sábado, 8 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 9 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1000 - Leif Ericson desembarca na Vinlândia (Grande Ilha Canadense), virando o primeiro Europeu conhecido a por o pé no Canadá, quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo haver chegado à América. Seu pai, Erik O Vermelho, desembarcou na Groelândia em 982. Leif estabeleceu um assentamento nórdico em Vinland provisoriamente identificado com Meadows L'Anse, na ponta norte da ilha de Terra Nova. Acredita-se que Leif nasceu sobre 970 AD na Islândia, em cidade não apurada. Era o filho de Erik Thorvaldsson, conhecido como Erik, o Vermelho, um explorador Norse do Oeste da Noruega que fundou duas colônias nórdicas na Groenlândia. Leif Ericson tinha dois irmãos, Thorvald e Þorsteinn, e uma meia-irmã, Freydis. Casou-se com uma mulher chamada Thorgunna e tiveram um filho com o nome de Thorkell Leifsson. É tudo o que se sabe, e já é muito, dadas as circunstâncias.



1514 - Casamento de Luís XII da França com Maria Tudor. Foi o terceiro casamento do rei e  durou apenas 3 meses, encerrando-se com a morte dele. Maria Rosa Tudor (em inglêsMary Rose Tudor18 de março de 1496 - 25 de junho de 1533) foi uma princesa da Inglaterra, rainha da França e duquesa de Suffolk. Irmã de Henrique VIII da Inglaterra.  Enviuvando após 82 dias, Maria imediatamente foi colocada em reclusão estrita durante quarenta dias no Hotel de Cluny, isolada de todos (à exceção do novo rei e de seu confessor), como mandava a tradição monárquica francesa, a fim de dirimir dúvidas sobre estaria grávida do falecido rei. Escreveu ao irmão Henrique VIII em janeiro de 1515, duas semanas depois de enviuvar, suplicando que entrasse em contato com o novo rei, Francisco I para que pudesse voltar para casa, Começa aí uma história fantástica dos Tudor, que fascinou os produtores de cinema e deu origem a vários filmes. 

1888 - Abertura do Monumento a Washington a visitação pública.  O Monumento a Washington ou Monumento de Washington (em inglêsWashington Monument) é um obelisco localizado no centro do Constitution Gardens, em Washington, D.C.Estados Unidos. Foi construído como um memorial a George Washington, entre 1848 a 1885. Possui 169,7 metros de altura e é a estrutura mais alta da cidade. Quando inaugurada, tornou-se a mais alta estrutura construída pelo homem, até 1889, quando a Torre Eiffel foi inaugurada. Na imagem abaixo vê-se, a partir do primeiro plano, o Capitólio, o parque, o monumento, o longo espelho dágua e, por fim, a Casa Branca.

2006 - YouTube é comprado pelo Google, pela bagatela de U$1,65 bilhões. Abaixo, Chad Hurley (esquerda) e Steve Chen, fundadores do YouTube (não incluídos na transação...)

Nascimentos

1859 - Alfred Dreyfus, oficial francês, centro do caso Dreyfus (m. 1935). Caso Dreyfus - foi um escândalo político que dividiu a França por muitos anos, durante o final do século XIX. Centrava-se na condenação por alta traição de Alfred Dreyfus em 1894, um oficial de artilharia doexército francês, de origem judaica. O acusado sofreu um processo fraudulento conduzido a portas fechadas. Dreyfus era, em verdade, inocente: a condenação baseava-se em documentos falsos. Quando os oficiais de alta-patente franceses se aperceberam disto, tentaram ocultar o erro judicial. A farsa foi acobertada por uma onda de nacionalismo e xenofobia que invadiu a Europa no final do século XIX. Dreufus esteve preso na Ilha do Diabo (Guiana Francesa, hoje Suriname). O escritor Émile Zola, que assumiu sua defesa, foi  assassinado quatro anos depois de ter publicado o famoso artigo J'accuse, em que acusa os responsáveis pelo processo fraudulento de que Alfred Dreyfus foi vítima. Não se descarta a relação entre sua morte e a posição adotada, contrariando a opinião geral.

1893 - Mário de Andrade, escritor e idealizador da Semana de Arte Moderna (m. 1945). Mário Raul de Moraes Andrade (São Paulo9 de outubro de 1893 — São Paulo, 25 de fevereirode 1945) foi um poetaromancistamusicólogohistoriador e crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo brasileiro, ele praticamente criou a poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922. Andrade exerceu uma influência enorme na literatura moderna brasileira e, como ensaísta e estudioso—foi um pioneiro do campo da etnomusicologia—sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil.  Abaixo, "Homem Amarelo", pintura de Anita Malfatti retratando o escritor.



1911 - Joe Rosenthal, fotógrafo estado-unidense (m. 2006).

1949 - Maria Cláudia, atriz brasileira.


PJ Harvey, cantora britânica. Clique na imagem para ampliar.

1984 - Valentina Fiorin, jogadora de voleibol italiana.

1994 - Jodelle Ferland, atriz canadense.


Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Portugal

Feriado Municipal de Machico

Outros Países

Religioso

Dia de Felicitas, deusa da felicidade e da boa sorte - Roma antiga




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.