sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 15 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


Eventos históricos

1815 - Napoleão Bonaparte é exilado para a ilha de Santa Helena. Antes disso, pelo Tratado de Fontainebleau, de 1814, ele foi exilado na Ilha de Elba, de onde escapou em 26 de fevereiro de 1815. Ele aportou em Golfe-Juan, na França, dois dias depois. O 5º Regimento foi enviado para interceptá-lo. Napoleão encarou toda a tropa sozinho, desmontou de seu cavalo e, quando encontrou-se sob a linha de fogo, gritou, "Aqui estou eu! Matem seu imperador, se assim o quiserem!" Os soldados responderam com "Vive L'Empereur! (Viva o Imperador!)" e marcharam com Napoleão até Paris, de onde Luís XVIII fugiu. Assim, Napoleão reconquista o poder. Inicia-se então o Governo dos Cem Dias. A Europa coligada retoma sua luta contra o Exército francês. Napoleão entra na Bélgica em junho de 1815, mas é derrotado por uma coligação anglo-prussiana na Batalha de Waterloo e abdica pela segunda vez, pondo fim ao Império Napoleônico. Napoleão foi preso e então exilado pelos britânicos na ilha de Santa Helena em 15 de outubro de 1815. Lá, com um pequeno legado de seguidores, contava suas memórias e criticava aqueles que o capturaram. Até hoje, não há certeza da causa da morte de Napoleão, supondo-se que tenha sido envenenado, aos poucos, com arsênico em sua comida. Na pintura abaixo, Napoleão em Santa Helena. No mapa vê-se o primeiro cativeiro em Elba (próximo à França) e a prisão derradeira em Santa Helena, bem distante, entre o Brasil e a África.


1940 - Lançamento do filme "O Grande Ditador" de Charles Chaplin. No roteiro, em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu, sue sósia, que nem sabia da existência do primeiro. Irônico e atrevido, este filme  causou a Chaplin sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem. É o primeiro filme falado de Chaplin. "Tempos Modernos" (1935), foi para ele o início da transição, pois embora um filme ainda mudo, em determinado momento Chaplin, trabalhando em um cabaré, mostra sua voz pela primeira vez entoando uma canção. Já em "O Grande Ditador" ele assume por inteiro o cinema falado.

1964 - Morre, aos 73 anos, o cantor e compositor Cole Porter. Em 1937, um acidente a cavalo quebrou suas duas pernas e deixou-o com dores crônica, severamente incapacitado. Os médicos aconselharam sua esposa e sua mãe a amputar sua perna direita e, eventualmente, a esquerda, mas elas não concordaram. Porter submeteu-se a mais de 30 cirurgias nas pernas e sofreu dores constantes pelo resto da vida. Durante esse período, o número de operações levaram-no a grave depressão. Foi uma das primeiras pessoas a experimentar a terapia de eletrochoque.  Apesar da dor, Porter continuou a escrever musicais de sucesso. "Leave It to Me!" (1938) (apresentando Mary Martin cantando "My Heart Belongs to Daddy"), "DuBarry Was a Lady" (1939), "Panama Hattie" (1940), "Let's Face It!" (1941), "Something for the Boys" (1943) e "Mexican Hayride" (1944) foram todos sucesso. Esses shows incluíam canções como "Get Out of Town", "Friendship", "Make It Another Old-Fashioned Please", e "I Love You". No entanto, para muitos críticos, suas músicas estavam se tornando menos mágicas e após dois fracassos, "Seven Lively Arts" (1944) (que incluia o sucesso "Ev'ry Time We Say Goodbye") e "Around The World" (1946), muitos consideraram que seu melhor período havia terminado. Após 34 operações, sua perna foi finalmente amputada em 1958. Abalado pela morte da mãe e por uma sucessão de reveses, afastou-se definitivamente do trabalho e viveu em reclusão até a morte, em Santa Mônica, por falência renal.
  • 1965 - Jimi Hendrix assina contrato de gravação por três anos com o empresário Ed Chalpin  
1983 - Nelson Piquet é bicampeão mundial de Fórmula 1, repetindo a façanha obtida por Emerson Fittipaldi em 1974. Contra a quadra francesa: a Renault de Alain Prost e René Arnoux e Patrick Tambay da Ferrari, Piquet consegue em 1983 seu segundo título na última corrida, o GP da África do Sul em Kyalami. A tática da equipe era colocar pouca gasolina um dos dois carros, assim forçava a concorrência a forçarem o ritmo e, paravam para reabastecer. Foi também o primeiro campeonato vencido por um carro com motor Turbo na Fórmula 1. Rosberg e Niki Lauda (McLaren) completaram o pódio, em segundo e terceiro, respectivamente. Mas logo depois, Rosberg seria desclassificado por causa do empurrão nos boxes e a Fisa, em uma decisão absurda, preferiu manter Lauda na terceira posição. Foi a primeira e única vez em que um GP de Fórmula-1 não teve um segundo colocado.

