segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 11 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1864 - Campina Grande é elevada à categoria de cidade. Campina Grande é um município brasileiro situado no estado da Paraíba. Foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864De acordo com estimativas de 2011, sua população é de aproximadamente 400 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, além de ser o 56º maior município brasileiro e o 12º maior município interiorano do Brasil.  Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste e o maior pólo tecnológico da América Latina, segundo a revista norte americana Newsweek. Campina Grande foi indicada pelo jornal a Gazeta Mercantil, como a cidade mais dinâmica do nordeste e 6ª cidade mais dinâmica do Brasil.

1904 - Roberto Landell de Moura patenteia suas invenções no campo de transmissão de voz (transmissor de ondas, telefone e telégrafo sem fio) nos Estados Unidos. Roberto Landell de Moura (Porto Alegre, 21 de janeiro de 1861 — Porto Alegre, 30 de junho de 1928) foi um padre católico e inventor brasileiro. Landell de Moura, em 9 de março de 1901 obteve para seus inventos, a patente brasileira número 3.279.  Poucos meses depois seguiu para os Estados Unidos, e em 4 de outubro de 1901 deu entrada no The Patent Office of Washington, DC pedindo privilégio para as suas invenções, tendo obtido, em 11 de outubro de 1904 a patente 771.917 , para um transmissor de ondas; a 22 de novembro de 1904, a patente 775.337 para um telefone sem fio e a 775.846 para um telégrafo sem fio. É considerado um dos vários "pais" do rádio, no caso o pai brasileiro do Rádio. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914.

1965 - Anos de Chumbo: campus da Universidade de Brasília é invadido por tropas e pela polícia. As tropas chegaram na madrugada do dia 11 de outubro e cercaram as entradas do campus. Alunos e professores eram impedidos de entrar. Os soldados ficavam na entrada dos edifícios, proibiam qualquer agrupamento de pessoas e não permitiam nem a entrada nos laboratórios para que animais envolvidos em pesquisas fossem alimentados. Uma semana depois, o reitor demitiu quinze professores, alegando que eles eram os responsáveis pelo ambiente de perturbação. Esses professores, segundo o reitor, haviam se manifestado de forma subversiva durante assembleia e Zeferino justificou as demissões como “medida disciplinar”. Entre os demitidos estava Sepúlveda Pertence, que mais tarde seria presidente do Supremo Tribunal Federal. Saiba mais

Primeira exibição do anime e série de mangá Cavaleiros do Zodíaco pela TV AsahiSaint Seiya (聖闘士星矢 Seinto Seiya?, lit. "Santo Seiya"*) ou Os Santos de Bronze, conhecido nos países lusófonos como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (anime e mangá), de grande sucesso no mundo durante a década de 1990 e também a responsável pela divulgação dos animes no Brasil. Conta a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protectores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra. A série exibida na TV é uma adaptação do manga de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986.

Edith Stein é canonizada. Edith Theresa Hedwing Stein (Breslau, 12 de Outubro de 1891Auschwitz, 9 de Agosto de 1942) foi uma filósofa e teóloga alemã. De origem judia, converteu-se posteriormente ao catolicismo, tornando-se carmelita descalça. Primeira mulher a defender uma tese de Filosofia na Alemanha, foi discípula e depois assistente de Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia. Faleceu aos 51 anos, no campo de concentração de Auschwitz. Para escapar à perseguição fugiu em 1940 da Alemanha Nazi para os Países Baixos. Mas quando esta nação foi ocupada pelos nazis, Edith foi presa com a sua irmã. Saiu do convento de hábito carmelita que continuou a usar no campo de concentração, oferecendo a sua vida, como ela disse, pela conversão ao Catolicismo do povo hebreu. O seu número de prisioneira era o 44070. Pelo seu heroísmo cristão, no dia 1 de Maio de 1987, foi beatificada por João Paulo II em Colónia e, a 11 de Outubro de 1998, foi canonizada pelo papa João Paulo II, como Santa Teresa Benedita da Cruz.  O ineditismo fica por conta de sua origem judia e sua participação como vítima do Holocausto.

