domingo, 25 de novembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 26 de novembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Webcam’s ao vivo
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx 
Rio de Janeiro http://is.gd/VhZDv4 
Madison Square Avenue (New York) http://is.gd/WlhHJt
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N

“Brasil – 100 Anos de República”, grátis em PDF (É só baixar) http://is.gd/azGgPg


Em 26/11/1856, nasce o pintor e mestre Pedro Alexandrino Borges
Pedro Alexandrino Borges (São Paulo, 26 de novembro de 1856 — São Paulo, 19 de julho de 1942) foi um pintor, desenhista, decorador e professor brasileiro. Foi discípulo de Almeida Júnior, em São Paulo, depois de cursar a Academia Imperial de Belas-Artes, no Rio de Janeiro onde foi aluno de José Maria de Medeiros, em desenho, e de Zeferino da Costa, em pintura. Em 1897 viajou a Paris, onde permaneceu nove anos. De volta ao Brasil, realizou individual com 110 quadros, 84 deles naturezas-mortas, gênero que o consagrou. Foi professor particular de alguns modernistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Aldo Bonadei. Detentor de várias premiações, expôs sua obra no Brasil e no exterior. (Wikipedia) 
Leia > O encontro de Alexandrino, Tarsila e Anita


    1764 - A Companhia de Jesus (Jesuítas) é proibida em França.
Na França, os jansenistas, galicanos e voltaireanos, já havia muito, queriam exterminar a Companhia, para isto valeram do caso do Pe. La Valette. Este era procurador de uma casa de jesuítas na Martinica e deu-se a especulações comerciais contra todas as regras da ordem, pelo que dela foi expulso. No entanto como devia pessoalmente grande soma atribuíram a dívida à Companhia que se negou a pagar. O assunto foi ao parlamento que deu a alternativa: ou a Ordem se reconhecia culpada das acusações ou os jesuítas seriam exilados. Apesar dos protestos do episcopado francês e do próprio Papa Luís XV, também expulsou a Companhia da França em 1764. Foram promotores da expulsão o ministro absolutista Choiseul e madame Pompadour, amante de Luiz XV,, cuja escandalosa presença na côrte francesa era repudiada pelo Pe. Perisseau, confessor do rei.  Luiz XV e Madame Pompadour > Era inaceitável que Luis XV tomasse como amante uma mulher que, embora rica, bela e culta, viesse da burguesia. Mas a decisão de Luis XV já estava tomada. Jeanne-Antoinette Poisson, a outrora Madame d'Etioles, seria apresentada à corte, mas para isso, era necessário antes de mais nada, que ela obtivesse um título de nobreza. As investigações para a obtenção do título recaíram sobre o marquesado de Pompadour, uma propriedade no Limousin, cuja posse não era exata. Como os ajustes para a obtenção de seu título correram bem, Jeanne-Antoinette, agora Marquesa de Pompadour, passaria o verão em sua antiga propriedade, Etioles, aprendendo os estranhos e confusos hábitos da corte de Versalhes, adquirindo o refinamento para alcançar tudo aquilo que almejava e que lhe fora dado a acreditar desde tenra idade.  (Wikipedia)

    1801 - Charles Hatchett anuncia a descoberta de um novo elemento químico, o qual deu o nome de Colombium (anos depois redescoberto e que recebeu o nome de Nióbio).
    1880 - Fundação da Sociedade Filarmónica Providência, em Vila Fresca de Azeitão.

    1884 - Após ter liquidado as dívidas com os seus credores, o Barão de Mauá recebeu carta de reabilitação de comerciante.

    1915 - O Club de Regatas Vasco da Gama e o Lusitânia se fundem e o Vasco passa a contar com um time de futebol.

    1917 - Primeira Guerra Mundial: A Segunda Divisão do Corpo Expedicionário Português assume a responsabilidade da sua parte do Sector Português na frente.

    1922 - Aberto o túmulo do faraó egípcio Tutancâmon. Howard Carter torna-se a primeira pessoa a entrar na tumba do faraó em 3000 anos.

    1930 - Criação do Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil.
A criação do Ministério do Trabalho tem uma história curiosa. Na organização do governo provisório, o político gaúcho Lindolfo Collor recusou o convite de Getúlio Vargas, para ocupar outra pasta ministerial, e afirmou que só aceitaria a do Trabalho, a ser fundada em cumprimento ao que fora anunciado pela Aliança Liberal. Em vista da tendência de Vargas de retardar o cumprimento daquela promessa de campanha, Collor afirmou que, nesse caso, ficaria fora do governo. Um mês depois, instado por Flores da Cunha e Batista Luzardo, já nomeado Chefe de Polícia do Distrito Federal, Vargas concordou com as ponderações que lhe faziam aqueles dois companheiros a respeito da inconveniência de permanecer Collor fora do governo, e afirmou: "Está bem. Vou fundar esse ministério para aquietar o alemão". Saiba mais Abaixo, o ministro Lindolfo Collor.

