sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

21 de Janeiro de 2012.
21º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 345 dias para acabar o ano.

Eventos históricos

21 de janeiro > Dia de Santa Inês
Santa Inês (Roma, 304 - Roma 317) é uma Virgem Mártir, venerada como Santa pela Igreja Católica Apostólica Romana e por outras denominações cristãs. É a padroeira da castidade, dos jardineiros, moças, noivos, vítimas de violação e virgens. Sua memória litúrgica se dá em 21 de Janeiro. Era apontada como uma mulher bonita e sedutora, que, por isso mesmo foi alvo da cobiça de várias autoridades. Condenada à morte, segundo a lenda, seu corpo resistiu ao fogo e foi, então, decapitada.
21/01/1525 – Fundação da Igreja Anabaptista.
O primeiro uso do termo Anabaptistas ocorreu após o Segundo Concílio de Cartago no ano 225 quando 87 bispos sob a direção de Cipriano de Cartago decidiram rebaptizar os fiéis das igrejas adeptas Novaciano, porém o o bispo da Igreja Católica, Papa Estêvão I combateu a aceitação do baptismo feito por grupos cismáticos. A Reforma Protestante do século XVI "reacendeu" os princípios bíblicos da justificação pela fé e do sacerdócio universal que foram novamente colocados em foco. Contudo, enquanto LuteroCalvino e Zuínglio mantiveram o baptismo infantil e a vinculação da igreja ao Estado, os anabaptistas liderados por Georg BlaurockConrad Grebel e Félix Manz ansiavam por uma reforma mais radical. Os anabaptistas fundaram então sua primeira igreja no dia 21 de janeiro de 1525, próxima a Zurique, na Suíça. É difícil sistematizar as crenças anabaptistas daquela época, porque qualquer grupo que não era católico ou protestante e que baptizava adultos, como os unitários socinianos ou semi-gnósticos como Thomas Muentzer eram rotulados como anabaptistas. Esses grupos, junto com os Anabaptistas constituem a Reforma Radical. Os Anabaptistas influenciaram ainda outras denominações religiosas, como os QuakersBaptistasDunkers; a Congregação Cristã e outras denominações protestantes que afirmam a necessidade de uma adesão voluntária à Igreja.
21/01/1921 - Nos termos do Tratado de Versalhes, uma comissão de reparações da Tríplice Entente decide que a Alemanha deve pagar 269 bilhões de marcos em ouro, em 42 anualidades, como reparação de danos de guerra. Estava plantada a semente para a Segunda Grande Guerra, que eclodiria em 1939.
Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. A República de Weimar também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo. No tratado foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que a Alemanha tinha de pagar. Em 1921, este valor foi oficialmente fixado em 33 milhões de dólares. Os encargos a comportar com este pagamento são frequentemente citados como a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler, o que inevitavelmente levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial apenas 20 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes.

Nascimentos

21/01/1855John Browning, desenhador de armas americano (m. 1926).
John Moses Browning (Ogden21 de Janeiro de 1855 — Liège26 de Novembro de1926) foi um projetista e inventor de armas estadunidense. Desenvolveu muitas variantes de várias armas utilizadas pelos Estados Unidos nas décadas do século 20. É referenciado algumas vezes como o "patrono do fogo automático". Registou 128 patentes de armas, sendo a sua primeira patente registrada a7 de Outubro de 1879. Membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias. Até hoje, os desenhos de Browning servem de inspiração para o desenvolvimento de armamento moderno.
21/01/1929Claes Oldenburg, escultor estadunidense de origem sueca, ligado à Pop Art.
Claes Thure Oldenbug (Estocolmo21 de janeiro de 1929) é um escultor estado-unidense de origemsueca e é, entre Andy Warhol e Roy Lichtenstein, o mais importante representante do Pop Art americano. Com Oldenburg, desaparece qualquer vestígio de pintura, permanecem apenas as coisas-imagem, ampliadas e exageradas nas cores berrantes, intrometidas demais num espaço que parece roubar a nossa existência. Tais presenças são exageradas pelo vazio, pela nulidade da consciência. Estando a tratar com uma "sociedade de consumo" mas corrente, a comida: está implícito que a "cultura de massa" também é uma espécie de comida. Para Oldenburg é a comida americana, industrializada e padronizada: os hamburgers, os hot-dogs, os ice-creams que são diariamente introduzidos em quantidades industriais, como combustível nos fornos, nos tubos digestivos de milhões de americanos. Os modelos não são sequer essas comidas , mas sua publicidade em cores: claro, na sociedade de consumo primeiro vem a imagem publicitária, depois a coisa.

21/01/1968 - Charlotte Ross, atriz estadunidense.
Charlotte Ross (21 de janeiro de 1968) é uma atriz americana , mais conhecida como membro do elenco de NYPD Blue entre 2001 e 2004. Ross apareceu em Days of Our Lives, como Eva Barão Donovan. Seu trabalho na novela levou a duas indicações ao Emmy. Seus créditos televisivos incluem também The Heights, The 5 Mrs. Buchanans, Drexell's Class, Married... with Children, Pauly, Law & Order, Trinity, Beggars and Choosers, Frasier, Jake in Progress, NYPD Blue, e Glee. Ela também co-estrelou em 2007 o filme Montana Sky. Ross vai co-estrelar um papel em Drive Angry, ao lado de Nicolas Cage e Amber Heard..No Outono de 2009, Ross foi convidada para estrelar com Gregg Henry uma TV Series dos EUA Glee como Russell e Fabray Judy, a mãe e o pai de Quinn Fabray.
21/01/1992Marcela Barrozo, atriz brasileira.


Mortes

21/01/1811 - Jean Chalgrin, arquiteto francês (n. 1739).
Jean-François-Thérèse Chalgrin (1739 - 21 de Janeiro de 1811) foi um arquiteto francês, mais conhecido pelo seu projeto para o Arco do TriunfoParis.  Sua orientação neoclássica foi estabelecida a partir de seus primeiros estudos com o profeta do neoclassicismo Giovanni Niccolò Servandoni e com o clássicista radical Étienne-Louis Boullée, em Paris, e através de seu Prix de Rome temporária (Novembro de 1759 - Maio de 1763) como um pensionário na Academia Francesa em Roma. Seu período em Roma coincide com o fervente novo interesse no Classicismo através dos jovens franceses pensionnnaires, sob a influência de Giovanni Battista Piranesi e as publicações de Johann Joachim Winckelmann. O Arco do Triunfo foi comissionado por Napoleão para comemorar os vitoriosos exércitos do Império. O projeto estava em andamento quando Chalgrin morreu, e foi finalizado por Jean-Nicolas HuyotChalgrin casou-se com Émilie, filha do pintor Claude Joseph Vernet, com quem teve um filho. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

Feriados e eventos cíclicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.