terça-feira, 14 de agosto de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 15 de agosto de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

15 de agosto de 2012.
228º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 138 dias para acabar o ano.


Em 17/08/1967, morre René Magritte, pintor surrealista belga (n. 1898).
René François Ghislain Magritte (Lessines, 21 de Novembro de 1898 ― Bruxelas, 15 de Agosto de 1967) foi um dos principais artistas surrealistas belgas, ao lado de Paul Delvaux. Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a se envolver nas atividades do grupo surrealista, tornando-se grande amigo dos poetas André Breton e Paul Éluard e do pintor Marcel Duchamp. Quando a Galerie la Centaure fechou e seu contrato encerrou, Magritte retornou a Bruxelas. Permaneceu na cidade mesmo durante a ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho foi exposto em 1936 na cidade de Nova York, Estados Unidos, e em mais duas exposições retrospectivas nessa mesma cidade, uma no Museu de Arte Moderna, em 1965, e outra no Metropolitan Museum of Art, em 1992. Magritte morreu de câncer e foi enterrado no Cemitério Schaarbeek, em Bruxelas. Saiba mais

Em 15/08/1845, nasce Walter Crane, pintor e desenhador britânico (m. 1915).
Walter Crane (Liverpool, 15 de Agosto de 1845 — Londres a 14 de Março de 1915) foi um ilustrador e pintor inglês. 
Foi membro do Arts and Crafts, tendo exercido grande influência sobre o design gráfico e ilustração. Crane também é conhecido pelas suas ilustrações para livros infantis. (Wikipedia)

Em 15/08/1909. nasce o pintor Alfredo Rizzotti, do Grupo Santa Helena.
Alfredo Rullo Rizzotti (Serrana, 15 de agosto de 1909 — São Paulo, 12 de maio de 1972) foi um pintor, desenhista e decorador brasileiro. Antes de se dedicar à arte, foi torneiro mecânico, mecânico de automóveis e fresador. Viveu em Turim, na Itália, de 1924 a 1935, onde cursou a Accademia Albertina. A partir de 1937 passou a integrar o Grupo Santa Helena, do qual faziam parte Francisco Rebolo, Mario Zanini, Humberto Rosa, Fulvio Penacchi, Clóvis Graciano, Manuel Martins e Alfredo Volpi, todos artistas de origem proletária que praticavam pintura, desenho e modelo vivo nas horas livres. De 1946 a 1961 pintou muito pouco em consequência de uma intoxicação por tinta. (Wikipedia) 


    778 - A Batalha de Roncesvales (Espanha, divisa com a França), em que Rolando é morto.
A Batalha de Roncesvales foi uma batalha travada em 778 na qual a retaguarda do exército do rei franco Carlos Magno foi dizimada por um ataque de guerreiros vascones. O enfrentamento ocorreu próximo à localidade de Roncesvales (Roncesvalles em castelhano, Roncevaux em francês, Orreaga em basco), localizada em Navarra, próximo à atual fronteira entre Espanha e França. 
Entre os francos mortos na batalha figurava Rolando, prefeito da marca da Bretanha e comandante da retaguarda de Carlos Magno. Esse fato é conhecido através da Vita Caroli Magni, a biografia de Carlos Magno escrita por Eginhardo por volta de 830. Essa biografia e os Anais Reais carolíngios são as únicas fontes documentais contemporâneas da batalha. 
Ao longo da Idade Média, a batalha de Roncesvales foi objeto de recriações literárias por parte dos jograis e poetas. Nessas obras o exército que ataca os guerreiros francos não está composto por vascones mas sim por mouros muçulmanos, o que se explica pelo contexto em que foram escritas, em plena época da Reconquista e das Cruzadas. A mais antiga das obras a referir-se à batalha é A Canção de Rolando, uma canção de gesta escrita em francês antigo por volta de 1100. (Wikipedia)

    927 - Os Sarracenos invadem e destroem Tarento, na Itália.
    982 - Otão II é derrotado pelos Sarracenos na batalha de Capo Colonna, na Calábria.
    1018 - Eustathios Daphnomeles, general bizantino, captura Ivatz da Bulgária e encerra a resistência búlgara contra a conquista da Bulgária pelo imperador Basílio II.

