domingo, 26 de agosto de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 27 de agosto de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

27 de agosto de 2012.
240º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 126 para acabar o ano.


 Em 27/08/1576, morre Ticiano, pintor renascentista italiano (n. 1490).

Ticiano Vecellio ou Vecelli, em italiano Tiziano Vecellio, (Pieve di Cadore, ca. 1473/1490 — Veneza, 27 de agosto de 1576) foi um dos principais representantes da escola veneziana no Renascimento antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo. Ele também é conhecido como Tizian Vecellio De Gregorio, Tiziano, Titian ou ainda como Titien. Reconhecido pelos seus contemporâneos como "o sol entre as estrelas", Ticiano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos. Se tivesse morrido cedo, teria sido conhecido como um dos mais influentes artistas do seu tempo, mas como viveu quase um século, mudando tão drasticamente seu modo de pintar, vários críticos demoram a acreditar se tratar do mesmo artista. O que une as duas partes de sua obra é seu profundo interesse pela cor, sua modulação policromática é sem precedentes na arte ocidental. Saiba mais


 Em 27/08/1965, morre Le Corbusier, arquiteto francês (n. 1887).

Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, (La Chaux-de-Fonds, 6 de Outubro de 1887 — Roquebrune-Cap-Martin, 27 de Agosto de 1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor francês de origem suíça. É considerado juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitectos do século XX. Conhecido por ter sido o criador da Unité d'Habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920. 
Aos 29 anos mudou-se para Paris, onde adotou o seu pseudónimo, que foi buscar ao nome do seu avô materno, originário da região de Albi. A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros. Morreu por afogamento em 27 de agosto de 1965. Saiba mais Le Corbusier teve grande influência na arquitetura moderna brasileira. Na França, foi professor do arquiteto Lúcio Costa. Em 1937, a pedido deste, fez o primeiro esboço do que viria a ser a sede do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro. Tendo de voltar à França, o projeto foi desenvolvido por Lúcio Costa, com a participação de seu estagiário na época, o jovem arquiteto Oscar Niemeyer. O prédio, que hoje leva o nome do ministro Gustavo Capanema e foi a primeira manifestação de arquitetura moderna no Brasil, teve mural projetado por Portinari, executado por ele e sua equipe, que incluía Burle Marx e Enrico Bianco. Foi de Portinari, também, o desenho dos azulejos, executados em São Paulo pelo pessoal do Grupo Santa Helena e queimados na oficina do pintor Paulo Rossi Osir, proprietário da Osirarte.





    479 a.C. - Na Batalha de Platéia, os gregos do espartano Pausânias aniquilam os persas de Mardônio, pondo fim às invasões persas na Hélade.
A Batalha de Plateias (FO 1943: Platéias) foi o último combate das Guerras Médicas no sul da Grécia. Foi travada na planície de Plateias, na arenosa região da Beócia, em 27 de agosto de 479 a.C., entre uma aliança de cidades-Estado gregas que incluía Esparta, Atenas, Corinto e Mégara, de um lado, e, de outro, o Império Persa. O resultado da batalha foi altamente favorável para os gregos: segundo Heródoto, somente 43 000 dos 300 000 persas sobreviveram, com apenas 159 mortos entre os gregos (estes dados são contestados por alguns historiadores). Os sobreviventes do exército persa tentaram retirar-se para a Ásia Menor mas foram atacados e dizimados pelas forças de Alexandre I da Macedônia. Embora o Império Persa continuasse a interferir na política grega até a conquista por Alexandre, o Grande, não voltaria a tentar a anexação da Grécia continental. Saiba mais

    1810 - Explode parte da cidade de Almeida, em Portugal, destruindo a catedral, o castelo e as defesas da cidade, matando mais de 500 soldados luso-britânicos e permitindo assim a invasão francesa no país. A lembrar que a família real portuguesa se achava refugiada no Brasil, enquanto ingleses e patriotas lutavam pela expulsão das tropas napoleônicas. A cidade de Almeida era fronteiriça à Espanha, então transformada em reino governado pelo irmão de Napoleão.

    1828 - Reconhecimento do Brasil à independência do Uruguai, que outrora fora a Província Cisplatina.
    1840 - Criadas as Companhias de Aprendizes Nacionais, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil.

    1859 - O primeiro poço de petróleo é perfurado nos Estados Unidos.
Como ainda não tinha sido inventado o carro com motor a explosão, não havia grande aproveitamento para esse petróleo e seu uso maior era na produção de querosene (oil for lamps) e alguns derivados. O petróleo é a grande inutilidade para o Século 19, a grande solução para o Século 20 e o grande problema para o Século 21.

    1883 - Explosão de vulcão extingue a ilha de Krakatoa na Indonésia, com um saldo de 36 mil mortos. Krakatoa era localizada entre as ilhas de Sumatra e Java.

