quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 27 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

27 de outubro de 2011 
300º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 65 para acabar o ano

Eventos históricos

312 - Batalha da Ponte Mílvio: A Batalha da Ponte Mílvia teve lugar a 28 de outubro de 312 d.C., entre os imperadores romanos Constantino I, o Grande, e Maxêncio. Com a vitória de Constantino, o rumo da história da Europa e, por extensão, do Ocidente, foi alterado radicalmente. A causa subjacente da batalha era a disputa que já durava cinco anos entre Constantino e Maxêncio sobre o controle da metade ocidental do Império Romano. A tradição sustenta que, ao anoitecer de 27 de outubro, quando os exércitos se preparavam para a batalha, Constantino teve uma visão quando olhava para o sol que se punha. As letras gregas XP (Chi-Rho, as primeiras duas letras de Χριστός, "Cristo") entrelaçadas com uma cruz apareceram-lhe enfeitando o sol, juntamente com a inscrição "In Hoc Signo Vinces" — latim para "Sob este signo vencerás". Constantino, que era pagão na altura (apesar de que provavelmente sua mãe fosse cristã), colocou o símbolo nos escudos dos seus soldados. De fato, existem duas narrativas mais ou menos contemporâneas do episódio: Segundo o historiador Lactâncio, Constantino teria recebido num sonho a ordem de inscrever "o sinal celeste nos escudos dos seus soldados" - o que teria feito ordenando que fosse neles traçado um "estaurograma", uma cruz latina com sua extremidade superior arredondada em "P".

1807 - Guerra Peninsular: Napoleão assina o Tratado de Fontainebleau com a Espanha. Em 1806, após ter fracassado na tentativa de invasão à Inglaterra, Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental. Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, negou-se a acatá-lo. Após intensa pressão diplomática, sem que obtivesse um claro rompimento das relações luso-britânicas, Napoleão decidiu invadir o território de Portugal. Para isso, em termos de logística, as tropas napoleónicas necessitavam avançar por terra em território espanhol até ao território português, dado que os mares eram controlados pelas embarcações da Royal Navy. Desse modo, a 27 de Outubro de 1807, o ministro espanhol Manuel de Godoy - o "Príncipe da Paz" -, e Napoleão Bonaparte firmaram um tratado secreto em Fontainebleau, na França, por cujos termos estabelecia-se a divisão de Portugal conquistado e suas dependências por ambos os signatários. Complementarmente era permitida a passagem de tropas francesas pelo território espanhol a fim de invadir Portugal. E foi pela Espanha que as tropas napoleônicas chegaram a Portugal no ano seguinte, provocando a fuga da Familia Real e mais cinco mil nobres para o Brasil.
1965 - Castello Branco, primeiro Presidente militar após o golpe de 1964, decreta o Ato Institucional n]2 (AI-2): estabelecimento de eleições indiretas e cassação dos partidos políticos são suas principais medidas. Nas eleições estaduais de 3 de outubro, o governo sofrera tremento revés, com vitória da oposição em cinco Estados do país, incluindo os principais redutos, que eram o Rio e Minas. Então, o Sistema avança com a repressão: são reabertos os processos de cassação, partidos políticos são extintos, suas sedes invadidas e desativadas, o Poder Judiciário sofre intervenção do Executivo. Em 27 de Outubro de 1965, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco manda publicar em Diário Oficial e ordena o cumprimento do Ato Institucional Número Dois, o AI-2, que conforme seu "Artigo 33" suspendeu a Constituição de 1946,  e conseqüentemente as eleições diretas para presidente no BrasilCom o AI-2, o Poder Judiciário sofre intervenção direta do Poder Executivo. Desta forma, os julgamentos das ações do Governo deixam de ser competência da justiça civil, a legislatura passa a ser em causa própria, o Estado entra num regime de exceção ainda mais excludente dos direitos individuais do cidadão. Mas neste momento, e em todo o Governo Castelo Branco, a imprensa não sofreu censura, que só viria no governo seguinte, com o AI-5. (Leia "Castelo Branco, O Presidente Estadista", em meu livro "Brasil - Cem Anos de República)
2002 - Lula é eleito, em 2º turno, presidente do Brasil

Nascimentos

Erasmo de Roterdã (1466-1536), humanista holandês.
1896 - Edith Brown, sobrevivente do naufrágio do navio Titanic (m. 1997). 
1935 - Maurício de Sousa, desenhista brasileiro. Mauricio de Sousa (Santa Isabel27 de outubro de 1935) é um dos mais famosos cartunistas doBrasil, criador da "Turma da Mônica" e membro da Academia Paulista de LetrasMauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal em que trabalhava. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem aos primeiros personagens conhecidos da era Mônica. Em 1963, Mauricio de Sousa cria junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita, a Folhinha de S. Paulo. Sua personagem Mônica foi criada neste ano. Em 1987, passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil d'O Estado de S. Paulo, o Estadinho, que até hoje publica tiras da Turma da Mônica. De 1970 — quando foi lançada a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares — a 1986, as revistas de Mauricio foram publicadas na editora Abril, porém a partir de janeiro de 1987 foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Após vinte anos de editora Globo, todos os títulos da Turma da Mônica passaram, a partir de janeiro de 2007, para a multinacional Panini, que detinha, na data, os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.
1972 - Maria de Lurdes Mutola, atleta moçambicana. Maria de Lurdes Mutola (Maputo27 de Outubro de 1972) é uma atleta moçambicana, campeã dos 800m nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000Mutola detém o recorde do Mundo dos 1000 metros em pista coberta e em pista aberta, recorde africano dos 1000 metros em pista aberta e o recorde africano dos 800 metros em pista aberta.
Kelly Osbourne, atriz e cantora britânica. Kelly Michelle Lee Osbourne (Londres, 27 de outubro de 1984) é uma atriz e cantora britânica, filha do também cantor Ozzy Osbourne. Como atriz estreou em 7 de outubro de 2004 no seriado de drama Life As We Know It. Kelly, no passado, teve problemas com drogas e com o excesso de peso; porém, superou todos esses problemas.

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

  • Feriado municipal em Lagos
  • Aniversário do município de Mairinque - SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.