sábado, 25 de agosto de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 26 de agosto de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

26 de agosto de 2012.
238º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 127 para acabar o ano.


Em 26/08/1498, a "Pietà" é encomendada a Michelangelo.
Esta obra é bem anterior à da Capela Sistina, cujo teto o artista começou a pintar somente em 1534. Michelangelo era sobretudo um escultor e sentia algum fastio pela pintura, então, Pietà é, em verdade a obra prima feita à sua imagem e semelhança, na qual o artista colocou não apenas o seu talento, como sua alma, registrando os próprios conflitos, angústias e indefinições com relação ao passado. Note-se, por exemplo que o Cristo da escultura tinha, na época da crucifixão, 33 anos de idade, mas a mãe, que o segura nos braços, tem a aparência de uma jovem adolescente. A imagem da Pietà de Michelangelo continua a esconder segredos que talvez nunca venham a ser nunca revelados. Para ver em tamanho grande, abra a imagem em janela separada. Aliando capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou então a sua mais acabada e famosa obra de escultura: a Pietá. O tema vem da Europa do Norte, a dor de Maria sobre o corpo morto do filho, mas Miguel Ângelo abandonou o realismo cruel típico do género em favor de uma visão idealizada. A Pietá foi a sua primeira grande obra escultórica. Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas. Nesta obra delicada o artista encontrou a solução ideal para um problema que preocupava os escultores do Primeiro Renascimento: a colocação do Corpo de Jesus Cristo morto no regaço de Maria. Para isso alterou deliberadamente as proporções: o Cristo é menor que a Virgem, que é para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu Filho, para não “sair” do esquema triangular. A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. Torna-se assim evidente a influência do “pathos” dos clássicos gregos. E o autor imaginou a juventude de Maria, objecções que erguem contra ele os seus críticos, como a sua expressão de pureza incorruptível. O requinte e o cuidado da modelação e o tratamento da superfície do mármore, polido como marfim, deram-lhe a reputação de uma das mais belas esculturas de todos os tempos. Importante como o autor conseguiu harmonizar a figura horizontal do Cristo, estendido sobre os joelhos da mãe, como que inserido entre suas amplas vestes, com a figura « vertical» de Maria. Miguel Ângelo tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, a única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA (T), ou seja, «Miguel Ângelo Buonarroti de Florença fez.» (“Em Latim”) Fonte do texto em verde > Códigos de Cultura


    55 a.C. - Júlio César invade a Bretanha.

    1429 - Joana d'Arc entra em Paris.

    1652 - Os holandeses vencem os ingleses na Batalha de Plymouth na Primeira Guerra Anglo-Holandesa.
    1769 - Francisco de Castro é autorizado a estabelecer uma fábrica de tecidos de linho em Abrantes.

    1789 - Revolução Francesa: é votada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão http://is.gd/pXR7E4 Para ver em tamanho grande, abra a imagem em janela separada.

    1889 - Fundação de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul.

    1914 - É Fundada a Sociedade Esportiva Palmeiras (Palestra Itália)

    1922 - Início da Batalha de Dumlupınar, última grande batalha da Guerra Greco-Turca de 1919-1922, parte da Guerra de Independência da Turquia.
    1957 - A União Soviética anuncia o teste realizado com sucesso de um míssil balístico intercontinental.
    1978 - É eleito Papa o cardeal Albino Luciani, que adota o nome de Papa João Paulo I, o 264º papa.
    2008 - A Rússia reconhece unilateralmente a independências das regiões georgianas da Abecásia e da Ossétia do Sul.


    1676 - Robert Walpole, primeiro-ministro britânico entre 1721 e 1742 (m. 1745).
    1728 - Johann Heinrich Lambert, matemático alemão (m. 1777).

    1743 - Antoine Lavoisier, químico francês (m. 1794).
Antoine Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de agosto de 1743 — Paris, 8 de maio de 1794) foi um químico francês, considerado o pai da química moderna. 
Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Além disso identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química. Célebre por seus estudos sobre a conservação da matéria, mais tarde imortalizado pela frase popular: 

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." Saiba mais




    1819
        Alberto de Saxe-Coburg-Gotha, marido e consorte da Rainha Vitória (m. 1861).
        Carlos Zeferino Pinto Coelho, advogado e dirigente político miguelista (m. 1893).

    1839 - Alfredo César de Andrade, pintor, arqueólogo e arquiteto português (m. 1915).
Alfredo César Reis Freire de Andrade (Lisboa, 26 de Agosto de 1839 — Génova, 30 de Novembro de 1915), foi um pintor e arquitecto português, naturalizado italiano.  Ainda jovem, pelos seus 15 anos, foi para Itália onde estudou pintura com Calame, tendo em Génova sido agraciado com o título honorífico de professor de Ornato, Perspectiva e Arquitectura. A sua obra foi influenciada por Fontesi, com quem contactou em França (1861). Alfredo de Andrade contribuiu largamente para o restauro do Castelo de Turim e do Castelo de Fenis. Devido ao seu profícuo trabalho, deixou-nos cerca de 50 quadros, 1500 desenhos e 10.000 desenhos de arquitectura. Os restos mortais do artista, encontram-se em Pavone, Itália. (Wikipedia)


    1873 - Lee De Forest, físico e inventor estado-unidense (m. 1961).
Lee De Forest (Council Bluffs, 26 de agosto de 1873 — Hollywood, 30 de junho de 1961) foi um físico e inventor estadunidense. 
Em 1907 De Forest patenteou a válvula tríodo, acrescentando ao diodo uma grade, para acelerar a circulação de elétrons, e desenvolveu um detector eletrolítico para ondas de rádio. No mesmo ano transmitiu programas musicais experimentalmente para a cidade de Nova York, sendo uma das primeiras transmissões comerciais conhecidas, e reconhecidamente com audiência, embora acadêmica. 
Em 1908 transmitiu sinais radiofônicos do alto da torre Eiffel, em Paris; esta transmissão experimental foi captada pelos postos militares da região, comprovando desta forma a possibilidade do rádio para fins bélicos.

