quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 22 de novembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Webcam’s ao vivo
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx 
Rio de Janeiro http://is.gd/VhZDv4 
Madison Square Avenue (New York) http://is.gd/WlhHJt
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N

“Brasil – 100 Anos de República”, grátis em PDF (É só baixar) http://is.gd/azGgPg

22 de novembro de 2012
327º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 39 dias para acabar o ano.


    498 - Eleição do Papa Símaco.

    1546 - Calvino edita um decreto que regulamenta os nomes que devem ser dados e os que são proibidos aos recém-nascidos em Genebra.
Com a consolidação do calvinismo como regra de fé e prática na cidade, veio também uma linha radical sobre o comportamento dos cidadãos de Genebra, alimentada pelo patrulhamento. Nesse mesmo ano de 1546, aparece em Genebra um franciscano que pedia na rua um jantar em nome de Deus e da Virgem Maria. Devemos pressupor que ele obteve o seu jantar mas foi também levado ao consistório, que logo constatou que o "papista" mal conhecia a bíblia, além de ser inofensivo. Foi expulso da cidade, para o lado da fronteira, com os católicos. A 23 de Junho de 1547 comparecem perante o consistório várias mulheres que tinham sido apanhadas a dançar - uma delas era a esposa de um dos membros do consistório. O caso ganhou contornos de escândalo. As mulheres foram condenadas a alguns dias de prisão, apesar de vários apelos. Em reacção à decisão, são colocados na cidade cartazes contra Calvino. O autor dos cartazes, Jacques Gruet, é torturado. Depois de confessar a sua autoria, é executado.    Saiba mais

    1573 - Fundação da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, pelo cacique temiminó Arariboia.

    1718 - Na costa da colónia norte-americana da Virgínia, o pirata inglês Edward Teach (mais conhecido como "Barba-Negra") é morto em batalha.
    1766 - Fundação da cidade de Lages.

    1842 - Inaugurada, no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro, a primeira Agência dos Correios do Brasil, adotando o sistema de entrega em domicílio.

    1910 - Tem início a Revolta da Chibata, liderada por João Cândido.

    1922 - Toma posse o primeiro prefeito da recém-criada Nova Iguaçu, Manoel Francisco Salles Teixeira.
    1932 - Orestes Barbosa funda o matutino Jornada, precursor da luta pela autonomia da cidade do Rio de Janeiro.
    1943 - O Líbano torna-se independente da França.

    1963 - John F. Kennedy é assassinado em Dallas, num atentado que deixou o governador do Texas seriamente ferido; Lyndon B. Johnson, vice-presidente, é declarado o 36º presidente dos Estados Unidos. A foto é tirada momentos antes da execução.

    1963 - Os Beatles lançam seu segundo álbum, With the Beatles.
    1966 - Tem fim, no Brasil, o recesso parlamentar instituído pelo AC 23.

    1968 - Anos de chumbo: criado o Conselho Superior de Censura, baseado no modelo estadunidense de 1939.
Em 22 de novembro de 1968, foi criado no Brasil o Conselho Superior de Censura, baseado no modelo estadunidense de 1939, através da chamada Lei da Censura (Lei 5.536, de 21 de novembro de 1968). O motivo oficialmente propalado era a infiltração de agentes comunistas nos meios de comunicações, lançando notícias falsas de tortura e desmandos do poder constituído.  O conselho foi extinto em 30 de setembro de 1988. Trata-se apenas da exacerbação da censura, já que esta existia de fato desde a criação do DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda, no Estado Novo de Getúlio Vargas (1937), com a presença de censores em redações de jornais e estúdios rádios considerados perigosos à ordem. Com a reabertura democrática, em fins de 1945, ela persistiu sobre peças teatrais, roteiros cinematográficos e scripts de radiofonização. Todos esses documentos passavam previamente pelo serviço de censura e só podiam ser usados após o carimbo de liberação, sendo que, nos filmes, o documento de liberação devia aparecer na tela, ao início da exibição. A Constituição de 1988 eliminou em definitivo toda e qualquer censura prévia, sem prejuízo de processo criminal, a posteriori, contra  abusos que viessem a ser cometidos. Em 13 de dezembro de 1968, a edição do Estado foi apreendida em razão da recusa de Mesquita Filho de excluir da seção "Notas e Informações" o editorial "Instituições em Frangalhos", em que denunciava o fim de qualquer aparência de normalidade democrática. A partir de então, o jornal passou a contar com censores da Polícia Federal em sua redação, ao contrário dos outros grandes jornais brasileiros, que aceitaram se auto-censurar. Com a morte de Mesquita Filho, o Estado passou a ser dirigido, em 1969, por Júlio de Mesquita Neto. Nesse período o jornal ganhou visibilidade mundial ao denunciar a censura prévia com a publicação de trechos de Os Lusíadas, de Luís de Camões, no lugar de matérias proibidas pelos censores. (Wikipedia e outras fontes)



