domingo, 23 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 24 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

24 de outubro de 2011
297º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 68 para acabar o ano.

Eventos históricos

1360 - Guerra dos Cem Anos: Ratificação do Tratado de Brétigny por Eduardo III de Inglaterra e João II de França. O Tratado de Brétigny, assinado a 8 de Maio e ratificado a 24 de Outubro de 1360, marcou o fim da primeira parte da Guerra dos Cem Anos e o pico do poderio inglês em França. Negociado na sequência da Batalha de Poitiers (1356), onde o Rei João II de França foi feito prisioneiro, os 39 artigos do tratado impunham condições pesadas a França, sem capacidade de negociação e a braços com uma instabilidade social sem precendentes, que resultou na revolta popular da Jacquerie (1358). As condições de Brétigny, para além da confirmação de Calais como território inglês e do Ducado da Aquitânia e Gasconha como vassalo do Rei Eduardo III de Inglaterra, impunham a entrega de variadas cidades, portos e condados, entre os quais Ponthieu e La Rochelle. No total, desde Calais aos Pirenéus, França abdicava de cerca de um terço do seu território de então. 

1848 - Manaus é elevada à categoria de cidade. Imagine uma cidade dentro da floresta amazônica, à beira de um rio. Esta cidade existe e se chama "Manaus": é a capital do estado do Amazonas. Manaus foi fundada há muito tempo atrás. Era apenas um forte feito de pedra e de barro, que os portugueses usavam para proteger o norte do Brasil das invasões espanholas. Em volta, moravam várias tribos de índios: os barés, os banibas, os passés. Também havia uma tribo chamada "manaós", que acabou dando nome à cidade.Para ajudar a catequizar os índios, os portugueses resolveram erguer uma capela, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que virou padroeira do lugar. A pequena povoação foi crescendo e em 1832 surgiu a Vila de Manaus. Finalmente, em 1848, no dia 24 de outubro, a vila se tornou uma cidade. Virou Cidade da Barra do Rio Negro. Alguns anos depois, resolveram finalmente chamar a cidade de Manaus. (Quer saber mais?)
"Quinta-feira negra": início da Grande Depressão. O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Essa quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Holanda, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil (que não conseguiu vender o café que tinha para outros países), a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para o mundo capitalista.
2008 - "Sexta-feira negra", início da Crise do Crédito a maior crise econômica mundial desde a Grande Depressão. A crise econômica de 2008-2011 é um desdobramento da crise financeira internacional, precipitada pela falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, fundado em 1850. Em efeito dominó, outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo também conhecido como "crise dos subprimes". A quebra do Lehman Brothers foi seguida, no espaço de poucos dias, pela falência técnica da maior empresa seguradora dos Estados Unidos da América, a American International Group (AIG). O governo norte-americano, que se recusara a oferecer garantias para que o banco inglês Barclays adquirisse o controle do cambaleante Lehman Brothers, alarmado com o efeito sistêmico que a falência dessa tradicional e poderosa instituição financeira - abandonada às "soluções de mercado" - provocou nos mercados financeiros mundiais, resolveu, em vinte e quatro horas, injetar oitenta e cinco bilhões de dólares de dinheiro público na AIG, para salvar suas operações. Mas, em poucas semanas, a crise norte-americana já atravessava o Atlântico: a Islândia estatizou o segundo maior banco do país, que passava por sérias dificuldades. As mais importantes instituições financeiras do mundo, Citigroup e Merrill Lynch, nos Estados Unidos; Northern Rock, no Reino Unido; Swiss Re e UBS, na Suíça; Société Générale, na França declararam ter tido perdas colossais em seus balanços, o que agravou ainda mais o clima de desconfiança, que se generalizou. No Brasil, as empresas Sadia, Aracruz Celulose e Votorantim anunciaram perdas bilionárias. Para evitar colapso, o governo norte-americano reestatizou as agências de crédito imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac, privatizadas em 1968, que agora ficarão sob o controle do governo por tempo indeterminado. Em outubro de 2008, a Alemanha, a França, a Áustria, os Países Baixos e a Itália anunciaram pacotes que somam 1,17 trilhão de euros (US$ 1,58 trilhão /≈R$ 2,76 trilhões) em ajuda ao seus sistemas financeiros. O PIB da Zona do Euro teve uma queda de 1,5% no quarto trimestre de 2008, em relação ao trimestre anterior, a maior contração da história da economia da zona. Não há, por enquanto, luz no fim do túnel.

