quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

28 de outubro de 2011 
301º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 64 para acabar o ano.

Eventos históricos

  • 306 - Maxêncio, filho do anterior imperador romano, Maximiano, é proclamado imperador.
    • Flávio Valério Severo é proclamado Augusto por Galério.
1533 - Casamento de Henrique II de França com Catarina de Médicis. A 28 de Outubro de 1533 uniram-se em Marselha, na presença do papa, num casamento organizado por seu tio-avô de Catarina, o Papa Clemente VII. Como Henrique era o segundo filho do rei, e provavelmente não viria a reinar, Francisco I não se importou de casá-lo com uma plebéia e estabelecer assim uma interessante aliança com o Papa. Acontece que, com a morte do seu irmão mais velho, Henrique tornou-se Delfim da França e mais tarde rei. Ele mantinha desde os 14 anos uma amante 19 anos mais velha que ele, Diana de Poitiers, uma mulher culta e muito dominadora. Durante os primeiros dez anos de casamento, Catarina não conseguia engravidar. Diana, preocupada com a infertilidade desta, e na possibilidade de isso se tornar um motivo para a separação e consequente busca por uma nova esposa, resolve intervir e orientar Catarina sobre como produzir um herdeiro. Catarina, então, exagera, e produz uma bela prole de 10 filhos em 12 anos.
1892 - Animação: Émile Reynaud exibe a projeção do primeiro desenho animado. Contudo, a história das Imagens Animadas começa antes, com a produção de Brinquedos Ópticos tais como o Fenaquistiscópio, inventado em 1832 pelo belga Joseph Plateau e pelo austríaco Simon von Stampfer, simultaneamente. O primeiro desenho animado de verdade foi realizado pelo Francês Émile Reynaud, que criou o praxinoscópio, sistema de animação de 12 imagens, e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens, desenhadas uma a uma, e foi projetado no seu próprio théatre optique, sistema próximo do moderno projetor de filme, no Musée Grévin em Paris, França, em 28 de Outubro de 1892. O primeiro desenho animado em um projetor de filmes moderno foi Fantasmagorie pelo diretor francês Émile Courtet (também chamado de Émile Cohl), projetado pela primeira vez em 17 de Agosto de 1908 no 'Théâtre du Gymnase', em Paris. Courtet foi para Fort Lee, NY próximo da cidade de Nova York em 1912, onde trabalhou para o estúdio francês Éclair e espalhou sua técnica pelos Estados Unidos. O primeiro filme de longa-metragem animado foi El Apóstol (1917) do Argentino Quirino Cristiani, mostrado na Argentina. Esses procedimentos iniciais tem tanto a ver com a animação de hoje como o 14-Bis tem a ver com a aviação moderna. ou seja, nada.
1922 - A "Marcha contra Roma", liderada por Benito Mussolini, chega ao fim, marcando o início do regime fascista na Itália. Em 1919, Mussolini havia fundado os Fasci Italiani di Combatimento, organização que originaria, mais tarde, o Partido Fascista. Baseando-se numa filosofia política teoricamente socialista, conseguiu a adesão dos militares descontentes e de grande parte da população, alargou os quadros e a dimensão do partido. Sua oratória era tão notável – possuía uma bela voz digna de um barítono – quanto seu uso eficaz de propaganda política. Após um período de grandes perturbações políticas e sociais, durante o qual alcançou grande popularidade, guindou-se a chefe do partido (Duce). Em 1922 organizou, juntamente com Bianchi, De Vecchi, De Bono e Italo Balbo, a famosa marcha sobre Roma, um golpe de propaganda. O próprio Mussolini sequer esteve presente, tendo chegado de comboio. Usando as suas milícias (chamadas de camicie nere (camisas negras) para instigar o terror e combater abertamente os socialistas, conseguiu que os poderes investidos o nomeassem para formar governo. Foi nomeado primeiro-ministro pelo rei Vítor Manuel III, alcançando a maioria parlamentar e, consequentemente, poderes absolutos no governo do país. Mussolini, assim como Hitler, foi o fruto de uma conjuntura social complexa que buscava por um governo autoritário para resolver os problemas da Nação. O resto, todo mundo já sabe.
1925 - Frase proferida por Mussolini em seu discurso: Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato ("Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado"). Esta foi a tônica de todas as ditaduras de direita que viriam após, segundo a qual o Estado é tudo, a Nação é uma consequência natural de um Estado forte.
1974 - Países árabes reconhecem representatividade da OLP. A Organização para a Libertação da Palestina (OLP; em árabe: منظمة التحرير الفلسطينية, transl.) é uma organização política e paramilitar tida pela Liga Árabe desde outubro de 1974 como a "única representante legítima do povo palestino."Fundada durante um encontro de 422 figuras nacionais palestinas em Jerusalém, em maio de 1964, depois de uma decisão anterior da Liga Árabe, sua meta era a liberação da Palestina através da luta armada. O estatuto original da OLP, promulgado em 28 de maio do mesmo ano, declarou que a "Palestina, com as fronteiras que existiam no tempo do Mandato Britânico, é uma unidade regional integral" e procurava "proibir a existência e a atividade" do sionismo. Também advoga o direito de retorno e a autodeterminação dos palestinos. O Estado palestino não é mencionado, embora em 1974 a organização tenha passado a reclamar um Estado independente no território do Mandato Britânico.

