sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 10 de novembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Webcam’s ao vivo
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx 
Rio de Janeiro http://is.gd/VhZDv4 
New York e a badalada 5ª Avenida, em Manhattan http://is.gd/Zd2hT3 
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N 

10 de novembro de 2012.
315º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 51dias para acabar o ano.


Em 10/11/1926, nasce o pintor Genaro de Carvalho
Genaro de Carvalho (Salvador, 10 de novembro de 1926 — Salvador, 2 de janeiro de 1971) foi um pintor e tapeceiro brasileiro. Apesar de ter iniciado sua carreira como pintor, Genaro de Carvalho é considerado o pioneiro da tapeçaria moderna no Brasil - usada como meio de expressão para sua pintura e desenho. Saiba mais


    1549 - Convocado o conclave para escolher o sucessor do Papa Júlio III

    1619 - René Descartes teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico
René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume. Saiba mais E saiba também em que consiste o raciocínio cartesiano 




    1848 - 1ª Batalha da Revolução Praieira, em Abreu e Lima (Povoado de Maricota)
    1859 - Segunda Guerra de Independência Italiana: acordo de paz pelo Tratado de Zurique: a França recebia a Lombardia, entregue depois ao Piemonte-Sardenha, e a Áustria conservava Veneza.
    1871 - Henry Stanley encontra-se com o Dr David Livingstone em Ujiji, na atual Tanzânia.
    1884 - Giuseppe Melchiorre Sarto, futuro Papa Pio X, é elevado a Bispo de Mântua

    1896 - O jornal "Le Matin" publica o bordereau - memorando que supostamente incriminaria o oficial francês Alfred Dreyfus por alta-traição (veja também Caso Dreyfus)
Foi um dos grandes erros judiciários do Século, movido pelo preconceito. O Caso Dreyfus (em francês: Affaire Dreyfus) foi um escândalo político que dividiu a França por muitos anos, durante o final do século XIX. Centrava-se na condenação por alta traição de Alfred Dreyfus em 1894, um oficial de artilharia do exército francês, de origem judaica. O acusado sofreu um processo fraudulento conduzido a portas fechadas. Dreyfus era, em verdade, inocente: a condenação baseava-se em documentos falsos. Quando os oficiais de alta-patente[desambiguação necessária] franceses se aperceberam disto, tentaram ocultar o erro judicial. A farsa foi acobertada por uma onda de nacionalismo e xenofobia que invadiu a Europa no final do século XIX. Saiba mais 


    1896 - O Presidente brasileiro Prudente José de Morais e Barros afasta-se do poder, por motivos de saúde, deixando o governo entregue ao seu vice-presidente, Manuel Vitorino Pereira.
O afastamento temporário do Presidente, foi a grande oportunidade do Vice para por em prática seu plano de um golpe de estado, que impediria o retorno do Presidente constitucional. Ao tomar conhecimento da trama, Prudente de Moraes, voltou ao palácio, de surpresa, e reassumiu automaticamente o poder, frustrando o golpe. O Rio de Janeiro vivia momentos de anarquia, com milícias de várias procedências se enfrentando nas ruas, com participação aberta e irracional dos jornais. Pouco tempo depois, uma tentativa de assassinato do Presidente, que matou um de seus ministros, levou a mídia e os conspiradores a uma reflexão e estabeleceu-se uma coalizão para restabelecer a paz e garantir a continuidade legítima do governo Prudente de Moraes até o seu final. A propósito, foi em seu governo que se encerrou a Guerra dos Canudos, na Bahia e, com a desativação da tropa legalista, formou-se a primeira favela do Rio de Janeiro. Saiba mais Abaixo, "Morro da Favela", de Tarsila do Amaral.
    1928 - Começa a ser publicada a revista O Cruzeiro

