sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Em Porto Alegre (RS), a exposição "Novas Aquisições da Pinacoteca Aldo Locatelli"



A exposição “Novas Aquisições” traz a público uma parte significativa das duzentas obras incorporadas à Pinacoteca Aldo Locatelli nos últimos quatro anos, resultado do esforço para delinear um panorama, o mais vasto e autêntico possível da memória artística porto-alegrense. Este processo derivou de uma análise da coleção, considerando a sua história e a necessidade de reforçar identidades e alteridades. Nomes significativos no campo artístico local agora suprem lacunas no acervo ao mesmo tempo em que evidenciam a importância da memória para a invenção do futuro.

De longa tradição em Porto Alegre, a gravura foi um gênero em destaque nas doações, tanto dos artistas como dos colecionadores Renato Rosa e Luiz Carlos Lisboa. O marchand e o jornalista concederam significativos lotes de gravuras, pinturas e desenhos, indicativos de uma profícua vivência no âmbito artístico da Cidade. Por outro lado, a fotografia – constante na arte contemporânea – embora timidamente representada na Pinacoteca, também recebeu um incremento considerável de modo que o gênero passa agora a constituir outra vertente-chave do acervo.

Paradoxalmente, a inserção de artistas consagrados ocorre em paralelo à produção de jovens de destacada atuação no cenário contemporâneo. Sob esta perspectiva, a Pinacoteca se afirma como um espaço onde as linguagens se chocam e se cruzam, desenvolvendo heterogeneidades frente ao olhar e à memória do espectador. É precisamente o valor de memória o atributo recorrente das obras expostas.

Artistas, familiares e colecionadores, através de generosas doações, compartilharam com a Pinacoteca Aldo Locatelli a responsabilidade devida às gerações passadas e futuras de preservar esta inquietante herança cultural, a obra de arte. Inquietante, pois, por mais que sejam organizadas mostras a partir de determinados conceitos, haverá sempre um excedente de significado nas obras, transcendendo interpretações fechadas, abrindo espaço a novas reflexões e memórias.

De 3 de agosto até 28 de setembro de 2012
Segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h

 Paço dos Açorianos
Praça Montevidéu, 10
Centro Histórico – Porto Alegre
Telefone (51) 3289-3735 –

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.