quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 12 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


12 de Janeiro de 2012.
12º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 354 dias para acabar o ano.

Eventos históricos

12/01/1431 – Tem início, em Rouen, o processo contra Joana d'Arc, acusada de bruxaria.

Na primavera de 1430, Joana d'Arc retomou a campanha militar e passou a tentar libertar a cidade de Compiègne, onde acabou sendo dominada e capturada pelos borguinhões, aliados dos ingleses, em 1430. Foi presa em 23 de Maio do mesmo ano. Entre os dias 23 e 27 foi conduzida à Beaulieu-lès-Fontaines. Joana foi entrevistada entre os dias 27 e 28 pelo próprio Duque de Borgonha, Felipe, o Belo. Naquele momento Joana era propriedade do Duque de Luxemburgo. Joana foi levada ao Castelo de Beaurevoir, onde permaneceu todo o verão, enquanto o duque de Luxemburgo negociava sua venda. Ao vendê-la aos ingleses, Joana foi transferida a Ruão. O processo contra Joana teve início no dia 9 de janeiro de 1431, sendo chefiado pelo bispo de Beauvais, Pierre Cauchon. Foi um processo que passaria à posteridade e que converteria Joana em heroína nacional, pelo modo como se desenvolveu e trouxe o final da jovem, e da lenda que ainda nos dias de hoje mescla realidade com fantasia. No dia 21 de fevereiro Joana foi ouvida pela primeira vez. A princípio ela se negou a fazer o juramento da verdade, mas logo o fez. Joana foi interrogada sobre as vozes que ouvia, sobre a igreja militante, sobre seus trajes masculinos. A partir do dia 23 de maio, as coisas se aceleraram, e no dia 29 de maio ela foi condenada por heresia. Joana foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos. A cerimônia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Ruão. Antes da execução ela se confessou com Jean Totmouille e Martin Ladvenu, que lhe administraram os sacramentos da Comunhão. Entrou, vestida de branco, na praça cheia de gente, e foi colocada na plataforma montada para sua execução. Após lerem o seu veredito, Joana foi queimada viva. Suas cinzas foram jogadas no rio Sena, para que não se tornassem objeto de veneração pública. Morre a heroina e, após séculos de esquecimento, nascia a santa.
12/01/1816 – Toda família Bonaparte é afastada da França por lei do governo francês.

O Tratado de Fontainebleau, de 1814, exila Napoleão na Ilha de Elba. Separado da esposa e do filho e sabendo de rumores de que ele iria ser banido para uma ilha remota no meio do Oceano Atlântico, Napoleão escapa de Elba em 26 de fevereiro de 1815.  Assim, Napoleão reconquista o poder. Inicia-se então o Governo dos Cem Dias. A Europa coligada retoma sua luta contra o Exército francês. Napoleão entra na Bélgica em junho de 1815, mas é derrotado por uma coligação anglo-prussiana na Batalha de Waterloo e abdica pela segunda vez, pondo fim ao Império Napoleônico. Mas a expansão dos ideais iluministas continuou. Napoleão foi preso e então exilado pelos britânicos na ilha de Santa Helena em 15 de outubro de 1815. Lá, com um pequeno legado de seguidores, contava suas memórias e criticava aqueles que o capturaram. Esta derrota definitiva de Napoleão foi a origem da vinda ao Brasil, de artistas que formaram a chamada "Missão Francesa". O grupo (fugitivo do novo regime) aportou no Rio de Janeiro a 26 de março de 1816, a bordo do navio Calpe, escoltado por navios ingleses, e era formado por Joachim Lebreton, o líder, Jean Baptiste Debret, pintor histórico, Nicolas-Antoine Taunay, pintor de paisagens e cenas históricas, Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny, arquiteto, junto com seus discípulos Charles de Lavasseur e Louis Ueier, Auguste Marie Taunay, escultor, Charles-Simon Pradier, gravador, François Ovide, mecânico, Jean Baptiste Leve, ferreiro, Nicolas Magliori Enout, serralheiro, Pelite e Fabre, peleteiros, Louis Jean Roy e seu filho Hypolite, carpinteiros, François Bonrepos, auxiliar de escultura, e Félix Taunay, filho de Nicolas-Antoine, ainda apenas um jovem aprendiz. Vieram também  Sigismund Neukomm, músico, e Pierre Dillon, secretário de Lebreton. Seis meses mais tarde, uniram-se ao grupo Marc Ferrez, escultor (tio do fotógrafo Marc Ferrez) e Zéphyrin Ferrez, gravador de medalhas. Foi o marco para a formação de brasileiros para as artes plásticas. Abaixo uma pintura de Taunay, com cena do Rio de Janeiro.
12/01/1923 –Fundada a revista Time, nos Estados Unidos. O primeiro número viria a lume em 3 de março do mesmo ano ao preço de cinco centavos de dólar (R$0,80).
Time é uma das mais conhecidas revistas semanais de notícias do mundo, publicada nos Estados Unidos da América. Uma edição europeia (Time Europe, antes conhecida por Time Atlantic) também é publicada deLondres, e cobre o Oriente Médio, a África e (desde 2003) a América Latina. Além disso, uma edição asiática (Time Asia) é editada de Hong Kong. Uma edição canadense (Time Canada) é editada de Toronto. Segundo muitos observadores da imprensa mundial, a Time é hoje a revista semanal de maior circulação no planeta.

