quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 15 de novembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Webcam's
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx
Rio de Janeiro http://is.gd/VhZDv4
New York e a badalada 5ª Avenida, em Manhattan http://is.gd/Zd2hT3
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N <


15 de novembro de 2012.
320º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 46 para acabar o ano.


Em 15/11/1882, morre o pintor e caricaturista teuto brasileiro Henrique Fleiuss
Henrique Fleiuss (Colônia, 28 de agosto de 1824 — Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1882) foi um pintor de aquarelas, desenhista e caricaturista alemão radicado no Brasil. Natural da Alemanha, chegou ao Brasil em 1858. Incorporou-se ao nosso movimento artístico, de cujo desenvolvimento foi um bom fator. 
Tendo fundado o importante estabelecimento Imperial Instituto Artístico, foi, na sua época, o maior propulsor das artes gráficas entre nós. Fundador, proprietário e desenhista da Semana Ilustrada, de 1860 a 1876, e da Ilustração Brasileira, de 1876 a 1778. 
Dedicou-se especialmente à pintura de aquarelas, dentre as quais uma das mais importantes é a que representa o Encerramento das Câmaras em 1859, oferecida ao Instituto Histórico pelo Dr. Max Fleiuss, ilustre filho do artista. (Laudelino Freire).


Em 15/11/1953, morre o pintor e poeta Jorge de Lima
Jorge Mateus de Lima (União dos Palmares, 23 de abril de 1893 — Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1953) foi político, médico, poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor e pintor brasileiro. Inicialmente autor de belíssimos alexandrinos, posteriormente transformou-se em um modernista. Saiba mais


    1777 - Depois de 16 meses de debate, o Congresso Continental aprova os Artigos da Confederação na temporária capital localizada em York, na Pensilvânia. Entre outras diretrizes esse artigo oficializa o nome da Confederação em Os Estados Unidos da América. É o esboço de um país que estava nascendo.

    1884 - Início da Conferência de Berlim: a repartição das colônias europeias na África. 
Aqui começa o neocolonialismo, com o fatiamento dos territórios africanos entre os países europeus, considerando apenas os espaços geográficos e sem respeitar os limites étnicos de cada região. Foi também a origem dos grandes problemas no relacionamento com a população colonizada, de vez que muitas etnias ficaram divididas por mais de um colonizador, enquanto que etnias distintas e até inimigas passaram a pertencer a um único território. Nesta fase, a Itália ficou de fora, por falta de dinheiro para bancar a aventura. Viria a se apossar da Abissínia (atual Etiópia), tempos depois.

    1887 - Emancipação do município de Anápolis, Goiás.
    1889 - Proclamação da República brasileira. Rui Barbosa assina o primeiro decreto do governo provisório.
    1895
        Fundação do Clube de Regatas do Flamengo.
        O Papa Leão XIII cria a Diocese do Espírito Santo.

    1905 - Inauguração da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro
.


    1908 - Primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas por intermédio da mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes, no distrito de Neves, em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, fundando então a Umbanda.

    1911 - Fundação do Clube 15 de Novembro de Campo Bom, no Rio Grande do Sul.
    1913 - Fundação do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.
    1924 - Fundação do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú.
    1936 - Mihara (Hiroshima, Japão) recebe estatuto de cidade.
    1938 - Fundação do Íbis Sport Club, que é ironicamente chamado de o pior time de futebol do mundo.
    1942 - Segunda Guerra Mundial: fim da Batalha de Guadalcanal.
    1945 - Venezuela é admitida como Estado-Membro da ONU.

    1982 - São realizadas as primeiras eleições diretas no Brasil desde o golpe de 1964 (exceto para presidente).
Na prática, a abertura se deu apenas para as eleições para governadores de Estado, já que cargos legislativos sempre tiveram eleição direta, da mesma forma que cargos para prefeitos em cidades de interior. Capitais e estâncias continuaram com seus prefeitos nomeados até 1985. Uma curiosidade sobre a capital paulista. Em São Paulo, em 1953, São Paulo conquistou o direito de eleger seu prefeito e o eleito foi o então deputado Jânio Quadros. Em 1955, restabelecido o direito de voto (que havia sido cassado pela ditadura militar), eis que o candidato era novamente Jânio Quadros, que se elegeu outra vez. Assim, nas duas vezes em que a cidadania municipal foi resgatada, em ambas foi ele que inaugurou a nova fase administrativa. Na  primeira vez (1953), ele aparecia com um democrata cristão, de centro esquerda; na segunda (1985) seu governo se apresentou nitidamente comprometido com a direita radical, trazendo para seu secretariado a fina flor do período ditatorial e, inclusive, usando o quanto pode o expediente do decurso de prazo, com leis assinadas pelo prefeito, sem a aprovação prévia da Câmara Municipal. O expediente era retirar a bancada governista do plenário sempre que a matéria estivesse em pauta e, decorridos 60 dias, assinar o ato como decreto-lei. Esse recurso, resídio da ditadura, só foi extinto com a Constituição de 1968 (Paulo Victorino)

