sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de novembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Webcam’s ao vivo
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx 
Rio de Janeiro http://is.gd/VhZDv4 
Madison Square Avenue (New York) http://is.gd/WlhHJt
Nova York e a badalada 5ª Avenida, em Manhattan http://is.gd/Zd2hT3 
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N 

“Brasil – 100 Anos de República”, grátis em PDF (É só baixar) http://is.gd/azGgPg 

17 de novembro de 2012.
322º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 44 dias para acabar o ano.


Em 17/11/1808, morre o pintor Augusto Rodrigues Duarte
Augusto Rodrigues Duarte (Nespereira, 28 de junho de 1848 — Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1888) foi um pintor português radicado no Brasil. Chegou ao Brasil ainda jovem. Em 1866 matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes, sendo aluno de Vítor Meirelles. Entre 1874 e 1879 esteve na França para aperfeiçoar-se com Léon Gerôme, na Escola Superior de Belas Artes. Em 1878 apresentou na Exposição Universal sua obra mais famosa, Exéquias de Atalá, que hoje pertence ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes. Em 1879 conquistou a medalha de ouro na exposição geral da Academia, e em 1884 recebeu a medalha de cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa. (Wikipedia).

Em 17/11/2008, morre a pintora Luci Citti Ferreira
Dora Lucy Citti Ferreira (São Paulo, 6 de Maio de 1911 --- Paris, 17 de novembro de 2008) foi uma pintora e desenhista brasileira. Em 1930, em Havre (França), iniciou-se na pintura, estudando com André Chapuy, na Escola de Belas Artes do Havre, onde obtém importantes prêmios. Entre 1932 e 1934, em Paris, aperfeiçoou-se em pintura com Armand Matial na Escola de Belas Artes de Paris. Participou do Salão de Maio, em suas três versões, acontecidas em São Paulo nos anos de 1937, 1938 e 1939. 

De 1935 a 1946, em São Paulo, estudou pintura com Lasar Segall, sendo sua modelo de pintura. 
Em 1949, em Paris, casou-se com o pianista e compositor russo Georges Alexandrovitch.




    1558 - Elizabete I da Inglaterra torna-se rainha e é a última representante da dinastia Tudor a ocupar o trono.
O Período Elisabetano ou Período Isabelino é o período associado ao reino da rainha Isabel ou Elizabeth I (1558-1603) e considerado frequentemente uma era dourada da história inglesa. Esta época corresponde ao ápice da renascença inglesa, na qual se viu florescer a literatura e a poesia do país. Este foi também o tempo durante o qual o teatro elizabetano cresceu e Shakespeare, entre outros, escreveu peças que rompiam com o estilo a que a Inglaterra estava acostumada. Foi um período de expansão e da exploração no exterior, enquanto no interior a Reforma Protestante era estabelecida e defendida contra as forças católicas do continente. O Período Elisabetano é assim tão considerado em parte pelo contraste com os períodos anterior e posterior. Foi um breve período de paz nas batalhas entre protestantes e católicos e as batalhas entre o Parlamento e a monarquia que engolfaram o século XVII. As divisões entre o catolicismo e protestantismo foram definidas momentaneamente pelo Estabelecimento Religioso Elisabetano e o Parlamento ainda não era forte o suficiente para desafiar o absolutismo real. 
A Inglaterra também estava bem se comparada às outras nações europeias  O renascimento italiano acabou sob o peso da dominação estrangeira na península. França estava embrulhada em suas próprias batalhas religiosas que só terminariam em 1598 com o Édito de Nantes. Em parte por causa disto (mas também porque o ingleses tinham sido expulsos de seus últimos territórios no continente) os conflitos seculares entre França e Inglaterra suspenderam-se durante o Período Elisabetano. 

O único grande rival era a Espanha, que os ingleses enfrentaram tanto na Europa quanto na América. A Inglaterra perdeu algumas batalhas notáveis para a Espanha, mas venceu a mais importante quando a Armada Espanhola foi derrotada. Saiba mais


    1717 - Início da construção do Convento de Mafra.
    1851 - Fundação do município cearense de Maranguape.