Nascimentos

1697 - Canaletto (Veneza, 28 de Outubro de 1697 - idem, 19 de Abril de 1768), de seu verdadeiro nome Giovanni Antonio Canal foi um artista famoso pelas suas paisagens urbanas de Veneza. Era filho do pintor Bernardo Canal, daí o nome Canaletto. Em 1746 mudou-se para Londres, onde se dedicou a pintar paisagens inglesas.  Data de 1723 sua primeira vista de Veneza, marcado por intensos efeitos claro-escuro que se devem muito à sua antiga profissão de designer. Mais tarde, sua paleta se volta para dar vida às obras que melhor caracterizam a sua criação artística, repletas de luz. Regressou a Veneza em 1755, onde permaneceu até o fim da vida. Todos os cantos do Veneza são retratados nas vistas de Canaletto com uma precisão quase arqueológica, enriquecidos pela presença de pequenas figuras envolvidas em atividades cotidianas. Seus clientes mais habituais eram os ingleses, daí que as melhores coleções de suas obras estão em museus no Reino Unido. Canaletto foi sem dúvida o mais famoso pintor de paisagens do século XVIII e sua obra tem se  preservado ao longo do tempo para o público.
1909 - Francis Bacon, pintor britânico (m. 1992). Francis Bacon (28 de Outubro de 1909 - 28 de Abril de 1992) foi um pintor anglo-irlandês de pintura figurativa. Era descendente colateral de Francis Bacon, filósofo do Período Elisabetano. Seu trabalho é mais conhecido como audaz, austero, e frequentemente grotesco ou imagem de pesadelo. Sua pintura, de extremo surrealismo continua a chocar o público até hoje. Imagine-se, então, como foi sua primeira exposição individual na Lefevre Gallery, em 1945, numa Europa recém saída da Segunda Guerra Mundial, com toda a gente farta de guerra e de horrores, quando só se falava da "construção da paz" Nesse momento, mais do que nunca, as imagens de entranhas dos quadros de Bacon, com os seus tons sanguíneos, provocaram mais repulsa do que admiração.
1938 - Dina Sfat, atriz brasileira (m. 1988). Dina Kutner de Souza, mais conhecida como Dina Sfat, (São Paulo, 28 de outubro de 1938 — Rio de Janeiro, 20 de março de 1989) foi uma atriz brasileira. Filha de judeus poloneses, Dina sempre quis ser artista. Estreou nos palcos em 1962 em um pequeno papel no espetáculo "Antígone América", dirigida por Antonio Abujamra. Daí pulou para o teatro amador e foi parar no Teatro de Arena, onde estreou profissionalmente vivendo a personagem Manuela de "Os Fuzis da Senhora Carrar" de Bertold Brecht. A atriz se transformou em uma grata revelação dos palcos e mudou seu nome artístico para Dina Sfat, homenageando a cidade natal de sua mãe. No meio de uma carreira brilhante, descobriu o câncer, inicialmente no seio, em 1986, mas não deixou de trabalhar, mesmo em tratamento. Já com a