quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 3 de agosto de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

3 de agosto de 2012.
216º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 150 dias para acabar o ano.


Em 03/08/2004, morre Henri Cartier-Bresson, fotógrafo francês (n. 1908).
Henri Cartier-Bresson (22 de agosto de 1908, Chanteloup-en-Brie, França — 3 de agosto de 2004, Cereste, França) foi um dos mais importantes fotógrafos do século XX, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo.  Em 1947, Cartier-Bresson fundou a agência fotográfica Magnum junto com Bill Vandivert, Robert Capa, George Rodger e David Seymour "Chim". Começou também o período de desenvolvimento sofisticado de seu trabalho. Revistas como a Life, Vogue e Harper's Bazaar contrataram-no para viajar pelo mundo e registrar imagens únicas. Da Europa aos Estados Unidos da América, da Índia à China, Bresson dava o seu ponto de vista especialíssimo. Tornou-se também o primeiro fotógrafo da Europa Ocidental a registrar a vida na União Soviética de maneira livre. Fotografou os últimos dias de Gandhi e os eunucos imperiais chineses, logo após a Revolução Cultural.


Em 03/08/1856, nasce o pintor Aurélio de Figueiredo, irmão do igualmente pintor Pedro Américo.

Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo (Areia, 3 de agosto de 1856 — Rio de Janeiro, 9 de abril de 1916) foi um escultor, pintor, desenhista, caricaturista e escritor brasileiro.  Era irmão mais jovem do pintor Pedro Américo.  Sua mais célebre obra foi pintada em 1905 e intitulada A ilusão do terceiro reinado, que representa o baile da Ilha Fiscal, último grande evento do Império do Brasil.

Também foi o autor da letra do hino da Paraíba.



08031899 – birth Em 03/08/1899, nasce o pintor Murilo La Greca
Murillo La Greca (Palmares, 3 de agosto de 1899 — Recife, 1985) foi um pintor e professor brasileiro. No Recife, exerceu atividade de professor da Escola de Belas Artes, instituição que ajudou a formar. Nesta época teve seu trabalho desprestigiado por gerações de artistas mais jovens, seguidores das novidades preconizadas pelas vanguardas modernistas, o que o fez afastar-se das lides artísticas por muito tempo, e deixando de promover exposições. Apesar disso, esse foi o período em que ele produziu alguns de seus trabalhos mais famosos, como Primeira aula de Medicina, encomendado pela Universidade Federal de Pernambuco e os retratos do engenheiro Vauthier e do Conde da Boa Vista, para a sede do Teatro de Santa Isabel. Destacou-se por pintar temas históricos, sendo um de seus quadros mais famosos O fuzilamento de Frei Caneca (abaixo). Saiba mais


Em 03/08/1901, nasce a pintora Hilda Campofiorito

Hilda Eisenlohr Campofiorito (Rio de Janeiro, 3 de agosto de 1901 — Niterói, 16 de janeiro de 1997) foi uma pintora, desenhista, ceramista, tapeceira e designer de jóias brasileira.  Era casada com o também pintor Quirino Campofiorito, nora de Pietro Campofiorito e mãe de Italo Campofiorito, ambos arquitetos.




    1492 - Zarpa de Palos de la Frontera, Espanha, a frota comandada por Cristóvão Colombo que chegaria à América em 12 de outubro.

    1500 - Assassinato de Afonso de Biscegli, marido de Lucrécia Bórgia.

    1589 - Enrique de Navarra é coroado rei da França, após o assassinato de Enrique III.
    1645
        Batalha do Monte das Tabocas, Brasil (Guerra Holandesa).
        Segunda Batalha de Nördlingen, durante a Guerra dos Trinta Anos.
    1680 - O duque Leopoldo da Áustria sitia a fortaleza do ducado de Julich, em nome do Santo Império Romano.
    1767 - Tropas da Birmânia invadem o Sião (a atual Tailândia).
    1881 - Tropas britânicas ocupam a cidade de Suez, no Egipto.
    1906 - Um tratado entre os governos britânico e chinês é assinado em Pequim, estabelecendo que ambos os países se comprometem a respeitar a independência do Tibet.
    1912 - A Turquia concede uma autonomia limitada à Albânia.

