sábado, 15 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 16 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1862 - Francisco Solano López cria congresso especialmente convocado para elegê-lo presidente da república do Paraguai. Francisco Solano López (Assunção24 de Julho de 1827 — Cerro Corá1 de Março de 1870) foi um militar paraguaiopresidente vitalício de seu país de 1862 à data de sua morte. Filho do presidente também vitalício Carlos Antonio López, foi nomeado general-de-brigada aos dezoito anos de idade. Comandou por duas vezes (18461849) as forças de seu país enviadas à província de Corrientes para combater o governo argentino de Juan Manuel de Rosas. Como Presidente de seu país, comandou a guerra do Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai, sendo responsabilidado pela morte de centenas de milhares de soldados de um e outro lado. Não obstante, em seu país, é considerado um herói nacional. Morto pelas tropas aliadas, seu corpo foi enterrado, junto ao de seu filho Panchito, pelas mãos de Madame Lynch que, ajudada pela filha menor, cavou com uma lança a sua sepultura. Seus despojos estão guardados no "Panteão dos Heróis", em Assunção.

1923 - A Walt Disney Company, que viria a se tornar a segunda maior empresa de mídia e entretenimento do mundo, é fundada por Walter Elias Disney e Roy Oliver Disney. The Walt Disney Company (NYSE: DIS), também conhecida como simplesmente Disney, é o maior conglomerado de mídia e entretenimento do planeta, conhecido por seus produtos favoráveis à família. Fundada em 16 de Outubro de 1923, pelos irmãos Walt Disney e Roy Disney como um estúdio de animação, tornou-se um dos maiores estúdios de Hollywood e o proprietário e licenciante de onze parques temáticos e várias redes de televisão, como a ABC e a ESPN, além de recentemente adquirir a Marvel Entertainment Inc. por US$4 bilhões. A sede corporativa de Disney e suas instalações de produção primária estão localizadas no Walt Disney Studios, em Burbank, Califórnia. A empresa é parte do Dow Jones Industrial Average desde 6 de Maio de 1991. Mickey Mouse é o mascote oficial da The Walt Disney Company. Abaixo, Disney em seu primeiro estúdio de trabalho.