    Nascimentos

    1911 - Manuel Martins, pintor, ilustrador, desenhista, gravador, escultor e ourives brasileiro (m. 1979). Manuel Joaquim Martins, usualmente conhecido como Manuel Martins, (São Paulo, 24 de outubro de 1911 — São Paulo, 1979) foi um pintor, ilustrador, desenhista, gravador, escultor e ourives brasileiro. Filho de imigrantes portugueses, cresceu no Brás, bairro industrial da cidade de São Paulo. Dedicou-se, a partir de 1924, ao ofício da ourivesaria. Iniciou, em 1931, seus estudos artísticos com o escultor Vicente Larocca. Freqüentou, em seguida, a Escola de Belas Artes. Começou a fazer parte do Grupo Santa Helena em 1935, com Alfredo Volpi, Francisco Rebolo e Fulvio Pennacchi, Clovis Graciano, Alfredo Rizzotti, Humberto Rosa entre outros. Dividiu ateliê com Mario Zanini. Participou, em 1937, de exposições da Família Artística Paulista (FAP). Nos anos 60, começou a trabalhar com gravura em metal. Paralelamente ao ofício de pintor, realizou ilustração em livros, como em "O cortiço", de Aluísio de Azevedo e "Bahia de Todos os Santos", de Jorge Amado, e em revistas. Sua obra apresenta grande preocupação social, com temáticas ligadas ao cotidiano das classes mais pobres e à vida do trabalhador. Pintou paisagens do centro e arredores de São Paulo e é foi considerado pela crítica como um repórter da vida paulistana.


    1915 - Bob Kane, cartunista norte-americano, criador do Batman (m. 1998). Bob Kane, nascido Robert Kahn (24 de outubro de 1915, Nova Iorque - 3 de novembro de 1998, Los Angeles) foi criador do Batman. Ele mudou seu nome legalmente para o mais familiar "Kane" aos 18 anos. Um artista habilidoso, Kane chegou ao mundo das histórias em quadrinhos em 1936, publicando sua própria revista que passaria por diversas reformulações. Foi quando o personagem "Superman" foi criado, alavancando as vendas de revistas em quadrinhos, que Kane e o escritor Bill Finger resolveram desenvolver outro combatente do crime mascarado -- o "Bat-Man" (como era escrito originalmente). Bob Kane, entretanto, foi quem apresentou a idéia aos editores, e foi o único a ficar com os créditos pelo personagem.
    Ziraldo, quadrinista, chargista e escritor brasileiro. Ziraldo Alves Pinto (Caratinga, 24 de outubro de 1932) é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil. Embora tenha alcançado uma das maiores tiragens da época, Turma do Pererê foi cancelada em 1964, logo após o início do regime militar no Brasil. Nos anos 70, a Editora Abril relançou a revista, desta vez, porém, sem o sucesso inicial. Em 1969, Ziraldo recebeu o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina.Foi fundador e posteriormente diretor do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5.Em 1980, lançou o livro "O Menino Maluquinho", seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema.


    1935 - Rosamaria Murtinho, atriz brasileira.
    Fernanda Venturini, ex-jogadora de vôlei brasileira.
    1981 - Tila Tequila, modelo norte-americana.
    Eliza Taylor-Cotter, atriz australiana.

    Falecimentos

    1725 - Alessandro Scarlatti, compositor italiano (n. 1660).
    2005 - Rosa Parks, ativista estadunidense pelos direitos civis dos negros (m. 1913)

    Feriados e eventos cíclicos

    • Brasil: Aniversário de Goiânia.
    • Dia Internacional da Informação sobre o Desenvolvimento.
    • Dia Mundial das Missões.
    Dia da fundação da ONU (Organização das Nações Unidas).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.