    1040 - Rei Duncan I é morto em batalha pelo seu primo Macbeth, que o sucedeu como Rei da Escócia. Já em 1057, o Rei Macbeth é morto na Batalha de Lumphanan pelas tropas de Malcolm III.
Levada ao teatro por Shakespeare, Macbeth é uma tragédia sobre um regicídio e suas consequências. É a tragédia shakespeariana mais curta, e acredita-se que tenha sido escrita entre 1603 e 1606, com 1607 como a última data possível. O primeiro relato de uma performance da peça é de abril de 1611, quando Simon Forman registrou tê-la visto no Globe Theatre, em Londres. A obra foi publicada pela primeira vez no Folio, de 1623, possivelmente a partir de uma transcrição de alguma performance específica. As principais fontes de Shakespeare para a tragédia são os relatos dos reis Duff e Duncan nas Crônicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda, de 1587), uma história das Ilhas Britânicas familiar a Shakespeare e seus contemporâneos, e pelos escritos do filósofo escocês Hector Boece. Nos mundo teatral anglófono, muitos acreditam que a peça é "amaldiçoada", e nem mesmo mencionam seu nome em voz alta, referindo-se a ela como "The Scottish play" ("A peça escocesa"). (Fonte: Wikipedia)

    1185 - A cidade caverna de Vardzia é consagrada pela rainha Tamara I da Geórgia.
    1261 - Miguel VIII Paleólogo é coroado Imperador Bizantino em Constantinopla.
    1430 - Francesco Sforza, duque de Milão, conquista Lucca.

    1517 - Primeiro contato direto da Europa com a China: uma armada de sete navios portugueses comandada por Fernão Pires de Andrade encontra-se com oficiais chineses no delta do Rio das Pérolas.
O capitão Fernão Pires de Andrade (também referido como Fernão Peres de Andrade; (? - Setembro 1523))[1] foi um mercador português, farmacêutico e diplomata oficial sob ordens do governador de Malaca Afonso de Albuquerque. O seu contacto com a dinastia Ming em 1517 — após contactos iniciais por Jorge Álvares e Rafael Perestrelo em 1513 e 1516, respectivamente — marcou o início dos contactos directos comerciais e diplomáticos da Europa com a China. Apesar da missão ter sido inicialmente um sucesso, levando a embaixada directamente a Pequim, as relações deterioraram-se devido a acontecimentos que geraram uma impressão muito negativa dos portugueses na China. Estes incluíram actos de seu irmão Simão, e rumores sobre os portugueses aliados a factos reais da conquista de Malaca, então um estado tributário da Dinastia Ming. O comércio e relações regulares entre Portugal e a dinastia Ming ocorreriam apenas no fim da década de 1540 e por fim com o estabelecimento do domínio português em Macau em 1557. 
Fernão Pires de Andrade era referido como um "Folangji" (佛郎機) nos arquivos dinásticos Ming. Folangji de Franques ou Francos, o nome genérico pelo qual os muçulmanos se referiam aos europeus desde as cruzadas, que declinou no termo indiano e sul asiático ferengi. Os chineses adoptaram este termo. (Wikipedia)

    1519 - A Cidade do Panamá, Panamá, é fundada.

    1534 - É fundada a ordem dos Jesuítas, a Companhia de Jesus.
A Companhia de Jesus é uma consequência das resoluções do Concílio de Trento, que deram início à contra reforma, em oposição à reforma religiosa de Martinho Lutero. Nesse mesmo contexto se insere o surgimento do Barroco, estilo de arte que abandonava o humanismo da Renascença para voltar às origens católicas do Românico e do Gótico. A diferença é que nestes dois estilos anteriores ao Renascimento, o artista era tratado como artífice e seu nome ignorado, sendo que as identidades só foram sendo resgatadas pelos recibos arquivados nas igrejas. Também, naquela época, a pintura era exclusivamente religiosa e proselitista, enquanto o Barroco avançou nos conceitos, misturando o religioso ao profano, embora este último apareça em escala muito reduzida. Mas foi o Barroco que representou o período de ouro da pintura holandesa, revelando nomes como Reembrendt e Vermeer. Leia sobre o Barroco no Brasil

    1537 - Fundação de Assunção, capital do Paraguai, pelo explorador espanhol Juan de Salazar y Espinoza.
    1654 - Fundação de Sorocaba pelo bandeirante Baltazar Fernandes.

