sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de agosto de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

25 de agosto de 2012.
238º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 128 para acabar o ano.


    608 - É eleito o Papa Bonifácio IV.
    1580 - Na Batalha de Alcântara, a Espanha vence Portugal.

    1609 - Em 25 de agosto de 1609, Galileu Galilei apresentava ao mundo o telescópio, sua mais nova invenção. Apesar de a data passar despercebida para muitos, trata-se de um dos mais importantes avanços tecnológicos da história. O astrônomo italiano foi a primeira pessoa a observar a Lua através de um telescópio.
Costuma-se dizer que Hans Lippershey, um fabricante de lentes neerlandês,construiu em 1608 o primeiro instrumento para a observação de objetos à distância: o telescópio. O conceito que desenvolveu era a utilização desse tubo com lentes para fins bélicos e não para observações do céu.  A notícia da construção do tubo com lentes por Lippershey espalhou-se rapidamente e chegou até o astrónomo italiano Galileu Galilei, que, em 1609, apresentou várias versões do aparelho feitas por ele mesmo a partir de experimentações e polimento de vidro. Galileu logo apontou o telescópio para o céu noturno, sendo considerado o primeiro homem a usar o telescópio para investigações astronómicas. O telescópio de Galileu também é conhecido por luneta. Galileu, utilizando seu instrumento óptico, descobriu diversos fenômenos celestes, entre os quais as manchas solares, as crateras e o relevo lunar, as fases de Vênus, os principais satélites de Júpiter, e a natureza da Via Láctea como a concentração de incontáveis estrelas, iniciando assim uma nova fase da observação astronômica. A partir de então, o telescópio passou a ser o principal instrumento, relegando ao esquecimento os melhores instrumentos astronômicos da antiguidade (astrolábios, quadrantes, sextantes, esferas armilares, etc.). As descobertas de Galileu forneceram evidências muito fortes aos defensores do sistema heliocêntrico de Copérnico. Pouco tempo depois de Galileu, Johannes Kepler descrevia a óptica das lentes, incluindo um novo tipo de telescópio astronómico com duas lentes convexas (um princípio muitas vezes referido como telescópio de Kepler). Saiba mais

    1768 - O HMS Endeavour, capitaneado por James Cook, larga de Plymouth para a viagem que iria concretizar a descoberta da Austrália.

    1825 - O Uruguai se proclama independente do Brasil.
Na prática, a invasão e tomada do Uruguai por D. João VI em 1816, foi uma operação de caráter familiar para dar uma atividade, longe da Corte, à sua mulher Carlota Joaquina, sendo que sua nomeação como rainha da província cisplatina poderia ser uma oportunidade para afastá-la do Rio de Janeiro, onde ela era a fonte de toda sorte de intrigas que comprometiam o imperador. A região cisplatina era disputada pelas coroas de Portugal e da Espanha desde a fundação da Colônia do Santíssimo Sacramento (1680), sendo objeto de vários tratados territoriais, dos quais os principais foram o Tratado de Madrid (1750), o Tratado de Santo Ildefonso (1777) também chamado Tratado dos Limites e o Tratado de Badajoz (1801).   Na posse espanhola, com a independência da Províncias Unidas do Rio da Prata, constituiu-se em território daquele país até 1816 quando foi invadida pelo general Carlos Frederico Lecor, comandante da Divisão de Voluntários Reais do Príncipe, para a coroa portuguesa, na Guerra contra Artigas. Ali desenvolveu uma inteligente política de ocupação, com a fundação das Escolas Mútuas do Método Lancaster e o apoio às elites Orientais. Em 1821, foi incorporado ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves pelo príncipe-regente português, com o nome de Província Cisplatina. A anexação foi justificada, à época, pelos alegados direitos sucessórios que sua esposa, a rainha Carlota Joaquina, teria sobre a região. Saiba mais sobre as guerras cisplatinas
 

    1830 - Começa a revolta belga de separação dos Países Baixos.

    1833 - Guerra Civil em Portugal: Concentração das forças miguelistas em torno de Lisboa. Era mais um lance da guerra pelo trono pertencente a Dona Maria da Glória (D.Maria II), filha de D. Pedro I (D. Pedro VI de Portugal), usurpado por D. Miguel.

    1858 - O czar Alexandre II da Rússia libera os servos do domínio imperial ao ceder propriedade das terras que cultivavam.
    1861 - Inauguração pelo rei D. Pedro V da Exposição Industrial Portuguesa, organizada no Palácio da Bolsa do Porto pela Associação Industrial. Assinatura do Tratado de Amizade entre Portugal e a China.
    1911 - Eleição de Manuel Arriaga como presidente da República.
    1913 - O presidente norte-americano Woodrow Wilson inicia um boicote econômico contra o México.