    1912 - Lançado Tarzan dos Macacos, de Edgar Rice Burroughs, o livro de estréia do herói que ainda menino foi adotado por um primata.
Ainda não existia a bela Jane, que surgiu em obra posterior, causando escândalo à sociedade conservadora, que não admitia a possibilidade de um relacionamento consensual sem casamento. Foi então criado outro personagem, um pastor itinerante, que por lá passou e realizou o casamento dos dois, o que possibilitou o surgimento de mais um personagem, o Boy, filho dos dois.

    1945 - Entrada do exército americano no Japão depois que o imperador Hirohito anunciou a rendição do país.
Quando da Primeira Guerra, os aliados impuseram pesadas sanções à Alemanha, levando o país à pobreza e ferindo o orgulho próprio, criando o caldo de cultura para a eclosão da Segunda Guerra. Desta vez, o erro não foi repetido. Os aliados deram pleno apoio ao Japão, assim como à Alemanha e Itália para que a reconstrução fosse possível, e como os três países disponham de tradição tecnológica e mão de obra especializada, o reerguimento se deu com relativa rapidez. Saiba mais

    1955 - Foi a cerveja Guinnes que proporcionou o lançamento do hoje famoso Livro Guinness dos Recordes, que inicialmente era distribuído de forma selecionada, como brinde aos consumidores da cerveja. O livro caiu no gosto popular e o nome ficou. 

    1965 - Criado no Rio de Janeiro o MIS (Museu da Imagem e do Som).

    1971 - Adotada a bandeira da Nicarágua.
    1991 - A Moldávia declarou sua independência da URSS.
    2003 - Marte atinge a menor distância da Terra em quase 60 mil anos, passando a aproximadamente 55 768 006 km.


    551 a.C. - Confúcio, filósofo chinês (m. 479 A.C.).

Confúcio (chinês: 孔子, pinyin: Kǒng Zǐ, Wade-Giles: K'ung-tzu, ou chinês: 孔夫子, pinyin: Kǒng Fūzǐ, Wade-Giles: K'ung-fu-tzu), literalmente "Mestre Kong",[1] (tradicionalmente 28 de Setembro de 551 a.C. – 479 a.C.)[2] foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos. 
A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, também os procedimentos correctos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam relevo na China sobre outras doutrinas, como o legalismo (法家) e o taoismo (道家) durante a Dinastia Han[3][4][5](206 a.C. – 220). OS pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucianismo (儒家). 
Porque nenhum texto é demonstrável ser de autoria de Confúcio, e as ideias que mais chegadas lhe eram foram elaboradas em escritos acumulados durante o período entre a sua morte e a fundação do primeiro império chinês em 221 a.C., muitos académicos são muito cautelosos em atribuir asserções específicas ao próprio Confúcio. Os seus ensinamentos podem ser encontrados na obra Analectos de Confúcio (論語), uma colecção de aforismos, que foi compilada muitos anos após a sua morte. Por cerca de dois mil anos, pensou-se ter sido Confúcio o autor ou editor de todos os Cinco Clássicos (五經)[6][7] como o Clássico dos Ritos (禮記) (editor), e Os Anais de Primavera e Outono (春秋) (autor). 
Os princípios de Confúcio tinham uma base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favorecia uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito para com os idosos pelas suas crianças (e, de acordo com intérpretes posteriores, das esposas para como os maridos), e a família como a base para um governo ideal. Expressou o conhecido princípio, "não faças aos outros o que não queres que façam a ti", uma das versões mais antigas da ética da reciprocidade. Guardadas as devidas proporções, os pensamentos de Confúcio podem ser comparados com o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), que criou para os Hebreus a estrutura alfabetizada para a consolidação de uma nação. Saiba mais


    1471 - Jorge, "o Bardo", Duque da Saxônia (m. 1539).
    1669 - Ana Maria de Orleães, rainha da Itália (m. 1728).
    1770 - Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão (m. 1831).
    1778 - Borja de Medeiros, almirante brasileiro (m.1866).
    1858 - Giuseppe Peano, matemático italiano (m. 1932).
    1865 - James Henry Breasted, egiptólogo norte-americano (m. 1935).
    1870 - Amado Nervo, poeta mexicano (m. 1919).
    1874 - Carl Bosch, químico alemão, ganhador do prêmio Nobel de Química (m. 1940).
    1871 - Theodore Dreiser, escritor e poeta dos Estados Unidos (m. 1945).
    1882 - Samuel Goldwyn, produtor cinematográfico norte-americano (m. 1974).
    1884 - Vincent Auriol, político francês (m. 1966).

    1886 - Octávio Mangabeira, engenheiro, professor e político brasileiro, Imortal da ABL (m. 1960). Foi o último Ministro da Justiça na Primeira República, que caiu em 1930. Saiba mais

    1890 - Man Ray, fotógrafo e pintor norte-americano (m. 1976). Veja

    1899 - C.S. Forester, escritor britânico (m. 1966).
    1908 - Lyndon B. Johnson, presidente dos Estados Unidos da América (m. 1973).
    1909 - Lester Young, músico de jazz norte-americano (m. 1959).