    1983
        Inauguração do Estádio Aderbal Ramos da Silva, a "Ressacada", de propriedade do Avaí Futebol Clube.
        O Estado Federado Turco do Chipre se autoproclama República Turca de Chipre do Norte.
    1988
        Yasser Arafat, no exílio, proclama o Estado da Palestina.
        Único lançamento do ônibus espacial soviético Buran.
        Fundada a TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo em Itabuna, na Bahia.

    1989 - Realizada, em meio às comemorações dos cem anos da República brasileira, a primeira eleição presidencial direta em quase trinta anos. O resultado é prorrogado para um segundo turno.
A queda da ditadura militar se deu em 1985, com a eleição de Tancredo Neves e a  subsequente posse do vice, José Sarney, já que Tancredo foi internado no Hospital de Base de Brasília no dia da posse, vindo a morrer dois meses depois. Mas ambos, Tancredo e Sarney ainda se elegeram por eleições indiretas, já que a emenda Dante de Oliveira, pelas Diretas-Já, fora rejeitada e arquivada pelo Congresso. Então, as primeiras "diretas" ocorreram em 1989 e o eleito, Fernando Collor de Mello, tomou posse em 1990, para renunciar dois anos depois. Repetia-se a mesma tragédia de 1961, com a renúncia do presidente Jânio Quadros, a posse do vice João Goulart e o golpe militar de 1964. Só que, nesta vez, o país se achava amadurecido e conseguiu sobreviver ao processo de impeachment, à renúncia de Collor, à posse do vice, Itamar Franco, e à eleição e posse de Fernando Henrique Cardoso, responsável pelo  processo de estabilização econômica. O Brasil amadureceu durante os 21 anos de ditadura militar e colheu, merecidamente, os frutos desse amadurecimento político. (Paulo Victorino)

    1999 - 
Fundada a RedeTV!.

A Rede TV! herdou a série de infortúnios dessa concessão televisiva. Nos anos 70, era a toda poderosa TV Excelsior quem tinha a concessão e
 dominava o mercado (ainda não havia a Rede Globo). A TV Excelsior tinha sua sede no edifício do Teatro de Cultura Artística em São Paulo, dispunha de um amplo auditório, com a melhor programação e, disparado, a melhor audiência televisiva. Para a produção de novelas utilizava as instalações da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo, com equipamentos de primeiríssima linha. Para produzir seu maior sucesso, a novela "Redenção" fez construir até uma ferrovia, com estação 200 metros de trilho, uma locomotiva "Maria Fumaça" e um maquinista cedido pela Estrada de Ferro Sorocabana, para por o trem em movimento durante a gravação de cada capítulo. A TV Excelsior naufragou em dívidas e após um choque de interesses a concessão foi entregue ao grupo Manchete repetindo todo o roteiro anterior, inclusive nas novelas, com o grande sucesso que foi o "Pantanal". E a Manchete, como sua antecessora, também teve de entregar os pontos, sendo sucedida pela RedeTV, com uma vida sempre tumultuada e a sobrevivência dependente de um tratamento semi intensivo. O final desta história, ainda não foi escrito, não se sabe se será um Happy End ou o trilhará caminho de suas antecessoras. (Paulo Victorino)

      1999 -  Lançado o site de animais de estimação virtual Neopets.
    2001 - Lançamento do video game Xbox.

    2008 - Concedida anistia política ao presidente brasileiro João Goulart, o único a morrer em exílio após ser deposto pelo golpe de 1964.


    1316 - Rei João I de França (morre cinco dias depois).
    1397 - Papa Nicolau V (m. 1455).
    1607 - Madeleine de Scudéry, escritora francesa (m. 1701).
    1738 - William Herschel, astrônomo inglês de origem alemã (m. 1822).
    1874 - Schack August Steenberg Krogh, médico dinamarquês (m. 1949).
    1886 - René Guénon, escritor francês (m. 1951).
    1889 - Manuel II, último rei de Portugal (m. 1932).
    1891 - Erwin Rommel, militar alemão, conhecido pela alcunha A Raposa do Deserto (m. 1944).

    1894 - Osvaldo Aranha, político brasileiro (m. 1960).

    1895 - Olga Nikolaevna Romanova, Grã-Duquesa da Rússia (m.1918).
    1907 - Claus von Stauffenberg, coronel alemão da II Guerra Mundial (m. 1944).

