terça-feira, 25 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 26 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

26 de outubro de 2011
299º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 66 para acabar o ano

Eventos históricos

25/10/1795 > Revolução Francesa > A Convenção Nacional é dissolvida e tem início Directório. Iniciada como um sonho de "liberdade, igualdade e fraternidade", após a queda da monarquia absoluta, a Revolução Francesa, num processo autofágico, foi devorando a si mesma, com desentendimentos entre as forças revolucionárias e o  fechamento cada vez maior do regime, até completar os 360º do círculo histórico, com a volta da monarquia na figura de Napoleão Bonaparte. O Diretório é uma fase desse retrocesso, representando um golpe de Estado armado pela alta burguesia financeira, que marcou o fim da participação popular no movimento revolucionário. Não obstante, no devido tempo, a filosofia da Revolução se espalhou pela Europa e, após a queda de Napoleão, em 1812, o absolutismo perdeu espaço no continente europeu, em favor dos movimentos liberais que conduziram à formação de monarquias moderadas pela   Constituição, com a participação popular através dos parlamentos. Em Portugal esse processo teve seu ápice em 1817, com o retorno de D. João VI a Portugal, abrindo espaço para a Independência e a formação de uma monarquia constitucional também no Brasil. (Quer saber mais?)
1985 - Termina o Festival dos festivais, da Globo. A vitória é da música "Escrito nas estrelas", interpretada por Tetê Espíndola. Tetê é irmã de Humberto Espíndola, artista plástico de renome internacional, e foi por ele e a mãe Alba Miranda onde desenvolveu os dons artísticos entre as sessões de teatro que a mãe e Humberto encenavam, e/ou, entre as audições de rádio no período vespertino. Porém, a veia artística não vem só daí, pois na família havia primos-trigêmeos que se apresentavam em grandes orquestras, inclusive para Getúlio Vargas. Mas o primeiro a aprender a tocar violão em casa foi o irmão Sérgio, que ensinou Geraldo, e Geraldo ensinou Tetê. Em 1985, Tetê vence o Festival dos Festivais da Rede Globo com a canção Escrito nas estrelas, composição do marido Arnaldo Black com Carlos Rennó, que bate recordes de execução e vendagens, dando-lhe o disco de ouro.

1997 - A crise chega ao Brasil: A Bovespa fecha com queda de 14,9%, a maior desde 1990

