terça-feira, 1 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 2 de novembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

2 de novembro de 2011
306º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 59 para acabar o ano.

Eventos

1895 - Primeira corrida de automóveis na América. A primeira corrida de automóveis na América, num percurso de 54,36 milhas, teve lugar em Chicago, a 2 de Novembro de 1895. Frank Duryea venceu, em 10 h e 23 min, sobrepondo-se a três carros movidos a gasolina e a dois elétricos. Devido a grande quantidade de acidentes que as corridas de rua causava viu-se que era mais seguro se realizar corridas em espaços fechados, muitos desses espaços eram os hipódromos utilizados para corridas de cavalos, nos Estados Unidos baseados no formato oval dos hipódromos é construído o Milwaukee Mile, considerado o primeiro autódromo do mundo, em 1907 é construído o oval de Brooklands na Inglaterra que foi o primeiro circuito feito especialmente para corridas de carros, em 1909 é construído o Indianapolis Motor Speedway os Estados Unidos. O país alcançava o grau máximo de profissionalismo. (Para ampliar, abra a imagem em nova janela)

Nascimentos

69 a.C. - Cleópatra, Rainha do Egito (m. 30 a.C.). Cleópatra VII Thea Filopator (em grego, Κλεοπάτρα Φιλοπάτωρ, Cleopátra Philopátor foi a última rainha da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito após a conquista daquele país pelo rei Alexandre III da Macedônia. Era filha de Ptolomeu XII e de Cleópatra V. O nome Cleópatra significa "glória do pai", Thea significa "deusa" e Filopator "amada por seu pai". É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Egito, tendo ficado conhecida somente como Cleópatra — ainda que tenham existido várias outras Cleópatras além dela e que a história quase não cita. Nunca foi a detentora única do poder em sua terra natal — de facto co-governou sempre com um homem ao seu lado: o seu pai, o seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho. Contudo, em todos estes casos, os seus companheiros eram apenas reis de fachada, mantendo ela a autoridade de facto. Cleópatra foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas.
1699 - Jean-Baptiste-Siméon Chardin, pintor francês (m. 1779), um dos mais célebres pintores do barroco francês. Foi assistente e pupilo de Noël-Nicolas Coypel e, prontamente, de Jean-Baptiste van Loo. Em 1724 tornou-se membro da Academia de São Lucas e, quatro anos mais tarde, foi aceite na Academia de Paris. Tornou-se então célebre pelas suas naturezas-mortas, representações de frutos e animais. Embora não fosse um pintor de cenas históricas, anos mais tarde, formou parte do Conselho e, em 1755, tornou-se tesoureiro da Academia. Com as «cenas de cozinha» ou «cenas domésticas», Chardin deu continuidade à tradição provinda da pintura holandesa do século XVII. Porém, representou-as sem grande excelência. Preferia as «cenas burguesas»; gostava de representar cenas da vida da burguesia francesa, que se tornava cada vez mais influente. Nestas pinturas a tranquilidade e a concentração de tons mais vivos foram combinados com uma muito refinada técnica de concepção. Foi memorável a sua exibição, de 1761, de pinturas seleccionadas, concebidas pelos membros da Academia. Muitas delas foram trasladadas postumamente para as galerias do Louvre. Faleceu, quase cego, em 1779, na cidade de Paris. O período é barroco, mas seu estilo, é difícil classificar como tal.
1755 - Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria e rainha da França (m. 1793). Maria Antonieta Josefa Joana de Habsburgo-Lorena (em francêsMarie Antoinette Josèphe Jeanne de Habsbourg-Lorraine, e em alemãoMaria Antonia Josepha Johanna von Habsburg-LothringenViena2 de novembro de 1755 - Paris16 de outubro de 1793),arquiduquesa da Áustria e rainha consorte de França de 1774 até a Revolução Francesa, em 1789. Maria Antonieta era a filha mais nova de Maria Teresa de Habsburgo e de Francisco Estêvão de Lorena, respectivamente, imperadores do Sacro Império Romano-Germânico. Casou-se em 1770, aos catorze anos de idade, com o delfim francês Luís Augusto de Bourbon, que, em 1774, tornou-se o rei de França, com o nome de Luís XVI. Maria Antonieta era tia-avó da primeira imperatriz do Brasil D. Maria Leopoldina de Habsburgo. MariaAntonieta e seu marido, Luís XVI foram vítimas da História, por se tornarem reis no período turbulento que levou à Revolução Francesa, a um julgamento de cartas marcadas, à condenação já sabida e à morte. Sobre o julgamento, eis a narrativa: Maria Antonieta sentou-se sobre um assento de madeira. Dois meses de conciergerie haviam feito daquela rainha de 38 anos uma velha. Seus olhos estavam vermelhos de tanto chorar, com hemorragia e os seus cabelos loiros ficaram brancos. O presidente procedeu o interrogatório. Quando lhe foi perguntado seu nome, a acusada respondeu, com voz alta e clara: "Maria Antonieta da Áustria e da Lorena, trinta e oito anos, viúva do rei da França." Estava iniciada a farsa. (Quer saber mais?)
1893 - Battista Pininfarina, designer italiano (m. 1966). Giovanni Battista "Pinin" Farina (posteriormente Battista Pininfarina) (2 de novembro de 1893 - 3 de abril de 1966) foi o fundador da companhia Carrozzeria Pininfarina, um nome que posteriormente foi associado a muitos carros esportivos famosos, dentre eles as Ferraris. 
1927 - Steve Dikto, desenhista e roteirista norte-americano. Stephen J. "Steve" Ditko nasceu em 2 de Novembro de 1927 em Johnstown, Estados Unidos. É um desenhista e roteirista norte-americano que ao lado do editor e escritor Stan Lee criou em 1962 o super-herói Homem-Aranha e a maioria dos mais famosos coadjuvantes e vilões clássicos do personagem.  Junto a Stan Lee, criou os clássicos aqui-inimigos do Homem Aranha dentre outros se destacam o Dr. Octopus, Duende Verde, Elektro, Abutre, Mystério e Kraven, o Caçador. Também criou ao lado de Lee o Doutor Estranho, para a Marvel Comics. Em 1966 ingressou na antiga Charlton Comics e continuou a criar personagens que se tornariam famosos no gênero tais como o Capitão Átomo e o Questão, com os direitos atualmente adquiridos pela DC Comics.

