14 de Janeiro de 2012.
14º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 351 dias para acabar o ano.
Eventos históricos
14/01/1506 – A escultura clássica Laoconte e seus filhos (Grupo de Laocoonte) é redescoberta em Roma por Felice de Fredi e vendida de imediato ao papa Júlio II.O grupo de Laocoonte é uma escultura em mármore, também conhecida comoLaocoonte e seus filhos, hoje em dia exposta no Museu do Vaticano, em Roma. A estátua representa Laocoonte e seus dois filhos, Antiphantes e Thymbraeus, sendo estrangulados por duas serpentes marinhas, um episódio dramático da Guerra de Tróiarelatado na Ilíada de Homero e na Eneida de Virgílio. Laocoonte, um sacerdote de Apolo, foi o único que pressentiu o perigo que o cavalo de Tróia representava para a cidade e que protestou contra a ideia de o levar para dentro das muralhas. Segundo a lenda,Poseidon, um deus que favorecia os gregos, enviou então duas serpentes para calar a voz da oposição. O cavalo acabou por ser levado para Tróia, com as consequências trágicas que se conhece. No dia 14 de Janeiro de 1506, o romano Felice de Fredi descobriu uma estátua durante trabalhos de manutenção da sua vinha, localizada na zona das antigas termas de Tito. A escultura desconhecida estava desfeita em cinco pedaços, mas todos os habitantes da Roma renascentista sabiam reconhecer uma obra clássica quando a viam e de Fredi passou a palavra a Giuliano de Sangallo, arquitecto do papa Júlio II. Sangallo acorreu ao local da descoberta de imediato trazendo consigo Michelangelo Buonarroti, que por coincidência almoçava na sua casa nesse dia. De imediato, os dois reconheceram a estátua desfeita como o grupo de Laocoon descrito por Plínio e enviaram a notícia da descoberta a Júlio II, que comprou a estátua na hora por 4140 ducados.A redescoberta do grupo de Laocoonte causou sensação em Roma e a sua apresentação à cidade como parte da coleção dos jardins do Vaticano foi um acontecimento social. Felice de Fredi foi recompensado com uma pensão vitalícia de 600 ducados por ano e quando morreu, o seu papel na descoberta da estátua ficou mencionado no seu túmulo. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
- 1659 – Batalha das Linhas de Elvas
- 1724 – O rei Filipe V de Espanha abdica do trono em favor de seu filho mais velho
- 1784 – Os Estados Unidos ratificam um tratado de paz com a Inglaterra encerrando a Revolução norte-americana.
- 1809 – Firmada a aliança entre Inglaterra e Espanha para lutar contra Napoleão, cujas tropas haviam invadido a Espanha.
- 1852 – Promulgada nova Constituição na França, que outorgou poder a Charles Louis Napoleón Bonaparte.
Alexander Graham Bell (Edimburgo, 3 de Março de 1847 — Nova Escócia, 2 de Agosto de1922) foi um cientista, inventor e fundador da companhia telefónica Bell. Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269. Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell nos anos 1870. Em 1856 Meucci construiu um telefone eletromagnético - que denominou telettrofono - para conectar seu escritório ao seu quarto, localizado no segundo andar da casa, pois sua esposa sofria de reumatismo. Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção. Acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que, em 1876, patenteou a invenção como sua. Meucci o processou, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado. Assim, Graham Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone. Pela legislação vigente, resultante de acordos internacionais, o autor ou inventor pode ceder a terceiros os direitos de uso mas não pode vender a "autoria", por se tratar de um direito moral irrenunciável. Foi baseado nisso que o Congresso americano reconheceu oficialmente que o inventor do telefone foi o italiano Meucci, ainda que todos os direitos comerciais permaneceram com o americano Grahmam Bell. A esta altura, porém, a discussão é bizantina e não gera efeitos econômicos, pois o telefone, 140 anos depois, já é de domínio público.
- 1907 – Centenas de pessoas morrem quando um terremoto atinge Kingston, a capital da Jamaica.
- 1914 – Henry Ford, fundador da Ford, anuncia um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro.
- 1914 – A erupção do vulcão Strato, na ilha de Sakura, no Japão, provoca a morte de sete mil pessoas e destrói 13 mil casas.
