sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

28 de Janeiro de 2012.
28º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 338 dias para acabar o ano.


Em 28/01/2003, morre o pintor Cícero Dias
Cícero Dias (Escada, 5 de março de 1907 — Paris, 28 de janeiro de 2003) foi um pintor do modernismo brasileiro.O ano de 1948 marcou uma atividade mais intensa no Brasil, com Cícero interessando-se sobretudo por murais. Em 1949, compareceu à Exposição de Arte Mural, em Avignon, na França. Em 1950 participou da Bienal de Veneza. Em 1965, a Bienal de Veneza realizou uma exposição retrospectiva de quarenta anos de pintura de Cícero Dias. Em 1970, realizou individuais no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 1981, o MAM realizou uma retrospectiva de sua obra. No início dos anos 1960, o artista pintou diversas telas com retratos de mulheres. Em 2000, inaugurou uma praça projetada por ele mesmo, em Recife. Em fevereiro de 2002, Cícero Dias esteve novamente na capital pernambucana para o lançamento de um livro sobre sua trajetória artística e fez uma exposição na galeria Portal, em São Paulo. Morreu em 28 de janeiro de 2003, em sua residência na Rue Long Champ, Paris. O Pintor morreu rodeado por sua esposa Raymonde, sua filha Sylvia e seus dois netos. Encontra-se sepultado no cemitério Montparnasse, centro de Paris. Quer saber mais?  

Eventos históricos

28/01/1808 – Abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Leia-se: Inglaterra.
O mundo, neste momento, só conhecida duas nações hegemônicas, a França de Napoleão e a Inglaterra, que deu cobertura para que a família imperial fugisse para o Brasil. O Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas foi uma carta régia promulgada pelo Príncipe-regente de Portugal Dom João de Bragança, no dia 28 de Janeiro de 1808, em Salvador, na Capitania da Baía de Todos os Santos, no contexto da Guerra Peninsular. Foi a primeira Carta Régia promulgada pelo Príncipe-regente no Brasil, o que se deu apenas quatro dias após sua chegada, com a família real e a nobreza portuguesa, em 24 de janeiro de 1808. Por esse diploma era autorizada a abertura dos portos do Brasil ao comércio com as nações amigas de Portugal, do que se beneficiou largamente o comércio britânico. Foi a primeira experiência liberal do mundo após a Revolução Industrial. A carta marcou o fim do Pacto Colonial, o qual na prática obrigava a que todos os produtos das colônias passassem antes pelas alfândegas em Portugal, ou seja, os demais países não podiam vender produtos para o Brasil, nem importar matérias-primas diretamente das colônias alheias, sendo forçados a fazer negócios com as respectivas metrópoles. Para poder ter sua independência em relação a França Napoleônica, Portugal precisou da escolta britânica para fugir ao Brasil sob a condição de que fossem abertos os portos para as nações amigas, pondo fim ao pacto colonial, passando a ser possível o comércio direto dos produtos brasileiros.
28/01/1943 – Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt participam da Conferência de Natal, onde ocorrem as primeiras tratativas que resultarão na criação da Força Expedicionária Brasileira.
Os EUA desejavam instalar bases militares no Norte do país para bloquear qualquer tentativa de invasão pelo eixo Berlim/Roma/Tóquio, o que também era de interesse para a segurança do Brasil, mas a presença de bases estrangeiras sem o Brasil participando da guerra daria um caráter de ocupação militar por potência estrangeira. Ficou estabelecido, então o país colocaria soldados brasileiros no Norte da Itália sob a supervisão do 5º Exército Americano, que forneceria armamento, munição e traçaria a estratégia de guerra. Em 1944, enviamos um total de 5 escalões, formando a primeira e única divisão, com um total de 25 mil homens. A intenção do Ministro da Guerra, General Eurico Dutra era a de colocar 5 divisões totalizando 125 mil homens, mas foi contido pelo presidente Vargas, pela reação na cúpula militar americana e pela própria evolução da guerra. A introdução das tropas brasileiras se fez à revelia do comando americano, que achava os brasileiros inexperientes e sem espírito de luta. Os pracinhas tiveram nove meses para provar o contrário e, ao término da guerra, em 10 de maio de 1945, já mereciam o respeito e a consideração do alto comando americano. (Quer saber mais?)

[editar] Culturais e de Média/Mídia

28/01/1981 – A carioca Ana Maria Botafogo torna-se, aos 23 anos, a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ana Botafogo (Rio de Janeiro9 de julho de 1957) é uma bailarina brasileira. Começou a estudar ballet clássico em sua cidade natal e a dançar profissionalmente na França, no Ballet de Marseille. Frequentou ainda a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França), e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra). Desde 1981 é a primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro já tendo se apresentado naEuropaAmérica do NorteAmérica Central e América do Sul. Estreou no Municipal com o ballet Coppélia, o que abriu portas para novos convites internacionais. Fez uma participação especial como atriz em Páginas da Vida, telenovela das oito da TV Globo, escrita por Manoel Carlos, no papel de filha de Tarcísio Meira e Glória Menezes, e como uma professora de ballet muito culta.