Marieta Severo, atriz brasileira. Marieta da Costa Severo Freire (Rio de Janeiro, 2 de novembro de 1946) é uma respeitada atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. Foi casada com o compositor Chico Buarque, com quem teve três filhas (Sílvia, Helena e Luísa). Uma delas, Sílvia, seguiu a mesma carreira da mãe. Filha de um desembargador, não demorou muito para dar as caras na televisão. Em 1966, aos 19 anos, foi chamada para integrar o elenco da novela O Sheik de Agadir (foto abaixo), da recém-inaugurada TV Globo, na pele da princesa árabe Éden. No decorrer da história, misteriosos assassinatos vão acontecendo. A identidade do criminoso, conhecido pelo nome Rato, só foi revelada no final da trama. Para surpresa do público, o Rato era a princesa Éden, sua personagem. No ano seguinte, participou da novela O Homem Proibido e atuou no filme Todas as Mulheres do Mundo. Em 1968, estrelou o musical Roda Viva, que criticava abertamente o regime militar, e entrou na mira dos agentes da segurança nacional. A montagem da peça é de autoria de Chico Buarque, com quem foi casada por 30 anos. À época dos anos de chumbo, acompanhando o marido no lançamento de um álbum em Roma, e grávida de Sílvia, Marieta recebeu notícias de como andava a situação no Brasil e foi aconselhada a não retornar. Passou alguns anos deste "auto-exílio" em Roma. Uma curiosidade, é que somente Sílvia, sua 1ª filha, tem outra nacionalidade, já que todas as outras filhas são brasileiras e Sílvia é italiana.
Lauren Vélez, atriz norte-americana. Lauren Vélez (Brooklyn, Nova York, 2 de novembro de 1964) é uma atriz norte-americana de ascendência porto-riquenha e irmã gêmea da atriz Loraine Vélez. Seus papéis mais importantes são a Tenente Maria LaGuerta, em Dexter, e a Drª. Gloria Nathan, na controversa série prisional da HBO, Oz.
1973 - Marisol Nichols, atriz norte-americana. Marisol Nichols (nascida em 2 de novembro de 1973, em Chicago, Illinois) é uma atriz estado-unidense, que possui ascendência mexicana e mede 1,63m. Ela é mais conhecida por interpretar Audrey Griswold no filme Vegas Vacation, ao lado de Chevy Chase, Beverly D'Angelo, Randy Quaid, Ethan Embry e Wayne Newton. Ela fez várias participações na televisãoe no cinema, como Bianca, namorada de Chris Halliwell do futuro e que rouba os poderes do mesmo, na série Charmed, namorada de Scott Valens em Cold Case, Liliana Morales em VovóZona 2, Karen Bettancourt em Blind Justice, uma paciente em Nip/Tuck, e uma vítima em Pânico 2. Recentemente, ela estrelou a cancelada série In Justice e teve um papel regular em 24 Horas como Nadia.

Falecimentos

1624 - Cornelis van der Voort, pintor retratista holandês (n. 1576). 
1798 - Charles De Wailly, arquiteto neoclássico francês (n. 1730). Charles De Wailly (Paris, 2 de novembro de 1730 — 21 de novembro de 1798) foi um arquiteto e designer da França, uma das principais figuras do Neoclassicismo francês. Foi aluno de Jacques-François Blondel, Giovanni Niccolò Servandoni e Jean-Laurent Le Geay. Recebeu o Prêmio de Roma e foi se aperfeiçoar na Academia Francesa de Roma. Tornou-se amigo de Augustin Pajou e fez escavações nas Termas de Diocleciano. Voltando a Paris foi recebido Academia de Arquitetura e na Academia de Artes. Foi indicado arquiteto do Château de Fontainebleau, junto com Marie-Joseph Peyre, e trabalhou entre outros lugares no Castelo Real de Laeken, no Château de Menars, no Château des Ormes, no Château de Montmusard, no pequeno teatro Seneffe Casrelo, e foi nomeado conservador do museu da Academia de Artes e viajou aos Países Baixos para adquirir obras de arte. Reorganizou o centro urbano de Kassel e projetou o Palácio Sheremetev na Rússia. Sua obra principal é o Teatro Odéon, que projetou em parceira com Peyre.
2004 - Theo van Gogh, realizador de cinema holandês.Theo van Gogh (Haia23 de Julho de 1957 — Amsterdão2 de Novembro de 2004) foi um realizador de cinema, um polêmico autor e actor dos Países Baixos.  Van Gogh nasceu na Haia. O seu bisavô tinha sido Theo van Gogh, o comerciante de arte, irmão do famoso pintor holandês Vincent van Gogh. Depois de abandonar o curso de direito, tornou-se encenador. Ele debutou como realizador com o filme Luger (1981). Pelos filmes Blind Date e In het belang van de staat ("No interesse do Estado", 1997) ele recebeu um Gouden Kalf (o equivalente holandês do Oscar). Como um actor, ele apareceu na produção De noorderlingen (1992). Depois disso ele trabalhou na televisão e escreveu colunas frequentemente provocadoras para o jornal Metro, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.