venda de bebidas alcoólicas, veio contribuir para o aumento das fortunas de vários gangs de mafiosos, dos quais o mais conhecido é, sem dúvida, Al Capone. A sua revogação veio ajudar a débil e algo conturbada recuperação econômica, mas essencialmente contribuiu para o final do período de ouro da Máfia Norte-Americana. A partir de 1935, um novo período de combate às associações criminosas começa com um outro nome famoso, J. Edgar Hoover.
- 1939 – A primeira tira em quadrinhos do Super-Homem é publicada em um jornal diário.
- 1939 – A prefeitura de São Paulo compra dos herdeiros da família Botelho o Jardim da Aclimação
- 1946 – O Papa Pio XII atribui a Santo António de Lisboa o título de Doutor da Igreja
- 1960 – O Papa João XXIII erige canonicamente a Diocese de Brasília.
- 1969 – Golpe Militar de 1964: divulgada nova lista de 43 cassados, com 35 deputados, dentro eles Mário Covas, 2 senadores e do ministro do STF Peri Constant Bevilacqua (v. também Anos de chumbo)
- 1969 – Primavera de Praga: em protesto contra o fim das liberdades conquistadas, o jovem Jan Palach colocou fogo em seu próprio corpo numa praça de Praga.
- 1974 – Inauguração da Usina hidrelétrica de Ilha Solteira
Foi a opção da população, pobre, ignorante e mal assistida, por um regime teocrático fundamentalista. O aiatolá Khomeini era um líder da oposição que afirmava que o regime do xá era uma tirania. Após sua prisão e seu exílio para a França em 1964, os protestos dos clérigos aumentaram. Em resposta, Pahlevi decidiu enfrentar os religiosos com violência, prendendo e matando manifestantes. Não se sabe quantos morreram nesta campanha: o regime de Pahlevi falou em 86 mortos; os religiosos afirmaram que foram milhares. A população mais pobre do país tendia a ser o segmento mais fervorosamente religioso e o menos ocidentalizado. Os pobres viviam predominantemente no campo, ou habitavam favelas das grandes cidades, especialmente de Teerã. Eles desejavam o retorno aos valores básicos do islamismo, em oposição aos esforços modernizadores do regime, cujas promessas de progresso lhes soavam falsas, e baseadas no crescente distanciamento entre os mais ricos e os mais pobres. Em 1978 uma série de protestos, iniciada com um ataque à figura de Khomeini na imprensa oficial do país, criou um ciclo ascendente de violência, até que, em 12 de dezembro daquele ano, cerca de 2 milhões de pessoas inundaram as ruas deTeerã para protestar contra o xá. O exército começou a se desintegrar, à medida que os soldados se recusaram a atirar nos manifestantes e passaram a desertar. O xá concordou em introduzir uma constituição mais moderada, porém já era tarde para isto. A maioria da população já era leal a Khomeini e, quando ele pediu o fim completo da monarquia, o xá foi forçado a abandonar o país, a 16 de janeiro de 1979. Khomeini retornou da França em 1 de fevereiro convidado pela revolução antixá que prosseguia e rapidamente afastou os elementos mais moderados, criando uma república islâmica onde se tornou o líder supremo.
- 1988 – A rainha do rock, Tina Turner, entra para o livro dos recordes pelo maior público pagante de uma cantora solo na história da música. O show aconteceu no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã.
- 1989 – Início de vigência do Cruzado Novo (NCz$).
- 1991 – Início da primeira Guerra do Golfo Pérsico que durou 43 dias.
- 1996 – O primeiro-ministro socialista da Grécia, Andréas Papandréu, renuncia por motivos de saúde.
- 1997 – Criada a Região Metropolitana de Natal.
- 2000 – Ricardo Lagos assume a presidência do Chile.
- 2001 – Laurent-Désiré Kabila, presidente da República Democrática do Congo, é assassinado por um de seus guarda-costas.