12/01/1952 – A Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, admite o primeiro estudante negro.
Pouco se tem registrado sobre este acontecimento, gênesis da luta contra a segregação nas escolas. Entretanto, dez anos depois, o movimento ganhou consistência e foi grande a repercussão quando, em 01.10.1962, James Howard Meredith tornou-se o primeiro estudante negro da Universidade do Mississipi, após ter seu ingresso barrado em 20 de setembro pelo governador do estado e pela Guarda Nacional, desafiando a ordem da justiça federal, que garantia seu ingresso na universidade. O desafio do governo estadual do Mississipi à justiça federal, causou a ocupação da universidade por agentes federais enviados por Washington para garantir o ingresso de Meredith e zelar por sua segurança física no campus. A medida acabou causando uma verdadeira batalha campal entre estudantes e populares brancos contra os agentes de escolta de Meredith, que apoiados por tropas do exército enviadas pelo Presidente Kennedy, acabaram vencendo o conflito, que deixou um saldo de dois mortos e dezenas de civis, estudantes, policiais, soldados e agentes federais feridos, muitos deles à bala. Este fato foi um dos mais emblemáticos e cruciais momentos da história da luta dos negros americanos por direitos civis iguais ao da população branca, movimento este que durou mais de uma década no país. Abaixo, Meredith entrando na Universidade sob a escolta da Polícia Federal.

  • 1953 – Entra em vigor a nova Constituição da Iugoslávia. Tito é proclamado presidente da República.
  • 1960 – Primeira reunião dos países da EFTA, em Paris
  • 1966 – Estreou na rede americana ABC o seriado de TV Batman, que ficou famoso pelos recursos visuais onomatopéicos (?Crash!?,?Zapft!?,?Pow!?), que ilustravam as lutas do heróis.
  • 1970 – Grandes inundações e enchentes atingem a Espanha pelo transbordamento dos rios Ebro, Tajo.
  • 1974 – Eclode uma rebelião militar na Etiópia.
  • 1984 – A equipe que trabalhava na restauração das Pirâmides de Gizé desistiu de usar métodos modernos, que não funcionavam, e passou a usar os métodos empregados pelos egípcios há milênios.
  • 1988 – Nascem, em Michigan, Estados Unidos, os primeiros quíntuplos de proveta do mundo, através de parto cesariana.
  • 1990 – A Romênia é a primeira nação da Europa Oriental a banir o Partido Comunista no país.
12/01/1991 – O presidente americano George Bush é autorizado pelo Congresso dos Estados Unidos a atacar o Iraque na Guerra do Golfo. A invasão do Kuwait fez com que o Conselho de Segurança da ONU impusesse um boicote econômico ao Iraque. Em resposta, Saddam Hussein ordenou a prisão dos estrangeiros.
Trata-se da primeira guerra do golfo e o presidente americano era Bush (pai). A segunda guerra do golfo aconteceu em 2003, ordenada pelo presidente Bush (filho).
Voltemos à primeira, cujo aniversário é assinalado hoje. O Iraque acusou o Kwait de estar extraindo petróleo além da cota,  prejudicando supostamente o Iraque, já que a reserva, limítrofe, estava no sub solo dos dois países. Usando este pretexto, o Iraque invade o país vizinho, depõe o governo e decreta a extinção do Kwait, anexando-o ao seu território. Os Estados Unidos, aliados a outros países, decretaram guerra ao Iraque,  O fato mais curioso está ligado á mídia, pois a primeira guerra do golfo marcou  pela primeira vez a transfimssão jornalística nas linhas de frente do combate AO VIVO, com a primazia da rede americana CNN. A guerra também ganhou a alcunha de Guerra do Video Game após a conhecida difusão diária de imagens a bordo de aviões-bombardeiro americanos durante a Operação Tempestade no Deserto. Depois da Guerra Irã-Iraque, a Guerra do Golfo foi possivelmente um dos maiores massacres da história do Médio Oriente. Mais de 100 mil soldados iraquianos foram mortos contra cerca de mil baixas das forças da coalizão.

