quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MAM Rio é premiado em edital da Funarte


Museu fará aquisições de obras, e terá pesquisa sobre sua Sala Experimental, nos anos 1970

O MAM Rio foi o vencedor do Prêmio Marcantonio Vilaça/Funarte, para aquisição de obras de arte. E, em outro projeto, a jornalista, curadora e crítica de arte, Fernanda Lopes, ganhou a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais 2012, para pesquisar a Sala Experimental do MAM Rio, na década de 1970.

O Prêmio Marcantonio Vilaça/Funarte, no valor total de R$350 mil, permitirá que a coleção do MAM Rio receba obras dos artistas Carlos Vergara (1941), Emil Forman (1954-1983), Cao Guimarães (1965) e Maria Nepomuceno (1976). As obras adquiridas são: uma série de trabalhos gráficos e fotografias do artista Carlos Vergara, produzidos desde a década de 1960 até hoje; a instalação de Emil Forman, com mais de 2.500 imagens, que inaugurou a Sala Experimental do MAM Rio, em 1975; fotografias da série “Gambiarra” e a videoinstalacão “Acidente”, de Cao Guimarães, e uma instalação da artista Maria Nepomuceno.

Com exceção de Carlos Vergara, os outros artistas não possuíam obras na coleção do Museu. Os trabalhos foram adquiridos com valores especiais por se tratar de um projeto institucional adquirido com verba pública. O Prêmio Marcantonio Vilaça/Funarte tem sido importante para a qualificação da coleção do MAM Rio, que já foi contemplado outras duas vezes, mas com valores menores e com um conjunto de obras de um só artista: Evandro Teixeira na primeira vez e Jarbas Lopes na segunda.

A instalação de Emil Forman que virá para o MAM foi um trabalho-instalação com 2.500 imagens sobre a mãe do artista que inaugurou a Sala Experimental em 1975. 

Sala Experimental do MAM

A jornalista, curadora e crítica de arte Fernanda Lopes irá pesquisar esta sala, que surgiu em um momento em que muitos artistas importantes hoje, como Waltercio Caldas e Tunga, faziam suas primeiras exposições individuais. A ideia é estudar a sala, falar das motivações da sua criação, da importância da sua atuação, investigar se ela deixou "legados ou heranças" e tentar traçar um paralelo com outras iniciativas da mesma época. Após a pesquisa, que levará seis meses, será lançado um livro com o resultado e será realizada uma mesa de debate sobre o assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.