    1968 - Lançamento do Álbum Branco, dos Beatles.
    1968 - Primeiro jogo, em Belo Horizonte, do time de futebol da Caldense.

    1975 - Juan Carlos assume o trono da Espanha.

    1979 - Brasil: restabelecido o pluripartidarismo, com extinção do MDB e da ARENA.
A legenda da Arena passou a ser "PDS" e o MDB, para não perder a identidade, passou a chamar-se "PMDB" sendo ironizado pelo governista paraense, coronel Jarbas Passarinho, ao dizer que a nova legenda significava "Prefeitura Municipal de Belém". Varias outras legendas começaram a aparecer, com atuação apenas consentida, pois levaram anos para cumprir todas as exigências da nova lei. Na prática, o cenário político continuou sendo dominado pelo MDB da oposição (agora PMDB) e Arena do Governo (agora PDS). No PMDB, o grande lider continuou sendo o deputado Ulysses Guimarães, fiador da transição política, enquando que o PDS governista seguiu com a orientação do Sistema que governava o país, cujas ordens emanadas eram executadas pelo presidente de plantão, general João Batista de Figueiredo.

    1990 - Fim do mandato da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a "Dama de Ferro".

    2003 - Inaugurado o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

    2003 - A Seleção Inglesa de Rugby consagra-se campeã mundial.
    2004 - Aprovado e publicado o nome do planetóide que acompanha a órbita de Plutão: Orco.
    2004 - o governador de Nova Iorque, George Pataki, nomeia os ex-presidentes Gerald Ford, Jimmy Carter, George Bush "pai" e Bill Clinton, membros honorários do quadro responsável pela reconstrução do World Trade Center.

    2006 - Encontrada numa pedreira em Kisnana, na Hungria, uma opala gigante com 300 kg e 15 milhões de anos, batendo o recorde do país. A pedra foi transladada para o Museu de Ciências Naturais.

O mineralóide Opala é sílica amorfa hidratada, o percentual de água pode chegar a 20%. Por ser amorfo, ele não tem formato de cristal, ocorrendo em veios irregulares, massas, e nódulos. Tem a fratura conchoidal, brilho vítreo, dureza na escala de Mohs de 5,5-6,6, gravidade específica 2,1-2,3, e uma cor altamente variável. 
A opala pode ser branca, incolor, azul-leitosa, cinza, vermelha, amarela, verde, marrom e preta. Frequentemente muitas dessas cores podem ser vistas simultaneamente, em decorrência de interferência e difração da luz que passa por aberturas regularmente arranjadas dentro do microestructura do opala, fenômeno conhecido como jogo de cores ou difração de Bragg. Saiba mais



    2006 - Lançado o álbum A Matter of Life and Death, do Iron Maiden.
    2008 - Fortes chuvas causam uma das maiores tragédias climaticas de Santa Catarina.


    1532 - Ana da Dinamarca, esposa do príncipe-eleitor Augusto I da Saxónia (m. 1585)
    1643 - René Robert Cavelier de La Salle, explorador francês (m. 1687).
    1753 - Dugald Stewart, filósofo escocês (m. 1828).
    1780 - Jose Cecilio del Valle, político hondurenho (m. 1834).
    1801 - D. Antão José Maria de Almada, 2º conde de Almada (m. 1834).

