segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Para os saudosistas, o novo fusca 2012, também no Brasil > Para os modernistas, a versão 4 portas

Atendendo aos anseios dos novos consumidores, será lançada uma versão em 4 portas, com visual adaptado às exigências aerodinâmicas, mas também haverá a versão tradicional em duas portas, com o visual antigo, mas com toda a mecânica modificada para garantir o mesmo conforto e funcionabilidade dos mais modernos veículos em circulação no mundo. Você terá contato físico com ele no próximo Salão do Automóvel, entre 24 de outubro e 4 de novembro, no Anhembi (SP). Saiba mais Mas já é possível dar um passeio virtual por ele, seja em vídeo, seja em fotos.



F U S C A   2012

Até que enfim o novo Fusca está pronto, deu trabalho, mas valeu a pena, o popular da VW está de volta...

Diferente do New Bettle que tem motor dianteiro e pertence a um segmento superior,
portanto, desnecessária a comparação entre os dois modelos.

O Novo Fusca (isso mesmo, chama-se Fusca mesmo!) traz um outro conceito, seria um carro da categoria dos compactos com menos de 4 metros e motor traseiro refrigerado a água (1.4 da Kombi, e talvez uma opção com motor elétrico, mas fica um projeto mais adiante) na faixa de preço de um Gol, inicialmente seria destinado ao mercado brasileiro.

Para melhor praticidade a tampa traseira abre por inteiro como em um hatch, uma abertura mais larga, mas um vinco oval lembra as linhas do Fusca, os leds tem um desenho de um besouro (claro que por ser um conceito dá pra brincar um pouco)
o motor fica embaixo e acima um pequeno porta-malas, não muito grande mas é razoável que complementa com um espaço extra no capô que compartilha o estepe. A entrada de ar atrás  da janela é estética  e lembra as que existiam nos modelos brasileiros dos anos 70, a utilizada para refrigeração do motor fica escondida no estribo.

A lente de vidro sobre os faróis não é circular, é levemente retangular,
seguindo o padrão atual da marca, mas abriga um canhão de formato cônico deixando a identidade mantida, o pisca também fica dentro deste domo,
a grade inferior abriga um discreto radiador para auxiliar a refrigeração do motor traseiro, método utilizado pela Kombi (de radiador não tão discreto)
de motor refrigerado a água.

A lanterna traseira de formato oval, lembra a dos fuscas dos anos 60. Quanto ao painel, um cone abriga um grande velocímetro, e nas saliências laterais o medidor de combustível e temperatura, a esquerda para versões mais equipadas o conta-giros,
ao centro do painel mais ao fundo um relógio analógico.

As saídas de ar são como em um periscópio de submarino a parte de trás do painel pode ser usada como um guarda volumes.

Para atender certas tendências atuais, a ideia para a versão 4 portas seria com portas suicidas sem coluna central. A versão pé-de-boi (claro que não sairia com esse nome, mas é só uma referência) teria motor 1.0 a um preço mais acessível.

Na versão GTi Bizorrão o motor é 1.6 ou 1.8ou algum outro importado da marca, mas externamente está aí.

Para a ira dos tradicionalistas, abaixo o Crossfusca, mas pensando bem é uma opção interessante para quem ainda guardava o fusquinha só para ir ao sítio. 

Os detalhes off-road são inspirados em modelos atuais
como a grade dianteira do Crossfox e o vinco lateral da Saveiro Cross.

Excluindo as versões GTi e Cross, os demais modelos custar entre 24 e 32 mil reais.
O Fusca é um carro de entrada, como o próprio nome da marca significa: Carro do Povo

HISTÓRIA DO VW Sedan (FUSCA)

A história do VW é longa, por isso abaixo um resumo.

As origens do VW Sedan se deram na década de 30, quando o ditador alemão Adolph Hitler pensava na idéia de financiar uma montadora de automóveis estatal, nesse tempo surgiu o nome do engenheiro Ferdinand Porsche que já chegou a trabalhar na Daimler-Benz mas em 1931 fundou seu próprio escritório.