Eventos Culturais e de Média/Mídia

Nascimentos

12/01/1628 – Charles Perrault, escritor francês de contos infantis, com destaque para O Pequeno Polegar,  Chapeuzinho Vermelho e Cinderela (m. 1703).
Charles Perrault (Paris, 12 de janeiro de 1628 — Paris, 16 de maio de 1703) foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantil. Suas histórias mais conhecidas são Le Petit Chaperon rouge (Chapeuzinho Vermelho), La Belle au bois dormant (A Bela Adormecida), Le Maître chat ou le Chat botté (O Gato de Botas), Cendrillon ou la petite pantoufle de verre (Cinderella), La Barbe bleue (Barba Azul) e Le Petit Poucet (O Pequeno Polegar).[1][2] Contemporâneo de Jean de La Fontaine, Perrault também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. A maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como o teatro, o cinema e a televisão, tanto em formato de animação como de ação viva.
12/01/1849Jean Béraud, pintor impressionista francês (m. 1935)
Jean Béraud (São PetersburgoRússia12 de janeiro de 1849 - ParisFrança4 de outubro de 1935) foi um pintor impressionista francês, supostamente nascido enquanto seu pai, um escultor que muito impulsionou a carreira artística do filho, trabalhava em obras da Catedral de Santo Isaac. Famoso por retratar as cenas da vida quotidiana parisiense da Belle Époque, foi aluno de Léon Bonnat. Participou no Salão pela primeira vez em 1872. Mesmo assim, somente conheceu o sucesso em1875, graças aos seus quadros A bola de vidro O Regresso do enterro. O primeiro marcou no seu percurso artístico uma nova fase impressionista. Recebeu a comenda da Légion d'honneur no ano de 1894.
12/01/1910Luise Rainer, atriz alemã.
Luise Rainer (Düsseldorf12 de janeiro de 1910) é uma atriz alemã que fez carreira nosEstados Unidos da América. Vencedora de dois Óscares da academia por sua performance emZiegfeld, O criador de estrelas e Terra dos Deuses. É também a atriz que mais viveu depois de ganhar um Oscar e também a unica alemã a vencer o prêmio. 
12/01/1974Melanie Chisholm, cantora inglesa.
Melanie Jayne Chisholm, conhecida como Melanie C ou Mel C, (Liverpool12 de Janeiro de 1974) filha do casal Joan e Alan. Melanie ficou conhecida mundialmente ao integrar o grupo Spice Girls. 
12/01/1983 - Pedro Luís de Orleans e Bragança, herdeiro da Coroa brasileira (m. 2009).
Dom Pedro Luís Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Ligne(Rio de Janeiro12 de janeiro de 1983 — Oceano Atlântico31 de maio de 2009), príncipe do Brasil príncipe de Orléans e Bragança, foi um administrador de empresas franco-brasileiro, o filho mais velho de D. Antônio João de Orléans e Bragança, príncipe do Brasil e príncipe de Orléans e Bragança, e de D. Christine de Ligneprincesa de LigneDom Pedro Luís era tetraneto de Dona Isabel de Bragança, a última princesa imperial do Brasil, e do príncipe imperial consorte, D. Gastão de Orléans, conde d'Eu, e pentaneto dos imperadores Dom Pedro II e D. Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Era, também, o quarto na linha de sucessão ao extinto trono imperial brasileiro. Faleceu no acidente aéreo do vôo Air France 447.

Mortes

12/01/01/2001 - Giovanni Luigi Bonelli, autor de banda desenhada (história em quadrinhos) italiana (o "pai" de Tex) (n. 1908)
Gian Luigi Bonelli (Milão22 de dezembro de 1908 — Alexandria12 de janeiro de 2001) foi um editor e autor italiano de arte seqüencial, conhecido como "O Pai de Tex".  O nome de Gian Luigi Bonelli está indissoluvelmente ligada ao Tex Willer, cujos roteiros durante quarenta anos, dedicou-se para lhe dar primeiro nas mãos capazes de outros autores, inclusive, para citar apenas os mais importantes Guido Nolitta (Sergio Bonelli), Claudio Nizzi e Mauro Boselli. Refira-se que a vitalidade de seu caráter, evidenciado pelo fato de que ainda é o livro italiano de quadrinhos com o maior número de vendas, tem resistido à crise no gênero western a partir da qual se inspirou. 
12/01/2010Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança do Brasil (n. 1934)
Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe. No dia 14 de janeiro, o senador Flávio Arns (PSDB-PR), seu sobrinho, divulgou uma nota sobre as circunstâncias da morte da médica: "A Dra. Zilda estava em uma igreja, onde proferiu uma palestra para cerca de 150 pessoas. Ela já tinha acabado seu discurso e estava conversando com um sacerdote, que queria mais informações sobre o trabalho da Pastoral da Criança. De repente, começou o tremor. O padre que estava conversando com ela deu um passo para o lado e a Dra. Zilda recuou um passo e foi atingida diretamente na cabeça, quando o teto desabou. Ela morreu na hora. A Dra. Zilda não ficou soterrada. O resto do corpo não sofreu ferimentos, somente a cabeça foi atingida. O sacerdote que conversava com ela sobreviveu. Já outros quinze sacerdotes que estavam próximos a ela faleceram”.

Feriados e eventos cíclicos






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.