    1823 - Adesão do Pará à Independência do Brasil.
Entre a proclamação e o reconhecimento da Independência, o Brasil viveu dois longos anos de atritos com Portugal e de guerras internas contra os portugueses que insistiam manter sua fidelidade à coroa portuguesa. O fim do litígio só ocorreu em 1824, pela interferência da Inglaterra, que mediou um acordo e, de quebra, consolidou sua presença no Brasil.

    1824 - Escravos libertos do Estados Unidos fundam a Libéria.

    1863 - Começa a Guerra anglo-satsuma entre o Domínio de Satsuma do Japão e o Reino Unido.

    1910 - O Papa São Pio X com a Bula Papal Praedecessorun Nostrorum eleva a Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul à Arquidiocese de Porto Alegre e cria a Diocese de Pelotas, Diocese de Santa Maria e a Diocese de Uruguianana no Rio Grande do Sul.

    1914 - É inaugurado oficialmente o Canal do Panamá
    1939 - Estreia de O Mágico de Oz.
    1947 - Independência da Índia.

    1948 - A Coreia é dividida em duas a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, separadas pelo paralelo 38º N. 
A questão coreana entra no contexto da guerra fria entre os Estados Unidos de um lado, e a União Soviética de outro, pelo estabelecimento de zonas de influência em pontos estratégicos militares e políticos ao redor do mundo. Foi assim que formaram-se as duas Alemanhas, as duas Chinas, as duas Coreias e, mais tarde, os dois Vietnãs. Pouco tempo depois da divisão das Coreias, eclode a guerra, com o Sul apoiado pelos Estados Unidos e o Norte apoiado pela União Soviética. O Paralelo 38 ficou sendo bastante familiar no cotidiano das pessoas comuns em todo o mundo e, no Brasil, o jornal "A Gazeta" tinha até uma coluna com esse nome.

    1960 - A República do Congo declara a sua independência da França.
    1965 - Os Beatles fazem a sua famosa apresentação no Shea Stadium

    1969 - Abertura do Festival de Woodstock, uma das manifestações mais populares e descontraídas da música popular.

    1974 - Atentado na Coreia do Sul contra o presidente Park Chung-hee, no qual morre sua mulher.
    2005 - Um acordo de paz entre o governo da Indonésia e os rebeldes separatistas de Aceh é assinado.
    2007 - Um Terremoto abala o Peru, deixando pelo menos 500 mortos.


    1171 - Rei Afonso IX de Leão (m. 1230).

    1195 - Santo António de Lisboa, santo católico português (m. 1231). É o mesmo Santo Antonio de Pádua, nosso velho conhecido, cujas festas se realizam, por tradição, no mês de junho, com São João e São Pedro.

    1432 - Luigi Pulci, poeta italiano (m. 1484).
    1591 - Luísa de Marillac, educadora, religiosa e santa católica (m. 1660).

    1769 - Napoleão Bonaparte, general e imperador francês (m. 1821).

    1771 - Walter Scott, escritor britânico (m. 1832).
    1803 - Domingo Nieto, político peruano (m. 1844).
    1807 - Jules Grévy, político francês (m. 1891).

    1825 - Bernardo Guimarães, escritor brasileiro (m. 1884).

    1849 - Dom Antônio Manoel de Castilho Brandão, bispo brasileiro (m. 1910).
    1859 - Charles Comiskey, importante figura de beisebol estadunidense (m. 1931).
    1863 - Alexei Krylov, engenheiro naval russo (m. 1945).
    1867 - Anathon Aall, filósofo norueguês (m. 1943).
    1886 - António Silva, ator português (m. 1970).
    1890 - Elizabeth Bolden, supercentenária norte-americana (m. 2006).
    1892 - Louis de Broglie, físico francês, ganhador do nobel da física em 1929 (m. 1987).
    1896 - Gerty Theresa Cori, bioquímica tcheca, ganhadora do Nobel de Fisiologia/Medicina (m. 1957).