Nascimentos

1685 - Domenico Scarlatti, compositor barroco italiano (m. 1757). Domenico Scarlatti nasceu no mesmo ano em que nasceram dois outros grandes mestres do barroco, Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel. Foi o sexto de dez filhos e o irmão mais novo de Pietro Filippo Scarlatti, também músico. O mais provável é que tenha recebido as primeiras lições de música com seu pai. Scarlatti se tornou compositor e organista na capela real de Nápoles em 1701. Em 1704, ele revisou a ópera Irene de Carlo Francesco Pollarolo para ser apresentada em Nápoles. Pouco depois seu pai o mandou para Veneza. Não existem registros a seu respeito nos próximos quatro anos. Em 1709, ele foi a Roma. enquanto em Roma, Scarlatti compôs várias óperas para o teatro particular da Rainha Casimire. Ele foi maestro di cappella em São Pedro, de 1715 a 1719 e, neste último ano, foi a Londres para dirigir sua ópera Narciso no King's Theatre. Em 1720, ou 1721, Scarlatti foi a Lisboa, onde ensinou música á princesa portuguesa Maria Magdalena Bárbara (Maria Bárbara de Bragança). Esteve novamente em Nápoles, em 1725. Durante uma visita a Roma, em 1728, casou-se com Maria Caterina Gentili. Em 1729 se mudou para Sevilha onde permaneceu por quatro anos. Domenico Scarlatti faleceu em Madri, à idade de 71 anos. Sua casa na Calle Leganitos é identificada com uma placa histórica e seus descendentes ainda vivem naquela cidade.
1818 - Tomás José da Anunciação (Lisboa, 26 de Outubro 1818 — Lisboa, 3 de Abril 1879), pintor português da época do romantismo que, após tentar vários gêneros, acabou por se dedicar à pintura de animais, no que se distinguiu. Tomás D'Anunciação estudou em Lisboa, na Academia das Belas-Artes (convento de S. Francisco), local onde chegou também a dar aulas. Deu aulas de paisagem a José Malhoa. Foi contemporâneo de José Rodrigues, Francisco Augusto Metrass, Miguel Ângelo Lupi e do Visconde de Meneses, entre outros.
1909 - Afonso Eduardo Reidy, arquiteto franco brasileiro (m. 1964). Affonso Eduardo Reidy (Paris, 26 de outubro de 1909 - Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1964) É considerado um dos pioneiros na introdução da arquitetura moderna no país. Influenciado pelas idéias de Le Corbusier, faz parte da equipe de arquitetos que no fim da década de 1930 projeta o edifício-sede do recém-criado Ministério de Educação e da Cultura (edifício conhecido hoje como Palácio Gustavo Capanema). Aí trabalha junto de Oscar Niemeyer sob a direção de Lúcio Costa, com a colaboração do próprio Corbusier. Em 1954 projeta o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, obra de concepção estrutural arrojada, logo após obter o primeiro prêmio da Exposição Internacional de Arquitetos da I Bienal de São Paulo, em 1953. Com o prestígio alcançado, é convidado a projetar o Museu Nacional do Kuwait.Também é responsável pelos projetos do "Conjunto Habitacional da Gávea", projeto mutilado pela construção do Túnel Zuzu Angel, e do "Conjunto Habitacional Pedregulho", considerado arrojado pela sua concepção espacial e pela prioridade dada aos equipamentos de lazer e convivência.
1936 - Shelley Morrison, atriz norte-americana. Seu papel mais famoso até hoje é a empregada Salvadorenha Rosario Salazar no aclamado seriado Will & Grace. O personagem foi originalmente criado para apenas uma participação de alguns episódios, mas tornou-se tão bem quisto pelos espectadores que acabou sendo efetivada no elenco principal. Além de ser criada de Karen Walker, a personagem foi agraciada com um casamento de conveniência com Jack McFarland, o afetado dançarino-aprendiz-de-ator interpretado por Sean Hayes. Tudo para, na história, salvá-la da deportação. Dentre as 25 participações em filmes e 35 em programas de televisão, Morrison interpretou uma empregada ou criada no mínimo em 32 vezes. Ela havia acabado de informar sua empresária que não lhe oferecesse mais papéis de empregada, justamente quando a oferta para Will & Grace apareceu.
1958 - Rita Wilson, atriz norte-americana. Rita Wilson, cujo nome verdadeiro é Margarita Ibrahimoff (Los Angeles, 26 de outubro de 1956), é uma atriz e produtora estadunidense. Seus pais são de origem grega, moraram na Bulgária, Turquia, e finalmente imigraram para os Estados Unidos. Mudaram seus nomes (sobrenomes) de Ibrahimoff para Wilson. É casada com o ator Tom Hanks, a quem ensinou frases básicas em búlgaro, que serviram de base para a língua fictícia Krakozhian que o personagem principal (Tom Hanks) falava no filme O Terminal. Abaixo, o casal Tom Hanks e Rita Wilson.
1967 - Kelly Rowan, atriz canadense. Kelly Rowan (Ottawa, 26 de outubro, 1965) é uma atriz e modelo canadense. Ficou conhecida após interpretar Kirsten Cohen na extinta série The O.C.. Quando era mais nova, sua família mudou-se para Toronto, onde estudou durante o segundo grau. Enquanto estava na universidade, Rowan fazia alguns trabalhos como modelo e, em pouco tempo, descobriu sua paixão por atuar, depois de fazer diversos comerciais. Ela largou a faculdade de literatura, quando já estava quase terminando-a, para juntar-se ao elenco de Mount Royal, que estava filmando em Paris. Mais tarde, passou a estudar na Academia Britânica Americana de Drama, em Londres, e no Neighborhood Playhouse, em Nova Iorque. Rowan também esteve ao lado de Samuel L. Jackson no thriller 187 - Código da Violência. Além de aparecer em diversos filmes, a atriz também foi bastante aclamada em suas participações em séries como Anya's Bell e Adrift. Mas seu papel mais conhecido é Kirsten Cohen, na série The O.C.. Quando não está diante das câmeras, Rowan é uma produtora ativa de diversos projetos nos Estados Unidos e no Canadá.
Fabiana Alvarez, atriz brasileira. Ficou conhecida nacionalmente ao participar da primeira edição do reality show A Fazenda, da Rede Record, substituindo Bárbara Koboldt, que havia desistido de participar programa.
Sasha Cohen, patinadora estadunidense. Alexandra Pauline "Sasha" Cohen (Los Angeles, Califórnia, 26 de outubro de 1984) é uma patinadora artistica americana. Ela conquistou uma medalha de prata olímpica em 2006, e conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze em campeonatos mundiais. Cohen nasceu em Los Angeles, Califórnia. Seu apelido de "Sasha" é um apelido russo para "Alexandra". Sua mãe Galina (nascida Feldman), é uma imigrante judia vinda da Ucrânia e uma ex-bailarina; seu pai Roger Cohen, é um consultor de negócios e advogado junto a Dorsey & Whitney LLP. Sasha se formou na Futures High School em Mission Viejo, Califórnia em 2002.

