quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 13 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1296 - Ílhavo (região de Aveiro, Portugal) recebe foral de D. Dinis. Os Forais foram concedidos entre o século XII e o século XVI. Eram a base do estabelecimento do município e, desse modo, o evento mais importante da história da vila ou da cidade. Era determinante para assegurar as condições de fixação e prosperidade da comunidade, assim como no aumento da sua área cultivada, pela concessão de maiores liberdades e privilégios aos seus habitantes, num período da História em que que as populações eram sujeitas a um regime de trabalho semi-escravo, na qualidade de servos dos senhores feudais. O Foral tornava um concelho livre do controlo feudal, transferindo o poder para um concelho de vizinhos (concelho), com a sua própria autonomia municipal. Por conseguinte, a população ficava direta e exclusivamente sob o domínio e jurisdição da Coroa, excluindo o senhor feudal da hierarquia do poder. O Foral garantia terras públicas para o uso coletivo da comunidade, regulava impostos, pedágios e multas e estabelecia direitos de proteção e deveres militares dentro do serviço real. Um pelourinho estava diretamente associada à existência de um Foral. Era erguido na praça principal da vila ou cidade quando o Foral era concedido e simboliza o poder e autoridade municipais.

1890 - Criação pelo Barão de Drummond do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro. Sendo amigo do Imperador D. Pedro II, adquiriu as terras da "Imperial Quinta do Macaco" (vale adjacente ao morro dos Macacos) da Princesa Isabel por 120 contos de réis. Indo a Paris à época, ficou impressionado com a arquitetura daquela cidade francesa, decidindo urbanizar a área como se fôsse um bairro francês, inclusive abrindo um boulevard. O bairro, com o nome de Vila Isabel, foi fundado oficialmente em 3 de janeiro de 1872. Drummond gostava muito de animais, possuindo diversos espécimes. Tinha autorização para importá-los e criou o primeiro Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em Vila Isabel, em 1888. Com a Proclamação da República pelo marechal Deodoro da Fonseca em (15 de novembro de 1889), o Jardim Zoológico perdeu a ajuda financeira que tinha do Imperador, e elaborou uma loteria para financiá-lo, onde cada número representava um animal, e cada ingresso do Zoológico dava direito a um bilhete numerado, para concorrer no sorteio do "bicho" do dia no encerramento das atividades do parque. Esse jogo ficou popularmente conhecido como "Jogo do Bicho", vindo a ser posteriormente proibido, porém ganhou as ruas do Rio de Janeiro, se popularizou e se espalhou pelo Brasil e existe até hoje, mesmo como contravenção.

1969 - A Terapia Ocupacional é reconhecida como profissão de ensino superior no Brasil. Por isso, a data foi instituida como o Dia do Terapeuta Educacional. O terapeuta se ocupa da realização de atividades, desde as mais simples, como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, às mais complexas, como dirigir um automóvel ou dirigir uma empresa, promovendo, prevenindo, desenvolvendo, tratando, recuperando pessoas ou grupos de pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de autocuidado ou interação social, melhorando o desempenho funcional e reduzindo desvantagens.

1970 - As Ilhas Fiji são admitidas como Estado-Membro da ONU.
  • 1972 - Acidente de avião ocorrido nos Andes onde viajavam 45 pessoas, incluindo o time completo de rúgbi do colégio secundário uruguaio Christians Brothers, que sobreviveram 16 pessoas e ficou conhecido como O Milagre dos Andes.
  • 1977 - O Sport Club Corinthians Paulista sagra-se campeão paulista de futebol após 23 anos de jejum; a última conquista tinha sido o campeonato do quarto centenário da cidade de São Paulo em 1954 e estabelece o recorde de público do estádio do Morumbi que dura até hoje.
  • 1982 - Começa a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu, extinguindo as Sete Quedas.
1997 - O presidente norte-americano Bill Clinton discursa no Palácio do Itamaraty, em Brasília, se referindo a Santos Dumont como o pai da aviação. Termina a polêmica estéril sobre quem foi realmente o inventor do avião. No dia 23 de outubro de 1906, Alberto Santos-Dumont, mineiro de nascimento, parisiense de adoção, decolou com um aparelho mais pesado que o ar. Seu 14-Bis, uma geringonça de 290 quilos e com um motor de 50 cavalos, subiu a uma altura de quase três metros no Campo de Bagatelle, em Paris, e voou 60 metros. Longe dali, numa praia de Kitty Hawk, no Estado americano da Carolina do Norte, o primeiro vôo motorizado de um aparelho mais pesado que o ar era feito por dois mecânicos, só que três anos antes. Em 17 de dezembro de 1903, Orville e Wilbur Wright haviam voado 260 metros com seu Flyer, uma aeronave improvável de 300 quilos e com um motor de 12 cavalos, que decolara de uma colina. O feito, sem testemunhas, foi comunicado por telegrama. (SAIBA MAIS)

