terça-feira, 21 de agosto de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 22 de agosto de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

22 de agosto de 2012.
235º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 131 para acabar o ano.


Em 22 de agosto de 1902, nasce o pintor hispano brasileiro Francisco Rebolo
Francisco Rebolo Gonsales, mais conhecido por Francisco Rebolo, ou simplesmente Rebolo (São Paulo, 22 de agosto de 1902 — São Paulo, 10 de julho de 1980), foi um pintor brasileiro. Era filho de imigrantes espanhóis que chegaram ao Brasil no fim do século XIX. Viveu intensamente duas trajetórias. Primeiramente, foi jogador de futebol, de 1917 a 1932. Atuou no Corinthians de 1921 a 1927 e no Ypiranga, ambos clubes da cidade de São Paulo. A partir de 1934, tornou-se pintor. Fez parte do Grupo Santa Helena, juntamente com Fulvio Pennacchi, Aldo Bonadei, Humberto Rosa, Manuel Martins, Clóvis Graciano, Mario Zanini, Alfredo Volpi e Alfredo Rizzotti. Rebolo é considerado um dos mais importantes paisagistas da pintura brasileira. Sua obra, com um total estimado superior a 3.000 pinturas, centenas de desenhos e um conjunto de cinqüenta diferentes gravuras, de variadas técnicas, além das paisagens, envolve também como temática um expressivo conjunto de retratos, figuras, naturezas-mortas e flores. Hoje, os trabalhos de Rebolo estão nos principais museus brasileiros, no acervo de órgãos culturais e governamentais e em coleções particulares em todo o Brasil. Rebolo é também o criador do atual escudo do Sport Club Corinthians Paulista, desenhado na década de 1930. Fonte: Wikipedia.




    1415 - Tropas portuguesas comandadas pelo rei João I de Portugal conquistam Ceuta.
A Conquista de Ceuta, cidade islâmica no Norte de África, por tropas portuguesas sob o comando de João I de Portugal, deu-se a 22 de Agosto de 1415.  As causas e origens da conquista de Ceuta não são hoje suficientemente claras: uma das razões, a Causa Bélica, teria sido a oportunidade dos infantes (D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique) serem armados cavaleiros por um feito de guerra. Outra, a Causa Religiosa, defendida por historiadores como Joaquim Bensaúde (1859-1951), viram na figura do infante D. Henrique um símbolo do espírito de cruzada, defendendo ter havido na génese da expansão um zelo religioso; Outra, a Causa Política, talvez a ameaça castelhana constante sobre a cidade, defendida por historiadores como Jaime Cortesão (1884-1960), que realçava o desejo da antecipação a Castela na expansão para o norte de África. Estes motivos não são incompatíveis com a Causa Económica, defendida por António Sérgio (1883-1969) e, mais recentemente, Vitorino Magalhães Godinho: Ceuta era uma cidade rica e teriam sido levados pela burguesia comercial, que queria canalizar para Lisboa o tráfego do Mediterrâneo ocidental feito por aquela cidade. Para se informar de todos os pormenores da cidade, D. João I enviou à Sicília dois embaixadores com o pretexto de pedirem a mão da rainha para o infante D. Pedro;[2] estes na passagem colheram todas as informações sobre Ceuta. Saiba mais

    1770 - A esquadra de James Cook desembarca na costa leste da Austrália.

