segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de agosto de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

21 de agosto de 2012.
234º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 132 para acabar o ano.


21/08/1878. nasce o pintor Agostinho José da Mota
Agostinho José da Mota (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1824 — Rio de Janeiro, 21 de agosto de 1878) foi um pintor, desenhista e professor brasileiro. Seus pendores para a arte despontaram bem cedo na infância e foram se acentuando com o tempo. A vontade de aprender desenho e pintura era enorme. Finalmente atingiu a idade para frequentar a escola onde iria desenvolver sua grande vocação. Assim, em 1837, matriculou-se na Academia Imperial de Belas-Artes. Foi um aluno brilhante e pelos méritos e competência demonstrados, recebeu o prêmio de viagem à Europa, em 1850. Partiu no ano seguinte para Roma onde estudou sob a orientação do pintor paisagista francês Jean-Achille Benouville. Passou oito anos na Itália e lá produziu obras verdadeiramente meritórias. Voltando ao Brasil em 1859, foi logo convocado para dar aulas na Academia. Inicialmente ocupou a cadeira de desenho e em seguida a de paisagem. Participou de várias edições da Exposição Geral de Belas Artes, recebendo medalha de ouro em 1852, a Ordem da Rosa em 1868 e a Ordem de Cristo em 1871. A imperatriz Dona Teresa Cristina lhe encomendou diversas naturezas-mortas, gênero no qual se destacou. Dentre seus alunos tornaram conhecidos Modesto Brocos, Henrique Bernardelli, Pedro Peres e José Maria de Medeiros. Foi o precursor no Brasil da pintura ao ar livre, antecedendo em muitos anos a Georg Grimm, que recebeu o mérito por isso. No fim da vida enfrentou dificuldades financeiras, tendo que pintar tabuletas de anúncio para sobreviver.

 Em 21/08/1725, nasce Jean-Baptiste Greuze, pintor francês (m. 1805).
Jean-Baptiste Greuze (Tournus, 21 de agosto de 1725 - Paris, 4 de março de 1805) foi um pintor da França. Iniciou seus estudos com Grandon, que persuadiu o pai de Greuze a permitir que seu filho seguisse a carreira artística e acompanhá-lo a Lyon, mudando-se depois para Paris. Ali trabalhou como modelo vivo na escola da Academia Real. Logo seu talento chamou a atenção de La Live de Jully, irmão da Madame d'Epinay. Em 1755 realizou um trabalho que, apresentado por Jean-Baptiste Pigalle, lhe valeu o ingresso na Academia. No mesmo ano viajou para a Itália, mas a temporada lá parece ter sido de pouca utilidade. A partir de 1759 sua reputação se consolidou, mas seu diploma na Academia tardava a se conferido. Desejava o título de pintor histórico, mas a Academia o recebeu como pintor de gênero. Inconformado, parou de mandar peças para o Salão, mas sua fama crescia e ele enriqueceu. Depois da Revolução Francesa, enfrentou dificuldades, e morreu na pobreza. Hoje ele é lembrado pelo seu talento no domínio da linha e das cores, conseguindo belos efeitos de atmosfera e sensualidade, e seu estilo foi imitado por vários discípulos com sucesso após sua morte.


      230 - Eleito o Papa Ponciano, 18º papa.
    1508 - O Funchal é elevado à categoria de cidade.

    1522 - É assinado o tratado de Sunda Kalapa entre o Reino de Sunda e Portugal. A região hoje faz parte de Jacarta, na Indonésia.
Sunda Kelapa ( Sundanese : Sunda Kalapa) é o antigo porto de Jacarta localizado no estuário do Ciliwung rio . "Sunda Kalapa" ( Sundanese : "Coco de Sunda") é o nome original, e foi o principal porto de Sunda Reino de Pajajaran . O porto está situado no Penjaringan sub-distrito, de Norte de Jacarta , na Indonésia Hoje, o porto é utilizado apenas para pequenos veleiros. Entretanto, tem importante valor histórico, pois Jacarta teve suas origens no Sunda Kelapa e desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da cidade. Fonte: Wikipedia.

    1770 - O Capitão James Cook, no fim da sua viagem de descoberta da Austrália, reclama o continente em nome do Império Britânico.

    1792 - A guilhotina é utilizada pela primeira vez durante a Revolução Francesa, para executar um nobre após um rito sumário.

    1808 - Batalha do Vimeiro, em Portugal, na qual o exército de Napoleão foi derrotado.
    1810 - O marechal de Napoleão Bonaparte, Jean-Baptiste Bernadotte, é aceito em Estocolmo como rei da Suécia e é implantada no país a dinastia dos Bernardotte.
    1879 - Um tratado de Paz e Amizade entre Bolívia e Espanha é assinado em Paris.
    1911 - Em Portugal é promulgada a constituição de 1911.