Nascimentos

Jakob Matham, gravador holandês. (m. 1631)
1665 - Franz Joachim Beich, pintor alemão (m. 1748)
Alessandro Galli Bibiena, pintor e arquiteto italiano. (m. 1748)
1739 - Johann Joseph Christoph Treu, pintor alemão. (m. 1799)
1745 - Jean-Baptiste-Marie Huet I, gravador e pintor, 
sobrinho de Christophe Huet (m. 1811).
Johann Christoph Kimpfel, pintor alemão (m. 1805)
Johann Heinrich von Dannecker, escultor alemão (m. 1841)
John Vanderlyn, pintor estadunidense (m. 1852)
Christian David Gebauer, pintor dinamarquês (m. 1831).
Giovanni Migliara, pintor e cenografista italiano. (m. 1837) Clique na imagem para ampliar.

Jean Baptiste Vermay, pintor e arquiteto francês. (m. 1833)
Jean Peters, atriz norte-americana (m. 2000). Jean Peters (Canton, Ohio, 15 de outubro de 1926 – Carlsbad, Califórnia, 13 de outubro de 2000) foi uma atriz norte-americana de cinema. Filha de um gerente de lavanderia, Jean estudava letras na Ohio State University, quando seus colegas enviaram inscrição e fotos suas para o concurso de Miss Ohio de 1946. Jean acabou superando todas as outras onze candidatas e, como maior prêmio, ganhou uma série de testes em Hollywood. Acabou contratada pela 20th Century-Fox, que a escalou para contracenar com Tyrone Power no sucesso O Capitão de Castela (Captain from Castile, 1947). Jean afastou-se do cinema após casar-se com o milionário texano Stuart W. Cramer III, a quem conheceu enquanto filmava A Fonte dos Desejos (Three Coins in the Fountain, 1954) em Roma. Em 1957, já divorciada, uniu-se ao produtor Howard Hughes, dele também se divorciando em 1971. Nesse mesmo ano, casou-se novamente, agora com o executivo da Fox Stanley Hough, que viria a falecer em 1990. Jean reencontrou-se com as câmeras em 1973, no telefilme Winesburg, Ohio, baseado no livro de contos de Sherwood Anderson. Encerrou a carreira em um episódio da série Murder, She Wrote em 1988.
Faleceu na antevéspera de completar setenta e quatro anos, de leucemia. 
1934 - Flávio Migliaccio, ator brasileiro.
Bianca Rinaldi, atriz brasileira. Bianca de Carvalho e Silva Rinaldi (São Paulo15 de outubro de 1974) é uma atrizapresentadoracantora brasileira. Iniciou sua carreira na Globo, trabalhou no SBT e atualmente trabalha na Rede Record, sendo frequentemente convidada para peças de teatro ou musicais. Começou sua carreira na televisão aos quinze anos de idade na Rede Globo no programa Xou da Xuxa como aPaquita Xiquita Bibi.Em 2004 foi convidada pelo diretor Herval Rossano para interpretar Isaura, na telenovela que elevou a Rede Record ao segundo lugar de audiência no horário das 19hs, A Escrava Isaura. A seguir atuou em Prova de Amor, também na Rede Record, onde interpretou a médica Joana Martins Pena. Em Caminhos do Coração, também da Rede Record, interpretou a protagonista Maria Luz, na segunda temporada da novela, Os Mutantes, ela continua como Maria, mas ganhou uma nova personagem, Samira MayerSeu último trabalho foi como a protagonista Arminda na novela Ribeirão do Tempo, na Rede Record.

Falecimentos

1396 - Agnolo Gaddi, pintor italiano (n. 1350).
1512 - Antoon Keldermans I, arquiteto flamengo (n. 1440). Clique na imagem para ampliar.
1579 - Marcello Venusti, pintor italiano (n. 1510).
1609 - Joseph Heintz I, pintor alemão (n. 1564). Clique na imagem para ampliar
1648 - Simone Cantarini, pintor, gravador e aquafortista italiano (n. 1612).
1655 - Nikolaus Knüpfer, pintor holandês (n. 1603).
1747 - Ludovico Mattioli, gravador italiano (n. 1662).
1774 - Dmitrij Vasil'evič Uchtomskij, (em russo, Дмитрий Васильевич Ухтомский), arquiteto russo (n. 1719).
1794 - Louis-Gustave Taraval, pintor e arquiteto francês (n. 1738).

Feriados e eventos cíclicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.