terça-feira, 20 de novembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de novembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Webcam’s ao vivo
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx 
Rio de Janeiro http://is.gd/VhZDv4 
Madison Square Avenue (New York) http://is.gd/WlhHJt
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N 

“Brasil – 100 Anos de República”, grátis em PDF (É só baixar) http://is.gd/azGgPg 

21 de novembro de 2012.
326º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 40 para acabar o ano.


1898 - René Magritte, pintor belga (m. 1967).
René François Ghislain Magritte (Lessines, 21 de Novembro de 1898 ― Bruxelas, 15 de Agosto de 1967) foi um dos principais artistas surrealistas belgas, ao lado de Paul Delvaux. René Magritte praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou imitando a vanguarda, mas precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Giorgio de Chirico. Saiba mais

Em 21/11/1857, nasce Columbano Bordalo Pinheiro, pintor naturalista e realista português (m. 1929).
Columbano Bordalo Pinheiro (Lisboa, 21 de Novembro de 1857 — Lisboa, 6 de Novembro de 1929) foi um pintor naturalista e realista português. Columbano era o quarto filho do escultor e também pintor Manuel Maria Bordalo Pinheiro e de sua esposa Augusta Maria de Carvalho Prostes. Entre seus irmãos estava o caricaturista Rafael Bordalo Pinheiro. Iniciou a sua formação na Academia de Belas-Artes de Lisboa, onde foi aluno de Simões de Almeida, um afamado escultor do romantismo português. Anos após completar a sua formação, rumou a Paris, beneficiado por uma bolsa de estudos custeada pelo rei consorte D. Fernando II de Portugal, já viúvo da rainha D. Maria II de Portugal. Ali ele recebeu a influência de pintores como Manet e Edgar Degas, sendo esta notável na sua obra. Na "cidade-luz", Columbano representou-se, em 1882, numa grande exposição, no famoso "Salon de Paris". Nesta apresentou ao público, maioritariamente burguês, o quadro Soirée chez Lui, surpreendentemente aclamado pela difícil crítica de artes parisiense. De regresso a Portugal, juntou-se ao "Grupo do Leão", o qual tencionava renovar a estética das composições na arte do país. Deste período ficaram celebres os retratos de Ramalho Ortigão, Teófilo Braga, Eça de Queirós e Antero de Quental, por ele pintados. Para além disto, deu nova ênfase aos palácios lisboetas, ao pintar os painéis que se encontram na sala de recepções do Palácio de São Bento, os Painéis dos Passos Perdidos. Tornou-se, em 1901, professor de pintura histórica na Academia de Belas-Artes de Lisboa, onde se formara na sua juventude. Em 1914, Bordalo Pinheiro foi nomeado pelo novo regime republicano, então recentemente instaurado, para o cargo de diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea (1911), sucedendo a Carlos Reis. (Fonte: Wikipedia)



    235 - Eleição do Papa Antero.

    1237 - Ryazan é conquistada pelos mongóis, liderados por Batu Khan após 5 dias de cerco.
Neto de Gengis Kahn (o flagelo de Deus), o guerreiro Batu Khan comandou o grande ataque mongol à Rússia entre os anos de 1237 a 1240, além de ter lutado em 1241 na Hungria. Após o ataque com a Hungria estava discutindo junto com Subedei planos de atacar o norte da Itália, Áustria e os estados germânicos, porém devido à morte de seu tio Ogedei teve de voltar à Mongólia para a eleição do próximo khan. Ambicionando se tornar o grande khan do Império Mongol, porém em seu lugar entrou Guyuk, filho de Ogedei, cujo reinado foi efêmero (1246-1248). 
Ao voltar da campanha européia consolidou o domínio da Horda de Ouro sobre os principados russos, que ficariam nessa situação nos próximos dois séculos. Faleceu em 1255, tendo sido sucedido por seu filho Sartak, cujo reinado foi também efêmero e sucedido por Berke. Saiba mais

    1789 - Carolina do Norte torna-se o 12º estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana.
    1883 - Inauguração da linha ferroviária e estação de trem de Conservatória.
    1884 - Emancipação Política do Município de Boa Viagem, Ceará.

    1916 - Naufrágio do HMHS Britannic
O Britannic, que pertencia à mesma classe do Titanic e do Olimpyc, O HMHS Britannic foi um transatlântico inglês que serviu como navio-hospital durante a Primeira Guerra Mundial. Navegando ao largo da Grécia em 1916, colidiu com uma mina marítima, naufragando em cinquenta e cinco minutos. O navio tinha as dimensões de 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 56 metros de altura. Tinha capacidade para 790 pessoas em primeira classe; 836 pessoas em segunda classe; 953 pessoas em terceira classe; e 950 pessoas de tripulação. Na sua capacidade total conseguia acomodar 3 529 pessoas. A sua velocidade máxima era de cerca de 22 nós. Pesava cerca de 50 mil toneladas. Saiba mais

    1918 - A Bandeira da Estónia é formalmente adotada em seu país.
    1921 - O Rei Jorge V proclama o brasão de armas do Canadá.
    1945 - Guatemala é admitida como Estado-Membro da ONU.

