domingo, 16 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

  • 1769 - Decreto português que estipula penas para os atravessadores de vinho.
1777 - Revolução Americana de 1776: os norte-americanos venceram a Batalha de Saratoga, ponto culminante da Guerra pela independência. As Batalhas de Saratoga, chamada também de A Batalha de Saratoga (19 de setembro e 7 de outubro de 1777) foi o confronto que decidiu o destino do exército do General britânico John Burgoyne durante a Guerra Revolucionária Americana e também é reconhecida como o momento em que o conflito começou a virar em favor dos Estados Unidos. As duas grandes batalhas foram travadas com oito dias de diferença no mesmo terreno, a 14 km de Saratoga, Nova Iorque. A campanha de Burgoyne, cujo o objetivo era dividir a região da Nova Inglaterra, começou bem mas acabou mudando devido a problemas logísticos depois de uma vitória tática conquistada sobre o Exército Continental sob o comando General americano Horatio Gates em 19 de setembro na Batalha da Fazenda Freeman, mas à um custo bem alto. Suas conquistas foram apagadas quando ele atacou novamente os americanos em 7 de outubro na Batalha de Bemis Heights e os estadunidenses acabaram por capturar boa parte do exército inglês. Burgoyne foi então forçado a se retirar e suas forças acabaram se rendendo a um exército americano numericamente bem superior em Saratoga, o que o levou também a se render, formalmente, em 17 de outubro. A noticia da rendição de Burgoyne acabou por convencer em definitivo o governo da França a se aliar na guerra aos americanos.[8] A participação francesa transformou a guerra em um conflito "global". Essa batalha também atraiu a Espanha para a causa americana. Na pintura abaixo, a rendição do exército inglês.
1969 - Golpe Militar de 1964: foi outorgada pela junta militar a Emenda Constitucional nº.1, incorporando dispositivos do AI-5 à Constituição de 1967, que durou dois anos, estabelecendo o que ficou conhecido como Constituição de 1969. É importante lembrar que a Constituição de 1967. É importante lembrar que a de 1967 já era a "Constituição da Ditadura". Foi redigida no Palácio do Planalto, com as bênçãos do Presidente Castelo Branco e do sistema militar que, de fato, governava o país. A Constituição de 1967 foi enviada já pronta ao Congresso com o dispositivo de "decurso de prazo", o que dava aos congressistas um prazo de apenas 60 dias para aprová-la. Nem o Sistema imaginava, naquele momento, que, ao final do ano seguinte, seria imposto pelo Presidente Costa e Silva o Ato Institucional nº5, o mais draconiano de todos, suspendendo os direitos individuais, inclusive o de habeas corpus, e dando ao Sistema plenos poderes para governar o país. A emenda constitucional nada tinha de emenda, era uma reforma constitucional completa e só apareceu com a capa de emenda para evitar constrangimentos à nossa diplomacia junto a outros governos, ao explicar como um país pode mudar sua constituição a cada dois anos.
2006 - Estados Unidos atingem a marca histórica de 300 milhões de habitantes. Na mesma época, o Brasil registrava 188 mil habitantes.

Nascimentos

1577 - Cristófano Allori, pintor italiano (m. 1621). Cristófano Allori (Florença, 17 de outubro de 1577 - 1621), pintor italiano, filho de Alessandro Allori, dedicou-se à pintura de madalenas, virgens e retratos, tendo-se inspirado nos decoradores romanos. A sua obra mais conhecida é Judite e Holofernes, tema recorrente na pinttura. A primeira pintura abaixo mostra "Judite de Alori", enquanto a segunda traz a mais famosa das Judites, pintada por Caravaggio. A história é biblica e vai narrada no Livro de Judite, considerado apócrifo e não incluído nas bíblias evangélicas. (Clique nas imagens para ampliar.

