terça-feira, 11 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 12 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1492 - Descoberta da América. Cristóvão Colombo chega à ilha de São Salvador, nas Bahamas, convencido de que atingira a Índia. Cristóvão Colombo (República de Génova, 1451 — Valladolid, 20 de Maio de 1506) foi um navegador e explorador genovês, responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha, no chamado descobrimento da América. Empreendeu a sua viagem através do Oceano Atlântico com o objectivo de atingir a Índia, tendo na realidade descoberto as ilhas das Caraíbas (Antilhas) e, mais tarde, a costa do Golfo do México na América Central. Seu nome em italiano é Cristoforo Colombo, em latim Christophorus Columbus e em espanhol, Cristóbal Colón. Este antropónimo inspirou o nome de, pelo menos, um país, Colômbia[1] e duas regiões da América do Norte: a Colúmbia Britânica no Canadá e o Distrito de Colúmbia nos Estados Unidos. Entretanto o Papa Alexandre VI escrevendo em latim sempre chamou ao navegador pelo nome de Christophorum Colon com significado de Membro e nunca pelo latim Columbus com significado de Pombo.  (Clique na imagem para ampliar)

1822 - O Brasil oficialmente declara sua independência de Portugal, Pedro I do Brasil é proclamado Imperador do Brasil. A Proclamação da Independência, em 7 de Setembro fora, mais que tudo, uma operação de marketing. sem efeitos práticos que não o da propaganda. A primeira medida efetiva ocorreu no Rio de Janeiro (Capital Federal) em 12 de outubro de 1822, quando o Príncipe foi aclamado oficialmente Imperador, com o título de D. Pedro I, sendo coroado depois em 1 de dezembro na Capital. Dois longos anos ainda se passariam, antes que essa Independência fosse reconhecida por Portugal e, depois, pela Inglaterra, passando o Brasil a ter o status de Nação. 

1901 - Santos Dumont, com seu Balão nº 6, dá a volta em torno da Torre Eiffel, percorrendo onze quilômetros. Mais provavelmente, isso ocorreu no dia 19 e não no dia 12, o que não altera o feito.  No dia 19 de outubro de 1901, com o balão N-6, de 622 metros cúbicos e motor de 20 cavalos, ele finalmente executou a prova, amealhando o cobiçado prêmio. Tornou-se reconhecido internacionalmente como o maior aeronauta do mundo e o inventor do dirigível. O prêmio era então de 129 mil francos, que Dumont distribuiu entre sua equipe e desempregados de Paris. Com a conquista do Prêmio Deutsch, Santos Dumont passou a receber cartas de diversos países, em diferentes línguas, cumprimentando-o; ainda em 1901, o presidente do Brasil, Campos Salles enviou-lhe um prêmio em dinheiro no mesmo valor do Prêmio Deutsch, bem como uma medalha de ouro com sua efígie; em janeiro de 1902Alberto I, o entusiasta príncipe de Mônaco, lhe fez o convite irrecusável para que continuasse suas experiências no Principado. Oferecia-lhe um novo hangar na praia de La Condamine, e tudo mais que Alberto julgasse necessário para o seu conforto e segurança; em abril desse ano, a convite, Santos Dumont viajou aos Estados Unidos, onde visitou os laboratórios de Thomas Edison, em Nova Iorque, e foi recebido na Casa Branca, em Washington, DC, pelo presidente Theodore Roosevelt.

1916 - O município de Campos de Irani passa a chamar-se Concórdia (v. Guerra do Contestado). Foi um último lance, após a Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa. Guardadas as diferenças, o Contestado no Sul tem grandes semelhança com Canudos no Nordeste e uma relação com o Sebastianismo que persistiu em Portugal no Século XVII. Em todas elas uma profunda ligação político religiosa que cria uma realidade virtual, com afastamento da análise crítica da realidade. Abaixo, monumento em Iraní, rememorando o Contestado.

1933 - Ilha de Alcatraz é adquirida pelo Departamento de Justiça dos Estados UnidosAlcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930. Posteriormente, foi adquirida pelo Departamento de Justiça dos EUA, em 12 de Outubro de 1933, quando sofreu a conversão. Em 1 de Janeiro de 1934, foi re-inaugurada como uma Prisão Federal. Durante seus 29 anos de existência, a prisão alojou alguns dos maiores criminosos norte-americanos, como Al CaponeRobert Franklin Stroud (o Birdman of Alcatraz),Alvin Karpis e Frank Morris. A prisão foi fechada em 21 de Março de 1963, menos de um ano após a primeira fuga realizada na prisão. O governo alegou que o complexo foi fechado devido ao seu alto custo de manutenção, e ao fato de que não garantia uma total segurança, em relação às prisões mais modernas. Era mais fácil e mais barato construir uma prisão nova do que melhorar as condições de Alcatraz.

Anos de Chumbo: polícia invade congresso da UNE em Ibiúna e prende 1240 estudantes, dentre estes, o líder da União Estadual de Estudantes de Minas Gerais, José Dirceu. " Caminhando por trilhas encharcadas, os policiais fizeram um cuidadoso cerco à área, para depois avançar, preparados para uma violenta ação armada, quando se depararam com meninos escolares de mãos limpas, incrédulos com o que viam. Conta o delegado Bonchristiano: 'Nós estávamos preparados para enfrentar gente armada, guerrilheiros perigosos. Quando vimos, era um bando de adolescentes com frio, amarelos, passando fome, sem a menor chance de resistir.' A Folha de São Paulo, no dia seguinte, abre a manchete: 'Congresso da UNE: todos presos' e publica, em quase meia-página, uma foto de cena campestre, com cabritos e bodes pastando, enquanto policiais militares apontam seus fuzis-metralhadores contra um punhado de meninos assustados, com as mãos sobre a cabeça. Monte Castelo estava conquistado!  (leia meu artigo sobre os anos de chumbo)

