domingo, 9 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 10 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1846 - Descoberta de Tritão. Tritão é a maior lua de Neptuno, que se encontra a 4.500 milhões de quilômetros da Terra. É possivelmente o astro mais frio do sistema solar (-235°C). Descoberto por William Lassell em 1846, somente 17 dias após o descobrimento do próprio planeta, deve seu nome ao deus Tritão da mitologia grega. Tritão é um dos astros mais gélidos do sistema solar, com uma história geológica bastante complexa; possui uma superfície bastante jovem e de aspecto rugoso, desfigurada por violentas erupções vulcânicas, rápidos congelamentos de superfície e com repentina fundição, gerando assim uma rede de rachaduras enormes. Após a passagem de Voyager 2, suas enigmáticas imagens revelaram o que pareceu ser géiseres de nitrogênio líquido emanados de sua superfície gelada. Esta descoberta mudou o conceito clássico do vulcanismo que, até então, supôs que os corpos gelados não seriam geologicamente ativos. Tritão demonstrou que para que haja atividade geológica basta meios fluidos, rocha fundida, nitrogênio ou água.

1913 - Inauguração do Canal do Panamá. Após dez anos de trabalho e da escavação de um volume de material quase quatro vezes maior do que o inicialmente projetado, o canal foi finalmente concluído a 10 de Outubro de 1913, com a presença do presidente estadunidense Woodrow Wilson, que naquela data apertou o botão para a explosão do dique de Gamboa. Diversos trabalhadores das Índias Ocidentais trabalharam no canal, e a sua mortalidade oficial elevou-se a 5.609 mortos. O Canal do Panamá é um canal com 81 quilômetros de extensão[1], que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. Para transpor o desnível entre os oceanos, foram construídos 3 sistemas de comportas. As receitas geradas pelos tributos sobre a carga transportada representam 25% das riquezas do país.

1944 - Meninos de famílias ciganas são exterminados na câmara de gás em Birkenau.  
O campo está localizado em Brzezinka (Birkenau), a 3 km de Auschwitz I. A construção iniciou-se em 1941 como parte da Endlösung der Judenfrage (solução final). O campo tinha área de 2,5 por 2 km e estava dividido em várias seções, cada uma delas separadas em campos. Os campos, como o complexo inteiro, estavam cercados e rodeados de arame farpado e cercas elétricas (alguns prisioneiros utilizaram-nas para cometer suicídio). O campo albergou até 100.000 prisioneiros em dado momento.
Auschwitz II (Birkenau) é o campo que a maior parte das pessoas conhece como Auschwitz. Ali se encerraram centenas de milhares de judeus e ali também foram executados mais de um milhão de judeus e ciganos. Abaixo: crianças ciganas em Birkenau.

2003 - Cientistas testam a teoria da gravidade de Einstein através da sonda Cassini10 de Outubro de 2003, a equipe científica da Cassini anunciou os resultados de um teste à Teoria da relatividade geral de Einstein, utilizando sinais de rádio da sonda. Os pesquisadores observaram o desvio da frequência nas ondas de rádio para a nave, enquanto os sinais passavam tangentes aoSol. Segundo a teoria da relatividade, um objeto de grande massa como o Sol afeta o espaço-tempo, curvando-o, e um feixe de ondas de rádio (ou luz) que passe por perto verá o seu comprimento aumentado, devido à curvatura. Esta distância extra irá, consequentemente, atrasar a chegada do sinal; a quantidade do atraso proporciona um teste sensível às previsões da teoria de Einstein. Embora variações da teoria geral estejam previstas nos modelos cosmológicos, não foi encontrada nenhuma nesta experiência. Testes anteriores revelaram um consenso com a previsão teórica com a precisão de um em mil. A experiência da Cassini melhorou-a em cerca de 20 em um milhão, mantendo a consistência com a teoria de Einstein. Abaixo, uma concepção artística da sonda.

Nascimentos

1684 - Antoine Watteau, pintor francês do Rococó. Jean-Antoine Watteau, mais conhecido por Antoine Watteau ou simplesmente Watteau ( 10 de Outubro de 1684, Valenciennes, França - 18 de Julho de 1721, Nogent-sur-Marne), foi um grande pintor francês do movimento rococó. Nasceu no centro da região de Hainaut, recém-incorporada ao território francês pelas tropas de Luís XIV. Morreu aos 37 anos. Era tio-avô de François-Louis-Joseph Watteau. Tendo sido uma das principais figuras deste período artístico, destacou-se pelas suas pinturas de temas galantes e pastorais inspirados na commedia dell'arte. As suas paisagens campestres bucólicas são palco de festas, encontros e representações teatrais onde suas pinceladas libertas representam os prazeres quotidianos da sociedade burguesa associados a uma grande variedade de trajes que fizeram moda. Seus quadros são um retrato vivo e em movimento de uma época considerada decadente mas extremamente elegante e requintada.

