quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 20 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras




20 de outubro de 2011
293º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 72 para acabar o ano.


Eventos históricos

1097 - Primeira Cruzada: Cruzados chegam na cidade de Antioquia da Síria. A Primeira Cruzada foi proclamada em 1095 pelo papa Urbano II com o objetivo duplo de auxiliar os cristãos ortodoxos do leste e libertar Jerusalém e a Terra Santa do jugo muçulmano. Na verdade, não foi um único movimento, mas um conjunto de acções bélicas de inspiração religiosa, que incluiu a Cruzada Popular, a Cruzada dos Nobres e a Cruzada de 1101A Primeira Cruzada representou um marco na mentalidade e nas relações de cristãos ocidentais, cristãos orientais e muçulmanos. Apesar das suas conquistas terem eventualmente sido completamente perdidas, também foi o início da expansão do ocidente que, juntamente com a Reconquista da Península Ibérica, resultaria na aventura dos descobrimentos e no imperialismo ocidental. O cerco de Antioquia ocorreu durante a Primeira Cruzada, entre 1097 e 1098, opondo oscruzados aos turcos seljúcidas. Inicialmente os cristãos cercaram a cidade muçulmana de Antioquia, de Outubro de 1097 a Junho de 1098

1947 - Brasil rompe relações com a URSS. O ato se insere numa série de medidas tomadas pelo governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra para aproximação do Brasil aos Estados Unidos, no chamado panamericanismo e a adoção da Dontrina Monroe, sintetizada na frase "A América para os americanos"; Era a "política da boa vizinhança". Entre as medidas  tomadas estavam o fechamento do Partido Comunista Brasileiro e a cassação de mandato de seus representantes eleitos legitimamente. Por imposição dos Estados Unidos, o Brasil passou também a queimar divisas para neutralizar o forte saldo credor acumulado durante a guerra junto aos países aliados e  passamos a importar uma imensidão de supérfluos, como caixinhas de uva passa e a grande novidade do momento, a matéria plástica, para substituir o baquelite, o celofane e o celuloide. (Leia meu trabalho Os Três Pedidos de Dona Santinha no livro "Brasil - Cem Anos de República")

1991 - Ayrton Senna vence em Suzuka, no Japão, o seu terceiro campeonato mundial de Fórmula 1. Em 20/10/1991, Senna disputava o título da temporada com o inglês Nigel Mansel, da Williams, que, logo na 10ª volta, abandonou a prova com problemas no freio. Na volta final, quando liderava folgadamente, num gesto de companheirismo, cedeu passagem ao seu amigo e companheiro, o austríaco Gerhard Berger , que assim, conquistava sua primeira vitória na Mclaren, e Senna o tricampeonato mundial. Senna, então, entrava para o seletíssimo grupo dos tricampeões mundiais e também era o mais jovem piloto a conquistar essa façanha na história da F-1. E ao lado de Nélson Piquet colocou o Brasil numa situação invejável no automobilismo mundial: era o único país a ter dois tricampeões mundiais de F-1.

Nascimentos

1874 - Charles Ives, compositor norte-americano (m. 1954). Charles (Edward) Ives ( Danbury, Connecticut, 20 de Outubro de 1874 - Nova York 19 de maio de 1954) foi um compositor norte-americano. Sua música é marcada por uma integração das tradições musicais européias e americanas, inovações no ritmo, harmonia e forma, e uma capacidade inigualável para invocar os sons e sensações da vida dos americanos. É considerado o principal compositor dos Estados Unidos do século XX.

1952 - Eliane Giardini, atriz brasileira. Iniciou sua carreira aos dezessete anos de idade. Descendente de portugueses e italianos, estudou na Escola de Teatro da Universidade de São Paulo. Entre os anos de 1973 e 1997 foi casada com o também ator Paulo Betti, com quem teve duas filhas: Juliana e Mariana. Durante a maternidade, abdicou temporariamente da carreira de atriz, retomando somente na década de 1980. No teatro, conseguiu vários prêmios de melhor atriz e também cultivou um espaço no cinema, apesar de participações bem esporádicas. Estreou na Rede Globo em 1991,interpretando a personagem Isaura em Felicidade. Em 2010, viveu a protagonista Hélia Pimenta em Tempos Modernos, uma mulher de temperamento difícil que é apaixonada por Leal, personagem vivido por Antônio Fagundes. A história de amor de ambos é tema central da telenovela. Abaixo> Em Tempos Modernos (Rede Globo), os personagens Hélia (Eliane Giardini) e Fidélio (Ricardo Blat) investigam Niemann (Marcos Caruso).

