Em 2002, escrevi uma série de crônicas intitulada "No varandão da saudade – Nós éramos felizes e não sabíamos", que podem ser lidas nos meus websites.
Para aqueles que não me conhecem, os artigos da tal série podem conduzir ao raciocínio de que seja um retrógrado, um ser jurássico que vive de malas e cuias no passado. Não é nada disso...
Ser ‘ponto com’
Lendo outros textos nos websites, você concluirá que definitivamente sou um ‘ponto com’... Para mim, ser ‘ponto com’ é ter saudades do futuro... Temos que viver no presente com os olhos sempre voltados para o futuro. Além disso, a criatividade tem que estar presente em tudo, até quando o assunto é o passado.
Crie o seu emprego
Se não vejamos, emprego é coisa do passado. Seja qual for a idade do pretendente, quem quiser trabalhar hoje tem que criar a sua atividade, o seu negócio, tem que ser o seu próprio gerente, o seu patrão. Se assim não for, vai vegetar e é melhor morar num vaso – de flores, de preferência...
Há que se ter um objetivo e fundamentalmente dar foco a ele. Seja qual for o seu trabalho, seja até um emprego, dê foco e veja os resultados. Trace metas, crie, aja com determinação, sem se esquecer da concessão à flexibilidade ao se deparar com o novo.
Filosofia empresarial
Aquela filosofia empresarial das décadas passadas de copiar tudo e de todos, aprimorando os resultados ao máximo, já era...
Atualmente, qualquer processo empresarial exige 50% de criação e o restante de transpiração, ou seja, trabalho, muito trabalho, sem se preocupar com aquilo que os outros estejam fazendo ou pensando sobre os nossos projetos. Aquela mentalidade arcaica e pouco criativa de aviar a receita do sucesso alheio é coisa da década de 1970.
Lembram-se quando, em 1970, foi lançada a loteria esportiva no Brasil? Todos queriam abrir uma loja de apostas da loteca... Entrávamos no açougue e, além de comprar quilo de alcatra, fazíamos a nossa fezinha na loteca. O mesmo ocorria nos botecos, nas farmácias, nas quitandas, papelarias, nos mercadinhos...
Resultado: todos esses estabelecimentos comerciais foram fechando, primeiro o setor de apostas e depois o negócio principal. Agora, temos que fazer força para nos lembrar de onde há uma loja de apostas. Mudando os detalhes, o mesmo ocorreu com os motéis...
Qual é?
Hoje, definitivamente, tem que se prever para prover, mas partindo-se do presente para o futuro. Antes, dava para construir em cima do passado, hoje o passado não se repete. Do passado, só se trazem as boas lembranças, algumas marcas e pouquíssimas coisas com aplicabilidade no presente, entre elas os exemplos do berço e a formação cultural.
Contudo, temos que ter sempre presentes os conceitos fundamentais: respeito ao interesse da coletividade, respeito ao indivíduo, o culto ao bom ambiente de trabalho, a preocupação de transformar a informação em conhecimento, buscando sempre a atualização profissional e a melhoria contínua.
Mas não se esqueça, entre consultar o passado ou a sua ‘bola de cristal’, fique com o que esta lhe disser, pois o passado nunca mais vai se repetir. Trata-se de um testemunho definitivo.
Dispare para o futuro, crie as suas oportunidades. Decerto, esse é o choque do Século XXI.
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