sábado, 24 de novembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de novembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Webcam’s ao vivo
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx 
Rio de Janeiro http://is.gd/VhZDv4 
Madison Square Avenue (New York) http://is.gd/WlhHJt
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N

“Brasil – 100 Anos de República”, grátis em PDF (É só baixar) http://is.gd/azGgPg

25 de novembro de 2012.
330º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 36 dias para acabar o ano.


    1120 - Naufrágio do White Ship, onde morre Guilherme Adelin, herdeiro de Henrique I de Inglaterra.
O White Ship (em língua portuguesa, "Barco Branco", em língua francesa Blanche-Nef) foi um barco normando que naufragou no Canal da Mancha, ao largo da Normandia, a 25 de Novembro de 1120. No naufrágio pereceram Guilherme Adelin, único filho legítimo do rei Henrique I de Inglaterra, e a sua corte. Pereceram também três dos seus irmãos bastardos incluindo Maud, condessa de Perches. O único sobrevivente foi um marinheiro anónimo. 
As causas do acidente permanecem desconhecidas. Fontes contemporâneas apontam o facto de que os padres foram proibidos, por razões não especificadas, de abençoar o navio antes da partida, apesar de as condições do tempo e as correntes no Canal da Mancha durante o Inverno serem normalmente perigosas. 
Estevão de Blois sobreviveu à catástrofe uma vez que desembarcou um pouco antes da partida. Com a morte de Guilherme Adelin, Estevão tornou-se o mais forte concorrente à Coroa de Inglaterra, que acabou por herdar em 1135. (Wikipedia)



    1185 - Eleito o Papa Urbano III, sucedendo o Papa Lúcio III.
    1277 - Eleito o Papa Nicolau III, sucedendo o Papa João XXI
    1435 - Ratificação por D. Duarte dos Tratados entre D. João I e os monarcas ingleses, Ricardo II, Henrique IV e Henrique V.

    1615 - Filipe IV de Espanha (também Felipe III de Portugal) casa-se com Isabel de Bourbon.
Desde antes de 1610 Maria de Medicis patrocinar um duplo casamento selando a união de França e Portugal. O primeiro seria de seu filho (francês) com Ana (espanhola), filha de Felipe III,; o segundo, unindo Isabel (francesa) com Felipe IV (espanhol). Pagava-se, assim a prenda de paz e amizade entre a Espanha e França, à condição de as duas mulheres renunciarem a seus direitos ao trono. Isabel casou por procuração em Bordéus em 25 de Novembro de 1615 com Filipe herdeiro do trono de Espanha e Portugal. A entrega da princesa se deu em 19 de novembro de 1615 na ilha dos Faisões, sendo Isabel entregue pelo Duque de Guise, enquanto os espanhóis entregavam a Infanta Ana d´Áustria para casar com Luís XIII. Isabel era irmã de Luís XIII, filhos de Henrique IV de França (1553-1610), o grande, e de Maria de Médicis (1573-1642). Tratava-se de uma barganha real de interesses de Estado, em que as mercadorias barganhadas eram as próprias filhas de um e outro lado.

    1845 - Nasce, em Póvoa de Varzim, o escritor Eça de Queirós.

    1861 - Assinado um tratado de Amizade entre Portugal e a China, negociado por Isidoro Guimarães em Pequim. Inaugurada a Exposição Industrial do Porto, no Palácio da Bolsa.
    1865 - A vila de São Paulo do Muriahé, hoje apenas Muriaé, é elevada à categoria de cidade

    1875 - O Reino Unido adquire o controle do Canal do Suez, através da compra de 176.602 ações ao Egito.

    1889 - O governo britânico entrega uma nota ao governo português protestando pela decisão de Portugal de considerar os territórios entre Angola e Moçambique como dependentes da soberania portuguesa.
    1897 - A Espanha concede autonomia política e administrativa a Porto Rico.
    1900 - 39ª eleições gerais portuguesas, com nova vitória do partido no governo. As listas monárquicas vencem em Lisboa e no Porto, não sendo eleitos deputados republicanos, mesmo que a sua votação tenha aumentado.

    1911 - D. Manuel Vieira de Matos, bispo da Guarda é entregue ao poder judicial, acusado de desrespeitar a Lei da Separação entre o Estado e a Igreja.

    1914 - Redução dos custos de armazenagem dos géneros alimentícios no porto de Lisboa.

    1914 - Parte para o Brasil, Duarte Leite, o primeiro embaixador formal da República no Rio de Janeiro. Portugal levou 25 anos para assimilar a queda do Império e a deportação da família real brasileira para a Europa.

