Na próxima quarta-feira, dia 7 de novembro, às 18h30, o MAM Rio realiza o terceiro módulo do curso “Questões sobre o moderno e o contemporâneo”, com o doutor em História da Arte pela University College London (UCL), Sérgio Bruno Martins, com o tema “Subtrações, adições e (outros) lugares de enunciação”, onde será abordada a singularidade da contribuição artística brasileira para a questão dos limites do modernismo e da emergência da contemporaneidade.
Serão discutidos não apenas a trajetória histórica da arte brasileira, mas também os problemas historiográficos oriundos de sua recepção internacional tardia, com questões como > Qual é o papel do historiador da arte hoje? É apenas tirar o atraso? Ou será que estes problemas não são também oportunidades, pontos de vistas únicos para que repensemos o legado moderno?
O curso “Questões sobre o moderno e o contemporâneo” será realizado até o dia 28 de novembro. A cada módulo, pesquisadores, críticos ou curadores irão abordar o lugar da arte brasileira na história, os olhares estrangeiros sobre a nossa produção cultural, as relações constitutivas ou conflitantes entre a arte e outros campos da cultura, o legado experimental e sua potencia educativa, e diversos outros momentos-chave, formadores das genealogias da contemporaneidade.
Será dada especial atenção a campos da cultura brasileira que, durante décadas, tiveram um estatuto apartado do sistema clássico das artes visuais, mas que foram veículos importantes de renovação das linguagens estéticas e de resistência política. Inscrições e informações: atendimento@mamrio.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.