terça-feira, 18 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 19 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

19 de outubro de 2011 
292º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 73 para acabar o ano.

Eventos históricos

202 a.C. - Batalha de Zama: batalha decisiva da Segunda guerra púnica em que o exército romano derrota os cartagineses.  A Batalha de Zama, travada em 19 de outubro de 202 a.C., foi uma batalha decisiva da Segunda guerra púnica. O exército da República Romana, liderado por Cipião Africano, derrotou as forças de Cartago lideradas por Aníbal. Logo após essa derrota, o senado de Cartago assinou um tratado de paz, terminando assim uma guerra de quase 20 anos.
1813 - Napoleão Bonaparte é vencido pelos aliados na Batalha das Nações, que envolveu 500 mil homens. A Batalha das Nações ou Batalha de Leipzig foi uma batalha ocorrida em 1813, na cidade alemã de Leipzig, entre o exército francês de Napoleão Bonaparte e os exércitos de Rússia, Prússia, Áustria e Suécia. A batalha terminou com a derrota de Napoleão. Os aliados perseguiram o exército francês com pouco entusiasmo e, no início de novembro, as tropas napoleónicas puderam cruzar o Rio Reno. Com isto, a hegemonia de Napoleão na Europa foi definitivamente destruída. Para tal, quase 100 mil pessoas perderam a vida nos campos de batalha em torno a Leipzig. Ou seja, quase um quinto dos soldados morreu na maior batalha da história da humanidade até então.
1960 - Daisaku Ikeda desembarca em São Paulo e funda o Distrito Brasil o Primeiro fora do Japão. Dava-se início ao que seria a SGI brasileira. A SGI (Soka Gakkai) é a designação de uma organização não governamental (ONG) que tem como objetivos o estabelecimento da paz, da cultura e da educação. Tem como base filosófica o Budismo de Nitiren Daishonin. Possui aproximadamente 15 milhões de membros em 192 países e territórios do mundo. O budismo de Nitiren Daishonin tem como prática principal o Daimoku que consiste na recitação do mantra "Nam-Myoho-Rengue-Kyo". Em Outubro de 1981, a Soka Gakkai Internacional foi oficializada como organização não-governamental (ONG) de posição consultiva no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e no Departamento de Informações Públicas (UNDPI). Em maio de 1983, foi registrada como uma ONG no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e, em 1989, integrou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Nascimentos

1862 - Auguste Marie Louis Nicholas Lumière, que, com seu irmão Louis Jean, foi inventor do projector cinematográfico (cinematógrafo), considerado, por muitos, como um dos pais do cinema (m. 1954). Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière (Usine Lumière), instalada na cidade francesa de Lyon. Antoine reformou-se em 1892, deixando a fábrica entregue aos filhos. O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projetor de cinema, invento que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que terá perdido a patente, de novo registada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895. Tal como no caso do telefone de Graham Bell, teria sido mais uma apropriação indébita de invenção alheia.
1927 - Pierre Alechinsky, pintor e gravurista belga. Pierre Alechinsky (Bruxelas, 19 de outubro de 1927) é um pintor e gravurista belga, mora e trabalha na França desde 1951. É membro do grupo Jovem Pintura Belga e integrante do Grupo COBRA. Marcada pela espontaneidade e pelo estilo violento de criação, sua obra caminha pela abstração e pelas múltiplas formas de explorar a criatividade. Constituindo-se como artista no contexto do pós-Segunda Guerra, demonstra desde jovem sua vontade de transformação e experimentação de novas saídas para o mundo que se apresenta diante dele. Como músico amador, tocador de flauta transversal, compara constantemente sua pintura  com a música. Os traços de suas pinturas se espalham como as notas musicais, formando inúmeras possibilidades de composição. Em qualquer uma das diferentes fases de Alechinsky, a busca pelas novas linguagens e o caráter eruptivo de suas obras estão presentes.
1934 - Glória Menezes, atriz brasileira. Glória Menezes (nome artístico de Nilcedes Soares Magalhães Sobrinho, Pelotas, 19 de outubro de 1934), casada com o também ator Tarcísio Meira. Interpretou diversos personagens marcantes durante sua trajetória na TV como a mulher de muitas personalidades Maria de Lara, Diana e Marcia em Irmãos Coragem (1970); a mulher do povo Ana Preta em Pai Herói (1979), ambas de Janete Clair; as românticas Jordana em Jogo da Vida (1981), Roberta Leone em Guerra dos Sexos (1983) e a megera e fútil decadente Laurinha Albuquerque Figueroa em Rainha da Sucata (1990) do autor Silvio de Abreu; a ambiciosa Teresa Fraga Dantas de Corpo a Corpo (1984) de Gilberto Braga; a brega Rosemere da Silva em Brega e Chique (1987) de Cassiano Gabus Mendes; e as aristocratas Laura Correia de Andrade e Couto e Irene Fontini das novelas Senhora do destino (2004) de Aguinaldo Silva e A Favorita (2008) de João Emanuel Carneiro, respectivamente.
1968 - Helena Fernandes, atriz brasileira. Acostumada a interpretar vilãs, como notado em Sítio do Pica-pau Amarelo e Canavial de Paixões, em 2005, deu uma chance para a comédia interpretando a personagem Ipanema de Jesus no seriado A Diarista. A personagem fez tanto sucesso, que de participação especial se tornou personagem fixo. Com o fim de A Diarista, em 2007, fez uma pequena participação em Malhação, no mesmo ano. Com o fim da temporada 2009 de Malhação, chegou a ser escalada para a então novela das 19h da Globo, Tempos Modernos, na qual interpretaria Luciana, mas essa participação acabou não ocorrendo, já que nem a personagem nem a atriz entraram na trama. Em 2011, foi escalada para Insensato Coração, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. No cinema, participou dos filmes Se Eu Fosse Você e À Deriva, participou da dublagem do filme Os Incríveis, e foi especialmente convidada pela Delart para dublar a versão de Alice no País da Maravilhas produzida por Tim Burton.
Patrícia Poeta, jornalista brasileira. Patrícia Poeta Pfingstag (São Jerônimo, 19 de outubro de 1976) é uma jornalista brasileira. Patrícia Poeta formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1997. Após sua graduação, foi contratada como repórter, editora e apresentadora da TV Bandeirantes Porto Alegre, onde permaneceu por um ano. Em fevereiro de 2000 ingressou na TV Globo, para assumir a apresentação da previsão do tempo dos telejornais Bom Dia São Paulo, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Aos sábados, Patrícia também era escalada para apresentar o SPTV – 1ª e 2ª edições. Já foi correspondente internacional da TV Globo em Nova Iorque entre 2002 e 2007. Durante esse período, obteve sua pós-graduação em Cinema pela Universidade de Nova Iorque. Em 6 de janeiro de 2008, Patrícia assumiu o posto de apresentadora do Fantástico, programa dominical da Rede Globo, substituindo Glória Maria. Em julho de 2001, Patrícia casou-se com Amauri Soares, diretor da Globo Internacional.