    1939 - Segunda Guerra Mundial: O Pacto Anglo-Polaco de Assistência Mútua é assinado em Londres. De imediado, Hitler dá ordem para a invasão da Polônia, iniciada na madrugada do dia seguinte, mas depois suspensa. Foi o estopim da Segunda Guerra Mundial, iniciada uma semana depois.


Corredor polonês ou Corredor polaco é a denominação dada a uma estreita faixa de terra na qual se encontra a maior parte do curso inferior do rio Vístula, na Polônia e garantia o acesso da Polônia ao Mar Báltico. Sua extensão é de 150 km, e a largura variável entre 30 a 80 km, aproximadamente, tendo sua posse sido transferida do Império Alemão para a recém-recriada Polônia no ano de 1919, em virtude da imposição do Tratado de Versalhes. Pelos termos do tratado, a cidade alemã de Dantzig (hoje Gdańsk) teria um governo autônomo, apesar de sua localização geográfica no meio do Corredor Polonês. De 1919 até 1939, a disputa por essa região provocou inúmeros e continuados atritos entre os dois países, mas durante esse período a Segunda República Polaca construiu várias linhas ferroviárias no referido "corredor". Porém, em março de 1939 a Alemanha Nazi pediu a devolução de parte desse território, e diante da recusa polonesa, criou-se uma divergência que contribuiu de forma decisiva para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Invadida e ocupada pelos alemães em 1 de setembro de 1939, a região foi devolvida à Polônia em 1945, ao final do conflito armado. Hitler chegou a afirmar que o corredor polonês era "a maior monstruosidade do Tratado de Versalhes". Saiba mais


    1940
        A União Soviética incorpora a Estônia, a Letônia e a Lituânia á URSS.
        Segunda Guerra Mundial: Aviões britânicos bombardeiam Berlim pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial.
    1941 - Segunda Guerra Mundial: Ocupação da Pérsia (norte do Irão) por forças soviéticas e britânicas.
    1943 - Segunda Guerra Mundial: Lord Louis Mountbatten é nomeado Comandante Supremo Aliado na Ásia do Sudoeste.
    1944
        Os aliados entram em Paris. Romênia declara guerra à Alemanha.
        O navio U-18 é afundado.
    1960 - Iniciam-se os Jogos Olímpicos de Verão de 1960, em Roma.

    1961 - Presidente brasileiro Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após assumir. As justificativas para a atitude seriam forças ocultas. 
"Forças Ocultas" foi uma expressão que caiu no gosto popular, mas, em momento algum, teria sido usada pelo presidente da República, que se referiu, em sua justificativa, a "forças terríveis", não necessariamente ocultas. João Goulart, seu vice, assume o cargo, depois de uma crise que ameaçou a estabilidade da República.  E assumiu fazendo o papel de "rainha da Inglaterra", com todos os poderes tolhidos por um regime parlamentarista, aprovado às pressas, e totalmente estranho aos costumes brasileiros Saiba mais

    1967 - Argentina publica a lei que priva os comunistas nacionais de trabalhar em postos públicos.
    1968 - A França testa sua bomba de hidrogênio no atol de Fugataufa, no Oceano Pacífico, e se torna o quinto país-membro do Clube Nuclear.

    1978 - Vaticano expõe pela primeira vez o Santo Sudário, mortalha que teria coberto o corpo de Jesus Cristo.

    1980 - O Zimbabwe é admitido na ONU.
    1983 - Um golpe de Estado derruba o presidente da Guatemala, Efraín Ríos Montt, que havia conquistado o poder com a força um ano antes.
    1988 - Um grande incêndio destrói o centro histórico de Lisboa, em Portugal.

    1989 - Depois de uma viagem de 12 anos no espaço, a sonda Voyager 2 chega a Netuno.

    1990 - O Conselho de Segurança da ONU autoriza o uso da força para impor o embargo ao Iraque.
    1991 - Bielorrúsia declara sua independência da URSS.
    1994
        O tufão Fred causa mais de 1,2 mil mortes em Zhejiang (China) e danos superiores e 1 bilhão de dólares.
        Alexandre Solzhenitsin ganha o Prêmio Leon Tolstói por sua contribuição à literatura russa.
    1995 - O exército croata e forças militares sérvias assinam um acordo de cessar fogo na Eslovênia oriental, na autoproclamada República Sérvia de Krajina.


    1530 - Ivã IV da Rússia, o terrível, grão-duque de Moscou - primeiro governante a utilizar o título de "czar de todas as Rússias".

    1803 - Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, militar brasileiro (m. 1880).

    1845 - Luís II da Baviera (m. 1866).
    1894 - Alfred Berger, patinador artístico austríaco (m. 1966).
    1900 – Hans Adolf Krebs, bioquímico e médico alemão; laureado com o prêmio Nobel (m. 1981).
    1911
        Vivi-Anne Hultén, patinadora artística sueca (m. 2003).
        Vo Nguyen Giap, militar e político vietnamita.
    1918 - Leonard Bernstein, maestro e compositor norte-americano (m. 1990).
    1930 - Sean Connery, ator britânico.