Sérgio von Helder, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, chuta uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no programa "O Despertar da Fé", da Rede Record.  Durante o programa matutino O Despertar da Fé, transmitido pela Rede Record, o bispo Sérgio von Helder, sem medir consequências, proferiu insultos verbais e físicos contra uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida, à qual se dedicava o feriado do dia. O bispo da Igreja Universal protestava contra o caráter do feriado nacional de 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida é padroeira do Brasil), não aceitando a crença da Igreja Católica. O acontecimento provocou forte repercussão em grande parte da sociedade brasileira. No dia 10 de novembro de 1999, Von Helde foi condenado a dois anos de reclusão, com direito a suspensão condicional de pena, por incitar o preconceito religioso. A pena contra Von Helde acabou reduzida. Um dos crimes imputados a von Helde, o vilipêndio, prescreveu. "A punição foi convertida em uma multa que hoje seria de uns R$ 2.000", calcula o juiz Cavalheiro, 58, hoje virtual desembargador no TJ-SP.

Nascimentos

1810 - Nísia Floresta, educadora, escritora e poetisa brasileira (m. 1885). Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, (Papari, atual Nísia Floresta, 12 de outubro de 1810 — Ruão, França, 24 de abril de 1885) foi uma educadora, escritora e poetisa brasileira. É considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia também dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro e escreveu livros em defesa dos direitos das mulheres, dos índios e dos escravos.
1933 - Guido Molinari, pintor abstracionista canadense (m. 2004). Clique na imagem para ampliar.
Sérgio Mallandro, apresentador, ator, cantor e humorista brasileiro.
1971 - Cláudia Abreu, atriz brasileira. Cláudia Abreu Fonseca (Rio de Janeiro, 12 de outubro de 1970) é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. Iniciou sua carreira no Tablado (tradicional companhia de teatro, fundada por Maria Clara Machado, em 1951, no Rio de Janeiro) pelas mãos de seu tio Ovídio que, apesar de não ser ator de carreira, encenava peças pela companhia como uma espécie de 'segunda profissão'. De sua experiência no Tablado, Cláudia destaca a chance de interpretar o papel principal em O Despertar da Primavera, que estimulou seu interesse pelo teatro. Graças a essa montagem, acabou sendo convidada para seu primeiro trabalho na televisão, que a catapultou para o conhecimento do grande público e, eventualmente, para o estrelato. O ano de 1997, é particularmente prolífico em sua carreira no cinema. Após uma marcante participação no média metragem Absinto, em 1992, Tieta é lançado, em fins de 1996. Ao lado de Sônia Braga e Marília Pêra, interpretou Leonora. No ano seguinte, mais alguns trabalhos seus chegam aos cinemas: O Que É Isso, Companheiro?, onde faz o papel da guerrilheira Renée, ao lado do americano Alan Arkin, e Ed Mort, como Cibele, que lhe rendeu o prêmio Lente de Cristal, no Festival de Miami. Nessa época, e paralelamente ao cinema, voltou aos palcos, atuando em Noite de Reis e As Três Irmãs.
1999 - Adnan Nevic, bebê escolhido para simbolizar a marca de seis bilhões de habitantes na Terra. Adnan Nevic (Sarajevo12 de outubro de 1999) foi o bebê escolhido para simbolizar a marca de seis bilhões de habitantes no planeta Terra. Ele é deetnia bosníaca, sendo o primeiro filho da muçulmana Helac Fatima de 29 anos de idade e de seu marido Jasminko Nevic. A criança nasceu pesando 3,5 kg no hospital Kosevo, na capital da Bósnia e Herzegovina. Adnan foi uma dos 370.000 crianças nascidas naquele dia em todo o mundo. Abaixo > A criança, em seu nascimento, nos braços do então SecretárioGeral da ONU Kofi Annan.

Falecimentos 1969 - Sonja Henie, patinadora e atriz norueguesa (n. 1912).
2007 - Paulo Autran, ator brasileiro (n. 1922). Paulo Paquet Autran (Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1922 — São Paulo, 12 de outubro de 2007) foi um ator brasileiro de teatro, cinema e televisão. Paulo Autran mudou-se cedo para São Paulo, onde passou a maior parte de sua vida e estudou no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. Depois estudou Direito na capital paulista por influência do pai - que era delegado de polícia - e formou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1945, inicialmente pensando em ser diplomata. Desapontado com a profissão de advogado, participou de algumas peças teatrais amadoras, tendo sido convidado a estrear profissionalmente com a peça Um Deus dormiu lá em casa, de Guilherme Figueiredo, com direção de Silveira Sampaio, em montagem do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Pronto. Estava "contaminado" com o vírus da dramaturgia, no qual nunca mais conseguiu se livrar. Estreou seu 90º espetáculo em 2006, a peça O Avarento, de Molière, no Teatro Cultura Artística. Essa peça teve a sua temporada suspensa porque o ator apresentou problemas de saúde. Faleceu aos 85 anos, depois de sofrer um enfisema pulmonar e por complicações decorrentes do câncer. Em 15 de julho de 2011, a Lei 12.449 o declarou Patrono do Teatro Brasileiro. Na imagem abaixo, sua última peça teatral, "O Avarento" de Moliere, encenada poucos meses antes de sua morte.

Feriados e eventos cíclicos

Dia do Engenheiro Agrônomo.

  • Dia do corretor de seguros.
  • Dia do mar.
Aniversário municipal de Rubiataba
  • Dia da Saude e Esportes Japão

Santos do Dia

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil 
(Feriado Nacional de acordo com a Lei 6.802/80).
Clique na imagem para ampliar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.