- 1923 – Direito previdenciário: editada a Lei Elói Chaves, que é considerada o ponto de partida da Previdência Social Brasileira
- 1943 – O presidente norte-americano Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Churchill iniciam uma conferência de guerra em Casablanca.
- 1944 – Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva soviética contra tropas alemãs em Leninegrado e Novgorod.
- 1952 – Iniciam-se os Jogos Olímpicos de Inverno em Oslo
- 1953 – O marechal Josip Broz Tito é eleito primeiro presidente da República da Iugoslávia.
- 1965 – Os primeiros-ministros da República da Irlanda e da Irlanda do Norte se reúnem pela primeira vez em 43 anos.
- 1969 – Início da missão espacial Soyuz 4
- 1973 – Elvis Presley realiza um show que foi o primeiro a ser transmitido via satélite para mais de 40 países e visto por mais de 1 bilhão de pessoas. O show foi realizado em Honolulu, no Hawaii.
Ernesto Beckmann Geisel (Bento Gonçalves, 3 de agosto de 1907 — Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1996) foi um político e militar brasileiro, tendo sido 29º Presidente do Brasil de 1974 a 1979. Assumiu a Presidência do Brasil em 15 de março de 1974. Seu governo foi marcado pelo início de uma abertura política e amenização do rigor do regime militar brasileiro, onde encontrou fortes oposições de políticos chamados de linha-dura. Durante sua incumbência, ficaram marcados os seguintes acontecimentos: divisão de Mato Grosso e criação do Mato Grosso do Sul, reatamento de relações diplomáticas com a República Popular da China, reconhecimento da independência de Angola, realização de acordos nucleares com a Alemanha, início do processo de redemocratização do país, extinção do AI-5, grande adiantamento da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Mesmo após deixar a Presidência, Geisel manteve influência sobre o Exército ao longo da década de 1980 e, nas eleições presidenciais de 1985 (ainda indiretas), apoiou o candidato oposicionista vitorioso Tancredo Neves, com José Sarney vice, o que caracterizou a diminuição das resistências a Tancredo no meio militar. Um de seus últimos atos como Presidente, extinguiu o famigerado Ato Institucional nº 5, ainda que, diga-se à verdade, ele mesmo usou o AI-5 como nenhum outro antes. Combateu a tortura e, em 19 de janeiro de 1976, exonerou o general Ednardo D'Avila Mello do comando do II Exército, após as mortes, em curto espaço de tempo, do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manoel Fiel Filho nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo, unidade até então subordinada a esse comando.
- 1980 – Inicia-se o segundo mandato de Indira Gandhi como Primeira-Ministra da Índia.
- 1982 – Adotada a bandeira do estado do Amazonas – Brasil
- 1994 – Os presidentes da Rússia, Boris Iéltsin, e dos EUA, Bill Clinton, firmam em Moscou, com o presidente da Ucrânia, Leonid Kravchuk, um acordo para eliminar todos os mísseis nucleares estratégicos ex-soviéticos.
- 1996 – O empresário Álvaro Arzu, um político de direita, assume poder como o novo presidente da Guatemala.
- 2000 – Cirurgiões do hospital Edouard-Herriot fazem, pela primeira vez, um duplo transplante de antebraços em um paciente que os havia perdido há quatro anos.
- 2000 – Um tribunal da ONU sentencia cinco croatas a 25 anos de prisão pelo massacre de 103 muçulmanos num vilarejo na Bósnia e Herzegovina em 1993.
- 2000 – Criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) – Órgão do governo brasileiro.
- 2001 – O socialista Jorge Sampaio é reeleito Presidente da República de Portugal.
- 2005 – A sonda Cassini-Huygens aterra em Titã.
Culturais ou de média/mídia
- 1900 – Estréia a ópera Tosca, de Puccini.
- 1954 – A musa do cinema Marilyn Monroe casa-se com o jogador de beisebol Joe DiMaggio. A união dura apenas nove meses, pois ele era violento e ciumento.
- 1964 – Jacqueline Kennedy faz sua primeira aparição pública na TV desde o assassinato de seu marido John, presidente dos Estados Unidos, em novembro do ano anterior.
- 1965 – Adonias Filho é eleito membro da Academia Brasileira de Letras.
- 1966 – Lançado o disco Cant help thinking about me, o primeiro de David Bowie.