    1937 - Instaurado o Estado Novo no Brasil

O presidente Getúlio Vargas tinha dois gabinetes, um no Palácio do Catete, onde trabalhava durante o dia, e outro em sua residência, no Palácio Guanabara, onde despachava à noite com o pessoal mais íntimo e bem afastado da imprensa e de olhares curiosos. É neste último que, há vários meses, vinha sendo discutida uma constituição absolutista, sugerida por Getúlio, orientada por seu tenente-mor, o general Goes Monteiro e redigida pelo jurista Francisco Campos (Chico Ciência). O detonador viria em novembro de 1937, quando se flagrou, nas dependências do Exército, o capitão Mourão Filho, redigindo um plano subversivo intitulado  Plano Cohen , que mais tarde se confessou ser um documento falso.Dada a fragilidade do regime naquele momento e com a denúncia do Plano Cohen, então tido como verdadeiro, Getúlio convenceu o Congresso a entrar em recesso e, em 10 de novembro, convocou uma rede nacional de rádio, anunciando a mudança do regime. Diga-se, a bem da verdade, que a Constituição democrática promulgada no final de 1934 nunca chegou a ser usada, já que no ano seguinte ocorreu a Intentona Comunista e o país viveu em quase permanente estado de sítio, com as garantias fundamentais suspensas. Na prática, Getúlio viveu seus 15 anos de poder em regime de exceção: de 1930 a 1934, sem constituição nenhuma; de 1935 a 1937, com uma constituição que nunca foi obedecida e, de 1937 até 1945, com a constituição do Estado Novo, redigida à sua imagem e semelhança. Diga-se mais que deveria haver um plebiscito em 1942 para referendar o Estado Novo, mas este não ocorreu, devido à declaração de guerra à Alemanha, e não se faz plebiscitos em estado de guerra. Em 1945, a guerra acabou e Getúlio foi deposto. Passados 27 anos, no golpe de 1964, Getúlio já estava morto, mas os outros dois personagens voltam à cena como protagonistas: Mourão Filho, já então general de brigada, comandou as tropas que saíram de Juiz de Fora para derrubar o governo de João Goulart e o jurista Francisco Campos redigiu o Ato Institucional nº 1.  Como está escrito no Eclesiastes, "nada há de novo debaixo do Sol". (Paulo Victorino) Saiba mais 

    1938 - Mustafa Abdülhalik Renda torna-se interinamente presidente da Turquia devido à morte de Atatürk.
    1945 - Fundação do Partido Libertador.
    1955 - Carnaval - Fundação da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

    1969 - Sesame Street (Rua Sésamo) lançado nos Estados Unidos.

    1971 - Criado o grupo musical Secos & Molhados, do qual Ney Matogrosso fazia parte.

    1975 - Resolução 3379 da Assembleia Geral das Nações Unidas é aprovada.
    1982 - Yuri Andropov é indicado a Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética.
    1989 - Petur Mladenov torna-se o último secretário-geral do Partido Comunista Búlgaro, substituindo Todor Jivkov.
    2001 - Maradona participa de uma partida em sua homenagem com os jogadores oficiais do time de futebol argentino.
    2006 - O Sport Lisboa e Benfica entrou para o livro do Guiness por ser o clube com mais sócios no mundo (160.398 sócios).

    2006 - Homem armado sequestra ônibus em Nova Iguaçu (Rio de Janeiro, Brasil), mantendo ex-esposa e passageiros como reféns; a ação durou cerca de dez horas, sendo o mais longo sequestro da história do país, quando então se entregou à polícia; não houve vítimas fatais.

    2009 - O Apagão deixa parte do Brasil sem energia desde a noite até a madrugada seguinte devido a uma falha na Usina de Itaipu.


    1433 - Carlos, o Temerário, Duque da Borgonha (m. 1477).

    1483 - Martinho Lutero, teólogo alemão (m. 1546).

    1615 - Ninon de Lenclos, escritora francesa (m. 1705).
    1668 - François Couperin, compositor, organista e cravista francês (m. 1773).
    1683 - Jorge II, Rei da Grã-Bretanha (m. 1760).

    1697 - William Hogarth, pintor inglês (m. 1794).

    1759 - Friedrich Schiller, poeta, dramaturgo, filósofo e historiador alemão (m. 1805).
    1764 - Andrés Manuel del Río, químico mexicano (m. 1849).
    1861 - Robert T. A. Innes, astrônomo britânico de ascendência sul-africana (m. 1933).
    1867 - John Patterson, soldado, caçador, sionista e escritor anglo-irlandês, famoso por ter matado os dois leões assassinos de Tsavo.

    1888 - Andrei Tupolev, designer de aviões ucraniano (m. 1972).

    1913 - Álvaro Cunhal, político português (m. 2005).
    1918 - Ernst Otto Fischer, químico alemão (m. 2007).
    1919
        Mikhail Kalashnikov, inventor russo da arma AK-47.
        Russell Shedd, téologo norte-americano.

    1920 - Lily Marinho, ex-modelo e socialite brasileira (m. 2011).

