quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 30 de novembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

WEBCAM's
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx 
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
5ª Avenida (New York) > http://is.gd/Zd2hT3
Madison Square Avenue (New York) http://is.gd/WlhHJt
Hollywood Boulevard - Los Angeles http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N

 “Brasil – 100 Anos de República”, grátis em PDF (É só baixar) http://is.gd/azGgPg

30 de novembro de 2012.
335º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 31 dias para acabar o ano.


Em 30/11/1825, nasce o pintor neoclássico William-Adolphe Bouguereau (m. 1905).

William-Adolphe Bouguereau (La Rochelle, 30 de novembro de 1825 – La Rochelle, 19 de agosto de 1905) foi um professor e pintor acadêmico francês. Com um talento manifesto desde a infância, recebeu treinamento artístico em uma das mais prestigiadas escolas de arte de seu tempo, a Escola de Belas Artes de Paris, onde veio a ser mais tarde professor muito requisitado, ensinando também na Academia Julian. Sua carreira floresceu no período áureo do academicismo, sistema de ensino do qual foi um ardente defensor e do qual foi um dos mais típicos representantes. 
Sua pintura se caracteriza pelo perfeito domínio da forma e da técnica, com um acabamento de alta qualidade, obtendo efeitos de grande realismo. Em termos de estilo, fez parte da corrente eclética que dominou a segunda metade do século XIX, mesclando elementos do neoclassicismo e do romantismo em uma abordagem naturalista com boa dose de idealismo. Deixou obra vasta, centrada nos temas mitológicos, alegóricos, históricos e religiosos; nos retratos, nos nus e nas imagens de jovens camponesas. (Wikipedia)



Em 30/11/1991, morre o pintor Ruben Valentin
Rubem Valentim (Salvador BA 1922 - São Paulo SP 1991). Escultor, pintor, gravador, professor. Inicia-se nas artes visuais na década de 1940, como pintor autodidata. Entre 1946 e 1947 participa do movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, com Mario Cravo Júnior (1923), Carlos Bastos (1925) e outros artistas. Em 1953 forma-se em jornalismo pela Universidade da Bahia e publica artigos sobre arte. Reside no Rio de Janeiro entre 1957 e 1963, onde se torna professor assistente de Carlos Cavalcanti no curso de história da arte, no Instituto de Belas Artes. Reside em Roma entre 1963 e 1966, com o prêmio viagem ao exterior, obtido no Salão Nacional de Arte Moderna - SNAM. Em 1966 participa do Festival Mundial de Artes Negras em Dacar, Senegal. Ao retornar ao Brasil, reside em Brasília e leciona pintura no Ateliê Livre do Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB. Em 1972, faz um mural de mármore para o edifício-sede da Novacap em Brasília, considerado sua primeira obra pública. O crítico de arte Frederico Morais elabora em 1974 o audiovisual A Arte de Rubem Valentim. Em 1979, Valentim realiza escultura de concreto aparente, instalada na Praça da Sé, em São Paulo, definindo-a como o Marco Sincrético da Cultura Afro-Brasileira e, no mesmo ano e é designado, por uma comissão de críticos, para executar cinco medalhões de ouro, prata e bronze, para os quais recria símbolos afro-brasileiros para a Casa da Moeda do Brasil. Em 1998 o Museu de Arte da Moderna da Bahia - MAM/BA inaugura a Sala Especial Rubem Valentim no Parque de Esculturas. (Itaú Cultural) Saiba mais



    1538 - Fundação da cidade de Sucre, no Equador.

    1645 - Um terremoto destrói a catedral de Manila, nas Filipinas.

    1783 - Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha assinam o Tratado de Paris, pondo um fim a Guerra Revolucionária norte-americana.
A batalha decisiva foi a de Saratoga, em 1777, marcando o início da Independência dos Estados Unidos. Mas foram 6 longos anos de negociações até que a Inglaterra aceitasse a Independência, detalhe necessário para que os demais países se sentissem à vontade para fazer o mesmo, estabelecendo relações diplomáticas com o novo país.

    1803 - Fim da administração francesa no território da Louisiana, que foi vendido aos Estados Unidos.
Inicialmente, os EUA haviam comprado apenas a cidade de Louisiana, mas a França voltou às negociações oferecendo todo o extenso território,  de tal maneira que o Presidente fechou negócio, ad-referendum do Congresso, que se achava em recesso.

    1807 - O exército francês, sob o comando do General Junot, ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo.
Esta é a sequência dos acontecimentos que começou com a invasão de Portugal pela fronteira espanhola e a subsequente fuga da família real para o Brasil.