    1791 - Começa a rebelião escrava do Haiti.
A Revolução Haitiana (1791-1804) foi uma revolta de escravos no francês colônia de Saint-Domingue , que culminou com a eliminação da escravidão lá e da fundação da república haitiana . A Revolução Haitiana foi a única revolta de escravos, que levou à fundação de um estado . A revolução foi uma das duas tentativas bem sucedidas, juntamente com a Revolução Americana , para alcançar a independência permanente de um poder colonial europeu para um Estado americano antes do século 19. Além disso, é geralmente considerada a rebelião de escravos de maior sucesso já ter ocorrido nas Américas e como um momento decisivo na história dos africanos no Novo Mundo. Sua dominação da política e da economia depois da revolução criou outra sociedade de duas castas, como a maioria haitianos foram os agricultores de subsistência rurais.  Além disso, o futuro do Estado nascente foi praticamente " hipotecado para os bancos franceses na década de 1820, pois os vencedores foram  forçados a fazer reparações em massa para os senhores de escravos franceses, a fim de receber o reconhecimento francês e acabar com o isolamento político e econômico da nação. Esses pagamentos podem ter afetado permanentemente a economia do Haiti e da riqueza. (Fonte: Wikipedia em inglês) Observe-se, entretanto, que também o Brasil, que proclamou a independência em 1822, também deve de pagar uma pesada indenização a Portugal e só após esse procedimento, feito com a mediação da Inglaterra, é que a nossa independência foi reconhecida, primeiro por Portugal e Inglaterra, depois, pelos demais países do mundo. Não há liberdade sem preço e, por vezes, esse preço é alto demais, deteriorando a economia e destruindo o país em seu nascedouro, como ocorreu no Haiti.


    1864 - Criação da Cruz Vermelha Internacional.

    1906 - Venda da primeira vitrola no mundo, ocorrida nos Estados Unidos, por US$ 200.
Rememorando, as primeiras gravações, tal como inventado por Edison, eram feitas em cilindros, sendo que a grande evolução da Victrola (marca comercial) foi a reprodução em discos. Entretanto, por algumas décadas, as gravações continuaram sendo feitas mecanicamente, tendo o cantor a necessidade de repetir a música para cada disco a ser gravado. Enrico Caruso ainda participou dessa época e, como é de se imaginar, os discos eram caríssimos. A outra grande inovação foi a da gravação em matriz, que permitia a prensagem dos discos com uma música de cada lado, a preços bem menores. Os discos de 78 RPM tiveram, nos anos 50, a velocidade reduzida para 33 RPM, com a possibilidade de gravar até 12 músicas convencionais em cada disco. Na Inglaterra, surgiram os discos de 45 RPM e, por volta de 1970, as indústrias tentaram emplacar a velocidade de 16 RPM. Ambas não foram aceitas pelo público, e foram desativadas.

    1910 - Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana. O choque resultante dessa anexação foi grande, pois a língua e costumes são diferentes, sendo que o coreano tem mais proximidade com o chinês que com o japonês. Houve, então, um aculturamento forçado.

    1942 - Entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial.
A guerra eclodiu na Europa em 1939 e o ditador Getúlio Vargas fez um duplo jogo, tentando agradar a gregos e troianos. Uma das razões de nossa aproximação com a Alemanha era a simpatia de Getúlio pelo nazismo (o que ocorria também com a Argentina). A outra é que Brasil e Alemanha tinham economias complementares, sendo vantajoso, do ponto de vista econômico, estender os laços entre as duas nações. A terceira, que pesou mais forte, era a expressiva colônia alemã no Sul do Brasil, sobretudo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde o povo falava alemão e havia cerca de 1.000 escolas, onde as aulas eram dadas em alemão, por professores alemães e livros vindos da Alemanha. Aliás, Hitler nunca escondeu suas intenções de criar na região um cantão germânico, como extensão oficial da Alemanha na América do Sul. A entrada do Brasil na Segunda Guerra se deu por pressões populares, mais que pela vontade do ditador, e a participação efetiva nos campos da Itália só aconteceu em meados de 1944. Mas esse é outro assunto, que fica para outra vez. (Paulo Victorino, editor do blog).

    1947 - A Universidade Católica de São Paulo recebe o título de "pontifícia" pelo papa Pio XII.
    2003 - Explosão do foguete brasileiro VLS-1 V3 no Centro de Lançamento de Alcântara.


    1647 - Denis Papin, matemático e físico francês (m. 1712).
    1773 - Aimé Bonpland, médico, explorador e botânico francês (m. 1858).
    1796 - David Canabarro, militar brasileiro, um dos líderes da Guerra dos Farrapos (m. 1867).
    1800 - Inácio de Sousa Rolim, Sacerdote católico, cognomizado "O Anchieta do Norte".
    1834 - Samuel Pierpont Langley, astrónomo e físico estadunidense, considerado pioneiro da aviação (m. 1906).
    1840 - Fabriciano Felisberto Carvalho de Brito, militar e político brasileiro (m. 1921)
.
    1862 - Claude-Achille Debussy, compositor francês (m. 1918).