    1928 - Ennio Morricone, compositor, arranjador e maestro Italiano.
    1933 - Luiz Sergio Coelho de Sampaio, filósofo e autor brasileiro (m. 2003).
    1942 - Robert F. Engle, economista norte-americano.
    1944
        Miguel Cadilhe, político e economista português.
        Askar Akayev, político quirguiz (do Quirquistão).
    1947 - Greg Lake, músico britânico (Emerson, Lake & Palmer).

    1958 - Myrian Rios, atriz brasileira.

    1959
        Marcelo Tas, apresentador, ator e diretor brasileiro.
        Nancy Cartwright, atriz estado-unidense.

    1960 - Neil Gaiman, autor de romances e quadrinhos britânico.

    1964 - Magnús Scheving, ex-ginasta e produtor de televisão islandês.
    1965 - Eddie Irvine, ex-piloto de Fórmula 1 norte-irlandês.
    1969
        Sandro Barboza, jornalista brasileiro.
        Ellen Pompeo, atriz norte-americana.
        Faustino Asprilla, ex-futebolista colombiano.
    1970 - Freddy Loix, piloto belga de ralis.
    1972 - DJ Ashba, músico estadunidense.
    1975 - Markko Märtin, piloto de ralis estoniano.

    1977 - Brittany Murphy, atriz norte-americana (m. 2009).

    1978
        Timo Scheider, piloto alemão de corridas.
        Kyla Cole, modelo e atriz eslovaca.
    1980 - Jackeline Petkovic, apresentadora brasileira.
    1984 - Rafael, futebolista brasileiro.
    1986
        Josh Peck, ator norte-americano.
        Rodrigo Gardela, futebolista uruguaio.
    1989 - Brendon Hartley, piloto neozelandês de corridas.

    1990 - Vanessa Ferrari, ginasta italiana.


    461 - Papa Leão I
    1241 - Papa Celestino IV
    1549 - Papa Paulo III (n. 1468).
    1891 - Arthur Rimbaud, poeta francês (n. 1854)
    1911 - Christian Lundeberg, foi primeiro-ministro da Suécia (n. 1842).

    1938 - Kemal Atatürk, fundador da Turquia moderna (n. 1881)
Mustafa Kemal Atatürk (Salônica, 1881 — Istambul, 10 de novembro de 1938) foi um oficial do exército, estadista revolucionário e fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente. Como primeiro presidente da Turquia, Atatürk embarcou num ambicioso programa de reformas políticas, econômicas e culturais. Um admirador do Iluminismo, Atatürk procurou transformar as ruínas do Império Otomano numa nação-Estado democrática e secular. Os princípios das reformas de Atatürk costumam ser chamados de "kemalismo", e continuam a formar a fundação política do Estado turco moderno. Saiba mais

    1958 - Marcel Pilet-Golaz, foi Presidente da Confederação suíça em 1934 (n. 1889).
    1982 - Leonid Brejnev, secretário geral do Partido Comunista da União Soviética (n. 1906)

    1990 - Mário Schenberg, físico, político e crítico de arte brasileiro (n. 1914)
Mário Schenberg (Recife, 2 de julho de 1914 — São Paulo, 10 de novembro de 1990) foi um físico, político e crítico de arte brasileiro de origem judaica. Mario Schenberg mantinha grande interesse por artes plásticas, tendo convivido com artistas brasileiros como Di Cavalcanti, Lasar Segall, José Pancetti, Mário Gruber e Cândido Portinari, e também estrangeiros, como Bruno Giorgi, Marc Chagall e Pablo Picasso. Atuou também como crítico de arte, escrevendo diversos artigos sobre artistas contemporâneos brasileiros como Alfredo Volpi, Lygia Clark e Hélio Oiticica. Saiba mais

    1994 - Louis Nizer, escritor britânico; (n. 1902)
    2000 - Adamantíos Andrutsópulos, foi primeiro-ministro da Grécia (n. 1919).
    2005 - Fernando Bujones, bailarino estadunidense (n. 1955)
    2006 - Jack Palance, ator de cinema norte-americano (n.1919).
    2007 - Norman Mailer, escritor e jornalista estado-unidense (n. 1923).
    2008 - Miriam Makeba, cantora sul-africana (n. 1932).
    2009
        Robert Enke, futebolista alemão (n. 1977).
        Ken Wlaschin, escritor e historiador americano, especializado em cinema e ópera (n. 1934).


     A Igreja celebra o dia de São Leão Magno, papa

    Dia da elevação à categoria de cidade de Maputo, capital de Moçambique (feriado municipal)

    Dia do Trigo - Brasil

    Dia da Indústria Automobilística

    Dia da Esquadra Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.