STS-107 foi a última e fatídica missão do ônibus espacial Columbia, lançada em 16 de janeiro de2003, pela NASA. Os sete membros da tripulação foram mortos na explosão da nave durante a reentrada na atmosfera ao final da missão. A causa do acidente foi um pedaço do revestimento do tanque de combustivel externo que se soltou durante o lançamento e afetou os componentes do sistema de proteção termal na ponta daasa esquerda da Columbia. Durante a reentrada, o calor excessivo lentamente superaqueceu o pedaço da asa sem proteção e a quebrou, deixando a nave sem controle e causando a desintegração do veículo espacial. A STS-107 foi uma missão múltipla sobre microgravidade e pesquisas científicas da Terra com diversas investigações científicas internacionais sendo realizadas durante 16 dias em órbita. Várias semanas após o acidente foi encontrado um recipiente contendo algumas minhocas levadas ao espaço para a realização de experiências biológicas em órbita. As mesmas estavam ainda vivas quando encontradas.
- 2005 – Demografia dos Estados Unidos: o Gabinete do Censo estadunidense publica a estimativa de sua população: 295.267.686 habitantes.
Eventos Culturais e de Média/Mídia
- 1605 – Publicação em Madrid da primeira edição de El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes.
Richard Buckminster Fuller, chamado de Bucky (Milton, 12 de Julho de 1895 — 1 de Julho de 1983) foi um visionário, designer, arquitecto, inventor e escritor estadunidense. Fuller é sempre referenciado como um homem a frente do seu tempo por conta das invenções e pesquisas realizadas em sua vida, sempre buscando antecipar os problemas a serem enfrentados pela humanidade e buscando soluções para estes através da tecnologia. Buckminster Fuller ficou mais conhecido pela invenção do Domo geodésico. Estrutura arquitetônica mais leve e forte com melhor relação custo/benefício jamais projetada. As cúpulas geodésicas, propostas por Fuller, são a concretização das suas pesquisas no sentido de encontrar o máximo de eficiência na tecnologia das estruturas. Os conceitos geométricos estudados por Fuller, entretanto, têm sobrevivido ao seu criador de forma inesperada: a estrutura biológica dos vírus, dos quasicristais e dos buckminsterfullerenos(a terceira forma alotrópica do carbono puro, para além do diamante e da grafite, excluindo o carvão, que é amorfo) demonstram bem que Buckminster soube interpretar os fundamentos geométricos da natureza, para além do que, talvez ele mesmo pudesse predizer. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
- 1975 – Miguel Reale é eleito membro da Academia Brasileira de Letras.
- 1977 – Os Irmãos Marx colocam seus nomes na Calçada da Fama.
Nascimentos
- 1749 – Vittorio Alfieri, dramaturgo italiano (m. 1803).
- 1776 – João Soares de Albergaria de Sousa, político português (m. 1875)
- 1836 – Francisco II de Bourbon, último rei das Duas Sicílias (m. 1894).
- 1859 – Valentim Magalhães, escritor e jornalista brasileiro (m. 1903).
- 1882 – António dos Santos Graça, etnógrafo, jornalista e político português (m. 1956)
- 1894 – Mariano Pinho, sacerdote jesuíta e escritor português (m. 1963)
- 1901 – Fulgêncio Batista, militar e ditador cubano (m. 1973).
- 1911 – Eduardo Frei Montalva, político chileno (m. 1982).
- 1920 – Alberto Crespo, automobilista argentino (m. 1991).
- 1925 – Giovanni Gioia, político italiano (m. 1981).
Vilma Anna Maria Caccuri (São Paulo, 16 de janeiro de 1929) é uma pintora brasileira. Formada pela Escola de Belas Artes de São Paulo em 1950, atualmente leciona pintura em seu ateliê e continua a dedicar-se à pintura a óleo de paisagens, flores, naturezas mortas e marinhas. Já realizou diversas exposições nacionais, tendo sido premiada inúmeras vezes por sua significativa contribuição à produção artística nacional.
- 1933 – Susan Sontag, escritora e ativista estadunidense (m. 2004).
- 1935
- Older Cazarré, ator e dublador brasileiro (m. 1992).
- Christian Heinz, automobilista brasileiro (m. 1963).
- A.J. Foyt, ex-automobilista norte-americano.
- 1937 – Luiz Bueno, ex-automobilista brasileiro.
- 1938
- Jô Soares, humorista, escritor e apresentador brasileiro.
- Mestre Suassuna, capoeirista brasileiro.
- 1940 – Franz Müntefering, político alemão.