    1917 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Cambrai - A maior parte dos avanços efectuados pela força blindada britânica são perdidos devido aos contra-ataques alemães.
    1925 - Ezra Taft Benson, do Conselho dos Doze Apóstolos (mórmons), é nomeado Secretário de Estado (Ministro) da Agricultura de Dwight D. Eisenhower, Presidente dos Estados Unidos.

    1925 - Em Portugal é extinto o Ministério do Trabalho.

    1933 - Na Alemanha, manifestação de protesto do movimento de resistência contra a política nazista em matéria eclesiástica.

    1936 - Assinatura do Pacto Anti-Komintern pela Alemanha e o Japão, acordo que tinha como objectivo a oposição ao desenvolvimento do comunismo.

O Pacto Anticomintern foi assinado em 25 de novembro de 1936 entre o Império do Japão e a Alemanha nazista, onde ambas as nações se comprometeram a tomar medidas para se protegerem contra a "ameaça" da Internacional Comunista (Comintern). 
Em caso de ataque da União Soviética contra a Alemanha ou o Japão, os dois últimos comprometiam-se a efetuar consultas acerca das medidas a serem tomadas para proteger os seus interesses comuns. Também concordaram que nenhum dos dois concluiria tratados políticos com a União Soviética. A Alemanha, ademais, concordou em reconhecer o Manchukuo, o Estado-fantoche japonês na Manchúria. Em 1937, a Itália aderiu ao Pacto, formando o grupo que mais tarde seria conhecido como o Eixo. Em 1939, aderiram a Espanha, a Hungria e o Manchukuo. Apesar da aliança germano-soviética de 1939 (Pacto Molotov-Ribbentrop) e do tratado de neutralidade assinado por Tóquio com Moscou, o pacto foi renovado por outros cinco anos, em novembro de 1941.




    1939 - Segunda Guerra Mundial: Embarcações alemãs colocam minas ao largo da costa sudoeste da Suécia, dentro do limite das suas águas territoriais. Os governos italiano, sueco, japonês e dinamarquês protestam junto do ministério dos Negócios Estrangeiros britânico a propósito da política de represálias decidida na sequência da colocação de minas alemãs nas costas britânicas.

    1940 - Segunda Guerra Mundial: O navio Patria explode e afunda-se no porto de Haifa, Palestina, na sequência de uma sabotagem efetuada por vários membros da organização sionista Irgun Zvai Leumi para impedir que seja utilizado pelos Britânicos para deportar judeus palestinos.

    1940 -Segunda Guerra Mundial: Voo inaugural em Hatfield do protótipo do avião De Havilland Mosquito.
    1941 - Segunda Guerra Mundial: A Croácia adere ao Pacto Anti-Komintern. A Dinamarca é forçada a assiná-lo.

    1942 - Segunda Guerra Mundial: Frente dos Balcãs. Sabotagem do viaduto de Gorgopotamos, sobre a linha de caminho de ferro que liga Atenas a Salónica, por onde passa uma grande parte dos abastecimentos destinados a Rommel, por resistentes gregos de dois movimentos de oposição às ordens de agentes britânicos do S.O.E..

    1943 - Segunda Guerra Mundial: Aprovação pelo comando supremo aliado do plano da Operação Shingle que prevê um desembarque no sector de Anzio, de detrás das linhas alemãs.

    1943 - Segunda Guerra Mundial: Frente do Pacífico. 5 contratorpedeiros norte-americanos interceptam no mar das Ilhas Salomão, perto do cabo Saint-Georges (Nova-Bretanha), um esquadrão japonês de 5 contratorpedeiros que transportam soldados e material para a ilha de Buka. Três contratorpedeiros japoneses são afundados.

    1944 - Segunda Guerra Mundial: Um míssil V-2 atinge o armazém comercial de Woolworth na zona leste de Londres, fazendo 160 vítimas.

    1944 - Segunda Guerra Mundial: Frente do Pacífico. Filipinas. Os Task Groups (Grupos de Tarefas) 38.2 e 38.3 comandados pelos contra-almirantes Bogan e Sherman atacam os aeródromos ao centro de Luçon bem como a frota japonesa em redor da ilha. Os cruzadores Kumano e Yasoshima são afundados. Os Japoneses enviam toda a sua restante força aérea contra os norte-americanos, os aviões kamikazes danificam os porta-aviões USS Intrepid, USS Essex e USS Hancock, bem como porta-aviões ligeiro USS Cabot, enquanto o USS Independence é danificado devido à explosão de um aparelho norte-americano aquando da aterragem. Estávamos a 6 meses do término da guerra e a supremacia aliada começava a despontar. A Itália já se rendera e o seu chefe maior, Benito Mussolini, já estava morto. Agora, toda luta era contra Alemanha e Japão. A Alemanha se rendeu em 10 de maio de 1945 e o Japão, em 2 de setembro do mesmo ano, após ter sido atingido pelas bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Mas, durante a guerra, que começou em 1939, a sorte balançou algumas vezes a favor do eixo Berlim/Roma/Tóquio, para preocupação dos aliados.