doença, viajou para a União Soviética e participou de um documentário sobre o país e os primeiros passos da Perestroika; escreveu um livro, publicado em 1988, um pouco antes da sua morte, sobre sua vida e a luta contra o câncer, chamado "Dina Sfat- Palmas prá que te Quero", junto com a jornalista Mara Caballero e fez a novela "Bebê a Bordo", seu último trabalho na TV. Seu último filme foi "O Judeu" que só estreou em circuito depois da morte da atriz.
Daphne Zuniga, atriz norte-americana. Daphne Eurydice Zuniga (Berkeley, 28 de outubro de 1962) é uma atriz estadunidense. Ela é mais conhecida por ter participado dos premiados seriados Melrose Place, como a personagem Jo Reynolds, e One Tree Hill, como Victoria Davis, além de no cinema como a Princesa Vespa na comédia Spaceballs e Margo em Modern Girls.
1967 - Julia Roberts, atriz norte-americana. Julia Roberts (Smyrna, 28 de outubro de 1967) é uma atriz dos Estados Unidos. Vencedora do Oscar, é conhecida principalmente por sua atuação em Pretty Woman (br: Uma Linda Mulher - pt: Um Sonho de Mulher). O pai de Julia vendia aspiradores de pó de porta em porta e sua mãe era secretária de paróquia. Julia cresceu vendo seus pais envolvidos também em atividades teatrais. Gente de teatro frequentava sua casa. Após atuar em alguns seriados, conseguiu o seu primeiro papel no filme, Blood red (Sangue da Terra- 1980) pois o ator Eric Roberts, seu irmão mais velho, convenceu o diretor do filme a inclui-la no elenco. Indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Steel Magnolias, foi da cerimônia direto para os estudios de Pretty Woman. Depois deste filme, ao lado de Richard Gere, ganhou enorme destaque e mais uma indicação ao Oscar, agora como atriz principal. A partir daí, ficou conhecida como a rainha das comédias românticas, embora tenha demonstrado talento também em papéis dramáticos.
Bruna Surfistinha, ex-prostituta e escritora brasileira. Raquel Pacheco, mais conhecida pelo pseudônimo de Bruna Surfistinha (Sorocaba, 28 de outubro de 1984), é uma ex-prostituta brasileira e ex-atriz de filmes pornográficos que se tornou uma celebridade da internet a partir de 2005. Hoje, ela é escritora e atua como DJ em matinês e outros tipos de eventos. Além de produzir roteiros, Raquel atuou também em um longa, porém, ganhou notoriedade apenas após a publicação de sua autobiografia, O Doce Veneno do Escorpião — O Diário de uma Garota de Programa, em que deu seu depoimento ao jornalista Jorge Tarquini, que escreveu esse livro e o segundo, O que Aprendi com Bruna Surfistinha (que atingiu o posto de best-seller no Brasil). Em 2011, fez parte do elenco da quarta edição do reality show A Fazenda da Rede Record, e conquistou o terceiro lugar da competição.