    1838 - Após a ocupação francesa de Veracruz, o México declara guerra à França. O conflito é conhecido como a Guerra dos Pastéis.
    1864 - Guerra Civil Americana: na Batalha de Franklin, John Hood foi derrotado pelo general nortista John Schofield.
    1872 - A partida de futebol entre Inglaterra e Escócia termina em 0 a 0. É o primeiro jogo amistoso da história.

    1913 - Charles Chaplin inicia a sua carreira de ator cinematográfico com o filme Making a Living, de Mark Sennett.

    1919 - Pela primeira vez na França, as mulheres votam em eleições legislativas.
    1920 - A Prússia torna-se um Estado livre, parlamentar e democrático. O presidente do Conselho é o social-democrata Otto Braun.
    1920 - Liberato Pinto substitui Álvaro de Castro como presidente do Ministério (primeiro-ministro) de Portugal.
    1922 - Manifestação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães reúne 50 mil pessoas em Berlim.
    1930 - Inauguração de vôos comerciais entre Brasil e Estados Unidos pela Pan American Airlines.

    1935 - Na Alemanha de Adolf Hitler, é concedido o direito de divórcio no caso de um dos cônjuges não acreditar nos ideais nazistas.

    1939 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Guerra de Inverno, quando a URSS invade a Finlândia.

    1947 - Um dia após as Nações Unidas declararem a formação do estado de Israel, o estado judeu é atacado por seus países vizinhos.
Desde o princípio, os países árabes se recusaram a aceitar a existência do Estado de Israel e há até horje um propósito, não concretizado, de levá-lo à destruição. Essa amálgama entre árabes foi, de certa maneira, quebrada, quando o Egito e, depois, a Jordânia, aceitaram estabelecer relações com Israel, transformando-se em um elemento de ligação entre as duas culturas e evitando uma radicalização maior. 

    1949 - Fortes temporais causam a morte de quatro mil pessoas na Guatemala.

    1950 - Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, anuncia que seu país pode utilizar a bomba atômica no conflito da Coreia.
Nesse momento, apenas os Estados Unidos detinham o processo de fabricação da bomba atômica, podendo usá-lo como elemento psicológico para intimidar adversários. Mais tarde, utilizando-se de espiões, entre eles o casal Rosemberg, a União Soviética obteve a fórmula e tornou-se a segunda potência a fabricar a bomba. A partir daí, paradoxalmente, o mundo tornou-se mais seguro, pois restabeleceu-se o princípio de pesos e contrapesos, passando-se à negociação diplomática, ao invés da intimidação pura e simples.

    1955 - A Bandeira do Vietnam(e) é adotada pelos seus nacionais.
    1958 - Após 93 anos no poder, o Partido Colorado perde as eleições legislativas no Uruguai, vencidas pelo Partido Blanco.
    1961 - A União Soviética veta o direito do Kuwait de se tornar membro das Nações Unidas.
    1964 - A URSS lança a nave espacial Sonda II.
    1964 - O Presidente Castelo Branco promulga o Estatuto da Terra, uma lei que regula direitos e obrigações relacionadas aos bens imóveis rurais.
    1966 - Barbados, um estado insular localizado dentro das Pequenas Antilhas, torna-se independente da Inglaterra.
    1967 - O Iêmen torna-se independente da Grã-Bretanha.

    1969 - Golpe Militar de 1964: o general Médici é eleito novo presidente do Brasil.
Com a doença e hospitalização do Presidente Costa e Silva, deveria assumir o vice-Presidente, Pedro Aleixo, que era civil e não militar. Foi vetado pelos militares, que inclusive ignoraram toda a linha sucessória, formada sequencialmente pelo Vice, pelo presidente da Câmara, pelo presidente do Senado e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal. Ao invés disso, assumiu uma Junta Militar e, dentro das forças armadas, houve uma eleição, em nível de generalato, que escolheu o nome do general Garrastazu Médici (de origem basca) para assumir o governo. Ao Congresso, coube homologar o nome, como simples coadjuvante do processo. Médici assumiu o governo em plena vigência do Ato Institucional nº 5 e soube usá-lo com eficiência, tornando-se o mais severo dos presidentes militares. Mas ganhou popularidade, porque uma bolha de prosperidade, baseada em empréstimos vindos do exterior, aumentou o nível de emprego e, de quebra, o Brasil ganhou a Copa em 1970. Mas o crescimento artificial teve um custo, que foi o aumento da dívida externa e os governos seguintes, dos generais Geisel e Figueiredo, tiveram de amargar uma inflação incontida que, ao término da ditadura, havia atingido 220 por cento ao ano. Não existem milagres econômicos, não se faz governo com passes de prestidigitação.
    1979 - Novembrada, grande manifestação popular durante os anos de chumbo do Regime Militar implantado em 1964 no Brasil, ocorrida no movimentado centro de Florianópolis.
    1981 - Os Estados Unidos e a União Soviética começam a negociar em Genebra, na Suíça, um acordo para reduzir o número de armas nucleares na Europa.