    1819 - George Eliot, pseudônimo da novelista britânica Mary Ann Evans (m. 1880).

    1869 - André Gide, escritor francês, agraciado com o Nobel de Literatura (m. 1951).
    1877 - Endre Ady, poeta húngaro (m. 1919).

    1878 - Miguel Alexandrovich Romanov, por vezes referido por "Miguel II da Rússia", grão-duque russo e último czar nominal da Rússia (m.1918)
Foi o último dos czares, deposto pela revolução comunista de 1917 e executado. Na noite de 11 de Junho de 1918, um grupo de bolcheviques entrou de rompante no quarto de hotel de Miguel e ordenou-lhe que se preparasse para ser transferido para um local seguro. Quando ele protestou e tentou telefonar ao líder do Partido Bolchevique local que lhe tinha prometido a sua liberdade as linhas foram cortadas. Ele vestiu-se, foi puxado pelo colarinho e atirado para dentro de um carro juntamente com o seu secretário, o britânico Brian Johnson. Os homens conduziram-no para for a da cidade de Perm, onde tinha permanecido em exílio, até uma área de floresta. Ambos foram mortos a tiro pelo grupo. Um relatório indica que Miguel, depois de estar ferido, correu em direcção ao seu amigo com os braços abertos, apenas para ser morto com um tiro no peito. Um dos assassinos usou o relógio de Johnson durante vários anos como recordação. Os corpos de Miguel Romanov e de Brian Johnson nunca foram encontrados. As suas mortes foram apenas o princípio de uma série de assassinatos de membros da família Romanov que aconteceu entre Junho de 1918 e Janeiro de 1919. Ao todo, 18 membros da família foram mortos durante este período. (Wikipedia)

    1890 - Charles de Gaulle, estadista francês (m. 1970).

    1893 - Masaharu Taniguchi, fundador da filosofia Seicho-No-Ie.

    1901 - Joaquín Rodrigo, compositor e maestro espanhol (m. 1999).
    1913 - Benjamin Britten, compositor e pianista britânico (m. 1976).
    1917 - Andrew Fielding Huxley, fisiologista britânico.
    1923 - Arthur Hiller, diretor de cinema canadense.
    1929 - Waltel Branco, maestro, compositor e arranjador brasileiro.
    1935 - Ludmila Belousova, ex-patinadora artística soviética/russa.
    1936
        Camilo Nogueira Román, político e economista galego.
        Karol Divín, patinador artístico eslovaco.
        Khalifah bin Salman Ali Khalifa, primeiro-ministro do Bahrein.

    1937 - Leon Hirszman, cineasta, documentarista e autor de ficção brasileiro (m. 1987).

    1940 - Terry Gilliam, ator estadunidense.
    1948 - Radomir Antić, treinador de futebol sérvio.
    1950 - Etepe Kakoko, ex-futebolista congolês.
    1952 - Jorge Fossati, treinador de futebol uruguaio.
    1956 - Fernando Gomes, ex-futebolista português.
    1958
        Jamie Lee Curtis, atriz estadunidense.
        Bruce Payne, ator inglês.
    1959
        Oleg Vasiliev, patinador artístico russo.
        Ulisses Morais, treinador português de futebol.
    1961 - Alemão, ex-futebolista brasileiro.
    1962 - Steve DeOssie, ex-jogador profissional de futebol americano estadunidense.
    1963
        Zé Teodoro, treinador brasileiro de futebol e ex-futebolista.
        Domingos Castro, ex-atleta português.
        Tony Mowbray, treinador inglês de futebol.
    1965 - Mads Mikkelsen, ator dinamarquês.
    1966 - Isabel de Herédia, Duquesa de Bragança.
    1967
        Mark Ruffalo, ator estadunidense.
        Boris Becker, ex-tenista alemão.
    1969 - Rogério Romero, nadador brasileiro.