- 1942
- René Angélil, empresário canadense, marido de Celine Dion.
- Walter Model, militar brasileiro.
- 1948 – John Carpenter, diretor e produtor de filmes norte-americano.
- 1950 – Bebeto de Freitas, dirigente esportivo brasileiro.
- 1953 – Artur Albarran, jornalista e apresentador português.
- 1956 – Martin Jol, treinador de futebol holandês.
- 1958 - Andrey Bal, ex-futebolista ucraniano.
- 1959 – Sade, cantora e compositora anglo-nigeriana.
- 1962 – Paul Webb, músico britânico (Talk Talk, .O.rang).
- 1969
Daniela Escobar Duncan (São Borja, 16 de janeiro de 1969) é uma atriz e apresentadorabrasileira. Por cinco anos foi apresentadora do programa Superbonita do canal a cabo GNT. Nasceu em São Borja no estado do Rio Grande do Sul. Descobriu a paixão por representar no Cinema Presidente, único que existia nesta pequena cidade de fronteira com a Argentina, dono das matinês de domingo que eram seu maior prazer e responsável pelas melhores lembranças de sua infância. No cinema, protagonizou o filme Diário de um Novo Mundo. Daniela Escobar é considerada uma das melhores atrizes da nova geração. A sua mais memorável performance permanece sendo a que deu em O Clone, novela de 2001, onde interpretava uma mãe sofrida que lutava para reconquistar a confiança da filha, dependente de drogas. Em 2005 interpretou Irene Villa Nova na telenovela América.
- Ivo Pessoa, cantor e compositor brasileiro.
- 1970 – Garth Ennis, escritor irlandês.
- 1971
- Sergi Bruguera, ex-tenista espanhol.
- Ulrich van Gobbel, ex-futebolista holandês.
- Rosana Jatobá, jornalista brasileira.
- 1972 – Ezra Hendrickson, futebolista são-vicentino.
- 1973 - Marcel Mahouvé, futebolista camaronês.
- 1974
- Tatiana Issa, atriz brasileira.
Kate Moss nasceu em Londres. Ela estudou na escola Ridgeway Primary School. Nunca se destacou pelo seu desempenho acadêmico, embora fosse muito boa em desporto. De acordo com o livro "Addicted to Love: Kate Moss", Moss tinha notas baixas nas demais matérias escolares. Kate Moss foi descoberta aos 14 anos por Sarah Doukas, em 1988, no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, na cidade de Nova Iorque, depois de uma viagem às Bahamas. A carreira de Moss começou quando Corinne Day tirou fotos suas em preto e branco para a revista britânica ’’The Face’’ quando tinha 15 anos, e as fotos foram intituladas como “O Terceiro Verão de Amor”. Então Moss transformou-se numa antimodelo dos anos 90, comparada às supermodelos de sucesso da época, como Cindy Crawford, Claudia Schiffer e Naomi Campbell, que eram conhecidas por serem altas e terem corpos curvilíneos.
- Mattias Jonson, futebolista sueco.
- 1976
- Domenico Morfeo, futebolista italiano.
- Viktor Maslov, piloto russo de corridas.
- 1977
- Athirson, futebolista brasileiro.
- Ariel Zeevi, judoca israelense.
- 1979
- Aaliyah, cantora e atriz estadunidense (m. 2001).
- Almir Tanjič, futebolista esloveno.
- 1980 - Seydou Keita, futebolista malinês.
- 1981
- Nick Valensi, guitarrista norte-americano.
- Bobby Zamora, futebolista inglês.
- 1982
- Maurizio Ciaramitaro, futebolista italiano.
- Tuncay Şanlı, futebolista turco.
- Jonathan Fabbro, futebolista argentino.
- 1983
- Emanuel Pogatetz, futebolista austríaco.
- Daisuke Sakata, futebolista japonês.
- Andriy Rusol, futebolista ucraniano.
- 1984 - Stephan Lichtsteiner, futebolista suíço.
- 1985
- Pablo Zabaleta, futebolista argentino.
- Craig Jones, motociclits inglês (m. 2008).
- 1986
- Marta Domachowska, tenista polonesa.
- Reto Ziegler, futebolista suíço.
- 1987 – Adílson Warken, futebolista brasileiro.