    1938 - Na Alemanha, Hermann Göring dá a Albert Speer o direito de preferência sobre as construções desocupadas pelas expulsões dos Judeus.
    1939 - Segunda Guerra Mundial: Primeiro discurso radiodifundido do primeiro-ministro britânico sobre a guerra. Chamberlain declara que os britânicos conhecem doravante o segredo das minas magnéticas alemãs e denuncia a largada de minas pelos Alemães.
    1939 - Guerra de Inverno: Tiros de artilharia são disparados sobre a aldeia de Mainila, junto à fronteira finlandesa, matando quatro soldados soviéticos.
    1940
        Segunda Guerra Mundial: Início de convulsões políticas na Roménia, marcadas por motins. Os legionários da Guarda de Ferro prendem e abatem 64 personalidades, entre as quais o historiador e antigo-primeiro-ministro Nicolae Iorga. A repressão é efetuada pelo exército romeno com a ajuda de soldados alemães.

      1940 -  Na Suíça, são proibidas todas as organizações comunistas.
Era uma estratégia, neste ponto crucial da Segunda Guerra Mundial, pois a Suiça era um país pequeno, cercado de inimigos por todos os lados e a tomada de posição, a favor do eixo ou a fafor dos aliados, resultaria em sua própria destruição. Então, dentro do princípio adotado de neutralidade, a Suíça, que impedia a atuação da ultra direita em seu território, teve de, em contrapartida, proibir as atividades da extrema esquerda. 

     1940 -   Segunda Guerra Mundial: O governo Nazi começa a erigir um muro à volta do Gueto de Varsóvia, separando os 400 mil habitantes judeus da população da cidade, não lhes dando alimentação adequada, nem tão pouco condições de saúde e habitação.

    1941 - Segunda Guerra Mundial: Frota da Marinha Imperial Japonesa, incluindo seis porta-aviões comandados pelo Vice Almirante Chuichi Nagumo, deixa a baía de Hitokappu, nas Ilhas Kuril e seguem para Pearl Harbor para o ataque a Pearl Harbor.

    1942 - Segunda Guerra Mundial: Hitler dá a ordem a Pétain para desmobilizar o exército francês e entregar aos alemães a frota francesa.
    1943
        Segunda Guerra Mundial: Ao largo da costa argelina, perto de Bougie, um navio de transporte de tropas britânico é afundado por um bombardeamento aéreo alemão, causando mais de mil vítimas. Oito aparelhos alemães são abatidos.
        Salazar discursa sobre Timor e os Açores na Assembleia Nacional. No dia anterior havia feito o elogio fúnebre de Duarte Pacheco.
    1944
        Segunda Guerra Mundial: A 8.ª esquadra da força aérea norte-americana ataca Hanover, com o objectivo de destruir as instalações petrolíferas, a estação ferroviária de Hamm e o viaduto de Bielefeld. Os norte-americanos, que perderam 36 bombardeiros e 7 caças de escolta durante a operação, afirmam ter abatido 138 caças alemães.

      1944 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler ordena a suspensão das atividades e a destruição dos crematórios de Auschwitz-Birkenau. Destruição do crematórios de Auschwitz e Stutthof.
As câmaras de gás do Birkenau foram destruídas pelos nazis em novembro de 1944 com a intenção de esconder as atividades do campo das tropas soviéticas. Em 17 de janeiro de 1945 os nazistas iniciaram uma evacuação do campo. A maioria dos prisioneiros deveria partir para o oeste. Aqueles muito fracos para caminhar foram deixados para trás. Perto de 7.500 prisioneiros (ou 3.000 segundo outras fontes), pesando entre 23 e 35Kg, foram liberados pelo Exército Vermelho em 27 de janeiro de 1945. Saiba mais sobre esse campo de concentração http://is.gd/Si8puM

    1950 - O exército da República Popular da China entra na Coreia do Norte e ataca as tropas norte-americanas e sul-coreanas.
    1953 - Reunião dos ministros dos negócios estrangeiros dos seis países fundadores da Comunidade Econômica Europeia (CEE) cria uma comissão intergovernamental tendo em vista a redação do tratado instituidor de uma comunidade política europeia. O projeto será redigido em 15 de Março de 1954.
    1958 - Prisão de Delgado Azevedo Gomes, Vieira de Almeida, Jaime Cortesão e António Sérgio, quatro destacados organizadores da campanha eleitoral de Humberto Delgado.