Nascimentos

1910 - Yolanda Pereira, miss Brasil 1930. Yolanda Pereira (Pelotas, 16 de outubro de 1910 - Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2001) foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, em 1930, embora este título não seja reconhecido oficialmente pela Miss Universe Organization nem tenha qualquer ligação com ele. A história do título vem dos anos 20 do século passado, quando existia um concurso internacional de beleza nos Estados Unidos chamado International Pageant of Pulchritude (Desfile Internacional de Beleza) e concedia o título de 'Miss Universo' à vencedora. Esta edição de 1930 foi realizada paralelamente no Brasil, criada por brasileiros, ao mesmo tempo da edição norte-americana, que era realizada em Galveston, no Texas. Ele foi motivado por uma revolta de brasileiros com a não-classificação de Olga Bergamini, a brasileira participante do concurso de 1929, o que os levou a criar seu próprio evento.
1929 - Fernanda Montenegro, atriz brasileira. Fernanda Montenegro (nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves Torres; Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1929), é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. Considerada tanto pelo público quanto pela crítica brasileira como uma das maiores damas do teatro, TV e cinema de todos os tempos, é a única atriz brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz, sendo nomeada por seu trabalho em Central do Brasil, em 1998. Ao longo de sua trajetória profissional, Fernanda Montenegro recebeu prêmios importantes por seus trabalhos tanto no teatro quanto no cinema. Em 1985, foi convidada pelo então presidente José Sarney para ocupar o Ministério da Cultura, mas recusou. Em 1999, foi condecorada com a maior comenda que um brasileiro pode receber do presidente da República, a Ordem Nacional do Mérito Grã-Cruz, "pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras". Na época, uma exposição realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, comemorou os 50 anos de carreira da atriz. Em 2004, aos 75 anos, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Tribeca, em Nova Iorque. Abaixo, Fernanda Montenegro e Paulo Autran em "Guerra dos Sexos".
1960 - Leila Pinheiro, cantora e compositora brasileira. Leila Toscano Pinheiro (Belém do Pará, 16 de outubro de 1960) é uma cantora, compositora e pianista brasileira. Em 1980, ela abandona - no segundo ano - o curso de medicina e em outubro, estreia o primeiro espetáculo, Sinal de Partida (realizado no Theatro da Paz, em Belém), onde estreou como cantora profissional. Em 1981, muda-se para o Rio de Janeiro onde gravou o primeiro LP, o independente Leila Pinheiro, produzido por Raimundo Bittencourt. Excursionou com o Zimbo Trio em 1984, realizando uma série de espetáculos pelo exterior, mas o sucesso veio na verdade quando ganhou o prêmio de cantora-revelação no Festival dos Festivais (TV Globo, 1985), onde interpretou a canção Verde, que foi classificada em terceiro lugar consecutivo e é o primeiro sucesso radiofônico. Em sua versão em CD, Outras Caras trouxe uma música a mais: a colagem de Bom dia Belém - espécie de hino da capital paraense - com Vós sois o lírio mimoso. Isso também aconteceu com o álbum subsequente, Coisas do Brasil, que trouxe Monte Castelo, que não entrou no LP original por problemas de espaço.
Didi Wagner, apresentadora de televisão brasileira. Sua primeira aparição na televisão foi na MTV Brasil no programa Al Dente, em 1997, quando ela ainda era modelo da Ford. Em 1999, fez teste para ser VJ e foi contratada pela emissora. Em 2000, estreou ao lado de Marcos Mion (também estreante na época) no programa de clipes Supernova, que era exibido todas as tardes e tinha duração de três horas. Em julho de 2006, Didi estreou no canal pago Multishow o programa Lugar (In) Comum direto de Nova York . Em 2009, estreou no Multishow o MOB Brasil, um programa sobre intervensões urbanas. Em 2010, voltou a apresentar o Lugar (In) Comum no canal pago Multishow em Londres. Em 2011 apresentou o Rock in Rio com Luisa Micheletti no canal Multishow.
Caterina Scorsone, atriz canadense. (Abaixo, em cena da série de TV "Private Practice).

Falecimentos

1898 - Jules Eugène Lenepveu, pintor francês (n. 1819). Foi aluno da Escola de Belas Artes de Angers, e em seguida foi admitido no atelier do pintor François-Édouard Picot em Paris. Depois de vencer o Prix de Roma, ele foi à Roma para completar seus estudos. Tornou-se famoso por suas grandes composições de temas históricos, incluindo os tetos da Ópera de Paris (1869-1871), imitados em um trabalho de Marc Chagall em 1964, e do teatro em Angers (1871). Foi diretor da Academia Francesa em Roma de 1873 a 1878. Abaixo, a obra "Casamento Veneziano".
1920 - Alberto Nepomuceno, compositor clássico brasileiro (n. 1864)
2007 - Deborah Kerr, atriz escocesa (n. 1921). Deborah Jane Kerr-Trimmer, CBE (Helensburgh, 30 de Setembro de 1921 — Suffolk, 16 de outubro de 2007) foi uma atriz britânica nascida na Escócia. Recebeu um Óscar honorário por sua carreira, que sempre representou perfeição, disciplina e elegância. Foi homenageada pela Rainha do Reino Unido com a Ordem do Império Britânico. Como Karen em A um Passo da Eternidade / Até à Eternidade (From Here to Eternity), de 1953, ela recebeu a indicação para o Oscar de Melhor Atriz. O American Film Institute reconheceu o caráter icônico da cena do beijo entre ela e Burt Lancaster numa praia do Havaí, no meio das ondas. A organização colocou o filme na lista do "Cem mais românticos filmes" de todos os tempos. Morreu em Suffolk, na Inglaterra, por problemas decorrentes do Mal de Parkinson, deixando viúvo Peter Viertel, seu marido durante mais de 47 anos. Abaixo, a famosa dupla Debora Kerr e Gregory Peck.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Internacional

Mitologia hindu

Santos do dia

Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.