    1964 - Pelé marca seu recorde de gols numa só partida (8 gols no jogo Santos 11 x 0 Botafogo de Ribeirão Preto).

    1970 - O Governador português da Guiné-Bissau determina o início da operação "Mar Verde", com a finalidade de capturar ou mesmo eliminar os líderes do PAIGC, então aquartelados em Conacri.
    1975 - Os Queen lançam seu quarto álbum, A Night at the Opera.

    1984 - Abertura Política: a direção do PDS decide optar pela fidelidade partidária e votar em Paulo Maluf para o cargo de presidente da república do Brasil.
A insistência de Maluf em manter sua candidatura a qualquer custo resultou em dissidência dos principais líderes governistas, inclusive do presidente do partido, José Sarney e do todo poderoso líder baiano, Antonio Carlos Magalhães, que saíram do PDS para formar a Frente Liberal (mais tarde, Partido da Frente Liberal - PFL) que apoiou a chapa oposicionista, formada por Tancredo Neves e José Sarney, os quais ganharam as eleições indiretas em 1985. Leia "Tancredo derrota o Sistema e se elege Presidente" Abaixo, Tancredo, ao centro, discursa, após a eleição. Sentado, na extrema direita, o presidente do PMDB, Ulysses Guimarães, um dos fiadores da abertura política, que resultou no fim do regime militar.

    1986 - Decretado o Plano Cruzado II 
O Plano Cruzado, implantado em 28 de fevereiro de 1985, com o congelamento total de preços, encantou a mídia e a população, mas começou a fazer água meses depois de lançado, com o aparecimento de ágio sobre os preços das mercadorias. O próprio governo, em junho, fez alguns ajustes, criando taxa de 40 por cento na compra de passagens aéreas, automóveis e alguns outros bens, desacreditando o plano, mas não o governo. Nas eleições de 15 de novembro, os dois partidos governistas, o PMDB e o PFL conquistaram todos os governos estaduais e fizeram maioria na Câmara. Os votos, que eram ainda em papel, nem haviam sido totalmente apurados e o governo fez uma revisão em todos os preços congelados, em nome da "flexibilização" e, com isso, não só desmoralizou o plano cruzado como também foi acusado de "estelionato eleitoral", por ter se valido da popularidade para eleger governadores, deputados e senadores. A partir daí, por falta de credibilidade, os seguidos pacotes econômicos que vieram a seguir (Plano Verão, Plano Bresser, etc.), não conseguiram mais se sustentar. A um ano e meio de terminar o governo, Sarney lançou o seu último pacote, o "Plano Arroz com Feijão" que, como o próprio nome dizia, tinha como finalidade ir empurrando a economia com a barriga até o término do mandato. O último mês de governo acusou uma inflação de 86 por cento (em um só mês!), beirando a hiper inflação e obrigando o sucessor na Presidência, Fernando Collor de Mello a tomar medidas de alto choque, envolvendo o sequestro de toda a poupança nacional. Não se pode iludir a realidade econômica, ela acaba sobrevivendo a todos os artifícios. E a realidade é que, nos últimos dias do governo Sarney, os produtos de consumo diário, como as refeições nos restaurantes, estavam sendo reajustados DIARIAMENTE e as lojas estavam calculando seus produtos pelo valor do dólar paralelo e não mais pelo cruzado novo. (Paulo Victorino)

    1990 - Lançamento do videogame Super Nintendo e do jogo Super Mario World.
    1996 - O Eurotúnel foi reaberto para uso limitado, após incêndio do dia 18.
    2002 - A Lituânia inicia processo de ingresso na OTAN.
    2005 - O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, abandona o Likud e funda o Kadima.


    1694 - Voltaire, filósofo francês (m. 1778).

    1840 - Princesa Vitória do Reino Unido e da Prússia (m. 1901).

    1852 - Francisco Tárrega, violonista espanhol (m. 1909).
    1854 - Papa Bento XV (m. 1922).
    1877 - Sigfrid Karg-Elert, compositor alemão (m. 1933).
    1881 - Francisco Calvo Burillo, beato espanhol (m. 1936).
    1889 - Étienne Drioton, egiptólogo francês.
    1902 - Isaac Bashevis Singer, escritor polonês (m. 1991).
    1916 - Romeu Italo Ripoli, político e dirigente esportivo brasileiro (m.1983)
    1920 - Ralph Meeker, ator norte-americano (m. 1988).
    1924 - Christopher Tolkien, escritor britânico.
    1931 - Lewis Binford, arqueólogo norte-americano.
    1931 - Revaz Dogonadze, cientista georgiano (m. 1985).
    1939 - Budd Dwyer, político suicida norte-americano (m. 1987).
    1940 - Roy Thomas, escritor estadunidense.
    1943
        Phil Bredesen, governador do Tennessee.
        Jacques Laffite, ex-piloto francês de F-1.
    1945 - Goldie Hawn, atriz estadunidense.