    1959 - Ernesto Che Guevara assume a presidência do Banco Nacional de Cuba. Abaixo, nota com assinatura de Che Guevara (à esquerda).

    1967 - Grandes cheias da região de Lisboa. As inundações, associadas às precárias condições de habitação e à falta de ordenamento causam cerca de 500 mortos e deixam milhares de pessoas sem abrigo.
    1968 - Intervindo pela primeira vez na Assembleia Nacional, Marcello Caetano pronuncia-se a favor da manutenção da presença portuguesa em África.
    1969 - Guerra Colonial: Os adidos militares em Lisboa dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha visitam Angola e Moçambique.

    1970
        Tentativa de assassínio do Papa Paulo VI, na visita a Manila, Filipinas.

        Comunidade Económica Europeia: O Conselho Europeu decide proceder a uma reforma do Fundo Social Europeu (FSE) no sentido de dotar a Comunidade com um instrumento adequado para assegurar a correlação entre a política social e as outras políticas comunitárias.
    1983 - Assinatura em Lisboa de um acordo de cooperação econômica, técnica, científica e cultural com a República da Mauritânia.

    1984 - Golpe Militar de 1964: segunda explosão em um comitê da Aliança Democrática, desta vez em Brasília.
Quando Paulo Maluf insistiu em ser candidato às eleições indiretas a Presidencia, que ocorreriam em 1985, um grupo dissidente saiu do PDS (partido do governo) e formou a Frente Liberal, juntando-se ao PMDB (partido de oposição), que lançou as candidaturas de Tancredo Neves (PMDB) e José Sarney (Frente Liberal), respectivamente candidatos à Presidência e vice-Presidência. A essa união de forças é que se deu o nome de Aliança Democrática, vítima de atentados que nunca foram convenientemente apurados. Saiba mais Abaixo, Sarney e Tancredo.

    1991 - Comunidade Económica Europeia: A Comunidade adere à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), tornando-se a primeira organização de integração econômica que é membro de pleno direito de uma agência especializada das Nações Unidas.

    1996 - O presidente da República Jorge Sampaio reúne-se com Jacques Chirac, em Paris, a quem solicita o apoio da França para Timor-Leste.

    2001
        Mikhail Gorbachev funda o Partido Social-Democrata Russo.

    2003 - O Concorde é retirado dos voos comerciais.
    2005 - O Grêmio se torna campeão da série B do campeonato Brasileiro num jogo histórico, contra o Náutico, conhecida como a "Batalha dos Aflitos".
    2007 - O estádio da Fonte Nova, em Salvador, é fechado devido a um desabamento na arquibancada.
    2008 - Atentados terroristas atingem a cidade de Bombaim, na Índia, causando a morte de pelo menos 125 pessoas e ferindo centenas.
    2011 - NASA envia o ROV Curiosity para explorar solo de Marte.


    1288 - Imperador Go-Daigo do Japão (m. 1339).
    1607 - John Harvard, sacerdote calvinista inglês (m. 1638).
    1638 - Catarina de Bragança, rainha consorte britânica (m. 1705).
    1827 - Ellen G. White, profetisa da Igreja Adventista (m. 1915).

    1839 - Francisco Rangel Pestana, jornalista e político brasileiro (m. 1903).
Foi um dos fundadores do jornal "A Província de S. Paulo" que, a partir de 1889, passou a chamar-se "O Estado de São Paulo".  Mais tarde, o jornal foi vendido a um de seus empregados, o jornalista Júlio de Mesquita.

    1847 - Dagmar, princesa da Dinamarca (m. 1928).

    1853 - Bat Masterson, Batedor do Exército, caçador de búfalos, Delegado federal no Velho Oeste e jornalista esportivo (m. 1921).

    1857 - Ferdinand de Saussure, linguista suíço (m. 1913).
    1888 - Francisco Canaro, cantor, músico (violinista) e compositor uruguaio naturalizado argentino (m. 1964).
    1898
        Karl Waldemar Ziegler, químico alemão (m. 1973).
        Héctor Scarone, futebolista uruguaio (m. 1967).

    1909 - Eugène Ionesco, dramaturgo franco-romeno (m. 1994)

    1910 - Cyril Cusack, ator sul-africano (m. 1993).

    1911 - Mário Lago, ator, compositor e poeta brasileiro (m. 2002).

    1918 - Patricio Aylwin, ex-presidente do Chile.

    1921 - Otello Zeloni, empresário e ator ítalo-brasileiro (m. 1973).