Nascimentos

1474 - Mariotto Albertinelli, pintor italiano (m. 1515). Mariotto di Bigio di Bindo Albertinelli (1474 - 1515) foi um pintor italiano florentino da Alta Renascença, intimamente relacionado com Cosimo Rosselli e Fra Bartolomeo e influenciado por RafaelPossuiu-se tanto do estilo de Fra Bartolomeo que as obras de ambos confundem-se, sendo atribuídas a um e a outro. Albertinelli nasceu em Florença. Aos 12 anos, tornou-se aluno de Cosimo Rosselli e Fra Bartolomeo, com quem abriu um estúdio próprio em 1494. Entre seus alunos estavam Jacopo da PontormoInnocenzo di Pietro Francucci da ImolaGiuliano Bugiardini e Visino.
Acima: Pintura de Albertinelli
Abaixo: Pintura de Fra Bartolomeu
Margareth Menezes, cantora e atriz brasileira. Margareth Menezes (Salvador13 de outubro de 1962) é uma cantoracompositoraprodutoraatriz,diretora teatral e empresária brasileira ganhadora de dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatrotroféus Dodô e Osmar, além de ser indicada para o GRAMMY Awards e GRAMMY Latino. Conhecida porinterpretar a canção "Dandalunda", a cantora soma 21 turnês mundiais, e é considerada pelo jornalestadunidense Los Angeles Times, como a "Aretha Franklin brasileira".
Kira Reed, atriz norte-americana.
Kiele Sanchez, atriz norte-americana. Kiele Sanchez, (se pronuncia kee-lee) (Chicago, 13 de outubro de 1977) é uma atriz americana, que fez seu primeiro trabalho na televisão como Anne, uma terapeuta na série Related. Também fez uma breve, porém notável, participação na terceira temporada do seriado, Lost, como Nikki Fernandez, que a levou ao estrelado. Kiele é descendente de portorinquenho e canadense. Pode ser vista também no filme A Perfect Getaway e em 30 Dias de Noite 2 onde interpreta Stella Oleson, papel que era anteriormente de Melissa George. Abaixo, cena da série "Lost", com Emilie de Ravin, Rodrigo Santoro e Kiele Sanchez à direita..

Falecimentos

2008 - Bertha Rosanova, bailarina brasileira (n. 1930). Bertha Rozenblat mais conhecida pelo seu nome artístico Bertha Rosanova (Santos, 31 de agosto de 1930 - Rio de Janeiro, 13 de outubro de2008) foi uma bailarina brasileira.Bertha Rozenblat recebeu de Eugenia Feodorova o nome artístico Bertha Rosanova. Iniciou os estudos de ballet na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro criada por Maria Olenewa, aos oito anos de idade.
 Revelando enorme precocidade, Bertha ingressou no Corpo de Baile Oficial do Teatro Municipal do Rio de Janeiro aos 13 anos e despontou como a primeira bailarina do Teatro Municipal aos 15 anos. Em 1959, trouxe para o Rio o ballet “Lago dos Cisnes”, celebrando a primeira apresentação da versão completa da peça em todas as Américas [2]. Bertha recebeu o título de primeira bailarina absoluta, título exclusivo de artistas considerados perfeitos, e inédito no ballet brasileiro.

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia da Vida
  • Dia Mundial do Escritor
Dia do Fisioterapeuta.  Fisioterapia é o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos como massagem e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental. Pode atuar em clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitação e em clínicas de fisioterapia e ortopedia. Em empresas, trabalha com a prevenção de acidentes de trabalho e com a correção postural dos funcionários. Em escolas, corrige e orienta a postura de crianças, jovens e adultos. (Fonte: Editora Abril).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.