    1855 - O explorador escocês David Livingstone é o primeiro ocidental a chegar às Cataratas Vitória.

    1869 - Inauguração oficial do Canal de Suez.

O Canal de Suez (árabe, قناة السويس, Qanā al-Suways) é um canal que liga Porto Said, porto egípcio no Mar Mediterrâneo, a Suez, no Mar Vermelho. 
Com a extensão de 163 quilômetros, permite que embarcações naveguem da Europa à Ásia sem terem que contornar a África pelo cabo da Boa Esperança. Antes da sua construção, as mercadorias tinham que ser transportadas por terra entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Saiba mais

    1875 - Fundação oficial da Sociedade Teosófica.

    1889 - Proclamação da República: a família real brasileira parte para o exílio em Paris.
 O império no Brasil terminou com o exílio imposto ao imperador Pedro II, através da "Lei do Banimento", pelos republicanos que subiram ao poder em 1889.  Sua Alteza Imperial e família - a imperatriz Tereza Cristina, a princesa Isabel e o conde d'Eu - foram forçados a deixar o Brasil, rumando para a nova moradia em Paris.  A imperatriz Teresa Cristina, no entanto, não chegou à capital francesa: não aguentando a dor emocional que o golpe de 15 de novembro lhe causou, faleceu apenas duas semanas depois, logo depois de aportar em Portugal. Apesar de o marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente brasileiro, ter oferecido a Sua Majestade algum dinheiro para a viagem (5.000 Contos de Réis), D Pedro II partiu no dia 18 com as roupas do corpo apenas. Triste e decepcionado com a ingratidão dos novos políticos que subiram ao poder, uma vez que nunca fora realmente um anti-republicano, mas, paradoxalmente, apoiara o movimento, o imperador nunca mais ouviria "as aves que aqui gorjeiam", nas palavras de Gonçalves Dias em Canção do Exílio. Leia mais

    1895 - Fundação oficial do Clube de Regatas do Flamengo.

    1903 - Assinatura do Tratado de Petrópolis: o Acre é incorporado no Brasil.

    1905 - A Coreia é declarada um protetorado japonês.

    1913 - O Canal do Panamá, na América Central, é aberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

    1922 - Queda do Império Otomano
    1960 - Butiá é elevada a vila.
    1982 - É lançada a primeira edição do Memorial do Convento, de José Saramago.
    1997 - Fundação do Maranguape Futebol Clube, da cidade de Maranguape, no estado do Ceará.

    2000 - Alberto Fujimori é deposto da presidência do Peru.

    2006 - A Sony lança seu videogame nos Estados Unidos, o Playstation 3.


      9 AD - Vespasiano, imperador romano (m. 79).
Tito Flávio Sabino Vespasiano (em latim: Titus Flavius Vespasianus, perto de Rieti, 17 de novembro de 9 — Aquae Cutiliae, 23 de junho 79), foi um imperador romano, o primeiro da dinastia Flaviana, que ocupou o poder em 69 d.C., logo após o suicídio de Nero (68 d.C.) e o conturbado ano dos quatro imperadores (69 d.C.). Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados em Alexandria. Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano. Saiba mais

    1433 - D. Fernando, Duque de Beja, Infante de Portugal, governador e navegador português que teria chegado à América antes de Cristóvão Colombo (n. 1470).