    1900 - Joaquim Rolla, construtor do Palácio Quitandinha, em Petrópolis (m. 1972).

    1917 - Óscar Romero, religioso salvadorenho (m. 1980).
    1922 - Carlo Maria Cipolla, historiador italiano (m. 2000).
    1925 - Oscar Peterson, pianista canadense (m. 2007).
    1940 - Gudrun Ensslin, guerrilheira alemã (m. 1977).
    1945 - Alain Juppé, político francês.
    1948 - Patrice Rio, ex-futebolista francês.

    1949 - Glória Maria, jornalista e apresentadora de televisão brasileira.

    1950 - Anne, Princesa Real, filha da Rainha Elizabeth II do Reino Unido.
    1952 - Bernard Lacombe, ex-futebolista francês.
    1955 - Anne Marie Pohtamo, ex-modelo finlandesa.
    1961 - Leandro, cantor brasileiro de música sertaneja, que integrou a dupla Leandro & Leonardo (m. 1998).
        Valeriy Levonevskiy, ativista político e social bielorrusso, empresário, antigo preso político.
    1964 - Debi Mazar, atriz norte-americana.
    1968 - Debra Messing, atriz norte-americana.
    1969 - Carlos Roa, ex-futebolista argentino.
    1972 - Ben Affleck, ator norte-americano.
    1973
        Adam "Atom" Willard, baterista estadunidense.
        Alexandre, ex-futebolista brasileiro.
    1974 - Natasha Henstridge, atriz e modelo canadense.
    1976 - Boudewijn Zenden, futebolista holandês.
    1978
        Lilia Podkopayeva, ginasta ucraniana.
        Kerri Walsh, jogadora norte-americana de vôlei de praia.
    1979
        Carl Edwards, piloto norte-americano da NASCAR.
        Tong Jian, patinador artístico chinês.
    1981
        Fahel, futebolista brasileiro.
        Brendan Hansen, nadador americano.
    1983
        Jancarlos, futebolista brasileiro.
        Alain Cantareil, futebolista francês.
    1987 - Ricardo Bueno, futebolista brasileiro.
    1989
        Belinda Peregrín Schull, cantora e atriz espanhola, naturalizada mexicana.
        Joe Jonas, cantor norte-americano da banda Jonas Brothers.
        Carlos Pena Jr., integrante da banda Big Time Rush.

    1990 - Jennifer Lawrence, atriz norte-americana.

    1993 - Diana Chelaru, ginasta romena.


    42 - Virgem Maria, Nossa Senhora, mãe de Jesus segundo a tradição da Igreja teria "dormido" e ressuscitado sendo elevada ao Céu em corpo e alma pelos anjos.

    258 - São Tarcísio de Roma, padroeiro dos coroinhas, acólitos e ministros extraordinários da sagrada Eucaristia.
    778 - Rolando, comandante dos francos.

    1057 - Macbeth, rei da Escócia, assassinado.

    1118 - Aleixo I Comneno, imperador bizantino.
    1464 - Papa Pio II (n. 1405).
    1728 - Marin Marais, violista, gambista e compositor francês de música erudita (n. 1656)
    1764 - João de São José de Queirós, 4º Bispo do Pará (n. 1711)
    1860 - Juliana de Saxe-Coburgo-Saalfeld, Grã-duquesa da Rússia, esposa do Grão-duque Constantino Pavlovich e tia da Rainha Vitória (n. 1781)

    1909 - Euclides da Cunha, escritor jornalista brasileiro (n. 1866). Ficou conhecido por seu livro "Os Sertões", narrando a odisseia de Canudos.
O episódio que originou a morte ficou conhecido como a "Tragédia da Piedade" Sua esposa, mais conhecida como Anna de Assis, tornou-se amante de um jovem tenente, 17 anos mais novo do que ela, chamado Dilermando de Assis. Ainda casada com Euclides, teve dois filhos de Dilermando. Um deles morreu ainda bebê. O outro filho era chamado por Euclides de "a espiga de milho no meio do cafezal", por ser o único louro numa família de morenos. Aparentemente, Euclides aceitou como seu esse menino louro. A traição de Ana desencadeou uma tragédia em 1909, quando Euclides teria entrado na casa de Dilermando, armado, dizendo-se disposto a matar ou morrer. Dilermando reagiu e matou-o. Foi julgado pela justiça militar e absolvido. Entretanto, até hoje o episódio permanece em discussão. Casou-se com Ana. O casamento durou 15 anos. A par desta, vai uma outra história, contada por João Carlos Lopes dos Santos em "A Camisa abençoada do Botafogo".

