sábado, 10 de novembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 11 de novembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Webcam’s ao vivo
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx 
Rio de Janeiro http://is.gd/VhZDv4 
New York e a badalada 5ª Avenida, em Manhattan http://is.gd/Zd2hT3 
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N 

11 de novembro de 2012.
316º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 50 dias para acabar o ano.


Em 11/11/1024, nasce o pintor e muralista Jenner Augusto
Jenner Augusto da Silveira (Aracaju, 11 de novembro de 1924 — Salvador, 2 de março de 2003) foi um pintor brasileiro. Saiba mais Sergipano de nascimento, Jenner Augusto foi, no entanto, um dos integrantes do movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, durante a década de 50, junto com Mário Cravo Jr., Genaro de Carvalho, Carlos Bastos e Carybé, entre outros. Antes disso, em seu estado, foi o precursor da Arte Moderna, já que em 1949 realiza os murais decorativos do Bar Cacique, com claras referências à obra de Portinari. Leia mais



    308 - Congresso de Carnuntum: com o intuito de pacificar o Império Romano, os líderes da tetrarquia declaram Maxêncio como Augusto e, Constantino I, seu rival, como César (imperador menor da Bretanha e da Gália).

    1417 - O Concílio de Constança elege Martinho V como Papa pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente.
O Grande Cisma do Ocidente, Cisma Papal ou simplesmente Grande Cisma foi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417.  Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avinhão, na França, pois o Papa Clemente V foi levado (sem possibilidade de debate) pelo rei francês para residir em Avinhão. Em 1378, o Papa Gregório XI voltaria para Roma, onde faleceria. A população italiana desejava que o papado fosse restabelecido em Roma. Foi então eleito o Papa Urbano VI, de origem italiana. No entanto, ele demonstrou ser um papa muito autoritário, de modo que uma quantidade considerável do Colégio dos Cardeais, anularia a sua votação e foi realizado um novo conclave, sendo eleito Clemente VII, que passou a residir em Avinhão. Iniciara-se assim o Cisma, em que o Papa residia em Roma e o Antipapa residia em Avinhão, reclamando ambos para si o poder sobre a Igreja Católica. Posteriormente, surgiria outro Antipapa em Pisa. O cisma terminou no Concílio de Constança em 1417, quando o papado foi estabelecido definitivamente em Roma. Saiba mais

    1528 - Frei Bartolomeu dos Mártires entra para a Ordem Dominicana.

    1630 - Journée des dupes (Dia dos Logrados).

    1799 - Alexander von Humboldt observa uma extraordinária chuva de meteoros (as Leônidas), que constitui o ponto inicial da percepção da periodicidade do fenômeno.
    1889 - Washington torna-se o 42º estado norte-americano.
    1897 - Caso Dreyfus: Mathieu Dreyfus, o irmão de Alfred, descobre que Charles-Ferdinand Walsin Esterhazy foi o verdadeiro culpado (um senhor Castro reconheceu no bordereau a assinatura de um seu cliente).
    1918
        Assinado o armistício de Compiègne que dá fim à Primeira Guerra Mundial.
        Independência da Polônia.
    1940 - Segunda Guerra Mundial: na Batalha de Taranto, aviões decolam de um porta-aviões britânico para atacar a frota Italiana no porto de Taranto.

       1940 - Inicia-se a produção do Jeep pela Willys-Overland Company.

    1941 - Conferência do Potengi celebrada na estação de passageiros Rampa, na presença dos presidentes Roosevelt e Vargas.
O encontro dos dois presidentes (americano e brasileiro) resultou num acordo que permitia aos EUA instalar bases militares na cidade de Natal, de grande importância estratégica, por se tratar do ponto mais avançado do Brasil sobre o Oceano Atlântico. Do outro lado do oceano, o ponto mais avançado era Dacar, na África. Entre os dois pontos, o arquipélago de Fernando de Noronha, onde o Brasil manteve um contingente militar durante 3 anos e 8 meses para preservar o território contra uma invasão inimiga. Durante muito tempo, o ditador Getúlio Vargas se postou na linha divisória, sem definir se o Brasil ficaria neutro, apoiaria os aliados, ou daria apoio ao eixo Berlim-Roma-Tóquio. Todavia, com a sucessivo afundamento de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães, o povo foi às ruas exigindo o abandono da neutralidade e a aproximação com os aliados. O acordo com os Estados Unidos incluía vários pontos, inclusive empréstimo e apoio tecnológico para a construção de nossa primeira indústria de base, a Companhia Siderúrgica Nacional. (Paulo Victorino) Saiba mais

    1942
        Segunda Guerra Mundial: As forças alemães ocupam o Sul de França (Vichy).
        É fundado o Colégio Afonso Pena em Santos (litoral paulista/brasileiro).
    1951 - Juan Perón é reeleito presidente da Argentina.

