sábado, 29 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 30 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

30 de outubro de 2011
303º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 62 para acabar o ano.

Eventos históricos

Em 30 de outubro de 1340, ocorria a Batalha do Salado (Salgado) - Atribuída ao processo de Reconquista cristã, os reis de Castela e Portugal uniram-se na Batalha do Salado contra os mouros. A Batalha do Salado foi travada a 30 de Outubro de 1340, entre Cristãos e Mouros, junto da ribeira do Salado, na província de Cádis (sul de Espanha), com desfecho favorável aos cristãos. Terá sido um dos episódios mais importantes da Reconquista. O poeta Luís de Camões fez desta batalha um relato que constitui uma das mais belas passagens de Os Lusíadas. (Quer saber mais?)
30/10/1500 - D. Manuel I casa-se com Maria de Aragão. D. Maria de Aragão e Castela ou D. Maria de Trastâmara y Trastâmara (Córdoba, 29 de Junho de 1482 - Lisboa, 7 de Março de 1517) foi uma infanta aragonesa, segunda esposa de D. Manuel I, a qual viria a ser rainha de Portugal desde 1501 até à sua morte. Maria era filha dos Reis Católicos, Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão. Teve quatro irmãos, entre os quais Joana a Louca, rainha de Castela, e Catarina de Aragão, esposa de Henrique VIII de Inglaterra (da qual o rei inglês se virá a querer divorciar e que estará na origem da separação da Igreja Anglicana da Católica Romana), e ainda Isabel de Aragão (esposa do príncipe Afonso de Portugal e primeira mulher de D. Manuel I). D. Maria faleceu em 1517, com apenas 35 anos, de causas naturais. Foi sepultada na Madre de Deus, donde foi trasladada para o mosteiro de Belém. Note-se que, por ocasião do casamento, o Brasil havia sido descoberto há 4 meses.

30/10/1537 - Numa queda de braço para o domínio religioso da Suiça, é fixado o prazo para todos os moradores de Genebra se pronunciarem quanto à sua religião. Meses atrás, em 16 de Janeiro de 1537, as autoridades da cidade de Genebra aprovam o documento escrito pelo líder protestante Farell, que se destina a servir de confissão de fé e orientação para todos os habitantes de Genebra. Calvino faz também algumas sugestões, parte das quais são rejeitadas. Cerca de vinte artigos dispõem, entre outras coisas, que os idolatras, querulantes, assassinos, ladrões, bêbados (entre outros) sejam futuramente excomungados. As lojas devem fechar ao domingo, assim que soem os sinos da igrejaEm Março, os líderes anabaptistas de origem holandesa Hermann de Gerbihan e Benoît d'Anglen são expulsos de Genebra, juntamente com os seus seguidores. Estas disposições, apesar de aceites pelas autoridades vão criar atritos com Farell e Calvino. O estigma da excomunhão é extremamente discriminador e destruidor de relações sociais no século XVIEm junho de 1537 as autoridades de Genebra decidem que o Domingo é o único dia feriado. Futuramente nenhum outro feriado será considerado. 30 de Outubro é definido como o prazo para todos os moradores de Genebra se pronunciarem quanto à sua religião. Aqueles que não reconhecem os decretos de Farell são obrigados a deixar a cidade em 12 de Novembro. Em Abril de 1537, por sugestão de Calvino, é constituido um "syndic" (síndico) que tem por objetivo ir de casa em casa e inquirir sobre a confissão dos moradores. A acção é contestada. Alguns moradores recusam-se a pronunciar-se sobre a sua fé. (Quer saber mais?) Abaixo, o "Monumento Internacional da Reforma", na Suiça, representando os líderes religiosos Farel, Calvino, De Beza e Knox.

1938 - Uma adaptação para o rádio do romance de ficção-científica A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, dirigida por Orson Welles, é transmitida em Nova York, causando pânico na população, que achou que a Terra estava realmente sendo invadida por extraterrestres. Na primeira foto> Primeira página de jornal novaiorquino, no dia seguinte, retratando o pânico causado pela transmissão. Na segunda foto> Há 40 anos, um "remake" dessa adaptação causou pânico idêntico em São Luís do Maranhão (Brasil).
1988 - Ayrton Senna vence em Suzuka, no Japão, o seu primeiro campeonato mundial de Fórmula 1.
2007 - A FIFA escolhe o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014, encerrando o rodízio de continentes adotado pela entidade. 