    1944 - Frei Betto, teólogo e escritor brasileiro.

    1948 - Tony Ramos, ator brasileiro.

    1949
        Gene Simmons, baixista e vocalista da banda Kiss.
        Salif Keïta, um cantor e músico albino do Mali.
    1951 - Rob Halford, vocalista da banda britânica Judas Priest.
    1954 - Elvis Costello, músico britânico.
    1956
        Henri Toivonen, piloto finlandês de ralis (m. 1986).
        Paulo Autuori, treinador brasileiro de futebol.
    1958 - Tim Burton, cineasta norte-americano.
    1961 - Billy Ray Cyrus, ator e cantor norte-americano.
    1962 - Theresa Andrews, nadadora norte-americana, campeã olímpica.
    1963 - Roberto Mussi, ex-futebolista italiano.
    1964 - Careca Bianchesi, ex-futebolista brasileiro.

    1967 - Soninha Francine, jornalista, apresentadora de televisão e política brasileira.

    1968 - Stuart Murdoch, vocalista, guitarrista e tecladista da banda escocesa Belle & Sebastian.
    1970 - Claudia Schiffer, modelo alemã.
    1971
        Claudiomiro, ex-futebolista brasileiro.
        Fernanda Takai, vocalista da banda brasileira Pato Fu.
    1972
        Catarina Furtado, atriz e apresentadora portuguesa.
        Davide Sanguinetti, ex-tenista italiano.
        Eric Millegan, actor norte-americano.
    1975 - Gian, futebolista brasileiro.
    1976 - Alexander Skarsgård, ator sueco.
    1977 - Diego Corrales, pugilista norte-americano (m. 2007).
    1978
        Kel Mitchell, ator norte-americano.
        Chris, futebolista brasileiro.
    1979 - Marlon Harewood, futebolista inglês.
    1981
        Rachel Bilson, atriz norte-americana.
        Rodrigo Calaça, futebolista brasileiro.
    1983 - James Rossiter, piloto inglês de corridas.
    1985 - Rivaldo, futebolista brasileiro.
    1986 - Hulk, futebolista brasileiro.
    1987
        Whitney Stevens, atriz norte-americana.
        Blake Lively, atriz norte-americana.
    1988
        Celsinho, futebolista brasileiro.
        Alexandra Burke, cantora britânica.
    1992 - Borja González, futebolista espanhol.
    1998 - China Anne McClain, atriz e cantora norte-americana.


    1270 - Luís IX, rei da França e santo.
    1624 - Miguel Carvalho, missionário português, beatificado (n. 1579).
    1742 - Carlos Seixas compositor português (n. 1704)
    1776 - David Hume, filósofo e historiador escocês (n. 1711)
    1822 - William Herschel, astrônomo inglês de origem alemã, (n. 15 de Novembro de 1738).
    1867 - Michael Faraday, filósofo, físico e químico inglês (n. 1791)
    1882 - Friedrich Reinhold Kreutzwald, médico e escritor estoniano (n. 1803)

    1900 - Friedrich Wilhelm Nietzsche, filosofo alemão (n. 1844)

    1984 - Truman Capote, escritor norte-americano (n. 1924)

    2000 - Carl Barks,ilustrador dos estúdios Disney (n. 1901)
Carl Barks (Merrill, Oregon, 27 de Março de 1901 — 25 de Agosto de 2000) foi um ilustrador dos estúdios Disney e criador de arte seqüencial, responsável pela invenção de Patópolis e muitos de seus habitantes: Tio Patinhas (1947), Gastão (1948), Irmãos Metralha (1951), Professor Pardal (1952) e Maga Patalójika (1961), entre outros. A qualidade de seus roteiros e desenhos lhe rendeu os apelidos O Homem dos Patos e O Bom Artista dos Patos. O autor de quadrinhos Will Eisner chamou-o de "Hans Christian Andersen dos quadrinhos" Saiba mais

    2001
        Aaliyah, cantora e atriz americana (n. 1979)
        Ken Tyrrell, automobilista britânico, fundador da equipe de Fórmula 1 Tyrrell Racing (n. 1924)
        Philippe Léotard, ator e cantor francês (n. 1940)
    2007 - Eduardo Prado Coelho, escritor e professor universitário português (n.1944)
    2009 - Aníbal Beça, poeta, tradutor, compositor, teatrólogo e jornalista brasileiro (n. 1946).


Brasil

        Feriado no Município de Barretos, SP
        Feriado no Município de Duque de Caxias, RJ, em tributo a Luís Alves de Lima e Silva
        Feriado no Município de Chapecó, SC
        Feriado no Município de Joaçaba, SC
        Dia do Soldado do Exército Brasileiro

Santos do dia

        São José de Calasanz
        São Luís IX
        Beato Miguel Carvalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.