    1915 - Frederico George, arquitecto e pintor português (m. 1994).

    1923 - Samuel Klein, empresário brasileiro
.
    1925 - Borjalo, desenhista e cartunista brasileiro (m. 2004).

    1931 - Mwai Kibaki, político queniano.
    1932 - Petula Clark, cantora e compositora inglesa.
    1940 - Roberto Cavalli, estilista italiano.
    1945 - Anni-Frid Lyngstad, cantora norueguesa, ex-integrante do grupo ABBA.
    1951 - Beverly D'Angelo, atriz norte-americana.
    1952 - Randy Savage, wrestler norte-americano (m. 2011).
    1953 - Ali Kaabi, ex-futebolista tunisiano.
    1954
        Aleksander Kwaśniewski, político polonês.
        Uli Stielike, ex-futebolista alemão.
        Rejane Goulart, atriz brasileira.
    1956
        Zlatko Kranjčar, treinador de futebol croata.
        Celso Fonseca, músico brasileiro.
    1958 - Leilane Neubarth, jornalista e escritora brasileira.
    1962 - Kim Vilfort, ex-futebolista dinamarquês.
    1965 - Robert Pecl, ex-futebolista austríaco.
    1967 - Gustavo Poyet, ex-futebolista uruguaio.
    1970
        Franck Rabarivony, ex-futebolista malgaxe.
        Patrick Mboma, ex-futebolista camaronês.
    1971
        Marcelo Faria, ator brasileiro.
        Martin Pieckenhagen, ex-futebolista alemão.
        Luiz Fernando, ex-futebolista brasileiro.
    1972
        Jonny Lee Miller, ator britânico.
        Nico Puig, ator brasileiro.
    1973
        Fernanda Serrano, modelo e atriz portuguesa.
        Abdullah Zubromawi, futebolista saudita.
        Sydney Tamiia Poitier, atriz norte-americana.
    1974
        Sérgio Conceição, ex-futebolista português.
        Valdemir Pereira, pugilista brasileiro.
        Chad Kroeger, guitarrista e líder da banda Nickelback.
        Riccardo Zampagna, futebolista italiano.
    1975 - Boris Živković, futebolista croata.
    1976
        Virginie Ledoyen, atriz francesa.
        Mario Galinović, futebolista croata.
        Volodymyr Yezers'kyi, futebolista ucraniano.
    1979 - Josemi, futebolista espanhol.
    1981 - Anderson Andrade, futebolista brasileiro.
    1982 - Kalu Uche, futebolista nigeriano.
    1983
        Fernando Verdasco, tenista espanhol.
        John Heitinga, futebolista holandês.
        Rui Miguel, futebolista português.
    1985 - Jeffree Star, cantor, compositor e estilista norte-americano.
    1986
        Sania Mirza, tenista indiana.
        Éder, futebolista brasileiro.
    1987
        Marco Pappa, futebolista guatemalteco.
        Bruno Gama, futebolista português.
    1991 - Shailene Woodley, atriz americana.
    1992 - Marine Petit, ginasta francesa.
    1993 - Melitina Staniouta, ginasta bielorrussa.


    1630 - Johannes Kepler, matemático e astrónomo alemão (n. 1571).
    1787 - Christoph Willibald Gluck, compositor alemão (n. 1714).
    1853 - Maria II, rainha de Portugal (n. 1819).
    1917 - Émile Durkheim, sociólogo francês (n. 1858).
    1919 - Alfred Werner, químico francês (n. 1866).
    1921 - James H. Johnson, patinador artístico britânico (n. 1874)

    1934 - Alice Liddell, inspiradora do livro Alice no País das Maravilhas (segundo alguns autores, a 16 de Novembro) (n. 1852).

    1949 - Nathuram Godse, assassino de Mahatma Gandhi (n. 1910)
    1959 - Charles Thomson Rees Wilson, físico escocês (n. 1869).
    1964 - Montgomery Wilson, patinador artístico canadense (n. 1909).
    1985 - Carlos Spadaro, futebolista argentino (n. 1902).
    1991 - Robert McCall, patinador artístico canadense (n. 1958).
    2000 - Rinaldo Martino, futebolista argentino (n. 1921).
    2006 - Ana Carolina Reston, modelo brasileira (n. 1985).
    2009 - Antonio de Nigris, futebolista mexicano (n. 1978).


    Dia de Nossa Senhora do Rocio - Padroeira do Paraná
    Dia do Esporte Amador (Brasil)
    Dia Mundial em Memória das Vítimas na Estrada 
    Dia do Joalheiro (Brasil)
    Proclamação da República do Brasil - Feriado nacional.
    Roma antiga: Festival de Feronia, deusa dos bosques e florestas.
    Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.