terça-feira, 14 de agosto de 2012

Em Porto Alegre, até 15 de setembro, a exposição "Poemas de Chão", de Jorge Mena Barreto



A mostra individual Poemas de Chão marca o retorno do artista Jorge Menna Barreto ao solo gaúcho, depois de uma temporada de oito anos em São Paulo, onde o artista cursou o seu mestrado e doutorado em Poéticas Visuais na USP.

Capachos e tapetes de boas vindas fazem parte constante de nosso cotidiano. Costumam apresentar textos amigáveis, sinalizando o território que estamos prestes a adentrar. Não nessa exposição.

A exposição consiste em uma série de 110 tapetes que contém palavras inventadas pelo artista. São poemas de-uma-palavra-só que revestem todo o piso da Galeria Bolsa de Arte, combinando uma infinidade de cores da palheta industrial de tapetes vulcanizados KAPAZI, cuja fábrica em Curitiba foi usada pelo artista como atelier.

A mostra é resultado da pesquisa realizada por Menna Barreto em seu doutorado, concluído em abril deste ano. No entanto, a relação marcante com o texto já vem desde o início da sua carreira. Seus jogos de palavras e a criação de palavras-coisas encontram eco na tradição da poesia concreta brasileira e nos seus sistemáticos ataques ao uso da palavra como mero signo mediador de um conteúdo.

MERGUOLHAR, DESVISÃO, EMOCEONADO, DEUSEJO, AUSENCIAMENTO, ANCORAÇÃO, DOCEANO, RELACHÃO EULOGIO, FOMILIAR, LIVERDADE: as palavras aqui revelam-se enquanto matéria plástica, passíveis de serem torcidas, cortadas, modeladas, coladas, atiradas ao solo e reagrupadas, produzindo um novo chão.

A mostra “Poemas de chão - Ground poems” inaugura dia 15 de agosto, às 19:00 horas na Galeria Bolsa de Arte, na Rua Visconde do Rio Branco, 365 e estará aberta para visitação até dia 15 de setembro, de segundas às sextas-feiras das 10:30 às 19:00 horas.

Informações: 051-33326799 begin_of_the_skype_highlighting            051-33326799      end_of_the_skype_highlighting e 051-99763600 begin_of_the_skype_highlighting            051-99763600      end_of_the_skype_highlighting.
email: bolsadearte@bolsadearte.com.br


Veja e Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.