    1911 - José Gonçalves da Silva, primeiro governador constitucional da Bahia, na República, único deposto pelo povo (n. 1838).
    1975 - Sheikh Mujibur Rahman, presidente do Bangladesh de 1971 a 1972 e em 1975 (n. 1920)
    1996 - Joe Seneca, ator e compositor norte-americano (n. 1909).

    2007 - Joel Silveira, jornalista e escritor brasileiro (n. 1919). 
Joel Silveira teve brilhante participação como correspondente de guerra, na Segunda Guerra Mundial, na companhia de outro correspondente, também famoso, Rubem Braga.  Leia: A conquista de Monte Castelo.


Brasil

    Feriado no estado do Pará - Adesão do Pará ao Brasil independente (1823).
    Feriado em Abadiânia, Goiás - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Abaetetuba, Pará - Aniversário da cidade
    Feriado em Acari, Rio Grande do Norte - Por motivo da festa da padroeira Nossa Senhora da Guia
    Feriado em Aquidauana, Mato Grosso do Sul - Aniversário da cidade
    Feriado em Alvinópolis, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Amparo do serra, Minas Gerais - Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Amparo
    Feriado em Andrelândia, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação
    Feriado em Araguari, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Araras, São Paulo - Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio
    Feriado em Araxá, Minas Gerais - Festa de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Areia Branca, Rio Grande do Norte - Por motivo da festa de Nossa Senhora dos Navegantes
    Feriado em Belo Horizonte, Minas Gerais - A cidade comemora o dia da padroeira, Nossa Senhora da Boa Viagem
    Feriado em Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro
    Feriado em Bonfim, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Cabo Frio, Rio de janeiro - Dia da padroeira, Nossa Senhora da Assunção
    Feriado em Cabo Verde, Minas Gerais- Dia da padroeira da Cidade
    Feriado em Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul
    Feriado em Caeté, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Caldas, Minas Gerais - Dia da padroeira do município
    Feriado em Camamu, Bahia - Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Assunção
    Feriado em Campo Belo, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Candeias, Minas Gerais - Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Candeias.
    Feriado em Capelinha, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Graça
    Feriado em Caratinga, Minas Gerais- Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Caxambu, Minas Gerais - Feriado Municipal
    Feriado em Ceilândia, Distrito Federal - Dia de Nossa Senhora da Glória (Padroeira da Cidade)
    Feriado em Conceição das Alagoas, Minas gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Congonhas, Minas Gerais- Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Coromandel, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Coronel Fabriciano, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Cubatão, São Paulo – Dia de Nossa Senhora da Lapa
    Feriado em Entre Rios de Minas, Minas Gerais - Dia da padroeira
    Feriado em Formiga, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Fortaleza, Ceará - Dia da Padroeira, Nossa Senhora da Assunção
    Feriado em Guapé, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Ibiá, Minas Gerais - Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Iguatama, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Ipaba, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Ipatinga, Minas Gerais - [[Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Itabirito, Minas Gerais - Dia da padroeira
    Feriado em Itajubá, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Piedade padroiera da cidade
    Feriado em Itanhém, Bahia - Dia da padroeira, Nossa Senhora D'Ajuda do Itanhém
    Feriado em Itápolis, São Paulo - Dia do Divino Espírito Santo, padroeiro da cidade.
    Feriado em Itaúna, Minas Gerais - Festa do Rosário
    Feriado em Ituiutaba, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Jaú, São Paulo - Aniversário da cidade
    Feriado em Jundiaí, São Paulo - A cidade comemora o dia da padroeira, Nossa Senhora da Assunção
    Feriado em Lages, Santa Catarina - Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Prazeres
    Feriado em Lagoa Santa, Minas Gerais- Festa da padroeira, Nossa Senhora da Saúde
    Feriado em Lambari, Minas Gerais - Dia da padroeira da cidade
    Feriado em Maringá, Paraná – Dia de Nossa Senhora da Glória, padroeira da cidade desde 1952