    1749- Nicolas Appert, inventor francês (m. 1841).
    1755 - Rei Luís XVIII de França (m. 1824).
    1790
        August Ferdinand Möbius, matemático alemão (m. 1868).
        Marechal Saldanha, militar português (m. 1876).
    1816 - August Wilhelm Ambros, compositor e musicólogo austríaco (m. 1876).
    1831
        Manuel Antônio de Almeida, jornalista, cronista e romancista brasileiro (m. 1861).
Seu estilo, nem romântico, nem realista, se aproxima um pouco do picaresco espanhol. A novela picaresca (em espanhol: "picaresca", de "pícaro", "delinquente" ou "malandro") é um sub-gênero literário narrativo da ficção em prosa, geralmente satírico e que descreve, em detalhes realistas e muitas vezes humorísticos, as aventuras de um herói malandro da classe social baixa, que vive por sua inteligência em uma sociedade corrupta. Este estilo do romance foi originado na Espanha, nos anos de transição do Renascimento para o Barroco, durante o chamado Século de Ouro, possivelmente influenciado pela literatura árabe (especificamente o gênero maqamá), e floresceu na Europa nos séculos XVII e XVIII, e continua a influenciar a literatura moderna. (Wikipedia)

    1831 -    Miguel Miramón, presidente do México (m. 1867).
    1858 - Robert Owen, reformador social galês (m. 1771)
    1866 - Voltairine de Clayre, anarquista estadunidense (m. 1912)

    1875 - Gregório da Fonseca, militar e escritor brasileiro, imortal da Academia (m. 1934).

    1878 - Lise Meitner, física austríaca (m. 1968).

    1881 - Alfredo Balena, farmacêutico, médico e humanista brasileiro (m. 1949).  Foi um dos mais importantes fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

    1887 - Bernard Law Montgomery, oficial do Exército Britânico que combateu na Segunda Guerra Mundial (m. 1976).
    1896 - Lev Vygotsky, psicólogo russo (m. 1934).
    1900 - Santo Irmão Marcano José (Filomeno López), monge Lasallista, santo e mártir de Turón (m. 1934).

    1906 - Soichiro Honda, fundador da Honda (m. 1992).

    1910 - Rachel de Queiroz, escritora brasileira, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (m. 2003).

Rachel de Queiroz (Fortaleza, 17 de novembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2003) foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. 
Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994 na ocasião do centenário da instituição. Saiba mais


    1913 - Christiane Desroches Noblecourt, egiptóloga francesa.

    1921 - Albert Bertelsen, pintor dinamarquês.

    1922 - Stanley Cohen, fisiologista estadunidense.
    1923 - Aristides Pereira, político cabo-verdiano.
    1925
        Rock Hudson, ator norte-americano (m. 1985).
        Charles Mackerras, maestro australiano (m. 2010).
    1927 - Nelson Dantas, ator brasileiro (m. 2006).

    1928 - Arman (Armand Pierre Fernández), pintor e escultor franco-americano (m. 2005).
Armand Pierre Fernandez (Nice, 17 de Novembro de 1928 - Nova Iorque, 22 de outubro de 2005), conhecido por Armand foi um pintor e escultor franco-americano. 
Desde a sua infância, Arman, familiarizou-se com os objectos da loja de antiguidades do seu pai. Aluno brilhante, começou a pintar aos 10 anos e estudou na Ecole Nationale d'Art Decoratif de Nice. Em 1949 foi para a École du Louvre em Paris, foi um dos fundadores do grupo Nouveau Réalisme em 1960. Em 1961 realizou a sua primeira exposição em Nova Iorque.

    1942 - Martin Scorsese, diretor de cinema estadunidense.
    1944
        Danny DeVito, ator estadunidense.
        Lorne Michaels, apresentador canadense.

        Rem Koolhaas, arquiteto neerlandês.