- 1988 – Nicklas Bendtner, futebolista dinamarquês.
- 1989
- Rafael Carioca, futebolista brasileiro.
Yvonne Zima (Phillipsburg, Nova Jersey, 16 de janeiro de 1989) é uma atriz americana, conhecida por seu papel de Rachel Greene na série ER.
Mortes
- 309 – Papa Marcelo I, 30º papa
- 1794 – Edward Gibbon, historiador (n. 1737)
- 1860 – Jerônimo Coelho, presidente de províncias e ministro na época do Brasil imperial (n. 1806)
- 1862 – Passos Manuel, político português (n. 1801)
- 1866 – Phineas Parkhurst Quimby, pioneiro das ideias que deram origem ao Movimento do Novo Pensamento (n. 1802)
- 1917 – Raimundo de Farias Brito, escritor e filósofo brasileiro (n. 1862)
- 1918 – Jules Lachelier, filósofo francês (n. 1832)
- 1919 – Rodrigues Alves, presidente do Brasil (n. 1848)
- 1933 – Artur Ivens Ferraz, militar e político português (n. 1870)
- 1942 – Villem Grünthal-Ridala, poeta lírico, tradutor, lingüista e folclorista estoniano (n. 1885)
- 1957 – Arturo Toscanini, regente de orquestra italiano (n. 1867)
- 1974
Aldo Cláudio Felipe Bonadei, mais conhecido por Aldo Bonadei (São Paulo, 17 de junho de 1906 — São Paulo, 16 de janeiro de 1974) foi umpintor brasileiro, e destacado integrante do Grupo Santa Helena por sua formação mais erudita. O interesse por diferentes áreas levou-o a desenvolver atividades em poesia, moda e teatro. O artista teve importante atuação, entre os anos 1930e 1940, na consolidação da arte moderna paulista e foi um dos pioneiros no desenvolvimento da arte abstrata no Brasil. No fim da década de 1950 atuou como figurinista na Companhia Nydia Lícia - Sérgio Cardoso e em dois filmes de Walter Hugo Khoury. (Veja imagens e cotações na Bolsa de Arte))
Luís Inácio de Anhaia Mello (São Paulo, 23 de agosto de 1891 — São Paulo, 16 de janeiro de 1974) foi arquiteto, professor universitário e político brasileiro. Foi prefeito da cidade de São Paulo em dois períodos, de 6 de dezembro de 1930 a 25 de julho de 1931 e de 14 de novembro a 4 de dezembro de1931. Professor emérito da Escola Politécnica da USP, foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo,lecionou estética, composição e urbanismo.
- 1976 – Antônio Franco de Oliveira, treinador de futebol brasileiro (n. 1906).
- 1979 – Ted Cassidy, actor dos Estados Unidos (n. 1932).
- 1998 – Emil Sitka, o último a compor o elenco dos Três Patetas/Três Estarolas (não apareceu em nenhum filme do grupo) (n. 1914)
- 1999 – Oscar Cullmann, teólogo francês. (n. 1902)
- 2007 – Benny Parsons, Piloto e comentarista da NASCAR (n.1941)
Rudolf-August Oetker (Bielefeld, 20 de Setembro de 1916 — Hamburgo, 16 de Janeiro de2007) também conhecido como "Dr. Oetker", foi o inventor do bolo instantâneo e um dos protagonistas do renascimento econômico da Alemanha do pós-guerra. Junto com a sua família, Rudolf-August Oetker foi um dos homens mais ricos da Alemanha, com uma fortuna calculada em 6,5 bilhões de euros. Em meio século de atividade, Oetker transformou a pequena sociedade de Bielefeld num colosso da indústria alimentícia, que opera em escala global com um faturamento de mais de 7 bilhões de euros.Em 1981, Rudolf-August Oetker deixou a direção administrativa da empresa para o filho August, mas se manteve como presidente do conselho do grupo. Faleceu numa clínica na cidade de Hamburgo no norte da Alemanha. Embota tenha inventado o bolo, ele mesmo era mais chegado a um bom cachimbo.
Feriados e eventos cíclicos
- Dia dos cortadores de cana-de-açúcar
- Dia de São Marcelo
- Dia de Felicitas, deusa romana da sorte e da fortuna.
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.