    1955 - Frustrado o golpe para evitar a posse do presidente Juscelino Kubitschek. O Cruzador Tamandaré tenta partir do Rio de Janeiro para Santos a fim de se integrar ao grupo de conspiradores. General Lott consegue neutralizar o ato de insubordinação.
A chamada "Novembrada" ocorreu em em quatro momentos distintos: 1) O "doutrinamento" feito pelo jornalista Carlos Lacerda pela Tribuna de Imprensa, sugerindo que a posse de Juscelino fosse, a todo custo, impedida. 2) O discurso do coronel Mamede junto ao túmulo do general Canrobert Pereira da Costa, na mesma direção. 3) A derrubada do Presidente em exercício Carlos Luz, em 11 de novembro, que, ainda assim, tentou, sem sucesso, instalar o governo dentro do cruzador Tamandaré. 4) Finalmente, em 21 de novembro, medida de força que impediu o retorno do Presidente constitucional Carlos Luz, então licenciado para tratamento de saúde. O contragolpe, que resultou na deposição dos dois presidentes, foi comandado pelos generais Odílio Denis e Teixeira Lott  para eliminar o núcleo golpista se achava instalado no palácio presidencial e que tentava evitar a posse de JK.  Se formos mais longe na linha do tempo, o movimento subversivo começou com a tentativa de evitar a posse de Getúlio, eleito Presidente em 1950 e desaguou no golpe de estado de 1964, com a derrubada do Presidente João Goulart. Esse golpe deveria mesmo ter ocorrido em agosto de 1954 mas se frustrou com o suicídio de Getúlio em 24/08. Complicado? Leia "Quatro Dias de Glória" com uma explicação resumida. Na foto abaixo, Juscelino, já Presidente, em companhia do general Lott, que se tornou seu Ministro da Guerra.

    1958 - Adoção da bandeira atual da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, idealizada por Isac Correia do Amaral.
    1966 - Lançamento da última missão do Projeto Gemini: a Gemini XII.
    1975 - Independência de Angola.
    1976 - O grupo Kiss lança o álbum Rock´n´Roll Over.
    1977 - É fundado o Nilópolis Futebol Clube.
    1981 - Antígua e Barbuda são admitidas como Estado-Membro da ONU.
    1986 - Em Salvador, é inaugurado o Barradão, de propriedade do Esporte Clube Vitória.

    1994 - O Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) obtém seu registro definitivo.
Com a reorganização partidária, na década de 80, o partido havia conseguido um registro provisório, pendente que estava do cumprimento de várias exigências feitas pela legislação eleitoral. Em 1994, o TSE considerou essas exigências cumpridas e homologou o registro do partido.


    1154 - Sancho I de Portugal (m. 1212).

    1642 - André-Charles Boulle, mestre de marqueteria do estilo Luís XIV (m. 1732).
André-Charles Boulle (Paris, França, 11 de Novembro de 1642 — Paris, França, 28 de Fevereiro de 1732), desenhou e produziu mobiliário para a corte de Luís XIV como mestre de ebanisteria (marcenaria fina), ficando principalmente famoso pelo seu trabalho de marqueteria de alta qualidade (mosaico ornamental composto por diferentes materiais). A inovação introduzida nesta técnica, já anteriormente existente, é a utilização de novos materiais em combinação com uma perfeita execução da técnica. As peças de Boulle, além de utilitárias, são verdadeiras peças de joalharia, não só pelo detalhe e requinte dos padrões decorativos, como também pela utilização de valiosos materiais. O estilo das suas peças de mobiliário, formalmente dentro do estilo decorativo Luís XIV (Barroco), influenciou a estética por toda a Europa, dando nome ao que ficou conhecido como o estilo boulle (também marquetaria boulle ou técnica boulle). Saiba mais Google Imagens http://is.gd/PB3p0v

    1729 - Louis Antoine de Bougainville, explorador francês (m. 1811).
    1748 - Carlos IV de Espanha (m. 1819).

