quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 7 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

3761 a.C. - Primeiro dia da Era Judaica. O calendário judaico tem como ponto de referência quando Abraão e sua tribo dirigem-se para Canaã (terra prometida) no ano de 3761 a.C. (no calendário cristão). Assim como os muçulmanos, os judeus consideram o Por do Sol o começo de um novo dia. O dia santificado é o sábado. 


1932 - É lançado o "Manifesto de Outubro", documento de fundação do Integralismo, corrente nacionalista idealizada por Plínio Salgado. Os principais militantes que deram corpo ao movimento integralista brasileiro foram Plínio Salgado, Gustavo Barroso e Miguel Reale. Plínio Salgado sistematizou a teoria do Estado Integral, e criou os uniformes, símbolos, costumes, hábitos e rituais dos participantes do movimento integralista, e criou a Ação Integralista Brasileira em 7 de outubro de 1932, com o lançamento do Manifesto de Outubro de 1932. O Manifesto de Outubro, certamente o documento político mais difundido da história brasileira, com várias dezenas de milhões de exemplares publicados, sintetiza os fundamentos da Doutrina do Integralismo. O Integralismo não foi um movimento isolado, mas se insere no radicalismo crescente no Brasil e no mundo dos anos 30, com a formação de milícias de esquerda e direita em várias partes do país, que se distinguiam por seu uniforme, a maneira de levantar o braço na saudação, o grito de guerra e a forma de marchar, geralmente em "passo de ganso". Além dos "camisas verdes" do Integralismo, ficou conhecida, mas não progrediu, a Milícia Legionária Mineira, de Gustavo Capanema, usando "camisa cáqui". O Integralismo contribuiu decisivamente para o golpe do Estado Novo, em 1937 e foi, depois, banido por ele.


1963 - Massacre de IpatingaO Massacre de Ipatinga foi um evento trágico acontecido no então distrito de Ipatinga, em Coronel FabricianoMinas Gerais, no dia 7 de outubro de 1963, resultante de um atrito entre militares e funcionários da Usiminas em manifestação, revoltados com as más condições de trabalho. Segundo  Daniel Miranda Soares, no livro "O Massacre de Ipatinga", o conflito resultou em mais de 3 mil feridos e 33 teriam morrido até o dia seguinte em decorrência dos ferimentos.  O conflito se insere no clima efervecente durante o governo de esquerda do Presidente João Goulart (Jango), tendo em contraposição alguns governadores da direita, como Carlos Lacerda no Rio de Janeiro, Adhemar de Barros em São Paulo, e Magalhães Pinto em Minas Gerais, onde se deu o confronto. Abaixo, uma das raras fotos do conflito, já que o único fotógrafo presente era amador e foi morto durante as manifestações.

1972 - O filme Toda nudez será castigada é censurado logo em seguida de sua estreia no Rio de Janeiro. Baseado em peça de Nelson Rodrigues, conta a história de Herculano, pertencente a uma família conservadora povoada de tias faladeiras e beatas, que fica viúvo e com um filho para tutoriar. Este filho, Serginho, pede ao pai que jure nunca mais casar-se e Herculano faz o juramento. Patrício, irmão de Herculano, endividado com mulheres e jogo, consegue apresentar ao irmão uma prostituta, por quem o protagonista fica perdidamente apaixonado. Ela é Geni, uma mulher que vive diariamente a agonia e o êxtase de umaobsessão: morrer de câncer no seio. Contra tudo e contra todos, Herculano casa-se com Geni e a leva para viver consigo no casarão da família. Ali esta conhece Serginho, por quem se envolve e se apaixona. Serginho pretende acabar com o casamento do pai a todo custo e, apesar, de suas tendênciashomossexuais, mantém um relacionamento com a madrasta. Nos papéis principais, Paulo Porto e a atriz Darlene Glória, que depois deixou o cinema para se tornar pastora de uma igreja evangélica.

O ator Arnold Schwarzenegger vence a eleição para governador do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Só um aviso aos incautos: a capital da Califórnia não é Los Angeles, nem San Francisco, mas sim SACRAMENTO. E já que estamos no assunto, a Capital do Estado de Nova York é ALBANY e não a cidade de Nova York, como muita gente imagina. Há uma tendência nos EUA de instalar as capitais em cidades menores, onde a administração política dos conflitos é se sempre mais fácil.

Nascimentos

1697 - Giovanni Antonio Canal (Canaletto), pintor italiano (m. 1768). Canaletto (Veneza, 7 de Outubro de 1697 - idem, 19 de Abril de 1768 (70 anos)), de seu verdadeiro nome Giovanni Antonio Canal foi um artista famoso pelas suas paisagens urbanas de Veneza. Era filho do pintor Bernardo Canal, daí o nome Canaletto. Em 1746 mudou-se para Londres, onde se dedicou a pintar paisagens inglesas. Também se conhece como Canaletto o pintor Bernardo Bellotto, seu sobrinho.