Aloha from Hawaii é um álbum e um especial de televisão de Elvis Presley que foi gravado ao vivo do Hawaii em Janeiro de 1973 do show que é considerado monumental e que foi exibido em vários países, por volta de 40. Foi o primeiro show de música ao vivo via satélite, primeiramente ele foi exibido para alguns países da Europa, Ásia e Oceania, tendo quebrado todos os recordes de público. Abaixo, "My Way", interpretada nesse show.
- 1990 – O programa de televisão Os Simpsons estréia no canal Fox nos Estados Unidos.
- 1995 – Último show da Legião Urbana, em Santos.
- 1998 – O canal de televisão NBC concorda em pagar ao estúdio Warner Brothers a quantia de US$ 13 milhões por episódio da série ER.
Nascimentos
- 1507 – Catarina de Áustria, arquiduquesa da Áustria, princesa de Espanha e rainha de Portugal (m. 1578).
Berthe Morisot (Bourges, Cher, 14 de janeiro de 1841 — Paris, 2 de março de 1895) foi uma pintora impressionista francesa. Iniciou a sua formação com os mestres Chocarne-Moreau e Guichard e prosseguiu sob a tutela do pintor Corot. Também teve aulas de escultura com Millet. No ano de 1863 começou a pintar ao ar livre em Pontoise, onde conheceu os pintores Daubigny e Daumier. A esse período de intensa aprendizagem seguiram-se viagens pela Espanha e Inglaterra. Depois de conhecer Manet, posou para ele como modelo e apaixonou-se por Eugênio, irmão do pintor, com quem se casou. Depois de participar da primeira exposição dos impressionistas, em 1874, a pintora iniciou uma série de viagens de estudo pela Itália, Países Baixos e Bélgica. Suas obras foram apresentadas em 1886 em Nova Iorque, e um ano mais tarde na Exposição Internacional de Paris. A obra de Berthe Morisot representa uma reflexão afirmativa da obra de Manet, embora com pinceladas mais longas e suaves, com tendência para a verticalização, numa tentativa de organizar a composição. Veja Google Imagens (Para ampliar a imagem abaixo, abra-a em janela separada)
- 1850 - Pierre Loti, escritor e oficial da Marinha francês (m. 1923)
- 1863
- Manuel Gomes da Costa, Marechal e Presidente da República Portuguesa (m. 1929).
Richard Felton Outcault (Lancaster, Ohio, 14 de Janeiro de 1863 - Flushing, Nova York, 25 de Setembro de 1928), autor e ilustrador de tiras de quadrinhos norte-americano. Foi o criador da sérieThe Yellow Kid e é considerado o inventor da tira em quadrinhos moderna. Outcault começou sua carreira como desenhista técnico de Thomas Edison, e como arte-finalista de humorísticos nas revistas Judge e Life. Ele logo juntaria-se à New York World, que passou a usar as tiras de Outcault para um suplemento em cores experimental que usava um único cartum em um painel na capa chamado "Hogan's Alley", que estreou em 5 de maio de 1895. Em outubro de 1896 Outcault desertou para o New York Journal, gerando um processo que resultou na posse pela New York World do título "Hogan's Alley". No Journal, Outcault passou a experimentar com o uso de múltiplos painéis e balões de diálogo. Embora não tenha sido o primeiro a usar ambas as técnicas, foi ele quem criou o padrão pelos quais os quadrinhos seriam medidos.
- 1875 – Albert Schweitzer, teólogo, músico, filósofo e médico alemão, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1953 (m. 1965).
- 1896 – John Dos Passos, escritor norte-americano (m. 1970).
- 1898 – Juarez Távora, militar e político brasileiro (m. 1975).
- 1914 – Etty Hillesum, escritora holandesa, vítima do Holocausto (m. 1943)
- 1915 – Felix Kaspar, patinador artístico austríaco (m. 2003).
- 1919 – Giulio Andreotti, político italiano.
- 1921 – Murray Bookchin, escritor anarquista norte-americano.
- 1925 – Yukio Mishima, novelista e dramaturgo japonês (m. 1970).
- 1926 – Baltazar, futebolista brasileiro (m. 1997).
- 1928 – Hans Kornberg, biólogo britânico.
- 1937 – Leo Kadanoff, físico norte-americano.
- 1938
- Gino Malvestio, bispo brasileiro (m. 1997).
- Casimiro de Brito, escritor português.