    1922 - Charles Schulz, cartunista estadunidense, criador da turma do Charlie Brown (m. 2000).

    1931 - Adolfo Pérez Esquivel, arquiteto e ativista argentino de direitos humanos, ganhador do Prémio Nobel da Paz em 1980.

    1934 - Jamshid Mashayekhi, ator iraniano.
    1938 - Walter Lima Junior, diretor de cinema brasileiro.

    1939 - Tina Turner, cantora, compositora e atriz norte-americana.

    1940 - Sérgio Mota, engenheiro e político brasileiro (m. 1998).
    1948
        Fausto, cantor português.
        Galina Prozumenshchikova, nadadora ucraniana, campeã olímpica pela União Soviética.
    1949 - Mari Alkatiri, ex-primeiro-ministro de Timor-Leste.

    1951
        Anna Ilona Staller (Cicciolina), cantora, ex-atriz pornô e ativista política italiana.
Cicciolina tornou-se uma figura pitoresca na vida italiana. Filiou-se, em 1979, na Lista del Sole, o primeiro partido ambientalista da Itália. Em 1985 mudou-se para o Partido Radical, fazendo campanha contra a energia nuclear e a OTAN, pelos direitos humanos e contra a fome no mundo. Cicciolina foi eleita para o Parlamento Italiano em 1987, representando o distrito de Lazio de Roma. O seu último filme pornô estreou em 1989. Abaixo, Cicciolina no parlamento italiano.
        1951 - Dalmo Medeiros, jornalista, cantor e compositor brasileiro.
    1953 - Desiré Wilson, ex-automosilista sul-africana.
    1960 - Delio Rossi, treinador de futebol italiano.
    1962
        Fernando Bandeirinha, ex-futebolista português.
        Bobô, ex-futebolista brasileiro.
    1969 - Krunoslav Jurčić, ex-futebolista croata.
    1970 - John Amaechi, ex-jogador de baquete britânico.
    1971
        Vanessa Lóes, atriz brasileira.
        Akira Narahashi, ex-futebolista japonês.
    1972
        Francisco Nascimento, ator português.
        André Domingos, atleta brasileiro.
    1973
        Peter Facinelli, ator estadunidense.
        Batata, ex-futebolista brasileiro.
    1975
        Gerardo Bedoya, futebolista colombiano.
        Vladislav Radimov, futebolista russo.
        Ronaldo Angelim, futebolista brasileiro.

    1976 - Rita Lisauskas, jornalista brasileira.

    1977 - Ivan Basso, ciclista italiano.
    1978
        Andrejs Rubins, futebolista letão.
        Ryan Toby, cantor e compositor norte-americano.

    1979 - Deborah Secco, atriz brasileira.

    1980
        Aruna Dindane, futebolista marfinense.
        Albert Montañés, tenista espanhol.
    1981
        Diogo Amaral, ator português.
        Natasha Bedingfield, cantora britânica.
        Stephan Andersen, futebolista dinamarquês.
    1982 - Karl Henry, futebolista inglês.
    1983 - Sheron Menezzes, atriz brasileira.
    1984
        Felipe Adão, futebolista brasileiro.
        Antonio Puerta, futebolista espanhol (m. 2007).
    1985 - Nikola Pokrivač, futebolista croata.
    1986
        Trevor Morgan, ator estadunidense.
        Yukina Ōta, ex-patinadora artística japonesa.
    1987
        Georgios Tzavelas, futebolista grego.
    1989 - Junior Stanislas, futebolista inglês.
    1990 - Danny Welbeck, futebolista inglês.


    399 - Papa Sirício, 38º papa

    1696 - Gregório de Matos, advogado e poeta barroco brasileiro (n. 1623 ou 1633)

    1926 - John Browning, desenhador de armas americano (n. 1855)
    1981 - Max Euwe, xadrezista neerlandês (n. 1901)
    1991 - Dom Alberto Gaudêncio Ramos, bispo brasileiro (n. 1915)

    1993 - César Guerra-Peixe, compositor brasileiro (n. 1914)

    1993 - Grande Otelo, ator, comediante e cantor brasileiro (n. 1915)

    1999 - Daniel Nathans, microbiologista norte-americano (n. 1928)
    2000 - Plínio Doyle, advogado e bibliófilo brasileiro (n. 1906)
    2005 - Takanori Arisawa, compositor e arranjador japonês (n. 1951)

    2006 - Mário Cesariny, pintor surrealista português.


    Emancipação da cidade de Guarabira - PB
    Emancipação da cidade de Solânea - PB
    Emancipação da cidade de Cacoal - RO

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/wADCal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.