1923 - Jean-Paul Riopelle, pintor e escultor canadense (m. 2002). Jean-Paul Riopelle (Montreal7 de outubro de 1923 - Isle-aux-Grues12 de março de 2002) foi um pintor e escultor canadenseNascido em Montreal, estudou com Paul-Émile Borduas em 1940 e foi membro do movimento Les Automatistes (SAIBA O QUE FOI O AUTOMATISMO). Foi um dos signatários do manifesto Refus Global. Em 1949 muda-se para Paris onde continuou sua carreira como artista, lá vendeu uma imagem de "selvagem canadense". Em 1959 começou um relacionamento com a pintora estadunidense Joan Mitchell[1]Eles mantinham casas e estúdios separados perto de Giverny, onde Monet viveu. O casal era influenciado mutuamente, tanto intelecto como artisticamente, mas sua relação era tumultuosa, alimentada pelo álcool[2] O relacionamento terminou em 1979 [3] . Sua pintura de 1992, Hommage à Rosa Luxemburg, é um tributo de Riopelle para Mitchell, que morreu naquele ano, e é considerada como um ponto alto de sua obra posterior.

Cláudio Tozzi, pintor e desenhista brasileiro. Claudio Tozzi (São Paulo, 7 de outubro de 1944) é um pintor, desenhista e programador visual brasileiro. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), continuou a atividade como artista plástico em 1963, através de uma obra na gráfica, e ganhou o concurso para o cartaz do XI(11) Salão Paulista de Arte Moderna. Em 1969 fez uma viagem de estudos à Europa, quando realizou as séries Astronautas e Parafusos, com gravuras, objetos e pinturas. A partir de 1972 sua obra evoluiu do pop para o conceitual. Realizou estudos com a cor, o pigmento e a luz. Temas urbanos e conflitos sociais são predominantes em sua obra e constituem o seu universo visual. 
1957 - Jayne Torvill, patinadora artística britânica. Jayne Torvill, OBE (Nottingham, Inglaterra, 7 de outubro de 1957) é uma patinadora artística britânica, que competiu em provas na dança no gelo. Ela foi campeã olímpica na patinação artística em 1984 e medalhista de bronze em 1994 ao lado de Christopher Dean.
1967 - Toni Braxton, atriz e cantora norte-americana. Toni Michelle Braxton (Severn, 7 de outubro de 1967) é uma cantora, compositora e atriz estadunidense. Toni Braxton se consagrou na década de 1990, com suas canções de amor. Lançados nessa década, Toni Braxton e Secrets foram certificados multi-platina pelo mundo, com vendas superiores a 10 milhões. Braxton já ganhou seis Grammy Awards, sete American Music Awards, e cinco Billboard Music Awards e vendeu mais de 60 milhões de discos mundialmente. Na década de 2000, The Heat, Mre Than a Woman e Libra venderam juntos mais de 4,4 milhões de cópias mundialmente. Em toda sua carreira, Braxton já participou de várias séries de televisão e filmes, como atriz. Em 2010, após lançar Pulse, Toni o promove em vários países. Toni vendeu 40 milhões de álbuns no mundo todo, sendo eleita a 97ª maior artista de todos os tempos e a 18ª maior artista de R&B de todos os tempos.
Pitty, cantora brasileira. Pitty, nome artístico de Priscilla Leone, (Salvador, 7 de outubro de 1977) é uma premiada cantora brasileira de rock. Já passou por duas bandas antigas, Inkoma e Shes, e em 2003, com nova banda (Pitty), a cantora adotou definitivamente seu nome artístico. Vendeu mais 2 milhões de cópias na carreira, sendo uma das bandas de rock que mais venderam nos anos 2000. Pitty foi eleita a cantora de rock mais sexy e bonita da América Latina e no Brasil, e, ainda a 35º vocalista de rock mais sexy do mundo em 2010.
Ana Paula Caldeira, primeiro bebê de proveta do Brasil. Anna Paula Caldeira (São José dos Pinhais, 7 de outubro de 1984) foi o primeiro bebê a nascer a partir de uma fertilização in vitro (bebê de proveta) no Brasil e na América Latina. O procedimento foi realizado pelo médico Milton Nakamura em São Paulo, que faleceu em 1997, vítima de uma queda. Ela é filha da administradora hospitalar Ilza Caldeira, e do urologista José Antônio Caldeira.

Falecimentos

1959 - Mario Lanza, tenor americano. Mario Lanza (Filadélfia, 31 de janeiro de 1921Roma, 7 de outubro de 1959) foi um tenor norte-americano de ascendência italiana. Fez grande sucesso na década de 1940 e 50, principalmente por suas participações no cinema. Interpretou Enrico Caruso no cinema e fez apenas sete filmes, mas ganhou notoriedade mundial. Foi considerado o mais famoso tenor dos EUA, mas durante toda a carreira enfrentou problemas com o excesso de peso, o consumo de álcool e de barbitúricos. Influenciou vários cantores, tanto clássicos como populares, e o próprio Elvis Presley declarou em uma entrevista na década de 1970 que foi um dos seus maiores fãs.

    Feriados e eventos cíclicos

    Portugal

    Outros Países

    Religioso

    Dia de Nossa Senhora do Rosário. Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja de Prouille, em que Maria dá o rosário a ele. Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de Montfort construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória. Em 1572 Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa. Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à Igreja Universal. Após as reformas do Concílio Vaticano Segundo a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da batalha.




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.