1918 - Rita Hayworth, atriz norte-americana (m. 1987). Rita Hayworth (nome artístico de Margarita Carmen Cansino; Nova Iorque, 17 de outubro de 1918 — Nova Iorque, 14 de maio de 1987) foi uma atriz norte-americana de ascendência hispano-irlandesa, que atingiu o auge na década de 1940 e tornou-se um mito eterno do cinema. Foi no "Caliente Club", em 1935, que Rita foi descoberta pelo diretor da Fox Film Corporation, Winfield Sheehan. Uma semana depois, Rita foi levada para Hollywood, para fazer um teste na Fox. Impressionado com o seu desempenho, Sheehan, assinou um contrato de seis meses com Rita (Agora conhecida como Rita Cansino). Na Columbia Pictures, o chefão Cohn disse que a imagem de Rita era muito mediterrânea, o que causou que ela fizesse vários papéis Hispânicos. Rita passou por uma dolorosa eletrólise para aumentar a testa e acentuar o Pico de Viúva. Quando estreou na Columbia, ela havia mudado a cor do seu cabelo, de castanho para um tom de ruivo, e passara a se chamar Rita Hayworth (Usando o nome de solteira de sua mãe). A fama de maior estrela da década e de uma das mulheres mais desejadas e famosas do mundo consolidou-se ao estrelar, no auge de sua beleza, o clássico noir Gilda (Gilda, 1946), de Charles Vidor, ao lado de Glenn Ford. Em e A Mulher de Satã (Miss Sadie Thompson, 1953), de Curtis Bernhardt, com Jose Ferrer, em que Rita interpreta uma pecadora que seduz um reverendo. Seu último grande sucesso foi Meus Dois Carinhos (Pal Joey, 1957), de George Sidney, com Rita dividindo a cena com Frank Sinatra e Kim Novak, considerada a nova rainha da Columbia. Rita ainda faria vários outros filmes, inclusive na Europa, mas seus dias de glória e sua época já eram coisa do passado. Trabalhou pela quinta vez com Glenn Ford, em O Dinheiro É a Armadilha (The Money Trap, 1966), de Burt Kennedy, e encerrou a carreira com A Ira Divina (The Wrath of God, 1972), ao lado de Robert Mitchum. Coincidentemente, este último é um faroeste, como seu primeiro trabalho, e assim o círculo se completa. Na foto abaixo, uma cena de Sangue e Areia, contracenando com Tyrone Power.
1948 - Margot Kidder, atriz canadense. Na imagem abaixo, ela aparece contracenando com Christopher Reeve,o Homem Aranha.
Bárbara Paz, atriz brasileira. Bárbara Raquel Paz (Campo Bom, 17 de outubro de 1974) é uma atriz e modelo brasileira. Fez uma participação como cantora na abertura da telenovela Maria EsperançaEm 2001, participou da primeira edição do reality show Casa dos Artistas, do SBT, tendo sido a vencedora e recebido um prêmio de 300 mil reais. Em 2003, recebeu o prêmio de melhor atriz de curta-metragem no 31º Festival de Gramado, pela atuação em Produto descartável. Depois de interpretar três protagonistas em telenovelas, alguns filmes e peças de teatro, Bárbara conseguiu um papel na novela das 8 da Rede Globo, como a problemática Renata de Viver a Vida. Em 2011 esteve no ar como Virgínia de Morde & Assopra, esta foi sua primeira vilã em sua carreira.
Phoebe Tonkin, atriz australiana. Phoebe Jane Tonkin (Sydney, 12 de julho de 1989) é uma atriz australiana. É mais conhecida como Cléo Sertori em H2O: Just Add Water, onde atuava junto com Cariba Heine, Claire Holt e Angus McLaren. Atualmente é co-protagonista da série estadunidense The Secret Circle. Atua desde os 12 anos de idade.

Falecimentos

1849 - Frédéric Chopin, compositor polaco (n. 1810).
2002 - Yara Côrtes, atriz brasileira (n. 1921). Yara Cortes (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1921 — 17 de outubro de 2002) foi uma atriz brasileira. Seu nome verdadeiro era Odete Cipriano Serpa. Atuou no teatro e no cinema, mas foi a televisão que lhe deu grande popularidade. Fez muito sucesso como a Carolina da telenovela Casarão (1976), mas foi como a Carlota, personagem principal da telenovela Dona Xepa (1977) que ela era mais lembrada. Dizia que mesmo passados vinte anos do término da telenovela as pessoas ainda lhe falavam da trama. Sua última participação foi em História de Amor (1995), de Manoel Carlos, como a doce Olga Moretti.
2006 - Sandra Regina Machado, vereadora da cidade de Santos e filha de Pelé (n.1964). Nascida Sandra Regina Machado, ao casar passou a usar o sobrenome Felinto. Ficou conhecida após travar uma longa batalha judicial pelo reconhecimento de sua paternidade contra Edson Arantes do Nascimento, o famoso ex-jogador Pelé, reconhecimento que durou quase trinta anos para acontecer. O processo começou em 1991, mas o reconhecimento em si só veio em 1996, após o resultado positivo do exame de DNA, quando ela acrescentou o sobrenome Arantes do Nascimento. Contudo, o ídolo recorreu 13 vezes e nunca quis aproximação com essa filha. O ex-jogador teve um caso extraconjugal com a dona-de-casa Anísia Machado, mãe de Sandra, em 1963 e não quis assumir a filha por ter dúvidas sobre a paternidade e porque seria um escândalo assumir uma criança fora do casamento, fato que sempre magoou demais Sandra Regina, que só queria ter um homem para chamar de pai. Morreu em decorrência de metástase pulmonar, falência múltipla de órgãos e câncer de mama, na UTI da Beneficência Portuguesa de Santos, local onde estava internada. Em sua trajetória de vida, Sandra Regina escreveu um livro intitulado A Filha que o Rei não Quis, em relançamento pela Editora Roccia, de São Paulo, no qual relatou o sentimento de rejeição do famoso pai com respeito a ela. Evangélica da Assembleia de Deus e estudante de Direito, Sandra era casada e deixou dois filhos.

Feriados e eventos cíclicos

Santo do Dia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.