    1945 - Roland Joffé, cineasta franco-inglês.
    1946 - Petra Burka, patinadora artística canadense.
    1949
        Michael Wenden, nadador australiano, ex-campeão olímpico.
        Nguyễn Tấn Dũng, político vietnamita.
    1950
        Bemvindo Augusto Dias, advogado brasileiro.
        Tom Walkinshaw, ex-dirigente da Arrows (m. 2010).
        Roland Matthes, nadador alemão, ex-campeão olímpico.
    1952 - Jane Duboc, cantora brasileira.
    1958 - Mary Elizabeth Mastrantonio, atriz estadunidense.
    1964 - Krzysztof Warzycha, ex-futebolista polonês.
    1966
        Jeff Buckley, músico e cantor estadunidense (m. 1997).
        Sophie Marceau, atriz francesa.
        Daisy Fuentes, modelo e atriz cubana.
        Subkhiddin Mohd Salleh, árbitro de futebol malaio.
        Ana Luiza Guimarães, jornalista brasileira.
    1967
        Domenico Schiattarella, ex-piloto italiano de F-1.
        Thomas Libiih, ex-futebolista camaronês.
        Mons Ivar Mjelde, ex-futebolista norueguês.
    1968 - Amber Michaels, atriz alemã.
    1971 - Michael Adams, enxadrista britânico.
    1972
        Đovani Roso, futebolista croata.
        Kimya Dawson, musicista norte-americana.
    1973
        Alexei Urmanov, patinador artístico russo.
        Auri, futebolista brasileiro.
        Bernd Schneider, ex-futebolista alemão.

    1975 - Geraldo Piquet, piloto brasileiro de automobilismo (filho de Nelson Piquet).

    1976 - Ervin Skela, futebolista albanês.
    1977 - Jairo Castillo, futebolista colombiano.

    1978
        Rachel McAdams, atriz canadense.

    1978
          Kurtis Roberts, motociclista norte-americano.
        Leandro Guerreiro, futebolista brasileiro.
        Jorge Wagner, futebolista brasileiro.
    1980
        Aranha, futebolista brasileiro.
        Isaac Hanson, músico norte-americano.
    1982 - Otacílio Neto, futebolista brasileiro.
    1983
        Christopher Paolini, escritor estadunidense.
        Carlo Sciarrone, futebolista italiano.
    1984 - Adrián Colunga Pérez, futebolista espanhol.
    1985
        Luís Aguiar, futebolista uruguaio.
        Bolívia, futebolista brasileiro.
    1986 - Nani, futebolista português.
    1987 - Kat DeLuna, cantora norte-americana.

    1988 - Mariana Monteiro, atriz portuguesa.

    1991 - Nicolás Millán, futebolista chileno.


    594 - Gregório de Tours, historiador galo-romano.
    1231 - Santa Isabel da Hungria, padroeira da Ordem Franciscana Secular (n. 1207)
    1494 - Giovanni Pico della Mirandola, erudito, humanista e filósofo neo-platônico italiano (n. 1463).
    1525 - Leonor de Portugal, rainha de Portugal (n. 1458).
    1558 - Maria I, Rainha de Inglaterra (n. 1516).
    1562 - António de Bourbon, nobre francês (n. 1518).

    1708 - Ludolf Backhuysen, pintor germano-neerlandês (n. 1630).

    1822 - Joaquim Machado de Castro, escultor português (n. de 1731).

    1929 - Herman Hollerith, empresário norte-americano (n. 1860).

    1959 - Heitor Villa-Lobos, maestro brasileiro (n. 1887).

    1979 - John Glascock,ex-baixista do Jethro Tull (n. 1951).
    1990 - Robert Hofstadter, físico norte-americano (n. 1915).
    1995 - Benjamim de Sousa Gomes, bispo católico (n. 1911).
    1997 - Berta Gleizer Ribeiro, etnóloga e antropóloga romena naturalizada brasileira (n. 1924).
    1997 - Walter Moraes, jurista brasileiro.
    1998 - Maurício Tragtenberg, sociólogo, educador e socialista libertário brasileiro. Fez importantes contribuições sobre a pedagogia libertária.
    2002 - Chagdud Tulku Rinpoche, lama tibetano.
    2006 - Ferenc Puskás, futebolista húngaro (n. 1927).


Eventos astronômicos
    Chuva de estrelas

Brasil
    Dia da Criatividade
    Dia nacional de combate à Tuberculose
    Emancipação da cidade de Paranhos_(Mato_Grosso_do_Sul)

Internacional
    Dia Internacional do Não-Fumante
    Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade

Santos do dia (Catolicismo)
    Alfeu
    Gregório Taumaturgo
    Isabel da Hungria
    Santa Vitória
    Santo Antônio da Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.