sábado, 4 de agosto de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 5 de agosto de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

5 de agosto de 2012.
218º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 148 para acabar o ano.


Em 05/08/2012, morre o pintor Antonio Candido de Menezes
Antônio Cândido de Menezes (Porto Alegre, 1828 – 5 de agosto de 1908) foi um pintor, desenhista e professor de arte brasileiro, ativo no final do século XIX. Nasceu em Porto Alegre em 1828, onde fez seus primeiros estudos artísticos com grandes esforços, uma vez que provinha de família pobre. Decidido a desenvolver uma carreira, partiu em 1845 para o Rio de Janeiro, amparado por uma subvenção do governo estadual, a fim de ingressar na Academia Imperial de Belas Artes. Lá se revelou um aluno brilhante, obtendo a Grande Medalha de Ouro por duas vezes e uma Grande Medalha de Prata, além de diversas menções honrosas, incluindo uma segunda colocação, em 1851, na relação de artistas exemplares, logo atrás de Victor Meirelles. Diplomou-se como pintor histórico em 6 de março de 1854, provavelmente passando a se dedicar ao ofício, embora até seu retorno à capital gaúcha haja em verdade escassas referências sobre sua atuação.


    1100 - Coroação de Henrique I de Inglaterra na Abadia de Westminster.
    1305 - William Wallace, que liderou a resistência escocesa à Inglaterra, foi capturado pelos ingleses perto de Glasgow e transportado para Londres para julgamento e execução.

    1498 - Na sua terceira viagem à América, Colombo pisa pela primeira vez em terra continental na enseada de Yacua, situada na costa sul da península de Paria, na atual Venezuela.

    1583 - Sir Humphrey Gilbert estabelece a primeira colônia inglesa na América do Norte, no que hoje é St. John's, Newfoundland.

    1585 - Fundação de João Pessoa, Paraíba, com o nome de Nossa Senhora das Neves.
O nome da cidade foi trocado após o assassinato do governador João Pessoa, que havia sido candidato à presidência da República, na chapa derrotada de Getúlio Vargas. Sua morte foi o estopim da revolução que derrubou o presidente Washington Luís, impediu a posse do presidente eleito, Júlio Prestes, e empossou Getúlio Vargas no governo provisório. Terminada a 1ª República (1889-1930) e se iniciava a 2ª República (1930-1945), com Getúlio ininterruptamente no poder.

    1772 - Tratado de São Petersburgo, através do qual se confirma a primeira divisão da Polônia entre seus países vizinhos.
    1775 - Pela primeira vez entra um barco na baia de San Francisco da Califórnia, o San Carlos, capitaneado por Juan Manuel de Ayala.

    1829 - Estréia de Guilherme Tell, de Rossini, na Ópera de Paris.

    1850 - Manuel Isidoro Belzú é proclamado presidente constitucional da Bolívia.

    1858 - Cyrus West Field e outros completam o primeiro cabo de telégrafo transatlântico após diversas tentativas mal-sucedidas. Operou por menos de um mês.

    1860 - Carl IV da Suécia-Noruega é coroado rei da Noruega, em Trondheim.
    1874 - O Japão lança seu Sistema de Banco Postal, moldado seguindo sistema similar na Inglaterra.
    1886 - A Colômbia se organiza politicamente como República Central Unitária.
    1905 - Através da mediação do presidente norte-americano Theodore Roosevelt, o Tratado de Portsmouth é assinado, dando fim à guerra entre Rússia e Japão.

    1914 - Espanha e Estados Unidos se declaram neutros na Primeira Guerra Mundial.
Para os Estados Unidos, a declaração de neutralidade foi um golpe de mestre pois o país se absteve dos altos custos da guerra (1914-1918), mantendo-se apenas como fornecedor de alimentos e matérias primas para os países em conflito. Ao fim da guerra, a Europa estava destruída e os Estados Unidos eram os grandes credores do mundo, o que propiciou um rápido e irreal crescimento do país nos anos 20, cessando apenas com o crack da Bolsa de Nova York em 1929, que representou a hora do encontro com a realidade. Mas o país assumiu a hegemonia da economia mundial, substituindo Inglaterra, Alemanha e França no topo da pirâmide.

    1915 - Primeira Guerra Mundial: tropas alemãs tomam Varsóvia.
    1918 - Primeira Guerra Mundial: A Áustria capitula ante as tropas aliadas.
    1919 - O general turco Mustafá Kemal Bajá se revolta, junto com seus partidários do congresso nacionalista de Erzurum, contra o governo de Damad Ferid.

