domingo, 30 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 31 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

31 de outubro de 2011
304º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 61 dias para acabar o ano.

Eventos históricos

475 - Assume o Império Romano do Ocidente seu último imperador, Rómulo Augusto. Flávio Rómulo Augusto, (em latim Flavius Romulus Augustus) foi, em 31 de outubro de 475, com idade entre 15 e 18 anos, empossado na função de imperador por seu pai, o general romano Flávio Orestes (que havia anteriormente servido a Átila o Huno). Imposto por seu pai que depôs o imperador legítimo, Júlio Nepos, viu-se impotente frente a um império em crise. Deviso à pouca idade e à inexperiência, é conhecido pelo depreciativo de "Rómulo Augústulo" ("pequeno Augusto). Em todo o século VRoma e a península Itálica viram-se várias vezes assolados por incursões bárbaras devisigodoshunos e vândalos. O Império, embora vacilante, conseguia reagir e sobreviver. A data de deposição de Rômulo Augústulo pelo bárbaro Odoacro (4 de setembro de 476), na cidade de Ravenna, é tradicionalmente conhecida como o fim do Império Romano do Ocidente, o fim da Idade Antiga e o começo da Idade Média. Segundo Jordanes, Rómulo Augusto terminou sua vida no exílio, na Campânia. Seu substituto, Odoacro, nunca chegou a ser considerado imperador do Ocidente, mas apenas rei da Itália, sob o comando do Imperador Romano do Oriente. Por ironia do destino o primeiro e o último rei de Roma tinham o nome de Rómulo. Veja a história de Rómulo, o fundador de Roma.
1803 - Estados Unidos compram oficialmente o território de Lousiana. A compra da Lousiana foi um arrojo e golpe de sorte do presidente americano. Precisando de dinheiro para continuar sua guerra pela expansão do império napoleônico, a França ofereceu aos Estados Unidos apenas a cidade de São Luís, assunto que o presidente Thomas Jefferson encaminhou ao Congresso, sendo aprovado após a tramitação devida. Antes que  o negócio estivesse concluído, a França voltou atrás e fez uma contraoferta, qual seja, vender não apenas a cidade de São Luís, mas o Estado da Lousiana inteiro, por um valor obviamente maior, mas que se tornava uma pechincha,  considerado o preço por hectare e a importância estratégica do território. A essa altura, os parlamentares já estavam de férias, não poderiam ser convocados extraordinariamente e o Presidente, ao arrepio da legislação, fechou o negócio ad-referendum do Congresso, esperando explicar e pedir desculpas quando os parlamentares voltassem à atividade. Todavia, a repercussão de júbilo da população americana foi tão grande que o Presidente apenas informou os congressistas do negócio realizado, sem se desculpar. A aceitação pelo Congresso dessa iniciativa extralegal deu espaço para que os Presidentes seguintes tomassem também medidas ad-referendum como se fossem normais, criando situações de fato em um vazio constitucional. Esse abuso chegou ao máximo quando o Presidente John Kennedy, em 1959,  mandou invadir o Vietnã a pretexto de acabar com o caos que se instalara naquele país e,  numa escalada sem fim, os Estados Unidos se envolveram numa guerra que tomou todo o Sudeste Asiático, durou 15 anos e, por fim, obrigou à retirada dos americanos e seus aliados, numa derrota sem honra. A partir daí, o Congresso passou a limitar, como antes, os poderes do presidente da República. O mapa abaixo mostra a importância estratégica do Estado de Lousiana para os EUA.
1996 - Supremo Tribunal Federal determinou o arquivamento de inquérito, por falta de provas, contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello. Reapitulemos: o pedido de impeachment feito pela Câmara ao Senado, nos termos da Constituição, constituiu-se num ato político, baseado no esquema de corrupção montado e desenvolvido à sombra do Palácio do Planalto, com suposto conhecimento e envolvimento do Palácio do Planalto. O impeachmant, naquela ocasião, só não chegou a acontecer porque o advogado do presidente da República leu sua carta de renúncia perante o Senado, no momento exato em que o presidente do STF, presidindo a sessão do Senado, ia dar início aos procedimentos legais na sessão especificamente convocada para julgar o impeachment. Já o julgamento no STF, não era político, mas jurídico, dependendo da argumentação e provas encaminhadas ao STF pelo Procurador Geral da República, que o Supremo considerou inconsistentes e insuficientes. Daí Collor ser condenado no Senado e absolvido no STF. A absolvição se deu seguindo o princípio jurídico "in dubio pro reo" (a dúvida beneficia o réu). Mas o STF não acolheu as seguidos pedidos de Collor para que a cassação de seus direitos políticos fosse revogada e ela permaneceu até se completar o prazo de oito anos.