    1986 - No Brasil, um terremoto de 5,1 graus na Escala Richter atinge o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte.
A escala Richter vai até 9 pontos, mas ela é logarítmica, de maneira que cada ponto a mais, por sua vez, aumenta em 10 vezes a força do terremoto. Assim, com 5 pontos na escala, o terremto potiguar foi de fraca intensidade, embora desproporcional para os padrões brasileiros.

    1988 - Um ciclone atinge Bangladesh, ao leste da Índia, e deixa cerca de dois mil mortos. Dois terços do território ficaram submersos.
    1994 - O transatlântico italiano Achille Lauro incendeia-se em alto-mar, provocando a morte de duas pessoas. Em seu histórico, o navio já tinha acidentes e até seqüestro.

    1995 - Bill Clinton torna-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar a Irlanda do Norte.
Num conflito secular entre católicos e protestantes, numa guerra chamada erradamente de religiosa, a Irlanda do Norte sempre foi uma pedra no sapato inglês, pelo desejo separatista da minoria católica. Para não prejudicar sua amizade com a Inglaterra, tanto os Estados Unidos como os países europeus, evitaram pisar em solo irlandês, para não dar ideia de estar apoiando os governistas ou, de outro lado, se solidarizando com os rebeldes. 

    1997 - Israel anuncia a retirada parcial da Cisjordânia, após 30 anos de ocupação.
    2004 - O Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, anuncia a decisão de dissolver a Assembleia da República e como consequência o governo em funções.

    2006 - A Wikipédia lusófona completa 200 mil artigos criados.

    2007 - Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) do Brasil torna seu capital aberto. A procura por seus papéis foi recorde, com cerca de 284 000 interessados.


    1340 - João, Duque de Berry (m. 1416).

    1508 - Andrea Palladio, arquiteto italiano (m. 1580).

    1667 - Jonathan Swift, escritor irlandês (m. 1745), autor de "As Viagens de Gulliver" 
(Gulliver Travels).

    1756 - Ernst Chladni, físico alemão (m. 1827).
    1813 - Charles-Valentin Alkan, compositor francês (m. 1888).
    1835 - Mark Twain, escritor estadunidense (m. 1910).

    1846 - Luiz Vianna, magistrado e político brasileiro (governador da Bahia durante a Guerra de Canudos) (m. 1920).

    1847 - Affonso Penna, 7º presidente do Brasil (m. 1909).

    1863 - Andrés Bonifácio, líder revolucionário das Filipinas (m. 1897).
    1869 - Nils Gustaf Dalén, físico sueco (m. 1937).

    1874 - Winston Churchill, estadista britânico (m. 1965).

    1883 - Gustav Suits, poeta estoniano (m. 1956).
    1889 - Edgar Adrian, médico britânico (m. 1977).
    1906 - Andrés Henestrosa, escritor mexicano (m. 2008).
    1909 - Robert Nighthawk, músico norte-americano (m. 1967).
    1920
        Voldemar Panso, cenógrafo, ator e teatrólogo estoniano (m. 1977).

        Virginia Mayo, atriz norte-americana (m. 2005).

    1922 - Graham Crowden,ator escocês.

    1934 - Luiza Erundina, deputada federal e ex-prefeita de São Paulo.

    1935 - José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, produtor de TV brasileiro.
    1937 - Ridley Scott, realizador e produtor de filmes inglês.
    1940 - Moacyr José Vitti, Presidente do regional Sul II e Arcebispo Metropolitano de Curitiba.
    1945 - Roger Glover, baixista da banda Deep Purple.
    1947 - Jude Ciccolella, ator estadunidense.
    1948 - Moisés Matias de Andrade, ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro (m. 2008).
    1951 - Geraldo Espíndola, cantor e compositor brasileiro.
    1955
        Muricy Ramalho, ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro.
        Iñaki de Rentería, guerrilheiro basco.
        Billy Idol, músico inglês.
    1957 - Celso Roth, treinador de futebol brasileiro.
    1960 - Gary Lineker, ex-futebolista inglês.
    1962 - Aleksandr Borodyuk, ex-futebolista russo.
    1964 - Michael Cudlitz, ator norte-americano.
    1965
        Aldair, ex-futebolista brasileiro.
        Ben Stiller, ator norte-americano.

        1965 - Princesa Akishino do Japão.

    1966
        Jairo Bouer, médico, educador e apresentador de televisão brasileiro.
        Mika Salo, ex-piloto finlandês de Fórmula 1.

    1968 - Carlos Latuff, cartunista e ativista político brasileiro.