Nascimentos

28/01/1912Jackson Pollock, pintor estadunidense (m. 1956).
Paul Jackson Pollock, (CodyWyoming28 de janeiro de 1912 — Springs, 11 de agosto de1956) foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. Pollock foi muito importante para o 'dripping', atrás de Pedro Borges e Fabio Ferraz,dois grandes artistas brasileiros que estudaram artes naturistas na França. O quadro "UM" é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não usa maispincéisA arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de ação (action painting). A tensão ético-religiosa por ele vivida o impele aos pintores da Revolução mexicana. Sua esfera da arte é o inconsciente: seus signos são um prolongamento do seu interior. Apesar de ter seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock nunca saiu dos Estados Unidos. Morreu em um acidente de carro em 11 de agosto de 1956.
28/01/1958 - Maitê Proença, atriz brasileira.

28/01/1973Cynthia Benini, jornalista brasileira.
Cynthia Benini de Moraes (São Paulo28 de janeiro de 1973) é atriz e jornalista brasileira. Começou a carreira como modelo aos quinze anos e fez comerciais para: Pomarola, Sadia, Higiporo,American Express e tantos outros, firmando-se como um dos rostos mais conhecidos da mídia brasileira. Já morou em diversos países, como JapãoChinaNova ZelândiaAlemanhaPortugalEstados UnidosArgentinaItália e TurquiaNa televisão, atuou nas novelas Laços de FamíliaMalhação e Era Uma Vez, na Rede Globo. Participou também de Estrela de Fogo, na Record e O Direito de Nascer e Pequena Travessa, no SBT. Contratada pela SBT desde 2002, participou de uma da segunda edição do reality show Casa dos Artistas, foi âncora dos telejornais Jornal do SBT - 1ª EdiçãoSBT Notícias BrevesJornal do SBT - Manhã , SBT Manchetes e responsável pelas entrevistas com os participantes do programa Bailando por um sonho, no mesmo canal.
28/01/1977 - Talita Castro, atriz brasileira, filha do ator Ewerton de Castro.
Talita Ribeiro de Castro (São Paulo30 de janeiro de 1977) é uma atriz brasileira. Filha do ator Ewerton de Castro, participou do especial da Rede Globo, Você Decide, em duas ocasiões: no episódio de 1997, A Pestinha e num episódio de 1999 intitulado Ninguém é Perfeito. Participou ainda do especial de Natal de Renato Aragão no ano de 1996 e de um episódio do seriado Mulher, intitulado "Néctar da Vida", de Doc Comparato, no ano de 1998. Iniciou sua carreira no teatro, participando em diversos espetáculos, entre eles Príamo e Tisbe, Clarão nas Estrelas, Dartagnan e os três mosqueteiros, O Fingidor e na terceira montagem de "A Lista" de Oswaldo MontenegroTrabalha há dez anos como locutora de inúmeras peças publicitárias para televisão e rádio. Em 2007 interpretou a vilã Rosana Delaor na telenovela Amigas e Rivais. Também integrou o elenco das novelas Revelação e Vende-se um Véu de Noiva.
Samantha Schmütz, atriz e humorista brasileira.
28/01/1982 - Patrícia Dejesus, modelo e atriz brasileira.

Mortes

28/01/1996 - Jerome Siegel, quadrinista estadunidense (n. 1914).
Jerome Jerry Siegel (17 de Outubro de 1914 - 28 de Janeiro de 1996) é uma das maiores figuras da história dos quadrinhos mundial. Artista norte-americano, criou em conjunto com Joe Shuster, o Superman. Nascido a 17 de Outubro de 1914 em ClevelandOhio, sempre mostrou-se um ávido fã por histórias de ficção científica. Em 1929 (com 15 anos) publicou seu primeiro fanzine, intitulado "Cosmic Stories". Muitos outros exemplares do mesmo gênero foram publicados mais tarde, mas seu sucesso pleno ainda estava por vir. E não demorou muito, pois veio juntamente com um futuro novo amigo, que acabara de mudar-se do Canadá. Esta pessoa era Joe Shuster. Shuster e Siegel encontraram-se logo após a chegada do primeiro em Cleveland. Devido ao fascínio de ambos pela ficção, logo viraram bons amigos. Além disso, Siegel encantara-se pela arte de Shuster, o qual desenhava especialmente bem. Em 1932, a dupla lançava no seu primeiro fanzine, chamado "Science Fiction", o conto The Reign of the Super-Man que foi o ponto de partida para o nascimento do Superman, personagem que mais tarde passou a ter a grande fama que tem.
28/01/1998 - Shotaro Ishinomori, mangaká e criador do gênero Kamen Rider (n. 1938).
Shotaro Ishinomori (石ノ森章太郎?), (25 de janeiro de 1938 - 28 de janeiro de 1998) foi um mangaká japonês e uma das mais importantes figuras nos universos do mangáanime e tokusatsu. Seu nome real era Shotaro Onodera (小野寺章太郎?), e ele também era conhecido como Shotaro Ishimori (石森章太郎?) até 1986, quando ele mudou seu último nome para Ishinomori. Inicialmente, almejava ser um romancista, foi o contato com Osamu Tezuka que o incentivou a seguir carreira no mundo do mangá, onde se tornou um dos autores de maior prestígio de todo Japão, sendo um dos mais famosos frequentadores da lendária pensão Tokiwa-so para jovens aspirantes a mangaká. Um museu do mangá foi erguido em sua homenagem na cidade de Ishinomaki, Miyagi, sua terra natal, em 2001.

Feriados e eventos cíclicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.