    1914 - França, Bélgica e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha, iniciando a Primeira Guerra Mundial. O estopim foi o assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em 28 de junho. Até 3 de agosto, todas as potências entram na guerra, menos a Itália.
A Primeira Guerra Mundial (1914-198) foi o último conflito de grandes proporções a utilizar trincheiras para o abrigo de soldados e, por outro lado, foi o ponto de transição das carroças de transporte para os veículos motorizados. Já na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) as trincheiras se tornaram uma inutilidade, como o prova a Linha Maginot  francesa. Nesta, o ponto alto foi a mobilidade, com caminhões transporte, tanques de guerra e aviões. A transição final, nos dias de hoje foi para os mísseis teleguiados, mas não se eliminou a presença dos soldados da Infantaria para a ocupação dos territórios conquistados.

    1920 - O tenente Guilherme Paraense ganha, nas Olimpíadas da Antuérpia, a primeira medalha de ouro brasileira na história dos Jogos Olímpicos, na prova de tiro com revólver a 30 metros.

    1928 - A primeira transmissão mundial de uma televisão em cores é feita em Londres, na Inglaterra.

    1940
        Segunda Guerra Mundial: tropas italianas iniciam a conquista da Somália inglesa.
        A URSS anexa os estados bálticos.
    1944 - Segunda Guerra Mundial: tropas aliadas libertam Bruxelas.
    1947 - Holandeses e indonésios aceitam o cessar-fogo na Indonésia, após pedido da ONU.
    1952 - Fim dos Jogos Olímpicos de Helsinki, nos quais a URSS participa, como União, pela primeira vez, após a participação como Rússia há 40 anos.
    1957 - Proclamação da independência da Malásia.

    1958 - O submarino Nautilus, dos Estados Unidos, propulsionado por combustível atômico, realiza a primeira navegação na história abaixo da camada de gelo do Pólo Norte.

    1967 - A Venezuela se incorpora à Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC). Foi uma tentativa de unir o comércio dos países latino americanos, sem grandes resultados, pela grande diferença de interesse entre os participantes.
    1969 - Sangrentos conflitos em Belfast, que duram 16 dias.
    1975 - Um avião comercial fretado cai em Agadir, Marrocos, e 188 pessoas morrem.
    1977
        Morrem 150 mineiros na explosão de uma mina em Moçambique.

        A escritora Rachel de Queiroz é a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras.

    1979 - Golpe de Estado militar em Guiné Equatorial contra o presidente Macías, cometido por seu sobrinho e ministro de Defesa, Teodoro Obiang Nguema.
    1980 - Fim dos Jogos Olímpicos de Moscou, boicotados pelos Estados Unidos e por um amplo grupo de países ocidentais, em protesto pela invasão soviética ao Afeganistão.
    1981 - Um golpe militar derruba o presidente da Bolívia, general Luis García Meza, substituído por uma Junta Militar presidida pelo general Celso Torrelio.
    1984 - Primeira greve geral na Argentina contra o governo do presidente Raúl Alfonsín.
    1985 - Morrem 130 dos 160 ocupantes de um avião que explodiu no aeroporto de Dallas (EUA).
    1987 - Forças navais iranianas iniciam as manobras "Martirio", que eram ataques suicidas contra navios civis ou militares no Golfo Pérsico.

    1988 - O fim da censura e da tortura, além da liberdade de expressão intelectual e de imprensa no Brasil, é aprovado pela Assembléia Nacional Constituinte.

    1989 - Ali Akbar Hashemi Rafsanjani torna-se presidente do Irã.
    1992 - Os presidentes da Rússia e da Ucrânia concordam em colocar a frota do Mar Negro sob comando conjunto.

    1994 - O Parlamento israelense aprova o acordo realizado em Washington no dia 26 de julho deste ano, no qual Israel e Jordânia põem fim a 46 anos de estado de guerra.
A Jordânia foi o segundo país árabe a reconhecer a existência do Estado de Israel, já que o Egito havia feito esse reconhecimento anos antes. Os demais Estados árabes permaneceram em estado de beligerância, mas a aproximação da Jordânia foi importante no difícil processo de paz, já que uma parcela importante dos palestinos, sem território pátrio, moravam nesse país. A aproximação com Egito e Jordânia é de extrema importância estratégica, já que os dois países fecham as fronteiras ao Sul de Israel, um ao Sudoeste e o outro ao Sudeste.

        Terroristas islâmicos, vestidos como agentes policiais, matam a tiros três guardas militares franceses e dois funcionários consulares quando tentavam colocar uma bomba no complexo diplomático em Argel.
    1996 - Atentado terrorista no metrô de Paris.
    1997 - O aiatolá Ali Khamenei, máximo líder espiritual do Irã, confirma no comando do Estado o presidente eleito, Mohamed Khatami.