    1911 - O quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é roubado do Museu do Louvre, em Paris. A pintura seria recuperada dois anos depois.
Segunda-feira, 21 de agosto de 1911. Como quase todos os museus do mundo fecham nas segundas-feiras, o Louvre estava fechado nesse dia. Somente uns poucos funcionário faziam trabalhos de manutenção e reforma nos salões do importante acervo artístico em Paris. Entre eles, o pintor de paredes Vicenzo Peruggia.  Sem testemunhas por perto, o italiano vai até a obra-prima de Leonardo da Vinci. Naquela época, o quadro Mona Lisa, de 1503, era conhecido apenas por alguns entendidos em arte, tanto que ocupava um lugar discreto no Louvre. Peruggia retira a tela da moldura e deixa o museu sem chamar a atenção. O roubo só se tornaria público no dia seguinte.  Dois anos depois, a informação de um comerciante de antiguidades levou a Polícia de Florença à província de Como, no norte da Itália. Lá, o decorador Peruggia estava vendendo a pintura. Ao ser detido, ele confessou o crime e o justificou com um motivo incomum: patriotismo.  O pintor queria apenas levar de volta a seu país um dos maiores tesouros da arte italiana e, assim, vingar-se de Napoleão, que no século anterior teria confiscado a obra. Um engano de Peruggia, condenado a um ano e 15 dias de prisão. Na verdade, o próprio Da Vinci vendera o retrato Mona Lisa ao rei francês Francisco I, em 1516, por 4 mil táleres de ouro, um valor significativo para a época. Saiba mais  Picasso foi preso, acusado de ser o ladrão  http://is.gd/z3Krz8


    1954 - Inauguração do Parque do Ibirapuera, com parte das comemorações do 4º Centenário de São Paulo. Uma breve história



    1959 - O Havaí é proclamado pelo então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, como o 50° Estado norte-americano.

    1963 - A prisão de Alcatraz, situada na baía de São Francisco, nos Estados Unidos, é desativada. Seu preso mais famoso foi o mafioso italiano Al Capone.

    1968 - Termina a Primavera de Praga, com a invasão da Checoslováquia por 20 000 soldados e 5000 tanques do Pacto de Varsóvia.

    1969 - Uma junta militar assume o poder no Brasil quando o presidente Costa e Silva sofre uma trombose cerebral.
A instituição da junta militar quebrou a Constituição e cassou toda a linha sucessória, composta, na ordem sequente, pelo vice-Presidente (Pedro Aleixo), pelo presidente da Câmara Federal, pelo presidente do Senado e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal. O presidente Costa e Silva, paciente terminal, achava-se no hospital, de onde sairia morto, quatro meses depois. Então, ignorando a linha sucessória, o  Sistema, nos quartéis, elegeu Garrastazu Médici como presidente, levando seu nome para simples homologação pelo Congresso. Era a primeira vez que um general-Presidente era eleito pelos generais, almirantes e brigadeiros. Nos casos de Castelo Branco e Costa e Silva, os nomes foram impostos ao Congresso, mas este votou "livremente", dando ao público externo uma aparência democrática ao regime. Esse novo período, que se iniciou com Médici e terminou com Ernesto Geisel, é conhecido no Brasil como "os anos de chumbo", pela radicalização do processo, facilitada pelo Ato Institucional nº 5, decretado por Costa e Silva um ano antes da morte.

    1970 - O tufão Anita devasta o sul e oeste do Japão.
    1991 - Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letónia proclama sua independência da URSS.

    1998 - Trapalhada > Os Estados Unidos destroem uma indústria farmacêutica no Sudão, acreditando ser uma fábrica de armas químicas.

    2001 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) concede à Argentina uma ajuda adicional de US$ 8 milhões para tentar acabar com a recessão no país.


    1165 - Rei Filipe II de França (m. 1223).
    1567 - São Francisco de Sales, Doutor da Igreja (m. 1622).
    1643 - Rei Afonso VI de Portugal (m. 1683).
    1789 - Augustin Louis Cauchy, matemático francês (m. 1857).
    1858 - Rudolfo de Habsburgo, príncipe herdeiro da Áustria-Hungria (m. 1889).
    1891 - Emiliano Mercado del Toro, cidadão portorriquenho, que era a pessoa mais velha do mundo até a data de sua morte (m. 2007).
    1893 - Theresa Weld, patinadora artística estadunidense (m. 1978).
    1904 - Count Basie, músico de jazz estadunidense (m. 1984).

    1917 - Josué Montello, escritor brasileiro (m. 2006).