Faye Dunaway (Bascom, 14 de janeiro de 1941) é uma atriz norte-americana, uma das grandes estrelas do cinema nos anos 1960 e 70 e ganhou o Oscar de Melhor Atriz (principal)da Academia de Artes e Ciências Cinematográficasem 1977 por Rede de Intrigas, onde interpreta uma manipuladora executiva de televisão. Por ironia, seu grande sucesso foi o princípio de seu grande fracasso. Nos anos 80, no filme Mamãezinha Querida, teve uma impressionante atuação como Joan Crawford, a estrela de Hollywood dos anos 30 e 40, que foi retratada como uma megera na vida particular por sua filha, numa autobiografia que virou umbest-seller nos Estados Unidos. Faye considerou que este filme arruinou sua carreira como atriz principal, porque seu desempenho foi "muito bom num papel odioso", que provocou grande antipatia entre o público cinéfilo.
- 1943 – Shannon Lucid, bioquímica e astronauta norte-americana, que ficou a bordo plataforma espacial russa Mir em 1996 por 188 dias.
- 1947 – Paulo Ubiratan, diretor de novelas brasileiro (m. 1998).
- 1949 – Lawrence Kasdan, diretor de cinema norte-americano.
- 1950 – Nelson Bornier, político brasileiro.
- 1953 – Denzil Douglas, político são-cristovense.
- 1955 – Dominique Rocheteau, ex-futebolista francês.
- 1956 – Nelson Machado, dublador brasileiro, famoso pelas dublagens de Quico no seriado Chaves.
- 1963 – Steven Soderbergh, diretor de cinema norte-americano.
- 1964 – Mark Addy, ator britânico.
- 1965 – Shamil Basayev, rebelde checheno (m. 2006).
- 1966 – Marco Hietala, músico finlandês.
- 1967
Emily Anita Watson (Islington, Londres, 14 de janeiro de 1967) é uma actriz britânica nascida na Inglaterra. Teve um desempenho aclamado no seu filme de estreia Ondas do Destino de Lars von Trier. Watson nasceu em Islington, Inglaterra, filha de um pai arquitecto e mãe professora de inglês.Ela foi educada como anglicana. Watson frequentou a Drama Studio London, mas antes de ser aceita, foi obrigada a trabalhar para um escritório durante três anos. Detém um Bacharelado emLiteratura Inglesa, bem como um Mestrado (2003) concedidos pela Universidade de Bristol. Watson é casada com Jack Waters, que ela conheceu na Royal Shakespeare Company, em 1995.
- Zakk Wylde, guitarrista norte-americano.
- 1968 – LL Cool J, artista americano de hip-hop.
- 1969
- Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana e atual líder do Foo Fighters.
- Martín Vázquez, árbitro de futebol uruguaio.
- 1973 – Giancarlo Fisichella, piloto italiano de F-1.
- 1975
- 1977 – Narain Karthikeyan, piloto indiano de corridas.
- 1978 – Kuno Becker, ator mexicano.
- 1979
- Chris Albright, futebolista norte-americano.
- Mansour Al-Thagafi, futebolista saudita.
- 1980
- Thiago Martinelli, futebolista brasileiro.
- Cory Gibbs, futebolista norte-americano.
- 1982
- Víctor Valdés, futebolista espanhol.
- Léo Lima, futebolista brasileiro.
- 1983
- Johnnier Montaño, futebolista colombiano.
- Cesare Bovo, futebolista italiano.
- Alan Bahia, futebolista brasileiro.
- 1986 - Yohan Cabaye, futebolista francês.
- 1987
- Dennis Aogo, futebolista alemão-nigeriano.
- Daniel Ramazani, futebolista albanês.
- 1988
- Héverton, futebolista brasileiro.
- Hugo Ventura, futebolista português.
- Irina Risenzon, ginasta israelense.
- Jordy, músico francês.
Mortes
- 1742 – Edmond Halley, astrônomo e matemático britânico (n. 1656).
- 1753 – George Berkeley, filósofo irlandês (n. 1685).
- 1771 – Maria Francisca Doroteia de Bragança, infanta portuguesa (n. 1739).
- 1820 - Guilhermina Carolina da Dinamarca, eleitora-consorte de Hesse (n. 1747)
Jean-Auguste Dominique Ingres (29 de Agosto de 1780, Montauban – 14 de Janeirode 1867, Paris), mais conhecido simplesmente por Ingres, foi um celebrado pintor edesenhista francês, atuando na passagem do Neoclassicismo para o Romantismo. Foi um discípulo de David e em sua carreira encontrou grandes sucessos e grandes fracassos, mas é considerado hoje um dos mais importantes nomes da pintura do século XIX.
Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas. Entre os seus melhores retratos contam-se Bonaparte Primeiro Cônsul, A Bela Célia, O Pintor Granet e A Condessa de Hassonville. Nos nus que pintou (A Grande Odalisca, Banho Turco e, sobretudo, A Banhista) é patente o domínio e a graça com que se serve do traço. A sua obra mais conhecida é Apoteose de Homero, de desenho nítido e equilibrada composição.
Não obstante a crítica moderna tende a considerá-lo como uma encarnação do mesmo espírito romântico que ele procurava evitar - opinião que foi expressa também por vários de seus contemporâneos -, enquanto que suas distorções expressivas de forma e de espaço o tornam um precursor da arte moderna, exercendo influência sobre artistas como Degas, Picasso,Matisse e Willem de Kooning, entre outros.
- 1898 – Lewis Carroll, escritor e matemático britânico (n. 1832).
- 1905 – Ernst Abbe, físico alemão (n. 1840).
- 1952 – Felix Calonder, foi Presidente da Confederação suíça em 1918 (n. 1863).
- 1957 – Humphrey Bogart, ator norte-americano(n. 1899).
- 1965 – Vespasiano Barbosa Martins, médico e político sul-matogrossense (n. 1889).
- 1966 – Sergei Korolev, engenheiro de foguetes soviético (n. 1907).
- 1974
- Cassiano Ricardo, jornalista, poeta e ensaísta brasileiro (n. 1895).
Galileo Ugo Emendabili (Ancona, 8 de maio de 1898 — São Paulo, 14 de janeiro de 1974) foi um escultor ítalo-brasileiro. Seu pai, Ludovico, era proprietário de um serraria, onde Emendabili aprendeu e apaixonou-se pela arte do entalhe em madeira. Em sua cidade natal, trabalhou no ateliê do surdo-mudo Clementi, um exímio ebanista. Autor de diversas obras, algumas com motivos republicanos, Emendabili tornou-se célebre, mas começou a enfrentar dificuldades em concursos públicos de arte, visto que a Itália era uma monarquia à época. Querendo continuar a exercer livremente seu trabalho, Emendabili decidiu então deixar a Itália. Já casado com sua patrícia Malvina Manfrini, partiu dia 16 de junho de 1923 com um bilhete de terceira classe, de Gênova, num navio cujo destino final era Buenos Aires. Emendabili desembarcou em Santos no dia 3 de julho, estabelecendo-se na cidade de São Paulo, onde - contando com o auxílio da numerosíssima coletividade italiana - tornou-se rapidamente num dos artistas mais conhecidos, tendo vencido diversos concursos. Diversas de suas obras podem ser apreciadas em mausoléus do Cemitério da Consolação ou na Pinacoteca do Estado de São Paulo. É autor, dentre outros monumentos públicos na cidade de São Paulo, do monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932(1954), no Parque Ibirapuera, e do dedicado ao cientista Dr. Luís Pereira Barreto (1927), na confluência da avenidas Angélica e São João. Em 1934, concebeu e executou o Monumento a Ramos de Azevedo, que atualmente encontra-se na Cidade Universitária. Abaixo, uma participação sua no monumento a Ramos de Azevedo que se acha instalado na Cidade Universitária, em São Paulo.
- 1977
- Anaïs Nin, escritora francesa (n. 1903).
- Anthony Eden, político britânico (n. 1897).
- 1978
- Harold Abrahams, atleta britânico (n. 1899).
- Kurt Gödel, matemático austro-americano (n. 1906).
- 1986 – Donna Reed, atriz norte-americana (n. 1921).
- 1990 – César de Alencar, apresentador de rádio e ator brasileiro (n. 1920).
- 2005 – Rudolph Moshammer, estilista alemão (n. 1944).
- 2006 – Shelley Winters, atriz norte-americana (n. 1920).
Feriados e eventos cíclicos
Brasil
- Dia do Treinador de Futebol
- Dia dos Enfermos – Evento local
- Aniversário do município de Miguelópolis – SP
Santo – (Católico)
- Dia de Santa Ida – Santo da igreja católica
Sérvia
Portugal
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.