Falecimentos

1887 - José Rodrigues, pintor português da época romântica (n. 1828)      Nascido em 1828, foi discípulo de Antônio Manuel da Fonseca, André Monteiro da Cruz e Francisco Vasques Martins. Havendo estudado na Academia Real de Belas-Artes, destacou-se entre os demais alunos, tendo recebido a medalha de ouro, que lhe foi entregue pela rainha D. Maria II (Maria da Glória, filha do imperador brasileiro D. Pedro I e da Imperatriz Leopoldina). Dedicou-se principalmente à pintura de retratos, havendo, neste gênero, produzido cerca de 200 quadros, entre eles o Retrato da Condessa de Farrobo e vários retratos da rainha D. Maria II. Todavia, uma de suas melhores obras, segundo à crítica, é O cego rabequista, pintada em 1855, e que vai reproduzida abaixo, em branco e preto.
1943 - Camille Claudel, escultora francesa (n. 1864). Camille Claudel, nome artístico de Camille Athanaïse Cécile Cerveaux Prosper (Aisne, 8 de dezembro de 1864 — Paris, 19 de outubro de 1943) foi uma escultora francesa. Camille manifestou, desde cedo, seu desejo de ser escultora. A par disso, também tinha certas premonições e previu também que seu irmão se tornaria escritor e sua irmã Louise seria musicista. Seriam, quem sabe, as primeiras manifestações de um temperamento excêntrico e desajustado que a levaria a ficar, a maior parte de sua vida, internada em um sanatório. Aos 17 anos, abandonou a família para trabalhar como aprendiz no ateliê de Rodin, por quem acaba se apaixonando. Para o bem ou para o mal, absorveu de tal maneira o estilo do mestre que as obras de um e de outro acabam se confundindo e o mercado passa a achar que Camille apresentava como suas as esculturas feitas por Rodin. Somando todos os conflitos, seja o romance com o mestre, a impossibilidade se casarem, pois ele já tinha um relacionamento antigo com Rose Beuret e, finalmente, por não conseguir provar junto ao mercado sua identidade artística, desencadearam uma reação violenta de amor e de ódio que a levou à paranóia e a loucura. Seu pai, seu porto-seguro, a única pessoa que mais entendeu Camille, morre em 3 de março de 1913, o que agrava bastante sua depressão e a faz sair da realidade mais ainda. Ela entra em uma crise violenta, quebrando tudo e gritando, e em 10 de março, é internada no manicômio de Ville-Evrard. A eclosão da Primeira Guerra Mundial levou-a a ser transferida para Villeneuve-lès-Avignon onde morre, após trinta anos de internação e desespero, passando todo esse tempo amarrada e sedada. Morreu em 19 de outubro de 1943, aos 79 anos incompletos. É uma história forte e violenta, cuja dramaticidade ela soube instintivamente transpor par suas esculturas. (Clique na imagem, com o botão direito do mouse, para ampliar)

Datas comemorativas




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.