    1921 - Milton Ribeiro, ator brasileiro (m. 1972).
    1925 - Jorge Videla, ex-militar e político argentino.
    1927 - Thomas S. Monson, 16º presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
    1932 - Melvin Van Peebles, ator, escritor e diretor norte-americano.
    1936 - Wilt Chamberlain, jogador de basquete norte-americano (m. 1999).
    1937
        Bento Prado Júnior, filósofo, escritor, professor, crítico literário, tradutor e poeta brasileiro.
        Gustavo Noboa, político equatoriano.
    1938 - Kenny Rogers, cantor, compositor e ator norte-americano.
    1944 - Peter Weir, roteirista e diretor de cinema australiano.

    1949 -  Loretta Devine, atriz estadunidense.

    1952
        Glenn Hughes, vocalista e baixista do grupo Deep Purple.
        Joe Strummer, vocalista e guitarrista do grupo The Clash.
    1953 - Gérard Janvion, ex-futebolista francês.
    1954 - Didier Six, ex-futebolista francês.
    1956 - Kim Cattrall, atriz britânico-canadense.

    1961 - Stephen Hillenburg, cartunista e diretor de animação norte-americano.
Stephen McDannell Hillenburg[1] (Oklahoma, Fort Sill, 2 de agosto de 1961) é um cartunista estadunidense, criador do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, além de trabalhar com Joe Murray no desenho A vida moderna de Rocko. 
Stephen é um biólogo marinho que se interessou por esponjas do mar, como um suporte para ele criar o desenho. Stephen mudou a forma da esponja do mar, para uma esponja de louças. E assim surgiu o personagem principal do desenho, com o tempo, surgiram outros. Fonte: Wikipedia





    1963
        Rei Mohammed VI de Marrocos.
        Richmond Arquette, ator norte-americano.

    1967 - Carrie-Anne Moss, atriz canadense.

    1968 - Antonio Benarrivo, ex-futebolista italiano.
    1970
        Carmo Dalla Vecchia, ator brasileiro.
        Murilo Rosa, ator brasileiro.
    1972 - Luciano de Souza, futebolista brasileiro.
    1973 - Sergey Brin,co-fundador e atual presidente de tecnologia da Google
    1975 - Alicia Witt, atriz norte-americana.
    1978 - Jéfferson Feijão, futebolista brasileiro.
    1984 - Alizée, cantora francesa.
    1985
        Nicolas Almagro, tenista argentino.
        Daniel Bernhardt, futebolista alemão.
    1986 - Usain Bolt, atleta jamaicano.
    1987
        Bruno Pinheiro, futebolista português.
        Anderson Martins, futebolista brasileiro.

    1988 - Whitney Sloan, atriz britânica.

    1989
        Hayden Panettiere, atriz e cantora norte-americana.
        Robert Knox, ator britânico nascido na Inglaterra (m. 2008).
    1992
        Brad Kavanagh, ator inglês.
        Felipe Nasr, piloto brasileiro de corridas.


    1131 - Balduíno de Bourcq, cruzado e rei de Jerusalém.
    1157 - Afonso VII, rei de Leão e Castela (n. 1105).
    1614 - Condessa Elisabeth Báthory (n. 1560).

    1853 - Maria Quitéria, heroína da Independência do Brasil, também conhecida por Joana D'Arc do Brasil (n. 1792).
Maria Quitéria de Jesus (Feira de Santana, 27 de julho de 1792 — Salvador, 21 de agosto de 1853) foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Chamada de "Joana d'Arc brasileira", é a patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Tendo o velho Gonçalo, seu pai viúvo e sem filho varão, se escusado a colaborar, para a sua surpresa, a filha Maria Quitéria, pediu-lhe autorização para se alistar. Tendo o pedido negado pelo pai, fugiu, dirigindo-se a casa de sua meia-irmã, Teresa Maria, casada com José Cordeiro de Medeiros e, com o auxílio de ambos, cortou os cabelos. Vestindo-se como um homem, dirigiu-se à vila de Cachoeira, onde se alistou sob o nome de Medeiros, no Regimento de Artilharia, onde permaneceu até ser descoberta pelo pai, duas semanas mais tarde. Saiba mais

    1925 - Irineu Marinho, jornalista brasileiro (n. 1876).

    1936 - Francisco Calvo Burillo, santo espanhol (n. 1881).

    1940 - Leon Trotsky, revolucionário russo, assassinado. (n. 1879)

    1958 - Kurt Neumann, cineasta alemão que fez carreira nos Estados Unidos (n. 1908).
    1986 - Alexandre O'Neill, poeta surrealista português (n. 1924).

    1989 - Raul Seixas, poeta e músico brasileiro (n. 1945).

    2003 - Nuno Castel-Branco, médico português (n. 1931).
    2008 - Jerry Finn, produtor musical estadunidense (n. 1969).
    2010 - Rodolfo Fogwill, escritor argentino (n. 1941).


Santos do dia

    Papa São Pio X
    São Sidônio Apolinário
    Santo Euprépio de Verona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.