Falecimentos
1764 - William Hogarth, pintor inglês (n. 1697). William Hogarth (Londres, 10 de novembro de 1697 — 26 de outubro de Londres, 1764) foi um pintor, gravador e ilustrador inglês. Seu trabalho se estendeu de excelentes retratos realistas a histórias em quadrinhos como séries de imagens chamadas "assuntos morais modernos". Muito do seu trabalho, embora às vezes vicioso, satirizava a política contemporânea e as alfândegas. Ilustrações de tal estilo são muitas vezes referidas como Hogartianas.
1933 - José Malhoa, pintor português (n. 1855). José Vital Branco Malhoa (Caldas da Rainha, 28 de Abril de 1855 – Figueiró dos Vinhos, 26 de Outubro de 1933), pintor, desenhista e professor português, conhecido como José Malhoa. Com apenas 12 anos entrou para a escola de Belas Artes. Em todos os anos ganhou o primeiro prémio, devido às suas enormes faculdades e qualidade artísticas. Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Foi pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o Grupo do Leão. Destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista. Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago. Em 1933, ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha.
1976 - Di Cavalcanti, pintor brasileiro (n. 1897). Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1897 — Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1976) foi um pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista brasileiro. Emiliano Di Cavalcanti nasceu em 6 de setembro de 1897, no Rio de Janeiro, na casa de José do Patrocínio, que era casado com uma tia do futuro pintor.Quando seu pai morreu em 1914, Di Cavalcanti obriga-se a trabalhar e faz ilustrações para a revista Fon-Fon. Antes que os trepidantes anos 20 se inaugurem, vamos encontrá-lo estudando Direito. Em 1916, transferindo-se para São Paulo, ingressa na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Segue fazendo ilustrações e começa a pintar. O jovem Di Cavalcanti frequenta o atelier do impressionista George Fischer Elpons e torna-se amigo de Mário e Oswald de Andrade. Entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 idealiza e organiza a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, criando para essa ocasião as peças promocionais do evento: catálogo e programa.

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia do Músico
  • Dia do Trabalhador da Construção Civil
  • Dia de Santo Evaristo, papa do século I
  • Dia Nacional da Áustria
  • Dia da Cruz Vermelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.