    1947 - Alcione, cantora, instrumentista e compositora brasileira.

    1948
        Deborah Shelton, atriz norte-americana.
        Michel Suleiman, presidente do Líbano desde 2008.
    1949 - João Ricardo, compositor e criador do grupo musical brasileiro Secos & Molhados.
    1950 - Gennadi Karponossov, patinador artístico russo/soviético.

    1953 - Fabio Jr., cantor e ator brasileiro.

    1960 - Brian McNamara, ator norte-americano.
    1961 - João Domingos Pinto, ex-futebolista português.
    1963 - Nicolette Sheridan, atriz inglesa.
    1965
        Björk, cantora islandesa.
        Alexander Siddig, ator britânico.
    1969 - Lucio Cecchinello, motociclista italiano.
    1970 - Paulinho Santos, ex-futebolista português.
    1974 - Luis Eduardo Matta, escritor brasileiro.
    1977
        Guillermo Giacomazzi, futebolista uruguaio.
        Tobias Sammet, vocalista da banda Edguy.
        Bruno Berner, futebolista suíço.
    1979 - Vincenzo Iaquinta, futebolista italiano.
    1980
        Mota, futebolista brasileiro.
        Tim Lambesis, vocalista da banda de metalcore As I Lay Dying
    1983 - Márcio Rozário, futebolista brasileiro.
    1984
        Jena Malone, atriz norte-americana.

       1984 - Álvaro Bautista, motociclista espanhol.
    1985 - Jesús Navas, futebolista espanhol.
    1989 - Fabian Delph, futebolista inglês.


    496 - Papa Gelásio I.
    1361 - Filipe de Rouvres, Duque da Borgonha.
    1471 - João Gonçalves Zarco, navegador português (n. 1390).
    1624 - Jakob Böhme, filósofo e místico alemão.
    1695 - Henry Purcell, compositor britânico (n. 1659).

    1830 - Giovanni Battista Libero Badarò, jornalista e médico italiano (n. 1798).
Giovanni Battista Libero Badarò (Laigueglia, 1798 — São Paulo, 21 de novembro de 1830) foi jornalista, político e médico italiano radicado no Brasil. Defensor do liberalismo, fundou e redigia o jornal O Observador Constitucional, surgido em 1829, impresso na tipografia do O Farol Paulistano, a princípio sob a direção de Badarò e Luís Monteiro d'Ornelas e, depois de meados de 1830, sob a direção exclusiva do primeiro. O jornal liberal tinha feição moderada, como a que Evaristo da Veiga imprimia no Rio de Janeiro à Aurora Fluminense. Como esse, granjeara em pouco tempo grande divulgação, que lhe garantia a malquerença dos absolutistas. Em 20 de novembro de 1830, às 10 horas da noite, quando voltava para sua casa, na rua de São José (mais tarde rua Líbero Badaró), sem perceber que era uma cilada, o jornalista foi interpelado por quatro alemães, a pretexto de lhe entregarem uma correspondência contra o ouvidor Japiaçu, porém recebeu deles, traiçoeiramente, uma carga de bacamarte, caindo mortalmente ferido. Ao morrer pronunciou uma frase que celebrizou-se como símbolo da defesa da liberdade de imprensa:  "Morre um liberal, mas não morre a liberdade." O assassinato de Líbero Badaró está entre os acontecimentos que enfraqueceram o governo imperial e influíram na abdicação de D. Pedro, meses depois. Saiba mais Abaixo, o túmulo de Líbero Badaró, no Cemitério da Consolação.

    1876 - Duque de Saldanha, político português (n. 1790).
    1954 - Roderick McMahon, promotor profissional de wrestler e boxe (n. 1882).

    1965 - Astrojildo Pereira, foi um escritor, jornalista, crítico literário e político brasileiro, fundador do Partido Comunista do Brasil, (n. 1890).

    1970 - Chandrasekhara Venkata Raman, físico indiano (n. 1888).
    1993 - Stéphane Proulx, automobilista canadense (n. 1965).
    1996 - Abdus Salam, físico paquistanês e Nobel de Física (n. 1926).

    1999 - Horácio Gomez Bolaños, ator mexicano, Intérprete de Godinez, da serie Chaves (n. 1930).


    Dia Mundial da Televisão.
    Signo do Zodíaco: Escorpião.
    Dia Nacional da Homeopatia no Brasil.
    Dia Mundial da Saudação.

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/wADCal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.