    1821 - Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski, escritor russo (m. 1881).

    1855 - Mouzinho de Albuquerque, militar português.
    1864 - Alfred Hermann Fried, vencedor do Nobel da Paz em 1911 (m. 1921).
    1869 - Vítor Emanuel III, Rei de Itália (m. 1947).
    1885 - George S. Patton, general estadunidense (m. 1945).

    1888 - Johannes Itten, pintor, professor e escritor suíço, associado com a escola Bauhaus (m. 1967).

    1904 - Benedicto Lopes, piloto brasileiro de automobilismo (m. 1989).
    1909 - Robert Ryan, ator norte-americano (m. 1973).
    1914 - Victor Nunes Leal, jurista brasileiro.
    1925 - Euclides Neto, advogado, político e "escrevedor" brasileiro (m. 2000).
    1926
        Noah Gordon, escritor estadunidense.
        Maria Teresa de Filippis, ex-automobilista italiana.
    1933 - Keiko Ikeda, ex-ginasta japonesa.
    1934 - Blagoja Vidinić, ex-futebolista sérvio.
    1937 - Vittorio Brambilla, ex-piloto italiano de F-1 (m. 1980).

    1941 - Alexandre Garcia, jornalista brasileiro.

    1945 - Daniel Ortega, presidente da Nicarágua.
    1952
        Saulo Laranjeira, ator, compositor e intérprete brasileiro.
        Kama Sywor Kamanda, poeta e romancista congolês.
    1956 - José Luis Brown, ex-futebolista argentino.
    1959 - Marcelo Costa, baterista e percussionista brasileiro.
    1960 - Stanley Tucci, ator e diretor norte-americano.

    1962 - Demi Moore, atriz estadunidense.

    1964 - Calista Flockhart, atriz norte-americana.
    1967
        Gil de Ferran, ex-piloto automobilístico brasileiro (nascido francês).
        Frank John Hughes, ator norte-americano.
    1969
        Rubén Ruiz Díaz, ex-goleiro paraguaio.
        Bismarck, ex-futebolista brasileiro.
    1972
        Adam Beach, ator canadense.

    1974 - Leonardo DiCaprio, ator norte-americano.

    1977
        Jeovânio, futebolista brasileiro.
        Maniche, futebolista português.
        Éric Chelle, futebolista malinês.
    1978
        Erik Edman, futebolista sueco.
        Jevgēņijs Saproņenko, ginasta letão.
    1981
        Natalie Glebova, modelo canadense de origem russa.
        Bruno Fogaça, futebolista brasileiro.
    1983
        Telmário de Araújo Sacramento, futebolista brasileiro.
        Philipp Lahm, futebolista alemão.
        Arouna Koné, futebolista marfinense.
        Betão, futebolista brasileiro.
    1986
        Vítor Vinha, futebolista português.
    1987 - Ernandes, futebolista brasileiro.
    1989 - Stephanie Gardner, patinadora artística brasileira.
    1990 - Georginio Wijnaldum, futebolista holandês.


    1130 - Teresa de Leão (n. 1080).
    1811- Tenreiro Aranha, escritor brasileiro (n.1769).
    1855 - Søren Kierkegaard, filósofo dinamarquês (n. 1813).
    1861 - Rei Pedro V de Portugal. (n. 1837).

    1817 - Liliuokalani, rainha havaiana (n. 1838).

    
    1880 - Edward "Ned" Kelly, australiano fora-da-lei.
    1919 - Eduardo das Neves, compositor e violonista brasileiro (n. 1874).
    1958 - André Bazin, crítico e teórico de cinema francês (n. 1918).
    1973 - Artturi Ilmari Virtanen, químico finlandês (n. 1895).
    2003 - Jonathan Brandis,ator norte-americano (n. 1976).

    2004 - Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestina (n. 1929).


Angola
    Dia da Independência .

Brasil
    Dia da Memória
    Dia do Supermercado
    Dia da Qualidade

Canadá
    Dia da Lembrança no Canadá.

Estados Unidos
    Dia dos Veteranos nos Estados Unidos.

França
    Dia do Armistício da Primeira Guerra Mundial (França).

Polônia
    Dia da Independência (Polônia).

Portugal
    Dia de São Martinho (Portugal).Tradicionalmente é o dia em que as adegas são abertas e se prova o vinho novo.

    Feriado municipal em Meda, Penafiel e Torres Vedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.