1956 - Miguel Falabella, ator e diretor brasileiro. Ainda quando pequeno, quando morava na Ilha do Governador, assistiu ao musical Hello, Dolly, estrelado por Bibi Ferreira, e se encantou pelo mundo da dramaturgia. Estreou na televisão em 1982, no programa Caso Verdade, no episódio "Jam e Jim", onde dava vida ao personagem título. Logo depois, participou de sua primeira novela, Sol de Verão, de Manoel Carlos, como o médico Romeu. É um artista bastante ativo no teatro e na televisão. Nos palcos, além de musicais nacionais, costuma trazer a Broadway para o Brasil. Atuou no grande sucesso Loiro, Alto, Solteiro, Procura e escreveu também A Partilha, peça que ganhou versão para o cinema (com direção de Daniel Filho). Na televisão, dentre muitos trabalhos, alcançou grande popularidade apresentando o programa Vídeo Show durante 15 anos, e também representando Caco Antíbes no humorístico Sai de Baixo.

Fernanda Machado, atriz brasileira. Fernanda Arrias Machado (Maringá, 10 de outubro de 1980) é uma atriz brasileira.  Estreou na televisão em 2004, na Rede Globo, na novela Começar de Novo, de Antônio Calmon e Elizabeth JhinEm 2007 interpretou Joana de Paraíso Tropical, novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, sendo este considerado seu melhor trabalho na televisão, representando um divisor de águas em sua carreira.

Dandara Guerra, atriz brasileira. Dandara Guerra nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 10 de outubro de 1983. Filha da atriz Cláudia Ohana e do cineasta Ruy Guerra, Dandara cresceu no universo das artes.  Em 1995, aos 11 anos de idade, ela debutou na carreira artística, numa pequena participação na novela "A próxima vítima", de Silvio de Abreu, fazendo as vezes de sua mãe na vida real, Cláudia Ohana, quando pequena na trama da Globo. No fim deste ano, mais TV, desta vez no elenco de apoio de "Malhação". Dandara, fez cursos de dramaturgia na Casa da Gávea, Tablado e Artcênicas. Faz faculdade de cinema e se divide entre os caminhos da mãe e do pai. Gosta de atuar, mas também é apaixonada pelo trabalho atrás das câmeras.

Chiaki Kuriyama, atriz japonesa. Chiaki Kuriyama (栗山千明 くりやま ちあき (Kuriyama Chiaki?) (nascida em 10 de outubro de 1984), é uma atriz e modelo japonesa, uma das estrelas do filme de Quentin Tarantino, Kill BillNo filme, ela interpreta a vilã Go Go Yubari, uma espécie de ninja adolescente que se veste de colegial e faz parte da gangue de O-Ren Ishii (Lucy Liu). Kuriyama já é um sucesso em seu país de origem, onde já participou de séries de TV e outros filmes, como "Battle Royale", de Kinji Fukasaku, cult sangrento que claramente serviu de inspiração para Tarantino em Kill Bill.

Kirsten Olson, patinadora e atriz norte-americana. Kirsten Olson (BurnsvilleMinnesota10 de outubro de 1991) é uma patinadora artística e atriz norte-americana. Ela atuou no filme da Disney Ice Princess (Sonhos no Gelo no Brasil) no papel de Nikki Fletcher, a 'Jumping Shrimp' ("Pipoquinnha" na versão brasileira).

Falecimentos

1531 - Ulrico Zuínglio, líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças (n. 1484). Ulrico Zuínglio, em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli, (Wildhaus, Cantão de São Galo, 1 de Janeiro de 1484Kappel am Albis, 10 de Outubro de 1531) foi um teólogo suíço e principal líder da Reforma Protestante na SuíçaZuínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, que era doctor biblicus, Zuínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das escrituras do ponto de vista de um erudito humanista. Zuínglio não deixou uma igreja organizada, mas as suas doutrinas influenciaram as confissões calvinistas.

1963 - Edith Piaf, cantora francesa. Edith Giovanna Gassion, (Paris, 19 de dezembro de 1915Plascassier, 10 de outubro de 1963[1][2][3]), ou simplesmente, Edith Piaf foi uma cantora francesa de música de salão e variedades, mas foi reconhecida internacionalmente pelo seu talento no estilo francês da chansonO seu canto expressava claramente sua trágica história de vida. Entre seus maiores sucessos estão "La vie en rose" (1946), "Hymne à l'amour" (1949), "Milord" (1959), "Non, je ne regrette rien" (1960). Participou de peças teatrais e filmes. Em junho de 2007 foi lançado um filme biográfico sobre ela, chegando ao cinemas brasileiros em agosto do mesmo ano com o título "Piaf – Um Hino Ao Amor" (originalmente "La Môme", em inglês "La Vie En Rose"), direção de Olivier Dahan. Édith Piaf está sepultada na mais célebre necrópole parisiense, o cemitério do Père-Lachaise. Seu funeral foi acompanhado por uma multidão poucas vezes vista na capital francesa. Hoje, o seu túmulo é um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2010 - Belém, Pará  O Círio de Nazaré , em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todas os cultos e procissões. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro na vila da Nazaré e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no 2°domingo de outubro. Outras regiões devido a migração de paraenses acabaram criando a procissões para estarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de Fé. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. Alguns estudiosos estão considerando o Círio de Nazaré em Belém do Pará, como sendo a maior manifestação religiosa do Planeta. Consegue congregar dois milhões de pessoas em uma só manhã.

Santo do dia

São Daniel ComboniDaniel Comboni (Limone sul Garda15 de março de 1831 — CartumSudão10 de outubro de 1881) foi um bispo católico italiano, canonizado em 5 de outubro de 2003 pelo papa João Paulo II




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.