segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Exposição de Ubi Bava no Rio de Janeiro

Ronie Mesquita apresenta exposição panorâmica de Ubi Bava, mestre da vanguarda dos anos 1970

A Ronie Mesquita Galeria inaugura dia 27 de agosto, segunda-feira, a exposição do pintor, desenhista e professor Ubi Bava (1915-1988), um dos mais significativos representantes de múltiplas correntes do pensamento artístico como abstracionismo, concretismo, construtivismo, arte cinética, abstração informal, abstração geométrica e op arte.




Serviço


Ubi Bava
Abertura: 27 de agosto às 19h
Exposição: 28 de agosto ao dia 06 outubro de 2012
Segunda a sexta-feira das 12 às 20 horas e sábados das 14 às 18 horas.

Ronie Mesquita Galeria
Rua Teixeira de Melo 21 Sobreloja
Ipanema – Rio de Janeiro
☎ 2521-0197 | 2521-0795
www.roniemesquita.com



Os trabalhos de Ubi Bava apresentam características resultantes de pesquisas na linha geométrica, da cor pura versus forma e pinturas com uma nítida vibração de superfícies abstratas. Sua obra pictórica exibe extremo rigor, sintetizando as leis da geometria como instrumento de ordenação das emoções através de linhas e cores íntegras e de espaços com sentido preciso de infinitude. Sobressaem a importância da educação visual e o poder das imagens, que não são estáticas e incitam a vibração ótica que as modificam e as deslocam do ponto de apoio num ritmo preciso e constante.

Segundo o crítico José Roberto Teixeira Leite, Bava pode ser considerado um precursor e um pioneiro de certo tipo de pintura que tem nos efeitos óticos e nos recursos cinéticos sua razão maior de ser. “Introduzindo em suas superfícies espelhos, ao mesmo tempo introduz, no cerne mesmo de sua obra, a imagem refletida do espectador”.




Sobre o artista

> Ubi Bava (Santos | 1915 – 1988 | São Paulo) estudou na Escola Nacional de Belas Artes com Lucílio de Albuquerque e Henrique Cavalleiro na década de 1930. Formou-se em pintura e arquitetura. Entre os anos 1940/50 desenvolveu um abstracionismo geométrico a partir do qual foi caminhando a passos largos para a arte cinética e a arte ótica. Em 1947, tornou-se professor de desenho artístico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, FAU/UFRJ. No inicio da década de 1950, realizou  pesquisas sobre espaços pluridimensionais. Os efeitos ópticos e cinéticos trabalhados, acabam por caracterizar o foco sobre o ritmo dessas estruturas, domando-se aos múltiplos direcionamentos perceptivos no contato com a obra, a que o artista chamou de multivisão.

> Em 1961, recebeu o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro do Salão de Arte Moderna e fixou-se na Europa por dois anos, principalmente, na Itália. Já nos anos 70, trabalhando com espelhos recortados e modulados, calotas de alumínio e canos plásticos, chamava o espectador a participar da obra. No espelho, a imagem multiplicada ou deformada, passa a ser a proposta fenomenológica do artista. Construtivista, ele próprio chegou a se considerar uma espécie de concretista lírico, o que naturalmente o colocou à margem dos movimentos concretista e neoconcretista.
> Além de diversas exposições individuais e coletivas também foi expositor do Salão Nacional de Arte Moderna desde sua criação até o ano de 1968, onde obteve vários prêmios tais como medalha de bronze em desenho, medalha de prata em pintura e prêmios de aquisição e por fim o grande prêmio de viagem ao exterior. Participou de diversas Bienais de São Paulo nas quais  obteve quatro prêmios de aquisição.

> Suas  obras fazem parte dos acervos  do Museu Nacional de Belas Artes do Rio, Museu de Arte Moderna do Rio, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Palácio do Itamaraty, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu de Arte Moderna de Curitiba e de  grandes coleções particulares do Brasil e exterior como as de  Gilberto Chateaubriand (Rio de Janeiro),  Roberto Marinho (Rio de Janeiro),  Hecilda e Sérgio Fadel (Rio de Janeiro),  Adolpho Leirner ( Houston), Queiroz Galvão Fortaleza) entre outras. No Museu Nacional de Belas Artes, no  Rio de Janeiro, existe a sala UBI BAVA, em homenagem ao artista. Durante toda a sua vida também dedicou-se ao ensino da arte e arquitetura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.