    1920 - Em Moscou, a "Carta do Construtivismo" se torna pública, revelando um movimento artístico baseado nos ideais do Estado Operário.
O Construtivismo Russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista. O termo arte construtivista foi introduzida pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917. Saiba mais

    1929 - Inauguração do serviço radiotelegráfico entre Berlim e México.
    1936
        Na Colômbia, a Constituição de 1886 é reformada, com a introdução da separação Igreja-Estado.

        Para irritação do Fuhrer Adolfo Hitler, o atleta negro norte-americano Jesse Owens ganha a terceira medalha de ouro na Olimpíada de Berlim, na Alemanha. Na época, o país estava sob o domínio do nazismo e era objetivo de Hitler provar a supremacia dos arianos sobre as demais raças.

    1941 - Segunda Guerra Mundial: os alemães esmagam as tropas soviéticas em Smolensko.

    1942 - O médico polonês Janusz Korczack é executado no campo de extermínio de Treblinka. Korczack era diretor do orfanato judeu de Varsóvia e não aceitou separar-se de suas crianças, quando estas foram levadas a Treblinka.

    1947 - O presidente Harry Truman determina que o governador de Porto Rico seja eleito pelo povo portorriquenho, não pelo presidente dos EUA.
    1949 - No Equador, um sismo destrói 50 cidades e mata 6 000 pessoas.

    1954 - Carlos Lacerda sofre o Atentado de Toneleros. Seu guarda-costas, o major-aviador Rubens Florentino Vaz, também alvejado, morre pouco tempo depois.
Precipita-se a crise política, quando se sabe que o atentado foi realizado por membros da guarda palaciana do presidente Getúlio Vargas, por iniciativa e ordem de seu chefe da guarda, Gregório Fortunato. A Aeronáutica cria um tribunal de excessão, que ficou conhecido como "República do Galeão". Os guardas fugitivos são caçados como feras e, por fim, presos. A Aeronáutica, em ação intimidatória, faz voos rasantes sobre o Palácio do Governo. Na noite de 23 de agosto, Getúlio reúne seu ministério, com a presença (não solicitada) de sua filha Alzira e a reunião se encerra sem consenso. Às duas da madrugada ouve-se um tiro e as pessoas mais próximas correm a tempo de assistir os últimos minutos de Getúlio, que morreu nos braços da filha e na presença de seu ministro Tancredo Neves. O suicídio de Getúlio colocou a todos na defensiva e impediu o golpe de estado em movimento. Novas tentativas seriam feitas em 1955, para impedir a candidatura de Juscelino Kubitschek e, quando este assumiu a Presidência, houve as revoltas de Aragarças e Jacareacanga, promovidas por oficiais do Exército e outras manifestações esporádicas de contestação, até que em 1964, aproveitando-se da fragilidade do governo João Goulart, tropas do Exército deram um golpe bem sucedido e os militares permaneceram no poder nos próximos 21 anos (1964-1985). Por ironia do destino, o poder voltou à sociedade civil com a eleição à Presidência, ainda quew por eleições  indiretas, de Tancredo Neves, o homem de confiança que assistiu os últimos momentos de Getúlio.

    1960 - Independência do Alto Volta atualmente chamado de Burquina Faso.
    1988 - As tropas soviéticas abandonam Kandahar, antiga capital do Afeganistão.
    1992 - Guerra dos Balcãs: o embaixador da Bósnia e Herzegovina denuncia nas Nações Unidas que os sérvios da Bósnia assassinaram 17 mil civis.
    1994 - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai decidem em Buenos Aires criar uma zona de livre comércio entre MERCOSUL e Bolívia.
    1995 - O secretário de Estado norte-americano, Warren Christopher, e o secretário vietnamita, Nguyen Manh Cam, firmam em Hanói a normalização das relações entre ambos países, após 20 anos.
    2005 - Entre os dias 5 e 6 de agosto, deu-se o maior assalto a banco da história do Brasil. Foram levados R$ 164.755.150,00 do cofre da agência do Banco Central do Brasil em Fortaleza - Ceará.
    2011 - Os Estados Unidos tiveram, pela primeira vez na sua história, a nota da dívida pública rebaixada de AAA para AA+, pela Standard & Poor's, devido à crescente dívida e do pesado déficit no orçamento.


    1199 - Rei Fernando III, "o Santo" (m. 1252).
    1813 - Ivar Aasen, linguista norueguês (m. 1896).

    1827 - Manoel Deodoro da Fonseca, primeiro Presidente do Brasil (m. 1892).

    1850 - Guy de Maupassant, escritor francês (m. 1893).

    1860 - Louis Wain, desenhista britânico (m. 1939).

    1862 - Joseph Merrick, "O Homem Elefante", portador da Síndrome de Proteus (m. 1890).
    1868 - Oskar Merikanto, compositor finlandês (m. 1924).

