Fundos do Palácio dos Campos Elíseos > No segundo plano, à esquerda, a fachada lateral do Liceu Coração de Jesus > No terceiro plano, à direita, o telhado da gare da antiga Estrada de Ferro Sorocabana
O Palácio dos Campos Elísios (antigo "Palacete Elias Chaves"), situado na Avenida Rio Branco, zona central de São Paulo, foi projetado pelo arquiteto alemão Matheus Häusler, iniciado em 1890 e finalizado em 1899 para ser a residência do cafeicultor e político Elias Antônio Pacheco e Chaves.
Sua construção utilizou inovações tecnológicas trazidas da Europa e a maioria dos materiais que o compõem foram importados: espelhos de Veneza, maçanetas de porcelana de Sévres, terracotas da Itália, fechaduras e dobradiças dos Estados Unidos.
O palacete foi denominado "Palácio dos Campos Elísios" em 1915, quando tornou-se a séde do Governo e a residência oficial do governador do Estado de São Paulo. Foi quando os gradis que circundavam o prédio deram lugar a muros altos, que escondem o prédio dos pedestres.
Em 1965, devido a incêndio ocorrido, tanto a sede do governo, como a residência do governador, transferiram-se para o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. Desde então o palacete passou por restaurações. Atualmente (2008), encontra-se sob minucioso trabalho de restauração patrocinado pela empresa Porto Seguro. (Wikipedia)
Google Imagens
Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.