    1893 - Dorothy Parker, escritora estadunidense (m. 1967).
    1902
        Leni Riefenstahl, cineasta alemã (m. 2003).
    1903 - Princesa Xenia Georgievna da Rússia (m. 1965).
    1904 - Deng Xiaoping, político chinês (m. 1997).

    1908 - Henri Cartier-Bresson, fotógrafo francês (m. 2004).

    1912 - Gene Kelly, dançarino e ator estadunidense (m. 1996).
    1917 - John Lee Hooker, bluesman estadunidense (m. 2001).
    1920 - Ray Bradbury, escritor estado-unidense.
    1922 - Henrique Müller, bispo brasileiro (m. 2000).
    1924 - Juan Carlos González, ex-futebolista uruguaio (m. 2010).
    1928 - Karlheinz Stockhausen, compositor alemão (m. 2007).
    1930 - Gilmar dos Santos Neves, ex-futebolista brasileiro.

    1931 - Ruy Guerra, cineasta brasileiro (nascido em Moçambique).

    1935 - Annie Proulx, jornalista estadunidense.

    1937 - Ary Toledo, humorista brasileiro.

    1947 - Ian Scheckter, ex-automobilista sul-africano (irmão de Jody Scheckter).
    1961
        Andrés Calamaro, músico argentino.
        Roland Orzabal, cantor e compositor britânico, integrante do Tears for Fears.
    1963 - Tori Amos, música estadunidense.
    1964 - Mats Wilander, ex-tenista sueco.
    1966
        Alexandre Torres, ex-futebolista brasileiro.
        Rob Witschge, ex-futebolista holandês.
    1967
        Layne Staley, ex-vocalista do Alice in Chains (m. 2002).
        Adewale Akinnuoye-Agbaje, ator britânico.
    1971 - Richard Armitage, ator britânico.
    1972 - Max Wilson, piloto brasileiro de automobilismo.
    1973 - Howie Dorough, cantor estadunidense.
    1974 - Diego López, ex-futebolista uruguaio.

    1975 - Rodrigo Santoro, ator brasileiro.

    1978
        Jeff Stinco, guitarrista da banda canadense Simple Plan.
        Oscar Filho, humorista brasileiro.

    1979 - Jennifer Finnigan, atriz canadense.

    1980 - André Galiassi, futebolista brasileiro.

    1986 - Keiko Kitagawa, atriz japonesa.

    1987 - Mischa Zverev, tenista russo.


    1155 - Konoe, 76º imperador do Japão.
    1280 - Papa Nicolau III.
    1285 - São Filipe Benício
    1350 - Rei Filipe VI de França.

    1358 - Isabel, a Loba de França, rainha consorte de Inglaterra (na prisão).

    1485 - Ricardo III de Inglaterra, na batalha de Bosworth Field.
    1922 - Michael Collins, líder da autonomia da República da Irlanda.
    1942 - Alfredo da Silva, empresário português.

    1976 - Juscelino Kubitschek, político brasileiro (*1902).

    1978 - Jomo Kenyatta, político queniano.

    1981 - Glauber Rocha, cineasta brasileiro, no Rio de Janeiro (n. 1939).

    1982 - Arthur Duarte, cineasta português (m. 1895).


Brasil

    Feriado no município de Inúbia Paulista - SP, aniversário
    Feriado no município de Araraquara - SP, aniversário
    Feriado no município de Colatina - ES, aniversário
    Feriado no município de Itororó - BA, aniversário
    Feriado no município de Cajazeiras - PB, aniversário
    Feriado no município de Linhares - ES, aniversário
    Feriado no município de Brodowski - SP, aniversário

Santos do dia

        Santo Atanásio de Alexandria
        São Filipe Benício
        São Filiberto
        São Fabrício
        Nossa Senhora Rainha
        São João Wall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.