    1880 - Guillaume Apollinaire, poeta e crítico de arte francês (m. 1918).
    1904 - Christopher Isherwood, escritor britânico (m. 1986).

    1906 - Albert Sabin, cientista polonês, naturalizado norte-americano (criador da vacina oral para a poliomielite) (m. 1993).
Sabin esteve várias vezes no Brasil, acompanhando pessoalmente o combate à poliomielite, tendo se casado em 1972 com a brasileira Heloísa Sabin. Centenas de escolas, hospitais, clínicas e instituições brasileiras levam o seu nome. O cientista recebeu do governo brasileiro, em 1967, a Grã-Cruz do Mérito Nacional. Saiba mais

    1909 - Jim Davis, ator norte-americano, famoso pelo papel de Jock Ewing na série "Dallas" (m. 1981).

    1910 - Madre Teresa de Calcutá, religiosa indiana, ganhadora do prêmio Nobel da Paz em 1979 (m. 1997).

    1914 - Julio Cortázar, escritor argentino de origem belga (m. 1984).
    1925 - Alain Peyrefitte, pensador, político e diplomata francês (m. 1999).
    1932 - Nonato Buzar, cantor, compositor e produtor musical brasileiro.
    1941 - Barbet Schroeder, cineasta francês.

    1943 - Dori Caymmi, músico brasileiro.

    1944 - Príncipe Ricardo, Duque de Gloucester.
    1946 - Dimitris Christofias, político cipriota.
    1957 - Cláudia Telles, cantora brasileira.
    1963 - Anthony Lazzaro, piloto norte-americano de corridas.
    1966 - Shirley Manson, cantora e guitarrista britânica.
    1967 - Kelly Madison, atriz norte-americana.
    1971
        Giuseppe Pancaro, ex-futebolista italiano.
        Thalía, atriz e cantora mexicana.
    1974 - Guilhermina Guinle, atriz brasileira.
    1976 - Amaia Montero, cantora e compositora espanhola (La Oreja de Van Gogh).
    1978 - Pablo Guiñazú, futebolista argentino.
    1980 - Macaulay Culkin, ator norte-americano.
    1984 - Cícero Santos, futebolista brasileiro.
    1986
        Davide Rigon, piloto italiano de corridas.
        Cassie, ex-modelo e cantora norte-americana.
    1992 - Yang Yilin, ginasta chinesa.


    1551 - Margarida Leijonhufvud, esposa do rei Gustavo I da Suécia (n. 1516)
    1723 - Antoni van Leeuwenhoek, microbiologista neerlandês (n. 1632)
    1953 - José Hipólito Vaz Raposo, advogado, escritor, historiador e político monárquico português (n. 1855) 

    1973 - Cagliostro, ocultista italiano.
Foi preso pela Inquisição em 1791 no Castelo Sant'Ângelo, acusado de heresia, bruxaria e prática ilegal da maçonaria. Após 18 meses de deliberações a Inquisição sentenciou Cagliostro à morte, pena que foi trocada pelo Papa, por uma sentença de prisão perpétua. Cagliostro tentou fugir, mas foi preso novamente e transferido para a solitária no castelo de São Leo, perto da cidade de Montefeltro, onde ele morreu em 26 de agosto de 1795. A notícia de sua morte não foi acreditada por toda a Europa e, somente quando Napoleão fez um relato pessoal do acontecido, Cagliostro foi aceito como morto de fato. Cagliostro, pouco depois de ouvir sua sentença de morte, escreveu: “Sono un cavaliere errante. Non sono di alcuna epoca né di alcun luogo, al di fuori del tempo e dello spazio, il mio essere spirituale vive la sua eterna esistenza e, se immergendomi nel mio pensiero risalgo il corso delle età, se distendo il mio spirito verso un modo d’esistenza lontano da quello che voi percepite, divengo colui che desidero."  
Cagliostro é considerado por seus adeptos uma das maiores figuras do ocultismo, apesar de tachado por muitos de um simples charlatão. Muitas histórias surgiram a seu respeito, o que serviu apenas para obscurecer os verdadeiros fatos de sua vida. (Wikipedia)



    1980 - Tex Avery, animador norte-americano (n. 1908).
    1988 - Carlos Paião, cantor, autor e compositor português.
    2004 - Laura Branigan, cantora e atriz americana, conhecida mundialmente pelos sucessos "Gloria", "Self Control" e "Ti Amo".
    2009 - Edward Kennedy, politíco estadunidense, irmão mais novo do presidente John Kennedy.
    2009 - Abdul Aziz al-Hakim, teólogo e político iraquiano (n. 1950).


Brasil

    Aniversário de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

    Inauguração do estádio de futebol Governador Alberto Tavares Silva, em Teresina, Piauí em 1973

Malásia

    Dia da Independencia da Malásia - Evento local e Nacional

Namíbia

    Dia da Namíbia - Evento local e nacional.

Turquia

    Dia das Forças Armadas na Turquia (feriado)

Internacional

    Dia Internacional da Igualdade da Mulher

    Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.