    1969
        Marc Goossens, automobilista belga.
        Amy Ryan, atriz norte-americana.
    1970 - Phil Babb, ex-futebolista irlandês.
    1971 - Yolanda Soares, cantora e compositora portuguesa.
    1972 - Abel Xavier, ex-futebolista português.
    1973
        Angélica, apresentadora de televisão e atriz brasileira.
        Jason Reso, wrestler canadense.
        Patrícia Perrone, atriz brasileira.
    1975
        Omar Milanetto, futebolista italiano.
        Gonzalo Martínez, futebolista colombiano.
        Mehrdad Minavand, ex-futebolista iraniano.
    1976 - Adrián González, futebolista argentino.
    1977 - Patacas, ex-futebolista português.
    1978
        Gael García Bernal, ator, produtor e diretor mexicano.
        Anderson Santos, futebolista brasileiro.
    1979
        Chris Atkinson, piloto australiano de ralis.
        Yao Aziawonou, futebolista togolês.
        Andrés Nocioni, jogador argentino de basquete.
    1980
        Jamie Ashdown, futebolista inglês.
        Márcio Richardes, futebolista brasileiro.
    1981
        Pedro Oliveira, futebolista português.
        Edu, futebolista brasileiro.
    1982
        Clémence Poésy, atriz francesa.
        Lauren Cohan, atriz norte-americana.

    1982 -  Elisha Cuthbert, atriz canadense.

    1983
        Adrian Cristea, futebolista romeno.
        David Carney, futebolista australiano.
    1984
        Sara Carbonero, jornalista e apresentadora espanhola.
        Nigel de Jong, futebolista holandês.
    1985
        Kaley Cuoco, atriz e modelo norte-americana.
        Moustapha Bayal Sall, futebolista senegalês.
    1986 - Salvatore Bocchetti, futebolista italiano.
    1987 - Dougie Poynter, baixista da banda britânica McFly.
    1989 - Vladimír Weiss, futebolista eslovaco.
    1990 - Magnus Carlsen, enxadrista dinamarquês.


    1016 - Rei Edmundo II de Inglaterra (n. 989).
    1705 - Catarina de Bragança, rainha consorte britânica (n. 1638).
    1731 - Brook Taylor, matemático inglês (n. 1685).

    1813 - Bauer Bodoni, tipógrafo italiano (n. 1740).

Bauer Bodoni é o nome de uma família tipográfica ou fonte. A Bauer Bodoni é uma versão da tipografia Bodoni, criada por Giambattista Bodoni, considerado um dos maiores tipógrafo do Século XVIII. 
Essa versão da Bodoni foi criada em 1926 pelo tipógrafo Heinrich Jost (1889–1949), para a Bauer. Jost foi o diretor artístico da fundidora de tipos Bauer de 1822 até 1948. (Wikipedia) Algumas das fontes criadas por Bodoni fazem parte do Office da Windows.






    1830 - Papa Pio VIII (n. 1761)

    1900 - Oscar Wilde, escritor irlandês (n. 1854).

    1915 - Alfredo César de Andrade, pintor português (n. 1839)

    1935 - Fernando Pessoa, poeta português (n. 1888).

    1942 - Buck Jones, ator estadunidense, famoso por seus papéis de cowboy (n. 1891)
    1979 - Zeppo Marx, comediante do grupo cinematográfico Irmãos Marx (n. 1901).

    1980 - Cartola, sambista brasileiro (n. 1908).

    1987 - Cristiano Cordeiro um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro (n. 1895).
    1986 - Cary Grant, ator de cinema norte-americano (n. 1904).

    1991 - Sobral Pinto, jurista brasileiro (n. 1893).

    1997 - Bernardo Élis, contista e romancista brasileiro (n. 1915).
    2002 - Riad Salamuni, geólogo brasileiro (n. 1927).
    2003
        António Jesus Correia, futebolista e hoquista português (fez parte dos Cinco Violinos do Sporting Clube de Portugal, (n. 1924).
        Earl Bellamy, cineasta norte-americano (n. 1917)
    2010 - Peter Hofmann, cantor de ópera alemão.


    Dia do Estatuto da Terra
    Dia do teólogo
    Feriado Municipal em Cosmópolis - São Paulo - Eventos Locais (Padroeira - Santa Gertrudes)
    Dia da Amizade Brasil-Argentina
    Dia Nacional do Evangélico[1]
    Dia do Síndico
    Aniversário da cidade de Franco da Rocha - São Paulo.
    Aniversário da cidade de Paulo de Faria - São Paulo.
    Aniversário da cidade de Guapiaçu - São Paulo.
    Aniversário da cidade de Álvares Machado - São Paulo.

Portugal
    Feriado Municipal em Mesão Frio
    Festa de Santo André em Póvoa de Varzim

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.