Nascimentos

1632 (batizado) - Johannes Vermeer, pintor flamengo (m. 1675). Não se sabe a data de seu nascimento mas apenas do registro na pia batismal.  Johannes Vermeer (Delft, 31 de Outubro de 1632 - Delft, 15 de Dezembro de 1675) foi um pintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer. Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja Velha (Oude Kerk) de Delft. É o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz. Das poucas dezenas de quadros que restaram para a posteridade, nenhum chama tanta atenção como a "Mulher de turbante", mais conhecido como "Moça com brinco de pérola". (Leia mais e veja imagens)
1937 - Claudete Soares, cantora brasileira. Silvinha Telles chamou-a para substituí-la como cantora na boate do Plaza, no final da década de 1950. Dividiu o palco com Luiz Eça, João Donato, Baden Powell e Milton Banana e outros músicos. Participou do programa de TV - Brasil 60, da apresentadora de TV e atriz Bibi Ferreira, pela TV Excelsior - canal 9, de São Paulo. Divulgou as canções da Bossa Nova em São Paulo, nas casas noturnas Baiúca, Cambridge e João Sebastião Bar. Inaugurou a boate Ela, Cravo e Canela, junto com o pianista Pedrinho Mattar, apresentando o espetáculo Um show de show. Em 1967, compareceu ao programa de TV Jovem Guarda, da TV Record, (Rede Record), canal 7 de São Paulo, ocasião em que interpretou Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos/Erasmo Carlos). Casou-se com o músico Júlio César Figueiredo, em 1972. Seu grande sucesso, De tanto amor, foi um presente de casamento dado por Roberto Carlos, que foi seu padrinho. Veio a se divorciar na década de 1990. Tinha um projeto junto com Dick Farney de gravar uma série de músicas brasileiras, mas, com a morte do amigo, isso foi abandonado.
Larissa Maciel, atriz brasileira. Larissa Maciel Kummer nasceu em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 31 de outubro de 1977. Desde os 9 anos de idade quis ser atriz, tanto que no mesmo ano começou a atuar nas mini-peças de teatro do seu colégio. No início de 1996, começou a se apresentar em diversos teatros de Porto Alegre, até ser reconhecida no ano seguinte, em 1997, aos 20 anos de idade. O seu primeiro trabalho em teatros foi no espetáculo "Um Conto de Inverno", realizado em setembro de 1996, interpretando a antagonista Fernanda. Em Julho de 2008, recebe convite para atuar em uma minissérie baseada na carreira da cantora Maysa. Venceu cerca de 203 candidatas, até que agradou o diretor Jayme Monjardim, pela sua imensa semelhança com a cantora Maysa. Em agosto do mesmo ano, iniciaram as gravações da minissérie Maysa - Quando Fala o Coração, onde interpretou a personagem-título. Foi ao ar em 2009 e Larissa ficou nacionalmente conhecida. Agradou ao público á primeira vista. Na foto, uma cena de "Maysa - Quando Fala o Coração".
1992 - Vanessa Marano, atriz norte-americana. Vanessa Nicole Marano mais conhecida só como Vanessa Marano (California, 31 de Outubro de1992). É uma atriz norte-americana. Atualmente atua como Bay Kennish na série da ABC Family, Switched at Birth. Marano é mais reconhecido por seus papéis em April, a filha de Lucas nos mostra extremamente popular, Gilmore Girls e para o papel de Francesca, a filha do Prêmio Emmy Lisa Kudrow, na série original da HBO The Comeback . Recentemente, ela estrelou em canalhas que interpreta uma filha em intrigas, escola saltando de Virginia Madsen. Ela teve papéis em séries como Dexter, Without a Trace, Trust Me, e The Young and the Restless. Também incluem Parenthood, Medium, Ghost Whisperer, Vidas Passadas, Six Feet Under, Malcolm in the Middle e Grounded for Life. (Abaixo, em cena de "Gilmore Girls)


Falecimentos

1926 - Harry Houdini, ilusionista húngaro (n. 1874). Houdini tinha habilidades impressionantes. Era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar. E foi numa destas demonstrações de suas habilidades - a "incrível resistência torácica" - que ele morreu. Após apresentar o número para uma platéia de estudantes em Montreal, no Canadá, enquanto ele ainda exibia o "super" tórax, um dos estudantes, boxeador amador, invadiu os bastidores e sem dar tempo para que Houdini preparasse os músculos, golpeou-lhe o abdômen com dois socos. Os violentos golpes romperam-lhe o apêndice, e quase uma semana depois ele morreu, num hospital de Detroit. Era o fim de Harry Houdini, considerado até hoje o maior mágico que já existiu.

Feriados e eventos cíclicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.