    Feriado em Martinho Campos- Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Mercês, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Mesquita, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Monte Alegre de Minas, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Monte Azul, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Monte Carmelo, Minas Gerais - A cidade comemora o dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Nova Era, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro - Dia da padroeira, Nossa Senhora da Piedade
    Feriado em Nova Lima, Minas Gerais - Dia da padroeira Nossa Senhora do Pilar
    Feriado em Nova Ponte, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Oliveira, Minas Gerais - Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora de Oliveira
    Feriado em Passa Tempo, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Glória
    Feriado em Patos de Minas, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Patrocínio, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Peçanha, Minas Gerais - Dia da Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Pedro Leopoldo, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Perdizes, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Perdões, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Petrolina, Pernambuco - A cidade comemora o dia da padroeira, Nossa Senhora Rainha dos Anjos
    Feriado em Picos, Piauí - Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios desde 1976.
    Feriado em Piedade, São Paulo - Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Piedade.
    Feriado em Piracanjuba, Goiás - Dia de Nossa Senhora D'Abadia (Padroeira da cidade)
    Feriado em Piranga, Minas Gerais - Jubileu de Bom Jesus do Bacalhau (no distrito de Santo Antônio do Bacalhau)
    Feriado em Pitangui, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora do Pilar
    Feriado em Piumhi, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Porto Feliz, São Paulo - A cidade comemora o dia da padroeira, Nossa Senhora Mãe dos Homens
    Feriado em Presidente Olegário, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Ribeirão das Neves, Minas Gerais - Dia da padroeira, Nossa Senhora das Neves
    Feriado em Rio Paranaíba, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Rio Vermelho, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Pena
    Feriado em Romaria, Minas Gerais - Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Sabinópolis, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora do Rosário
    Feriado em Sacramento, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Santa Luzia, Minas Gerais - Feriado Municipal
    Feriado em Santa Maria do Suaçuí, Minas Gerais - Dia da padroeira
    Feriado em Santa Vitória, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em São Carlos, São Paulo – Dia de Nossa Senhora da Babilônia, Aparecidinha
    Feriado em São Gotardo, Minas Gerais - Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em São João del-Rei, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em São João Evangelista, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em São Manuel, São Paulo - A cidade comemora a padroeira do distrito de Aparecida de São Manuel no Santuário Nossa Senhora da Assunção Aparecida na Festa de Aparecida de São Manuel
    Feriado em São Roque de Minas, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Senador Firmino, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Socorro, São Paulo - Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
    Feriado em Sorocaba, São Paulo - Aniversário da cidade
    Feriado em Tanguá, Rio de Janeiro- Dia da Padroeira - Nossa Senhora do Amparo
    Feriado em Tietê, São Paulo - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Timóteo, Minas Gerais - Assunção de Nossa Senhora
    Feriado em Tocantinópolis, Tocantins - Dia da padroeira da cidade Nossa Senhora da Consolação
    Feriado em Tupaciguara, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Tupi Paulista, São Paulo - Dia da padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Glória
    Feriado em Uberaba, Minas Gerais - Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Uberlândia, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Abadia
    Feriado em Vitória da Conquista, Bahia – Dia de Nossa Senhora das Vitórias

Coreia

    Dia da Independência.

Índia

    Dia da Independência.

Itália

    Feriado nacional na Itália, chamado Ferragosto

Mitológico

    Dia de Hécate, deusa tríplice, senhora do submundo - Mitologia grega

Religioso

    Feriado nos países católicos - Assunção de Maria.
    Santo Alípio de Tagaste
    São Tarcísio de Roma
    Nossa Senhora dos Navegantes
    Nossa Senhora Desatadora de Nós
    Nossa Senhora Da Abadia
    Nossa Senhora De Achiropita
    Nossa Senhora D'Ajuda
    Nossa Senhora do Itanhém
    Nossa Senhora da Vitória
    Nossa Senhora da Glória
    Nossa Senhora da Assunção
    Nossa Senhora da Piedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.