    1973 - Eliana, cantora e apresentadora de televisão brasileira.

    1974 - David Pelletier, patinador canadense.
    1976
        Ville Valo, vocalista da banda finlandesa HIM.
        Torsten Frings, futebolista alemão.
    1978
        Karen O, vocalista da banda estado-unidense Yeah Yeah Yeahs.
        Tote, futebolista espanhol.
    1980 - Peer Kluge, futebolista alemão.
    1982
        Mathieu Bodmer, futebolista francês.
        Nando Schweitzer, ator brasileiro.
        Charlene Choi, modelo e atriz chinesa.

    1984 - Scarlett Johansson, atriz estadunidense.

       1984 - Tiaguinho, futebolista brasileiro.
        Daniele Corvia, futebolista italiano.
    1985 - Lukáš Pešek, motociclista tcheco.
    1986 - Oscar Pistorius, atleta sul-africano.
    1987
        Marouane Fellaini, futebolista marroquino.
        Nelson Barahona, futebolista panamenho.
    1989 - Chris Smalling, futebolista inglês.
    1996 - Shagrath,vocalista da banda Dimmu Borgir


    1718 - Barba Negra, um dos mais famosos piratas britânicos (n. 1680)
    1916 - Jack London, escritor estadunidense (n. 1876)
    1920 - Manuel Pérez y Curis, poeta uruguaio (n. 1884).
    1944 - Arthur Stanley Eddington, astrofísico britânico (n. 1882).
    1955 - Shemp Howard, que já integrou o grupo original de Os Três Patetas/Os Três Estarolas (n. 1895)
    1963 - Aldous Huxley, escritor britânico (n. 1894)
    1963 - Clive Staples Lewis, escritor irlandês (n. 1898)
    1963 - Wilhelm Beiglböck, médico nazista (n. 1905)

    1967 - Pavel Korin, pintor russo (n. 1892)

    1980 - Norah McGuinness, pintora da Irlanda do Norte (n. 1901)

    1980 - Mae West, atriz e escritora americana (n. 1893)
    1980 - Jules Léger, governador do Canadá (n. 1913).
    1981 - Hans Adolf Krebs, médico bioquímico, descobridor do Ciclo de Krebs (n. 1900)
    1983 - Grant Suiter, religioso norte-americano, membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová (n. 1908).
    1986 - Scatman Crothers, ator americano (n. 1910)
    1986 - William Bradford Huie, escritor americano (n. 1910).
    1988
        Luis Barragán, arquiteto mexicano (n. 1902)
        Raymond Dart, anatomista e antropologista australiano (n. 1893).
    1988 - Paul Vario, mafioso italiano da família Lucchese (n. 1914)

    1989 - Charles C. Beck, caricaturista americano (n. 1910).

    1993 - Anthony Burgess, escritor britânico (n. 1917)
    1996 - Mark Lenard, ator americano (n. 1924)
    1997 - Vítor Giudice, escritor e crítico musical brasileiro (n. 1934).
    1997 - Michael Hutchence, cantor australiano, foi vocalista da banda INXS (n. 1960).
    1998 - Stu Ungar, jogador de pôquer norte-americano.
    2000 - Christian Marquand, ator, diretor e roteirista francês (n. 1927)
    2005 - Bruce Hobbs, jóquei americano (n. 1920)
    2006 - Pat Dobson, jogador de baseball americano (n. 1942).

    2007 - Maurice Béjart, dançarino e coreógrafo francês.

    2007 - Verity Lambert, primeiro produtor da série britânica Doctor Who (n. 1935).
    2010 - Urbano Navarrete Cortés, cardeal católico espanhol (n. 1920).


    Signo do Zodíaco: Sagitário.

Brasil
    Dia da Esteticista
    Dia do Músico
    Aniversário das cidades de Piracanjuba (Goiás), Ji-Paraná (Rondônia), Lages (Santa Catarina) e Niterói (Rio de Janeiro).

Igreja católica
    Dia de Santa Cecília (padroeira dos músicos).

Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/wADCal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.