    1872 - Oswaldo Cruz, médico infectologista brasileiro (m. 1917).

    1906
        Wassily Leontief, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1973.
        John Huston, ator e diretor cinematográfico estadunidense (m. 1987).
    1912
        Henri Antoine Groués (Abbé Pierre), clérigo francês, criador do Movimento Emaús (m. 2007).

        Octavio Frias, publisher do jornal Folha de S. Paulo (m. 2007).

    1914 - José Cândido de Carvalho, membro da ABL, escritor brasileiro, autor de O coronel e o lobisomem (m. 1989).
    1923 - Roger Foulon, escritor belga (m. 2008).

    1929 - Nathália Thimberg, atriz brasileira.

    1930
        Richie Ginther, piloto norte-americano de corridas (m. 1989).

        Neil Armstrong, astronauta dos Estados Unidos, primeiro homem a pisar no solo lunar.

    1940
        Barros de Alencar, cantor e apresentador de televisão brasileiro.
        Antônio Miranda, professor e escritor brasileiro.
    1941
        Leonid Kizim, astronauta ucraniano.
        Airto Moreira, músico brasileiro.
    1943 - Leo Kinnunen, piloto finlandês de corridas.
    1955 - Eddie Ojeda, guitarrita norte-americano, da banda Twisted Sister.
    1957 - Cícero Lucena, político brasileiro.
    1962
        Patrick Ewing, jogador norte-americano de basquetebol.
        João Barone, músico brasileiro.
    1963 - Antonio Jorge Neto, piloto brasileiro de Stock Car.
    1965 - Scott William Winters, ator norte-americano.
    1966 - Jonathan Silverman, ator norte-americano.
    1968
        Colin McRae, piloto escocês de ralis (m. 2007).
        Marine Le Pen, política francesa.
    1970 - Konstantin Yeryomenko, jogador russo de futsal (m. 2010).
    1971 - Valdis Dombrovskis, político letão.
    1972 - Theodore Whitmore, ex-futebolista e treinador de futebol jamaicano.
    1974
        Antoine Sibierski, ex-futebolista francês.
        Julio César Enciso, ex-futebolista paraguaio.

    1976 - Marlene Favela, atriz mexicana, protagonista de um dos filmes de "O Zorro"

    1978
        Harel Levy, tenista israelense.
    1979
        José Fidalgo, modelo e ator português.
    1981 - Travie McCoy, cantor norte-americano.
    1982
        Michele Pazienza, futebolista italiano.
        Toni Doblas, futebolista espanhol.
        Bruno China, futebolista português.
        Erandir, futebolista brasileiro.
    1984 - Eurípedes Amoreirinha, futebolista português.

    1987 - Federica Pellegrini, nadadora italiana.


    642 - Osvaldo da Nortúmbria, Rei da Nortúmbria (n. 604).
    764 - Abel de Reims, santo irlandês.
    1179 - Sancha de Castela, rainha consorte de Castela (n. 1137).
    1875 - Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana
    1888 - Philip Sheridan, General estadunidense (n. 1831).

    1895 - Friedrich Engels, filósofo alemão (n. 1820).

    1897 - Albert Marth, astrônomo alemão (n. 1828).
    1929 - António Mendes Bello, 13° Patriarca de Lisboa (n. 1842).

    1955 - Carmen Miranda, atriz e cantora luso-brasileira.

    1957 - Heinrich Otto Wieland, vencedor do Prêmio Nobel de Química em 1927.
    1960 - Arthur Meighen, primeiro-ministro do Canadá.

    1962 - Marilyn Monroe, atriz estadunidense (n.1926).

    1984 - Richard Burton, ator britânico.

    1988 - Ralph Meeker, ator estadunidense (n. 1920).
    1991 - Soichiro Honda, fundador da Honda Motor Company.
    1998 - Otto Kretschmer, oficial alemão (n. 1912).
    2000 - Alec Guinness, ator britânico (n. 1914).
    2007 - Jean-Marie Lustiger, sarcedote católico francês (n. 1926).


    Dia da Vitória e o Dia Nacional de Ação de Graças da Croácia.
    Dia da independência de Burkina Faso.
    Dia Internacional da Cerveja

Brasil
    Feriado em Ribeirão das Neves, Minas Gerais - Dia da Padroeira Nossa Senhora das Neves
    Feriado em Rio Verde, Goiás - Aniversário da cidade.
    Feriado no estado da Paraíba - Fundação do Estado e dia da Padroeira Nossa Senhora das Neves. (Lei Estadual 3.489/67)
    Feriado em João Pessoa - Dia da Padroeira Nossa Senhora das Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.