    1914 - Heidi Kabel, atriz alemã (m. 2010).

    1921 - Leo Penn, cineasta norte-americano (m. 1996).
    1925 - Nat Lofthouse, futebolista inglês (m. 2011).
    1929 - Ira Levin, escritor, dramaturgo e autor de letras de canções estado-unidense (m. 2007).
    1934 - Sylvia Telles, cantora brasileira (m. 1966).
    1939 - William Mulliken, nadador americano, campeão olímpico.

    1941 - Cesária Évora, cantora cabo-verdiana.

    1942 - Tom Belsø, ex-automobilista dinamarquês.
    1947 - Barbara Bach, atriz norte-americana.
    1953 - Alex Lifeson, guitarrista da banda Rush.
    1954 - Derek Warwick, piloto britânico de corridas.
    1955 - Sandra de Sá, cantora brasileira.
    1958
    Carlos Lombardi, autor de telenovelas, roteirista e produtor de televisão brasileiro.
        Marcos Paquetá, treinador brasileiro de futebol.
    1959
        Gerhard Berger, ex-piloto austríaco de Fórmula 1.
        Daniela Romo, atriz, cantora e apresentadora mexicana.
    1965 - Silas, ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro.
    1966
        Juhan Parts, político estoniano.
        Leonardo Rodríguez, ex-futebolista argentino.
    1967 - Paulinho Moska, músico brasileiro.
    1968 - Jorge Cadete, ex-futebolista português.
    1969 - Chandra Wilson, atriz norte-americana.
    1970
        Edinho, ex-futebolista brasileiro, filho de Pelé.
        Tony Kanal, músico inglês (No Doubt).
        Paulo César Cruvinel, ex-futebolista brasileiro.
    1973 - Dietmar Hamann, futebolista alemão.

    1976 - Sarah Chalke, atriz canadense.
Sarah Cassandra Chalke (nascida em 27 de Agosto, 1976) é uma atriz canadense mais conhecida pelo papel de Elliot Reid na sitcom Scrubs e de Rebecca 'Becky' Conner Healy na sitcom Roseanne. Chalke nasceu em Ottawa, Canadá. Saiba mais

    1977
        Deco, futebolista brasileiro, naturalizado português.
        Rossato, futebolista brasileiro.
    1980
        Rodrigo, futebolista brasileiro.
        Vasco Faísca, futebolista português.
    1981
        Alessandro Gamberini, futebolista italiano.
        Maxwell, futebolista brasileiro.
    1982 - Arthuro, futebolista brasileiro.
    1984 - David Bentley, futebolista inglês.
    1987 - Anthony Mounier, futebolista francês.

    1988 - Alexa Vega, modelo norte-americana.

    1989 - Juliana Cannarozzo, patinadora e atriz norte-americana.


     387 - Santa Mônica de Tagaste.
     827 - Papa Eugénio II 
    1758 - Maria Bárbara de Bragança, infanta de Portugal e rainha consorte de Espanha (n. 1711).
    1876 - Eugène Fromentin, pintor e escritor francês (n. 1820).
    1914 - Eugen von Boehm-Bawerk, economista austríaco (n. 1851).
    1937 - Lionel Walter Rothschild, zoólogo britânico (n. 1868).
    1958 - Ernest Orlando Lawrence, físico norte-americano (n. 1901).
    1961 - Gail Russell, atriz norte-americana (n. 1924).
    1967 - Brian Epstein, empresário dos Beatles (n. 1934).
    1968 - Princesa Marina, Duquesa de Kent, membro da família real britânica (n. 1906).

    1974 - Lupicínio Rodrigues, compositor brasileiro (n. 1914).

    1975 - Haile Selassie, imperador da Etiópia (n. 1892).
    1989 - o humorista Chocolate.
    1990 - Stevie Ray Vaughan, guitarrista de blues americano, em um acidente aéreo.

    1990 - Affonso Arinos de Mello Franco, jurista brasileiro (n. 1905).

    1996 - Dulcina de Moraes, atriz brasileira (n. 1911).
    1999 - Dom Hélder Câmara, bispo e escritor brasileiro (n. 1909).
    2006 - Dom Luciano Mendes de Almeida, bispo brasileiro (n. 1930).

    2008 - Olavo Setúbal, banqueiro e político brasileiro (n. 1923).


Brasil

    Aniversário da cidade de Matão - São Paulo.
    Aniversário da cidade de Americana - São Paulo.
    Dia da Padroeira de Maceió - Feriado Municipal Maceió.
    Dia do Rio Paranapanema - São Paulo (Lei Estadual 10.488/99).
    Dia do Psicólogo - (aniversário da regulamentação desta profissão através da Lei 4.119/64)

Moldávia

    Dia da Independência da Moldávia (da URSS em 1991)

Santos do dia

    Nossa Senhora dos Prazeres
    Santa Mônica de Hipona
    São Fortunato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.