A pedido de Hitler, Porsche e sua equipe criaram o VW Sedan (cujas linhas foram criadas pelo designer Erwin Komenda), influenciado nas novas linhas aerodinâmicas que surgiriam na década de 30 como as do Chrysler Airflow e principalmente o Tatra,
vários protótipos foram apresentados mas só em 1938 foi apresentada a forma definitiva, um compacto de linhas curvas e motor traseiro refrigerado a ar, inicialmente batizado de KDF era um carro simples, confiável e barato.

Por causa da segunda guerra a produção foi interrompida, sendo fabricadas versões militares (Kübelwagen, Kommandeurwagen e Schwimmwagen)
no lugar do sedan civil, com o fim da guerra em 1946 os britânicos retomaram a produção, mas logo depois em 1948 a presidência da VolksWagen passou para as mãos de Heinrich Nordhoff, a partir daí o VW conquistou o mundo.

O VW (Typ 1) passou a ser produzido em vários países como por exemplo Brasil e México, com o lançamento do Golf em  74 o VW sedan foi produzido na Alemanha até 1978.

Sua versátil plataforma deu origem a diversos modelos como o furgão Kombi
(ou Typ 2), o Typ 3 e Typ 4. (sedan, fastback e SW), o utilitário Typ 181 e o esportivo Karmann-ghia entre muitos outros. Um detalhe interessante foi que após uma reestilização o VW recebeu janelas laterais maiores, fato que não ocorreu no Brasil.
Nos EUA recebeu o apelido de Beetle.

O último Fusca foi produzido no México em 2003 com 21.529.464 unidades produzidas pelo mundo, mas em 1998 foi apresentado o New Beetle que era uma releitura do VW, apesar do motor dianteiro e pertencer a um segmento nada popular.

BRASIL - Apesar de importado desde 1953 o primeiro Fusca nacional surgiu em 1959
mas não se chamava Fusca, apenas VW Sedan e já contava com bom índice de nacionalização. Seu motor boxer refrigerado a ar tinha 1200 cm3. Dois anos depois ganhou um novo câmbio com marchas sincronizadas.

Em 1965 apresentava um teto solar como opcional, este logo recebeu o apelido de "Cornowagen". Nesse mesmo ano foi apresentada a versão super básica, o famoso "pé-de-boi", que concorria com o Gordini "Teimoso" e a DKW "Caiçara".

Em 1967 o motor teve a cilindrada aumentada para 1300 cm3 e algumas mudanças como o vidro traseiro maior, e o sistema elétrico mudou para 12 volts.
Nunca uma plataforma foi tão bem aproveitada, pois serviu de base para muitos modelos da marca como a Kombi, TL, Variant, 1600 Sedan, SP2, Karmann-ghia e Brasília, sem contar os vários foras-de-série que a utilizaram por décadas.

Em 1970 surge o Fuscão uma carroceria renovada e motor de 1500 cm3. O motor 1600 cm3 equiparia o modelo 1974, surgindo o 1600S Bizorrão, que se diferenciava pela faixa preta na tampa traseira.

Em 1978 novas melhorias como o bocal do tanque para fora do capô e em 1979 surge o Fusca com lanternas traseiras maiores, o famoso "Fafá de Belém", uma alusão aos "dotes" da cantora.

Para a década de 80 o Fusca ganha um novo painel e o nome "Fusca" é oficialmente nomeado pela marca, continuou até 1986 quando deixou de ser fabricado.

Em 1993 a VW relançou o Fusca, que já recebeu o apelido de "Fusca Itamar" devido aos pedidos do presidente na época, este possuía catalisador, pneus radiais, pára choques da cor do carro, novos bancos herdados do Gol, e cinto de 3 pontos. Em 1996 o Fusca finalmente encerra sua produção.

Em 2003 a VW importou alguns exemplares mexicanos, exclusivamente para colecionadores.

A origem do nome Fusca é uma incógnita e provavelmente surgiu da pronúncia alemã para Volks, fonéticamente era "Folks", aí com o tempo a brasileirou e virou Fusca. No Norte do Paraná, é comum a expressão "Fuque", cuja sonoridade corresponde, em inglês, a um solene palavrão.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.