Nascimentos

1908 - Cartola, compositor brasileiro (m. 1980). Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro30 de novembro de 1980) foi um cantorcompositor e violonista brasileiroJunto com um grupo amigos sambistas do morro, Cartola criou o Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo em1928 fundou a Estação Primeira de Mangueira. Ele compôs também o primeiro samba para a escola de samba"Chega de Demanda". Os sambas de Cartola se popularizaram na década de 1930, em vozesilustres como Araci de AlmeidaCarmen MirandaFrancisco AlvesMário Reis e Silvio Caldas. No final da década de 1970, mudou-se da Mangueira para uma casa em Jacarepaguá, onde morou até a morte, em 1980. 


1939 - Maria Esther Bueno, ex-tenista brasileira. Maria Esther Andion Bueno (São Paulo, 11 de outubro de 1939) é uma ex-tenista brasileira, atuante nas décadas de 1950, 1960 e 1970Ao longo de sua carreira, venceu dezenove torneios do Grand Slam (7 na categoria simples; 11 em duplas femininas; 1 em duplas mistas). Segundo o anuário do Daily Telegraph, que registra a classificação dos tenistas entre 1914 e 1972, Bueno foi a Nº.. 1 do mundo em 1959 e 1960. O International Tennis Hall of Fame também a incluiu como a melhor tenista do mundo, em 1964 (depois de perder a final no Torneio de Roland-Garros e ganhar Wimbledon e o U.S. Open) e 1966. Famosa pela elegância do estilo de jogo e pela potência do serviço, é considerada a maior tenista brasileira de todos os tempos. É até o momento a única referência feminina desse esporte no Brasil.
1958 - Totia Meireles, atriz brasileira. Totia Meireles, nome artístico de Maria Elvira Meireles; (Cuiabá, 11 de outubro de 1958) é uma atriz brasileira. Nem mesmo ela sabe porque a chamam de Totia, um apelido que carrega desde que nasceu. Nunca é chamada de Maria Elvira. Fez inúmeros papeis na televisão, o último deles foi Caminho das Índias, de Glória Perez . Totia iniciou sua carreira como bailarina e logo depois descobriu-se como cantora durante as audições do Musical Chorus Line, que tinha como protagonista Cláudia Raia.
Jane Krakowski, atriz norte-americana. Jane Krakowski (New Jersey, 11 de outubro de 1968) é uma atriz e cantora norte-americana, mais conhecida do público pela personagem Elaine Vassal na série Ally McBeal, Betty O'Shale em "The Flinstones in Viva Rock Vegas" e Jenna Maroney na série 30 Rock.
Miriam Freeland, atriz brasileira. Miriam Freeland (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1978) é uma atriz brasileiraÉ casada com o ator e diretor Roberto Bomtempo, estudou teatro no Tablado e aos 14 anos fez sua 1ª peça profissional. Aos 15 anos, estreou na TV, fazendo parte do elenco de apoio da novela A Viagem da Rede Globo e depois disso, fez várias atuações em diversas emissoras. Está na Rede Record desde 2005, onde começou na novela Essas Mulheres, como sua primeira protagonista na Record e na sua carreira. Tem contrato com a emissora até o ano de 2013.
Martina Müller, tenista alemã.
Juliana Didone > Juliana Didone Nascimento (Porto Alegre, 11 de outubro de 1984) é uma atriz e modelo brasileira. Sua primeira experiência profissional foi atuando no curta metragem Fora de Controle, em que interpretou a pré-adolescente Mariana. A história se baseava no cotidiano de uma família e seu comportamento perante a televisão. Depois, aos 12 anos, encenou a peça Caçadores de Aventuras, no papel da jovem Cléo, que vê seu pai adoecer e precisa enfrentar vários desafios na tentativa de salvá-lo, com isso aprendendo várias lições de vida, entre elas, o desapego a coisas materiais. Nessa mesma época, iniciou a bem sucedida carreira de modelo. Aos 14 anos, já morava sozinha e chegou a viver por sete meses em Tóquio, Japão. Teve participação em várias novelas, a última das quais, Passione, como a jovem estudante Lia.
Paula Schramm, atriz alemã.

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia do Deficiente Físico
Dia da Mulher Indígena

Portugal

Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.