    1961 - O Papa João XXIII cria a Prelazia de Abaeté do Tocantins, no Pará.
    1964 - Guerra Colonial: O Comité de Libertação da OUA reconhece o MPLA como único representante do povo angolano.

    1966 - Aprovação do actual Código Civil Português.

    1974 - Assinatura, em Argel, entre Portugal e o MLSTP, de um acordo para a independência de São Tomé e Príncipe.
    1975 - Independência do Suriname.

    1975 - Em Portugal, um golpe militar põe fim ao PREC.
O Processo Revolucionário em Curso – por vezes referido como "Período Revolucionário em Curso" ou, com mais frequência, apenas pela sigla PREC – designa, em sentido lato, o período de atividades revolucionárias, marcante na História de Portugal, decorrido durante a Revolução dos Cravos, iniciada com o golpe militar de 25 de Abril de 1974 e concluída com a aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976. O termo, no entanto, é frequentemente usado para aludir ao período crítico do Verão Quente de 1975, com o seu antes e o seu depois, que culmina com os acontecimentos do dia 25 de Novembro. Saiba mais É verdade que a Revolução dos Cravos, movimento autêntico realizado pela baixa oficialidade, com amplo apoio popular, acabou com 40 anos de ditadura salazarista, mas a transição para a democracia foi dolorosa, com o embate entre as várias correntes políticas existentes em Portugal, embate esse que não ficou apenas no terreno das idéias. A extrema esquerda sentiu-se prejudicada, achando-se preterida, e partiu para ações de força, incluindo a tomada de empresas, à força, as quais passaram a administrar (O grupo  brasileiro Pão de Açúcar, entre outros, também teve suas lojas tomadas). Ao fim deste processo de instabilidade, realizaram-se, finalmente, eleições e a extrema esquerda não obteve mais que 10 por cento dos votos. Abaixo, um fac símile de jornal anunciando a vitória da Revolução dos Cravos.

    1999 - Criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Brasil.
    2007 - Desabamento da arquibancada do Estádio Octávio Mangabeira, em Salvador, na Bahia.


    1553 - Próspero Alpini, médico e botânico italiano (m. 1616).
    1562 - Félix Lope de Vega, dramaturgo e poeta espanhol (m. 1635).
    1703 - Jean-François Séguier, botânico e astrônomo francês (m. 1784)

    1844 - Karl Benz, engenheiro alemão, um dos inventores do automóvel (m. 1929).

    1868 - Ernesto Luís de Hesse-Darmstadt, grão-duque de Hesse-Darmstadt (m. 1937)
    1873 - Pierre Lacau, egiptólogo francês (m. 1963).
    1881 - Papa João XXIII, 262º papa (m. 1963).
    1883 - Harvey Spencer Lewis, escritor norte-americano (m. 1939).

    1897 - Otto Ernst Meyer, fundador da companhia aérea Varig (m. 1966).

    1904 - Ba Jin, escritor chinês (m. 2005).
    1911
        Paul Murry, desenhista norte-americano (m. 1989).

       1911 - Roelof Frankot, pintor holandês (m. 1984).

    1913 - Lewis Thomas, conselheiro de política e investigador norte-americano (m. 1993).

    1915 - Augusto Pinochet, militar e ex-presidente chileno (m. 2006).

    1920 - Ricardo Montalbán, ator mexicano (m. 2009).