Falecimentos

Otto Messmer, suposto criador do Gato Félix (n. 1892). Otto Messmer (16 de Agosto de 1892 - 28 de Outubro de 1983) foi um criador de desenhos animados estadunidense. Ficou mais conhecido pelo seu trabalho no Gato Félix, quer em desenhados animados quer nas tiras cómicas de jornal, produzidos pelo estúdio de Pat Sullivan.Entretanto, não se sabe ao certo se foi ele mesmo que  criou o Gato Félix, ele desenvolveu idéia original Pat Sullivan, porque até Pat morrer, era-lhe atríbuida a este a criação de Felix. Otto, assim que Pat morreu, assumiu a autoria. sem contestação, não se sabendo assim, quem verdadeiramente o criou. Faleceu vitima de ataque cardiaco com 91 anos em 1983.
2009 - Taylor Mitchell, cantora canadense (n. 1990). Taylor Josephine Stephanie Luciow, mais conhecida por Taylor Mitchell (TorontoOntário27 de agosto de 1990 – HalifaxNova Escócia28 de outubro de 2009) foi uma cantora folk e country canadenseNascida e criada na cidade canadense de Toronto, Taylor estudou música e dança desde criança, e chegou a estudar na prestigiada Etobicoke Escola de Artes e fez especialização em teatro musical. Suas principais influências musicais eram Joni Mitchell, Simon and GarfunkelBob DylanNeil YoungJohnny CashLed ZeppelinJanis JoplinThe EaglesNeil DiamondVan Morrison e John PrineA cantora deixou apenas uma obra gravada que é o seu primeiro disco “For Your Consideration”. No dia 28 de outubro de 2009 ela passeava pelo parque natural Breton Highlands, que fica no leste do Canadá, quando foi atacada por coiotes. Taylor ainda foi levada para o Hospital de Halifax, mas não resistiu aos ferimentos graves e faleceu aos 19 anos de idadeTaylor Mitchell foi nomeada para os prêmios de Música Folk do Canadá, na categoria de Revelação do Ano.

Feriados e eventos cíclicos

Dia de Senhor dos Milagres - Padroeiro de Lima, Peru Senhor dos Milagres (Lima) (Língua castelhana: Señor de los Milagros de Nazarenas) Imagem da Jesus Cristo é venerado no Peru como "Senhor dos Milagres", "Cristo Moreno" ou "Cristo de Pachacamilla". Na pintura aparece "Jesus Crucificado e sobre a cruz está o Espírito Santo e Deus Pai. À direita do Senhor está Sua Santíssima Mãe com Seu coração traspassado por um punhal de dor e à esquerda do Senhor está Santa Maria Madalena". Uma das maiores festas religiosas da América, teve origem em 1661, quando, segundo a tradição, um escravo negro pintou a imagem de um Cristo moreno nas paredes de uma casa no bairro de Pachacamilla, pintou uma simples imagem no salão onde reunia-se sua confraria. Esta parede de adobe era rústica e mal acabada e localizava-se próxima de um córrego que afetava suas fundações, apesar disso e de outras adversidades a imagem conservou-se surpreendentemente, deu origem a um culto que, paulatinamente, foi crescendo no decorrer dos séculos. No dia 13 de Novembro de 1655 um terremoto pavoroso e arrasador estremeceu Lima y Callao, causando o desmoronamento de muitas igrejas e edifícios. Como era de se esperar, o sismo afetou a zona de Pachacamilla, onde estava situada a confraria dos angolanos e, apesar de haver caído grande número de paredes, o muro de adobe onde estava pintada a imagem do Cristo Crucificado ficou ileso. O mesmo aconteceu em 20 de Outubro de 1687, quando um maremoto arrasou com Callao e parte de Lima e derrubou a capela edificada em volta da imagem do Cristo, ficando em pé somente a parede com a imagem pintada. Tão terrível desígnio fez com que se criasse uma cópia pintada a óleo da imagem e, pela primeira vez, saísse em andor pelas ruas do bairro de Pachacamilla, estabelecendo-se que a partir desse momento a procissão ocorresse nos dias 18 e 28 de Outubro de cada ano.

Dia Internacional do Animador

Criação do município de São Simão (São Paulo, Brasil)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.