Maria Zilda, atriz brasileira.Realizou vários trabalhos na televisão, em telenovelas de sucesso como Escalada, Coração Alado, Água Viva, Jogo da Vida, Guerra dos Sexos, Vereda Tropical, Selva de Pedra, Bebê a Bordo, Top Model, Hipertensão, De Corpo e Alma, Por Amor e Caras e BocasNa década de 1980 se consagrou interpretando mulheres sedutoras e liberadas como a Verônica de Vereda Tropical e a Wânia de Guerra dos Sexos. Participou ainda da recente novela das sete, Sete Pecados, de Walcyr Carrasco, mas antes fez uma breve participação especial em Pé na Jaca, na qual foi convidada pelo autor Carlos Lombardi para viver Alma. Produziu e protagonizou os filmes Minha vida em suas mãos e Eu não conhecia Tururu, onde ganhou o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado em 2000, bem como as peças teatrais Artigo de Luxo, Segundas Intenções e Theatro Musical Brasileiro. Abaixo> A atriz Maria Zilda Bethlem como a Léa, de "Caras & Bocas".

Dannii Minogue, cantora australiana. Danielle Jane Minogue, ou apenas Dannii Minogue (Melbourne, 20 de outubro de 1971) é uma cantora, compositora, atriz, modelo, apresentadora e estilista australiana. Brilha desde sua infância, na qual ela apresentava o programa australiano “Young Talent Time”, e na novela australiana “Home And Away”. 

Roberta Rodrigues, atriz brasileira. Roberta nasceu e cresceu na comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Aos 16 anos, depois de alguns cursos de interpretação, Roberta iniciou participação no grupo teatral “Nós do Morro”, que forma técnicos e artistas em diversas regiões carentes do Rio de Janeiro e apresenta espetáculos no Brasil e no exterior. Em 2002, através do grupo, Roberta teve a oportunidade de iniciar carreira no cinema com um papel no filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles. No mesmo ano surgiu convite para a série Cidade dos Homens, e, no ano seguinte, para a novela das nove Mulheres Apaixonadas, ambas da Globo. Roberta também atua como cantora, ela é membro da banda Melanina Carioca, formada com amigos do Vidigal, que faz shows no Rio e em outros estados. Por algum tempo ela manteve relacionamento afetivo com o também ator Thiago Martins.

Jennifer Nicole Freeman, atriz norte-americana. Jennifer Nicole Freeman (Los Angeles, 20 de outubro de 1985) é uma atriz americana. Ela ficou conhecida pelo seu papel na série My Wife and Kids (Minha Mulher e as Crianças) interpretando a filha do casal Kyle, Claire Kyle.

1992 - Ksenia Semenova, ginasta russa. Ksenia Semenova, em russo: Ксения Семёнова, (Tula, 20 de outubro de 1992) é uma ginasta russa que compete em provas de ginástica artística. Ela foi campeã mundial na prova das barras assimétricas no Campeonato Mundial de 2007, realizado em Stuttgart. Semenova fez parte da equipe russa que disputou os Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim e terminou em quarto lugar, além de ser a russa melhor classificada no concurso geral, também com a quarta posição, atrás das norte-americanas Nastia Liukin e Shawn Johnson e da chinesa Yilin Yang.

Falecimentos

2006 - Maxi Herber, patinadora artística alemã (n. 1920). Maxi Herber (Munique, Alemanha, 8 de outubro de 1920 — Garmisch-Partenkirchen, Alemanha, 20 de outubro de 2006) foi uma patinadora artística alemã que participou de competições de duplas e individuais. Ela foi campeã olímpica em 1936 ao lado de Ernst Baier.

2010 - Mariana Rey Monteiro, actriz portuguesa (n. 1922). Mariana Dolores Rey Colaço Robles Monteiro (n. Lisboa, 28 de Dezembro de 1922 - m. Lisboa, 20 de Outubro de 2010) foi uma actriz portuguesa. A carreira artística começa em 1946, no Teatro Nacional D. Maria II, integrando a companhia teatral dirigida pelos pais, a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. Na televisão deu-se a conhecer em Vila Faia (1982), Chuva na Areia (1984), Cinzas (1992), Roseira Brava (1995) e Vidas de Sal (1996), tendo este sido o seu último trabalho em vida. A sua versátil voz que, usava com uma cadência, timbre e sonoridade inconfundíveis, marcaram-na positivamente ao longo de toda a sua carreira. Versátil também era como actriz, qualquer papel se lhe encaixava bem. Mariana Rey Monteiro faleceu com 87 anos no dia 20 de Outubro de 2010, em casa, em Lisboa, de causas naturais, durante o sono.

Feriados e eventos cíclicos

Dia do município da Covilhã, Portugal

Mitologia gaulesa - Dia da Dama do Lago, que teria dado a espada excalibur para o Rei Arthur. Senhora do Lago, Fada Viviane ou simplesmente Viviane é, de acordo com a Lenda Arturiana, a mais importante sacerdotisa de Avalon. Filha de Diana, a deusa dos bosques e irmã mais velha de Igraine (Mãe de Artur e Morgana), a fada tinha a missão de proteger e entregar a espada mágica do Rei Artur, a sagrada Excalibur. Vários escritores e copistas a nomearam como Nimue, Viviane, Viviana, Vivienne, Elaine, Niniane, Nivian, Nyneve, Nimueh e outras variações. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.