    2000 - A União Européia inicia a discussão de um caso contra a empresa norte-americana Microsoft, alegando que a companhia aplicava uma discriminação na concessão de licenças e negava-se a fornecer informações essenciais sobre seu sistema operacional Windows.

    2001 - A empresa norte-americana Citigroup compra a maioria do capital da Banamex-Accival e se torna o grupo financeiro mais importante do México.


    1654 - Carlos I de Hesse-Cassel, landegrave de Hesse-Cassel (m. 1730)
    1748 - Ricardo Franco de Almeida Serra, militar português patrono do Quadro de Engenheiros Militares do Exército Brasileiro.
    1902 - Genolino Amado, escritor, professor e jornalista brasileiro, Imortal na Academia (m. 1989).
    1903 - Habib Bourguiba, político tunisiano (m. 2000).

    1907 - General Ernesto Geisel, 32º Presidente do Brasil (m. 1996).
Escolhido pelo Sistema para a sucessão do presidente Médici, teve a difícil missão de iniciar a distensão política, na longa transição para a volta do regime democrático. Com esse fim, usou, o quando foi possível,  os poderes do draconiano Ato Institucional nº 5, mas extinguiu esse Ato ao final de seu governo, impedindo que seu sucessor (João Batista de Figueiredo) tivesse nas mãos os poderes de exceção. Como medida exemplar, destituiu o comandante do 2º Exército, general Ednard, após o assassinato, nas dependências do DOI-CODI, do jornalista Wladimir Herzog e do operário Manoel Fiel Filho. Mas, com um moralismo protestante arcaico, retirou da circulação livros que considerava atentatórios à moral e retirou de cartaz filmes que hoje seriam exibidos pela TV até na sessão da tarde. No balanço geral, seu governo foi importante para a transição política e o fim do regime militar.

    1920 - P. D. James, escritora britânica.
    1934 - Jonas Savimbi, líder da UNITA (m. 2002).
    1935 - Georgi Shonin, cosmonauta russo (m. 1997).
    1940 - Martin Sheen, ator estadunidense.
    1948 - Jean-Pierre Raffarin, político francês.
    1951 - Tony da Gatorra, instrumentista brasileiro.
    1952 - Osvaldo Ardiles, ex-futebolista e treinador de futebol argentino.
    1958 - Lambert Wilson, ator francês.
    1959
        Diamantino Miranda, ex-futebolista português.
        Koichi Tanaka, químico japonês, ganhador do Prêmio Nobel em 2002.
    1961 - Carlos Careqa, cantor e ator brasileiro.
    1962 - Maurice Malpas, treinador e ex-futebolista escocês.
    1963 - James Hetfield, músico do grupo norte-americano Metallica.
    1964 - Lucky Dube, cantor de reggae sul-africano (m. 2007).
    1966 - Greg Ray, automobilista norte-americano, campeão da IRL em 1999.
    1972 - Pimentel, ex-futebolista brasileiro.

    1973 - Isabel Fillardis, atriz brasileira.

1973 - Andréia Faria, atriz brasileira.

    1976 - Régis, futebolista brasileiro.
    1977 - Rui Silva, atleta português.

    1978 - Suzana Alves, atriz brasileira.

    1986 - Charlotte Casiraghi, filha da Princesa Caroline de Mônaco.

    1989
        Allan do Carmo, nadador brasileiro.
        Sam Hutchinson, futebolista inglês.
        Jules Bianchi, automobilista francês.
    1990 - Tobias Hegewald, piloto alemão de automobilismo.
    1991 - Mayra Aguiar, judoca brasileira.


    1780 - Étienne Bonnot de Condillac, filósofo (n. 1715).
    1939 - Políbio Gomes dos Santos, poeta português (n. 1911).
    1983 - Carolyn Jones, atriz estadunidense (n. 1930).
    2002 - Linneu Dias, ator, cineasta, dramaturgo e escritor brasileiro (n. 1928).
    2006 - Elisabeth Schwarzkopf, soprano alemã (n. 1915)
    2008 - Aleksandr Solzhenitsyn, escritor russo (n. 1918).


Brasil
    Aniversário da cidade de Vitória de Santo Antão (Pernambuco).
    Aniversário da cidade de Nerópolis, interior de Goiás.

Níger
    Dia da Independência do Níger (1960).

Santos do dia
    Santo Eufrônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.