Nascimentos

1713 - Antônio José Landi, arquiteto italiano radicado na Amazônia (m. 1791). Antônio José Landi (Bolonha30 de outubro de 1713 — Belém22 de junho de 1791) foi um arquiteto italiano com marcante atuação na AmazôniaProfessor de arquitetura e de perspectiva em Bolonha, foi contratado por D. João V de Portugal como desenhista para a Expedição Demarcadora dos Territórios Portugueses no Norte do Brasil. Era governador e capitão general do Estado do Grão Pará Francisco Xavier de Mendonça, irmão do conde de OeirasSebastião José de Carvalho e Melo, o futuro marquês de Pombal. Landi atuou como naturalista amador, desenhando pela primeira vez a flora e a fauna amazônica. Somente na pequena vila de Barcelos permaneceria seis anos! Ficaria entretanto conhecido pelo plano urbanístico da cidade de Belém, traçando fachadas, prédios, porto, praças e demais desenhos arquitetônicos.
Nia Long, atriz norte-americana. Nitara Carlynn Long (Brooklyn, Nova Iorque, 30 de outubro de 1970) é uma atriz estadunidense e, eventualmente, diretora de videoclipes musicais. Por quinze anos, contou com a ajuda de Betty Bridges para conseguir se firmar na carreira de atriz. Ganhou algum destaque com a novela americana Guiding Light de 1991 à 1994, como a personagem Kat. Depois, ficou famosa por interpretar a namorada de Will Smith na série Um Maluco no Pedaço, convidada pessoalmente pelo ator/cantor. De 2003 à 2005, participou da série Third Watch como Sasha Monroe, quando ganhou destaque e vários prêmios. Depois, fez aparições em séries como Everwood interpretando Cassie, e em Boston Legal, no ano de 2007. Em filmes, participou de alguns como personagem principal, em outros secundários, com destaque para Vovó...Zona 1 e 2, quando contracenou o par romântico de Martin Lawrence. Estrelou também quatro filmes ao lado do ator e rapper Ice Cube. Apareceu também com destaque no filme Feito Sob Encomenda, quando contracenou com Whoopi Goldberg, Ted Danson e Will Smith, quem a convidou.
1978 - Natália Lage, atriz brasileira. Natália Lage faz novelas desde os onze anos - quando estreou em O Salvador da Pátria. Foi a protagonista da novela O Amor Está no Ar, em 1997. Em seguida fez participações especiais nas novelas Da Cor do Pecado, Kubanacan e A Padroeira. Foi a vilã Beatriz na novela A Lua Me Disse, de Miguel Falabella com a personagem que disputa o amor do galã Wagner Moura. No teatro, vem criando uma carreira sólida, aonde já encenou diversos espetáculos como Zastrozzi, montagem de Selton Mello e Daniel Herz para texto do canadense George Walker, Orlando com o texto de Virginia Woolf na direção de Bia Lessa e Eu Nunca Disse que Prestava com texto de Adriana Falcão e Lu Pessanha , dirigida por Rodrigo PennaNo cinema, participou dos filmes O Homem do Ano, adaptação de José Henrique Fonseca para o Romance O Matador, de Patrícia Melo. E esteve no elenco de 2 Filhos de Francisco e de Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida.

Falecimentos

1899 - Hermann Blumenau, fundador da cidade brasileira de Blumenau (n. 1819). Hermann Bruno Otto Blumenau (Hasselfelde no Harz, 26 de Dezembro de 1819 — Braunschweig, 30 de Outubro de 1899), foi um filósofo, administrador e químico alemão e o fundador da cidade brasileira de Blumenau, situada no vale do Rio Itajaí-Açu no estado de Santa Catarina. Em 1840 e 1841 trabalhou numa farmácia em Hasselfelde. Trabalhou depois em uma farmácia em Erfurt. Conheceu ali Alexander von Humboldt e Justus von Liebig, por intermédio de conhecidos. Neste intermédio viajou a Londres, onde conheceu o Cônsul-Geral do Brasil, o Sr. Sturz. Hermann Blumenau vislumbrou então a perspectiva da emigração para o Brasil. Viajou então para o Brasil, onde ficou inicialmente apenas dois anos. Em 1850 fundou a colônia São Paulo de Blumenau. Entre 1850 e 1859 trabalhou na colónia cuja licença de exploração ele obtivera. Em 1860, o regime brasileiro tomou conta do município. Hermann Blumenau tornou-se o primeiro director oficial da colônia, pago pelo estado. Após o seu regresso à Alemanha, viveu em Braunschweig, no actual estado alemão da Baixa Saxônia, com a mulher com quem casara em 1867 e os seus três filhos, que estudaram na Alemanha. Ele morreu em Braunschweig, em 30 de Outubro de 1899. Sua sepultura está no cemitério central (Hauptfriedhof) de Braunschweig, Helmstedter Straße 38. Seus restos mortais, bem como os de sua esposa, foram transladados para Blumenau, onde repousam no mausoléu construído especialmente para esta finalidade.

Feriados e eventos cíclicos

Portugal

  • Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Mama

Brasil

Mitológicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.