    1923 - Mauno Koivisto, político finlandês.
    1924 - Takaaki Yoshimoto, poeta e crítico literário japonês.
    1926 - Jeffrey Hunter, ator norte-americano (m. 1969).
    1940
        Jan Jongbloed, ex-futebolista holandês.
        Percy Sledge, músico norte-americano.
    1946 - Slim Borgudd, ex-piloto de F-1 e ex-músico sueco.
    1947
        Marcos Rivas, ex-futebolista mexicano.
        Zé Rodrix, cantor e instrumentista brasileiro (m. 2009).
    1951 - Johnny Rep, ex-futebolista holandês.
    1955 - Aleksandr Kozulin, político bielorrusso.
    1956 - Hélène Goudin, política sueca.
    1960
        John F. Kennedy, Jr., advogado e jornalista norte-americano (m. 1999).
        Amy Grant, cantora norte-americana.
    1965
        Ana Paula Padrão, jornalista brasileira.
        Dougray Scott, ator escocês.
        David Kelly, ex-futebolista irlandês.
        José Leon Machado, escritor português.
    1966
        Billy Burke, ator estadunidense.
        Tim Armstrong, cantor e guitarrista norte-americano.
    1967 - Niurka Marcos, atriz e cantora cubana.
    1968
        Jill Hennessy, atriz canadense.
        Erick Sermon, rapper norte-americano.
        Jacqueline Hennessy, atriz e apresentadora canadense.
    1970
        Virgínia Cavendish, atriz brasileira.
        Eluana Englaro, italiana morta pela eutanásia (m. 2009).
    1971 - Christina Applegate, atriz norte americana.
    1972 - Stefan Everts, motociclista belga.
    1973
        Martin Rettl, piloto de skeleton austríaco.
        Peter Facinelli, ator norte-americano.
    1974 - Kenneth Mitchell, ator canadense.
    1975 - Michael Svensson, futebolista sueco.
    1976 - Clint Mathis, ex-futebolista norte-americano.
    1977
        MacBeth Sibaya, futebolista sul-africano.
        Guillermo Cañas, tenista argentino.
        Nuno Assis, futebolista português.

    1978 - Taís Araújo, atriz brasileira.

    1980
        Aaron Mokoena, futebolista sul-africano.
        Julio Irrazábal, futebolista paraguaio.
    1981
        Mawete Júnior, futebolista angolano.
        Xabi Alonso, futebolista espanhol.
        Sydney Plaatjies, futebolista namibiano.
        Ruslan Pimenov, futebolista russo.
        Maurício Rua, atleta brasileiro de MMA.
    1982
        Luciano Corrêa, judoca brasileiro.
        Vitangelo Spadavecchia, futebolista italiano.
        Ossi Martikainen, futebolista finlandês.
    1983
        Fernando Henrique, futebolista brasileiro.
        Rodrigo Alvim, futebolista brasileiro.
        Cássio, futebolista brasileiro.
        Ildar Akhmetzyanov, futebolista russo.
    1984 - Guy Essame, futebolista camaronês.
    1985
        Fernandinho, futebolista brasileiro.
        Obadiah Tarumbwa, futebolista zimbabuano.
    1986
        Craig Gardner, futebolista inglês.

       1986 -  Katie Cassidy, atriz, modelo e cantora norte-americana.

    1987
        Davino Verhulst, futebolista belga.
        Adriana Birolli, atriz brasileira.
        El Arbi Hillel Soudani, futebolista argelino.
        Ericson, futebolista cabo-verdiano.
        Dolla, rapper norte-americano (m. 2009).
    1988
        Jay Spearing, futebolista inglês.
        Nodar Kumaritashvili, atleta de luge georgiano (m. 2010).
        Keisuke Shimizu, futebolista japonês.
    1990 - Roland Peqini, futebolista albanês.
    1992 - Ana Bogdan, tenista romena.


    311 - Pedro, Patriarca de Alexandria - martirizado (n. 260)
    1120 - Guilherme Adelin, herdeiro de Henrique I de Inglaterra (n. 1103)
    1185 - Papa Lúcio III (n. 1100).
    1885 - Rei Afonso XII de Espanha (n. 1857)

    1960 - Irmãs Mirabal, cidadãs da República Dominicana, assassinadas por se oporem à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo {Patria Mercedes (n. 1924), Minerva Argentina (n. 1926) e Antonia María Teresa (n. 1936)}.

    1967 - Ossip Zadkine, pintor e escultor russo (n. 1890)

    1968 - Upton Sinclair, escritor estadunidense (n. 1878)
    1970 - Yukio Mishima, novelista e dramaturgo japonês (n. 1925)
    1989 - Armand Salacrou, dramaturgo francês (n. 1899)
    1998 - Eli Coimbra, jornalista brasileiro (n. 1942).
    2005
        Richard Burns, ex-campeão mundial de rali (n. 1971).
        George Best, futebolista norte-irlandês (n. 1946).


    Dia do Doador Voluntário de Sangue no Brasil.
    Martírio de Santa Catarina (retirado do calendário oficial do Vaticano em 1969 mas ainda celebrado).
    Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
    Emancipação do município de Guapimirim.
    Feriado municipal de Santa Catarina, Cabo Verde.
    Dia da Baiana de acarajé.
    Dia da Madrinha

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/wADCal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.